Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Mostra de cinema revisa a cultura eletrônica

24 de novembro de 2009 1

Divulgação

Música eletrônica é muito mais que festa, muito mais que pista. É cultura no sentido mais amplo da palavra. E isso a gente sabe há uns 40 anos. Suas raízes, no entanto, remetem a um passado mais distante, no qual havia o futurismo italiano do início do século XX, as pesquisas de música concreta do Club d`Essai, o experimentalismo eletroacústico e as sinfonias proto-eletrônicas do compositor alemão vanguardista Karlheinz Stockhausen. O resto? História…

Pois parte dela será revisada na mostra de cinema Kino Beat, que rola na Sala P.F. Gastal, em Porto Alegre, de 27 de novembro a 10 de dezembro. O evento se anuncia como a maior seleção de obras audiovisuais relacionadas à música eletrônica já feita no Brasil. Se é, não sei, mas o lance é incrível! 

Entre os filmes selecionados estão:

* Dub Echoes (doc sobre a origem do dub jamaicano e sua influência sobre o hip-hop e a música eletrônica)

* Darkbeat: An Electro World Voyage (análise sobre o electro)

* Good Copy, Bad Copy (doc sobre copyright no contexto da internet)

* What the future sounded like (de Dr. Who a Dark Side of the Moon, o Electronic Music Studios desenvolveu a nova trilha sonora do século XXI)

* Notes on Breakcore (sobre o mais transgressor e político genêro eletrônico)

* Can I get an Amen (a história do “amen break”, sample de bateria usado nas primeiras faixas de hip-hop que tornou-se base do jungle e do drum’n’bass)

* A Última Fábrica (sobre a Polysom, última fábrica de vinil da América Latina)

* Saving Pop Culture – Experimental German Music Videos (duas programações com clipes experimentais de música eletrônica)

* Man Ooman (o relacionamento entre gêneros a partir do dancehall jamaicano)

* Mr. Catra, the Feithfull (doc sobre o baile funk)

* Stocktown (série de nove docs sobre estilos de vida ligados ao cenário musical independente em cidades como Los Angeles, Tóquio, Nova York, Hawaii…)

* The Bristol Sound (investigação sobre o som de Bristol, terra do trip-hop, do Massive Attack e do Portishead).

Além disso, a Kino Beat, com curadoria de Gabriel Cevallos, também terá uma compilação de filmes já exibidos no FILE Documenta, mostra paralela do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, incluindo Drum In Braz e Operação Cavalo de Tróia (registro de clubbers tentando invadir uma edição da histórica rave paulista Megavonts).

>>>>> Se joga na programação completa do Kino Beat

Postado por Danilo Fantinel

Comentários (1)

  • Gabi Schumner diz: 24 de novembro de 2009

    que maravilha. mas que pena que não moro em POA…

Envie seu Comentário