Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Faith No More? We care a lot!

04 de novembro de 2009 36

Fotos: Rafael Soares

As cortinas vermelhas da cenografia do palco do Faith No More em Porto Alegre já davam uma ideia do espetáculo que estava por vir antes mesmo do início do show ocorrido na noite de ontem no Pepsi on Stage. E as duas primeiras músicas também ajudaram a dar o tom da apresentação: a curta introdução instrumental Midnight Cowboy, simples e calma, contrastou com o rebuscado e explosivo hit From Out of Nowhere

Assim, a excelência quase teatral da segunda passagem da banda californiana pela capital gaúcha acabou marcada pela alternância de sonoridades e sensações como provavelmente apenas a genialidade de seus integrantes seria capaz de provocar. 

Vestido com um terno cinza metálico e acompanhado por uma parafernália de equipamentos (incluindo um megafone) responsáveis por distorcer, amplificar, ecoar e reverberar sua potente voz, Mike Patton coordenou um longo desfile de músicas de todas as fases da banda. 

Nessa galeria sonora, o vocalista troca de personas como quem troca de roupas, se apresentando como crooner (Easy, Evidence), roqueiro (Land of Sunshine, Midlife Crisis, Caffeine), metaleiro (The Gentle Art Of Making Enemies, Epic, Surprise! You’re Dead!) e MC (We Care a lot).

 

No esforço estilístico do Faith No More, os músicos Mike Bordin (bateria), Roddy Bottum (teclados), Bill Gould (baixo) e Jon Hudson (guitarra) garantem uma incrível transição entre gêneros tão distintos quanto rock, funk, rap e metal sem causar danos ou estranhamento. Mais do que isso, eles complementam o som com especiarias como soul, eletronices de última hora, experimentações elétricas e até mesmo com a estrutura inquieta e livre do free jazz. 

Falando muito português (90% de palavrões, diga-se), Patton e Bottum incitaram o público a todo momento. A temperatura ficou alta na sequência King for a Day, Ashes to Ashes e Just a Man (com intervenção vocal delirante e um mosh inesperado de Patton), que encerraram a primeira etapa da noite. 

Ao final de dois bis, a banda saiu de cena. Parecia ter encerrado o espetáculo. Depois do suspense, com a plateia pedindo mais, os caras voltaram para o encerramento com a clássica We care a lot, uma das mais esperadas pela galera. E ninguém parecia querer sair de lá. É que você sabe, em se tratando de Faith No More, we care a lot!! 

Veja o setlist do show (não seguido à risca):

>>>>> Veja o vídeo do show

Postado por Danilo Fantinel

Comentários (36)

  • Rafael Rossato diz: 5 de novembro de 2009

    QUE SHOW. Sou fã dos caras desde o lançamento do The Real Thing e sempre sonhei em vê-los ao vivo. Tô sem voz, pulei o tempo todo e cantei (gritei) todas as musicas do setlist, que achei bom, diante das infinitas possibilidades de sons desses caras. Quem curte FNM sabe o que estou dizendo. Isso que é som.

  • Alexandre diz: 4 de novembro de 2009

    Eu tava lá! O Show foi histórico. Muito bom!

  • Nádia diz: 4 de novembro de 2009

    danilo, amoooo! vc é d+!!!!

  • Paula diz: 4 de novembro de 2009

    EU FUI!!!AAAHHH TAVA FODA! VÉSPERA NA ABERTURA FOI DEMAIS!!!

  • Gadanha diz: 4 de novembro de 2009

    PQP! Tinha o ingresso e não pude ir no show! fiadap***

  • shazam diz: 4 de novembro de 2009

    faith no more é muito foda!cara,eu não podia morrer sem ver os caras no palco!bah,tirei duzentas fotos!!\0/e o melhor é que era o niver da minha namorada!

    :D

  • Eliza diz: 5 de novembro de 2009

    Inacreditável o show e a voz de Mr. Patton! Eles tocaram Just a man!!! Eu ainda não acredito, quase fui às lágrimas! Só queria ter ouvido Falling to Pieces, mas não dá pra reclamar.
    E a Véspera, naquela pressão, matou a pau!!! Banda de personalidade.
    Beijosssssssss.

  • J Carlos diz: 4 de novembro de 2009

    Gostei do que vi. Patton em boa forma, assim como a banda.Pena que o som estava “embolado”, mas não tira o brilho da noite.

  • Sergio Rosa Lopes Dutra diz: 4 de novembro de 2009

    Praticamente unanimidade,SHOW DO ANO…..Mike Patton é simplesmente “o cara”.Muito bom mesmo.Só achei fraca a banda de abertura….

  • Christian diz: 4 de novembro de 2009

    este não foi o setlist exato do show e a primeira musica se chama Midnight Cowboy, não Cowshit é sempre uma merda quando põem desinformado pra cobrir

    >>>>> setlist entregue pela produção do show – e não seguido à risca pela banda.

  • Jairo Piscitelli Jr. diz: 4 de novembro de 2009

    Que baita show! No de 91 eu tava doente e fiquei escutando pela Atlântida que transmitiu ao vivo. Mesmo sentindo falta de alguns clássicos (como a fantástica “Falling To Pieces”) e de músicas tocadas neste tour em outras cidades (como o cover de “Poker Face” – hilário e mostrando toda a criatividade vocal do Mike), foi de encher os olhos e valeu cada centavo. Sacanagem foi “From Out Of Nowhere” ter sida a 2a. música – perdi a voz logo no início do show…heheh! Parabéns pela crítica – abraços!

  • Renan Ledur diz: 4 de novembro de 2009

    Realmente sensacional. Embora qualquer setlist nunca agrade a todos, a The Real Thing fez falta pra mim. Mas o repertório foi ótimo, a performance matadora, perfeitamente executadas, e Patton dispensa comentários, só ao vivo para ver a criatividade. 3 bis! Bah, demais mesmo. Valeu muito a pena.

  • marcelo diz: 4 de novembro de 2009

    baita show, mas o som hnorrivel, alias, não é a primeira vez que vou, e o som deixa a desejar…opinão, tem que melhorar o som!!!

  • Dani Z diz: 4 de novembro de 2009

    Melhor show da vida, Patton cantando melhor que nunca, Bordin tocando feito um garoto de 20 anos e pouca gente no local, deu pra ver de perto. A acústica daquele lugar de refri melhorou. Faltou citar “This guy is in love with you” do divino Burt Bacaharah, momento lágrimas de emoção.

  • Eduardo Correa diz: 4 de novembro de 2009

    Melhor show do ano, sem dúvida. Mas bem que a banda de abertura, Véspera, poderia ter tocado na véspera do evento, isto é, um dia antes. Banda ruim, show desgradável e desnecessário.

  • CRISTIANO ZANIN diz: 4 de novembro de 2009

    Maravilha. Eu curti pra caralho… é uma banda que eu queria muito ver ao vivo e consegui!! esse show deveria ser um preparativo pra ver o Pantera… e viva as bandas que são boas AO VIVO!!!!

  • Bruno Galera diz: 4 de novembro de 2009

    Bela resenha, Danilo. Puta show, como há tempos não se via por aqui. Achei o setlist perfeito, tivemos bastante sorte com a variedade de músicas.

    >>>>> dae Galera! valeu meu velho! se bem que comecei a trabalhar ontem às 07h30min e terminei depois do show, às 03h30min. eu já nem tinha mais cérebro pra pensar direito. abraço!

  • Gledson diz: 4 de novembro de 2009

    definição: show da minha vida!
    sonzera de excelente qualidade, tocada de modo primoroso…
    que bandão!!! FNM rules!

  • David Kurz diz: 4 de novembro de 2009

    Show do ano! Muito bom, som perfeito!

    P.S. Nao briguem pelo setlist lol, ainda mais que dá pra ver que é oficial mesmo!

  • Mariana Antunes diz: 4 de novembro de 2009

    Danilo, valeu mesmo pela crítica! Estou ansiosa pelo show aqui em SP. O engraçado é que o nome verdadeiro da primeira música é “Midnight Cowboy”, mas até no setlist eles são irônicos. rs. Só a chamaram de “cow shit”. ;)
    Até mais!

  • Mairon Melo Machado diz: 4 de novembro de 2009

    Baita shwo. Faltou The Real Thing, e a banda de abertura era muito ruim, mas ver o Mike Patton dando mosh e o Roddy Botum com a sua tradicional balançada de cabeça para cada virada de bateria foi realmente incrível!! E a banda não seguir o set list a risca foi melhor ainda!!! Quantas pessoas tinha? Eu tava na grade e não pude ver se tava lotado

  • paulo ricardo gueiral diz: 4 de novembro de 2009

    Compara este setlist c o de 91 no gigantinho é covardia! EU VI NA PLENITUDE DA BANDA ELES JOVENS CHEIO DE TESÃO N ESSES VELHOS DO PEPSI ON STAGE!!!!

  • Jean Knoll diz: 4 de novembro de 2009

    PQP! Que show histórico! Os caras estão melhores do que na turnê de 91, que tive o prazer de ver, com os meus singelos 15 anos! Banda mais pesada, mais coesa! e M Patton cantando ainda mais! Minha boa surpresa da noite foi a banda de abertura! Gostei do som dos caras, tchê! Bem diferente do que se costuma ver de bandas de rock de POA! Parabéns a excelente banda de abertura, e ao FNM, pelo show mais incrível desde Pearl Jam! Abraços

  • Jose diz: 4 de novembro de 2009

    Foi um showzaço, virei fã da banda há uns 2 anos e achei que não teria a chance de ver um show deles, foi um sonho realizado :)

    Eles mudaram um pouco o setlist no final do show, eles não tocaram Scarface, nem Collision e nem Digging The Grave, eles tocaram Carruagens de Fogo como introdução para Stripsearch, tocaram As The Worm Turns e um outro cover (se nao me engano “This Guy`s In Love With You”

  • Gerauzio diz: 4 de novembro de 2009

    Tava uma droga. Soh isso que tenho a dizer.

  • Thalis diz: 4 de novembro de 2009

    Putz, não creio que “Collision” e “Digging The Grave” tavam no setlist e não rolaram, tava doido pra ouvir! Mas ainda assim o show foi sensacional, inesquecível!

  • Felipe S. diz: 4 de novembro de 2009

    Ótimo show! Ficou faltando a “The Real Thing” e tb esperava a versão fnmorescas de Poker Face, que rolou direto no leg da Europa. Autenticidade pura e na veia!

  • WILLIAM S.B diz: 4 de novembro de 2009

    DU KARALHOOOOOOOO…..SEM PALAVRAS…VALEU CADA CENTAVO….É DEMAAAAAAISSS

  • Domenico Meneguzzi diz: 4 de novembro de 2009

    Tche, performance de palco dos caras, e do Mike Paton principalmente, é algo surreal! O cara parecia ter 15 anos a menos, parecendo ter o mesmo pique das antigas. Setlist perfeito! Sem reclamação dos caras, só o som do Pepsi que continua uma bosta! Valeu cada centavo pago pelo show!

  • Rafael Nunes diz: 4 de novembro de 2009

    Segue o setlist correto:
    Midnight Cowboy (cover de John Barry)
    From Out Of Nowhere
    Land Of Sunshine
    Caffeine
    Evidence
    Surprise! You`re Dead!
    Last Cup Of Sorrow
    Ricochet
    Easy (cover The Commodores)
    Midlife Crisis
    Epic
    Caralho Voador
    The Gentle Art Of Making Enemies
    King For A Day
    Ashes To Ashes
    Just A Man

    Bis
    Chariots Of Fire/Stripsearch
    As The Worm Turns

    Bis 2
    This Guy`s In Love With You (cover Burt Bacharach)

    Bis 3
    We Care A Lot

  • Deise de Aguiar diz: 5 de novembro de 2009

    Adorei, a Vespera mandou muito bem…gritei, pulei, parabéns a todos que participaram. FNM arrasou!

  • Luiz Adriano Queiroz de Mello diz: 5 de novembro de 2009

    Gostaria de dizer, que de fato o Show da FNM foi muito bom, concordo com relação ao que foi dito do som, acho que poderia ter sido melhor. Gostaria apenas de comentar que respeito muito o que as pessoas pensam, contudo dizer que a Banda de abertura é “fraca” é de uma indelicadeza a parte, pois percebi no meio do público o respeito que tiveram pela escolha. Ouvi uma única vaia, talvez tenha sido do rapaz que fez o infeliz comentário. Não é pra qquer um subir lá e mandar bem, como vi e ouvi.

  • Luiz Adriano Queiroz de Mello – Para a Banda Véspera diz: 5 de novembro de 2009

    A Banda mandou muito bem, pra mandar energia fiz uma “oração”. “Era eu” a “odiar ninguém”, no meio daquele povo, amei todos e principalmente a música da Banda Véspera. Confesso que do público todo que lá estava, só um ou outro mostrou “a maldade”, o que considero um nada. Alias em geral foi um “tudo sobre nada”. Meu comentário é de um fá que fala com a razão, pois nestes casos “não uso o coração”. No caso de vocês meninos da Banda, “sobre esses dias”, nada mais “falta acontecer”. Bjs e Sucesso

  • Eduardo diz: 5 de novembro de 2009

    Absurdo, absurdo, absurdo de bom! Eu queria tocar logo e descer logo dali pra ver o FNM!! Minha porção fã de música já pode morrer feliz, falta satisfazer horrores a porção músico! Parabéns pelo texto! Captaste muito bem todas as nuances dessa banda doida e genial!

  • Daniel diz: 4 de novembro de 2009

    baita show. Só faltou The real thing

  • Camila Reinehr diz: 4 de novembro de 2009

    sem duvidas o melhor show q eu fui na vida!!! o Mike é tudo de bom, o cara é excelente, incrivel… to sem voz… a energia da galera na pista tava otima!!! vlw mesmo!

Envie seu Comentário