Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Skatalites levantam a galera em Porto Alegre

14 de junho de 2009 3

 

Fotos: Divulgação

Domingo passado (07) rolou o show dos Skatalites no Opinião, em Porto Alegre. Eu iria, mas no final não pude pintar lá. Daí falei com um amigo que é fã e foi. Ele curte tanto a banda que também se mandou para Montevidéo para ver os jamaicanos. Olha só o que ele conta:

“Cara, antes de falar do show, vale destacar que o `acontecimento` dos criadores do ska (fontes de inspiração inclusive para o Bob Marley) estarem tocando na cidade é a coragem do Léo Garbin de trazer o melhor da cena mundial do ska e do early reggae para tocar em Porto Alegre, onde muita gente não escuta ska ou não conhece mesmo. O cara já trouxe, junto com a galera de São Paulo da Radiola, JazzBo de Berlin pra tocar no ano passado, a Grande Pauline Black (sem ela Amy Whinehouse cantaria música brega), Aggrolites (vindos direto dos grande festivais do início do verão norte-americano). E agora, seu Léo me vem com quem deu inicio a tudo isso, os SKATALITES. Resumindo, ou o cara é louco ou muito macho. E tá prometendo pro segundo semestre The Toasters, acho que ele tá pirando…..hahahaha… e eu curtindo muito não precisar ir pra São Paulo. Se o Madness tocar em Porto Alegre um dia desses eu prometo que nunca mais reclamo que não tem show bom aqui.

Vamos ao show.

SubDub de abertura por uns 45 minutos num show de covers muito honesto, sem metais, mas tocando pérolas de Toot`s and The Maytal`s, Desmond Dekker, Bob Marley, até porque os caras da banda são da cena reggae local. A noite começou bem, chacoalhante no balcão do bar.

Opinião relativamente com um bom público, muitas figuras da cena local de bandas da cidade, muita galera do surf, galerinha cool (não sei como, mas tinha), alguns punks, muitos skinheads, e mulher bonita, várias mulheres bonitas.

Surgem “os véio” no palco, galera delirando, fumacera, cerveja para todos os lados, e o Sr. Lloyd Knibb se apresenta para o público com seu sax na mão. O bixo começa a pegar, com um set só com clássicos do nipe de Guns of Navarone (quando a pista foi abaixo e o pula-pula tremeu o chão), Freedom, James Bond Teme, Big Trambone e muitas outras pérolas. Ficou claro, os caras jogaram pra torcida, que adorou. Cabe destacar a felicidade dos caras no palco, rindo da galera pulando sem parar, e fazendo versões de muuuuuuitos minutos para as músicas. 

Os músicos no palco eram Lloyd Knibb, Doreen Shaffer (que cantou duas músicas), Lester “Ska” Sterling (e suas dancinhas sensacionais), Cedric “Im” Brooks, Andrae Murchison, Devon James, Ken Stewart, Kevin Batchelor e Val Douglas. Sério, os caras estavam tocando numa felicidade, fazendo piadas com o público, interagindo muito e dançando muito também. O carro chefe da banda é o nipe de metais (lógico) e eles estavam em chamas, incendiando.

O show durou cerca de uma hora e meia e com o Opinião inteiro cantando a plenos pulmões “olê olê olê olê SKATALITES, SKATALITES, olê olê olê olê, SKATALITES, SKATALITES” no melhor estilo de torcida organizada. Cabe mencionar que muitos fãs de futebol pelo mundo, principalmente na Inglaterra e Itália, escutam muito ska. Eis que os mestres voltaram para mais duas ou três música, não lembro bem, porque depois disso não olhei mais para o palco, a pista foi um pula pula generalizado e a noite terminou com uma mágica felicidade estampada no rosto de todos que foram ver essa banda sensacional, oriunda de Kingston, tocando um ska como Porto Alegre com certeza nunca tinha visto até então”.

Postado por Danilo Fantinel

Comentários (3)

  • bruno diz: 26 de junho de 2009

    Melhor show q estive.
    Os caras sao mto humilde, no final um amigo meu conseguiu um cd da banda do tecladista, que estava ha 4 shows com o skatalites..
    se quiserem escutar, tem no myspace..
    o nome da banda eh don segundo.

  • Leonardo Garbin diz: 14 de junho de 2009

    Tudo graças ao Bruno Lancellotti da Radiola Records e Lucas Riccordi e Fábio Franco! Equipe Radiola/Boss Sounds!
    Obrigado a todos que compareceram!
    Foi Roots, literalmente roots!

    Só um detalhe sobre o coment acima: Toasters não está programado, é Slackers! \o/

  • Bebeto diz: 15 de junho de 2009

    Também fui nesse show, estava demais. Que venham os “Toasters” e mais bandas de Ska, estarei em todos!

Envie seu Comentário