Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lanterna Verde perde luta contra seu próprio roteiro

17 de agosto de 2011 41

> Texto com spoilers

O maior adversário de Lanterna Verde no filme que estreia nesta sexta é o próprio roteiro do longa. Green Lantern luta contra um script vilão, mas perde feio. E não apenas ele. Nós perdemos também.

Com uma história fraca, o grande personagem criado por Martin Nodell e interpretado por Ryan Reynolds é refém de ideias vazias, personagens rasos, elenco frágil, soluções fáceis e um 3D sem sentido. Nem os bons efeitos visuais da obra salvam a pele do herói no filme dirigido por Martin Campbell.

Num resumo relâmpago: o universo é mantido em ordem pela Tropa dos Lanternas Verdes até que uma entidade do mal (Parallax, que mais parece um polvo cósmico de fumaça) mata um de seus integrantes e passa a ameaçar o equilíbrio intergaláctico e o Planeta Terra. Céus! Quem poderá nos defender? O novo membro recrutado, o humano Hal Jordan (Reynolds), claro! E assim ele o faz, não sem antes passar por uma crise de consciência da qual sai com apoio da namoradinha Carol Ferris (Blake Lively), óbvio.

E qual o problema de tudo isso? A mesmice e a falta de coragem (de roteiristas, produtores e do diretor) em fazer um filme um pouquinho melhor. O longa segue fraco até a metade, com a tradicional iniciação do herói em seu novo ofício. Só que cada nova descoberta feita pelo protagonista acerca de sua nova função no universo se dá de forma muito volátil, marcando claramente a limitação de Reynolds em compor seu personagem.

Um exemplo entre vários: quando Hal encontra o alienígena de quem assumirá o lugar, em sua nave colidida na Terra, a cara do personagem é a mesma de quem olha um pão com manteiga no café da manhã. Quer dizer, o ator/personagem está vendo uma nave e um alien na sua frente e o máximo que consegue fazer é um olhar vazio, de quem está esperando o diretor gritar “corta!” no set de filmagens? Por favor! Atuação inócua, sem emoção, sem brilho…

Já o romance entre Hal e Carol é pífio, sem um enlace efetivo, sem tensão sexual, nada. Nem o sex appeal dos atores salva a relação. Nem mesmo a cena que emula a clássica visita de Superman a Lois Lane (veja aqui) dá fôlego aos dois. O amor adolescente que há em Super-8 é mil vezes mais instigante.

As péssimas atuações atingem até mesmo Tim Robbins (senador Hammond, esquecível), Mark Strong (Sinestro, canastrão) e Angela Bassett (atriz respeitável, que na pele de uma cientista não tem muito a oferecer).

O destaque fica com o excelente Peter Sarsgaard (acima), que vive o vilão Hector Hammond, filho do político interpretado por Robbins que tem papel fundamental na trama. O fracasso, a tragédia, a inveja e a paranoia propostos por Sarsgaard invadem a tela a todo momento. Um segundo do sorriso sarcástico do ator como Hector valem muito mais do que a atuação de Reynolds em todo filme.

O longa melhora um pouco do meio pro fim (afinal a pancadaria vai começar!), apesar da absurda cena em que Hal dá uma lição de moral humanista a um grupo formado por seres extraterrestres imortais. Não poderia ser mais ridículo. A esta altura fica claro que o longa (e o público) não têm salvação.

Mas nem tudo está perdido. Lanterna Verde é muito melhor que Capitão América, para comparar com um filme de super-herói recente. Capitão América é tão ruim, mas tããããão ruim, que eu nem publiquei algo aqui no Volume.

Comentários (41)

  • Camilla diz: 17 de agosto de 2011

    Não é a primeira critica que leio desse filme! Na verdade esses estilos de filme ñ me agradam, porem depois dessas criticas tds ñ tenho o maior interesse!

  • Roger diz: 17 de agosto de 2011

    eu baixei da net pra ver o Capitão America, o filme é ruim mesmo, muito ruim. Vem aí o novo filme do Conan o bárbaro, pelo que vi no Youtube, é outra porcaria. Os caras não sabem adaptar as obras dos quadrinhos. O filme do Solomon Kane ficou uma porcaria também.

  • Eu diz: 17 de agosto de 2011

    Olha, não concordo com o que está escrito.
    Eu adorei Capitão América!
    Se é o melhor filme que eu já vi na vida? Não, nem de longe, mas não é horrível, tem partes engraçadas, pode ser considerado um bom filme.
    E Lanterna Verde eu não assisti ainda, mas só quero ver se é TÃO RUIM ASSIM que nem você está dizendo.

  • Andre diz: 17 de agosto de 2011

    Simplismente destruiram com o lanterna verde, esse filme eh ridiculo, esse rapaz q protAGONIZOU o filme nao serve para fazer filmes de açao, ele vai bem em comedias e olhe la.

  • Rodrigo Avenidense diz: 17 de agosto de 2011

    Lanterna Verde é muuuuuuito pior que Capitão América,
    Fica aí a verdade!

  • Daiana diz: 17 de agosto de 2011

    Credo ! Assistí Capitão América, lógico q não é um baita filme, mas tbm não é de todo ruim…Agora tu dizer que é ainda pior que o Lanterna Verde mesmo depois de fazer todas essas críticas?? Minha nossa…. To achando q na verdade tu não gosta de filmes de super heróis, daí realmente não tem jeito…

    >>>>> RESPOSTA: gosto sim. muito! mas achei Capitão o fim da linha…

  • Laryukov diz: 17 de agosto de 2011

    Danilo,

    Tu é estudante de cinema além de jornalista? Que tipo de filme é bom pra ti , cite 5 dos principais nos últimos 3 anos e pode citar 5 dos piores também. Assim podemos sempre tirar uma média se tua opinião bate com o que poderemos achar sobre os filmes e relamente se devemos perder um tempinho pra ver um filme ou outro no cinema.

    Outra questão é,, tu leu as histórias do Capitão América?

    Abraço.

    >>>>> RESPOSTA: Não é preciso ser estudante de cinema (coisa engraçada isso!) pra ter opinião sobre um filme. Qualquer mico de circo consegue fazer isso. Basta ter um ou dois neurônios ainda ativos. Mas já que perguntou: meu TCC na UFRGS foi sobre filmes de ficção científica. Nota máxima, por sinal. E bem, você não precisa se preocupar se a minha opinião “bate com o que vcs poderão achar sobre o filme” simplesmente pq, como vc disse, essa é a MINHA opinião. Você tem a sua, o mico tem a dele, e cada um convive com isso da melhor forma possível. Sobre ler quadrinhos, pense apenas o seguinte: HQ é uma linguagem, cinema é outra. Comparar as mesmas histórias ou personagens em suportes diferentes é pura perda de tempo. Como diz a sabedoria popular: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Abraço!

  • JOAO diz: 17 de agosto de 2011

    pq q o lanterna não é mais negão?????
    preconseito

  • Rodrigo Kossmann diz: 17 de agosto de 2011

    Acho impressionante a diferença de percepção que as pessoas sentem para certas coisas: Vou dar o exemplo ai da comparação de Lanterna Verde e Capitão America.
    Segundo o blogueiro, Capitão America é MUITO pior que Lanterna Verde. Acontece que, pela media de critica que ambos tiveram, Capitão America esta MUITO melhor que Lanterna Verde. Enquando Lanterna esta com apenas 26% de aprovação, Capitão esta com 76%.
    Não vi o Lanterna, mas gostei bastante de Capitão.

    Não é uma critica, apenas uma curiosidade.

    >>>>> RESPOSTA: 1) cada cabeça uma sentença, certo? 2) não sei de onde saíram os dados que vc citou, mas valeu pelo comentário.

  • Milton diz: 17 de agosto de 2011

    Faz melhor idiotão! Capitao America foi ruim… pois sim ! vai empilhar letrinhas no teu blog q é só o q tu vai conseguir da vida! Critica não significa q tem achincalhar todos os filmes, e sim dar uma opiniao sincera e com fundamento, esperar que as pessoas criem suas próprias opiniões , não simplesmente empurrar goela abaixo a sua na mente delas! repense sua forma de escrever !

    >>>>> RESPOSTA: hãããã… não, obrigado.

  • Paulo diz: 17 de agosto de 2011

    “Capitão América é tão ruim, mas tããããão ruim, que eu nem publiquei algo aqui no Volume.” Ah! Cara vai criticar Godard então. O filme é muito bom,mil vezes melhor que essa bomba do Lanterna Verde!

  • Luiz diz: 17 de agosto de 2011

    Existe algum filme de super-herói do qual você tenha gostado?

    >>>>>RESPOSTA: Óbvio! Todos Batman do Christopher Nolan, o primeiro e o segundo X-Men, o primeiro Homem de Ferro, Watchmen, Kick Ass, Hellboy 1, o primeiro O Corvo…

  • Henrique Leal diz: 17 de agosto de 2011

    Péssimo artigo, totalmente tendencioso. Falar que o filme do Capitão América foi ruim é não ter nenhuma noção sobre cinema.

    E deve ter visto aonde o filme do Lanterna Verde por que a estréia no Brasil é dia 19 de agosto. (Deve ter baixado uma versão pirata na internet)

    >>>>> RESPOSTA: vá ao Google e descubra o que é “cabine de imprensa”. E, pra mim, gostar de Capitão América tb é não ter noção sobre cinema. Estamos quites.

  • João diz: 17 de agosto de 2011

    O senhor fala muita baboseira e demonstra que nao conhece nada sobre cinema. Até mais ver.

    >>>>> RESPOSTA: o problema das pessoas é que gostam de qualquer lixo que venha de Hollywood. Comem pipoca no cinema e acabam engolindo o cérebro junto.

  • Matos diz: 17 de agosto de 2011

    Meus parabéns pelo comentários Danilo Fantinel, além que finalmente disse o que se precisava dizer. Os filmes de super heróis estão vazios. Sem capitanear o público, apenas colocando pancadaria e efeitos, mas enrendo mesmo, por favor!!! E se colocar Lanterna Verde e Capitão América juntos não dão os primeiros 30 segudos de Batman. Parabéns pelos comentários

  • afranio lucas diz: 17 de agosto de 2011

    Pra quem gostou de AVATAR esse lanterna Verde é EXCELENTE…

  • Éder diz: 17 de agosto de 2011

    O lanterna verde é melhor que capitão américa????? Em que mundo vc vive cara? Basta olhar as bilheterias e as criticas nos sites gringos para saber quem é o melhor.

    >>>>> RESPOSTA: não me posiciono a partir de críticas gringas MUITO MENOS por bilheteria. Se você faz isso…

  • Gabriel Britto diz: 17 de agosto de 2011

    tu é muito sem noção de achar que o Capitas é pior do que o lanterna…
    e te pagam ainda pra escrever sobre filmes??????

  • Mr S diz: 17 de agosto de 2011

    Os blogs do clicrbs sao um pior do que o outro… Pessoas que so dao palpites sem sentido e acham que sabem muito. Vale para os blogs de moda e de cinema que nao tem nocao nenhum nos comentarios e como sempre caracterizam a famosa cultura da nossa provincia de que so os gauchos sabem de tudo e o resto nao e bom!

    >>>>> RESPOSTA: Mr M, ops desculpe, Mr S, mande sua crítica sobre o filme pra cá. Terei o maior prazer em publicar. Só faça um favor: indique seu nome real, ok? Apelido, nick e pseudônimo AQUI NÃO ROLA!

  • Alex diz: 17 de agosto de 2011

    Me decepcionei com vários filmes recentes, daqueles que prometiam. Capitão américa é típico filme de sessão da tarde, para quem ainda não aprendeu a apreciar o cinema como arte: acham que ação, piadas forçadas e beleza dos personagens basta. Não vi o do lanterna ainda, mas realmente tem cara de uma versão verde do Steve Rogers. De repente escolho uma tarde pra ver. Outra decepção, que este sim prometia, foi o tal Cawbóis e Aliens. Uma boa idéia mau aproveitada. Começo, meio e fim previsíveis. Atuação do Daniel Craig altamente mediana. Acho que os aliens foram mais caricatos que ele. Harrison Ford poderia ter ficado sem ter seu nome nessa.
    Creio que se aprofundar e perceber detalhes demais acaba sendo ruim, pois fica difícil achar filme bom na praça…
    Mas essa seção é pra isso mesmo. Se fosse só pra elogiar, não seria crítica, não é mesmo?

  • Fábio Guimarães diz: 17 de agosto de 2011

    Não concordo com o blogueiro, só que respeito sua opinião.
    Gostei do Capitão América e acho que vou gostar do Lanterna, mas não por isso vou desmerecer nosso comentarista de cinema – afinal, não é qualquer um que mantém um blog na RBS.
    O pessoal anda com muita raiva e acaba descontando em tudo…
    Abraço e paz no coração de todo mundo!

  • Rodrigo Kossmann diz: 18 de agosto de 2011

    Buenas, foi no http://www.rottentomatoes.com que tirei esses numeros. Não é algo muito confiavel, mas ta de acordo tambem com a Metacritic e IMDB.

    Mas tche, como falei, não critiquei, só acho curioso isso. Eu mesmo acho que muitos filmes são superestimados. Como vc mesmo disse, cada cabeça uma sentença!!!

    >>>>> RESPOSTA: Exato! Abraço!

  • RICARDO diz: 18 de agosto de 2011

    The Joker: Why so serious??? Nenhum desses heróizinhos vai bater a ultima trilogia do Batman!!!!!!!!!!

    >>>>> RESPOSTA: Certo! IN NOLAN WE TRUST!

  • Gustavo diz: 18 de agosto de 2011

    nenhum dos dois chegam aos pés do Batman!

  • Eduardo diz: 18 de agosto de 2011

    Assisti e achei péssimo. A escolhe de atores para heróis anda horrível também. Assim, sem pesquisa, somente Christian Bale, Hugh Jackman e Robert Downey Jr. tem salvado a “banca”.

    ps. O autor do Blog (?) poderia maneirar nas respostas aos comentários da galera. Não me parece adequado “bater boca” por pouca coisa haha

  • Rama diz: 18 de agosto de 2011

    Olha galera! Moro na Australia e acabei de chegar do cinema e o fiome eh muito legal, efeitos muito bons e tal. Quem entra no cinema esperando um grande classico da literatura nesse tipo de filme com certeza entrou na sala errada.
    Podem ir que eh legal!

  • Ricesp diz: 18 de agosto de 2011

    Bom, de todos os filmes sobre supers, o capitão américa é o mais fraco lançado até agora… Até aquelas produções dos anos 80 sobre o CA tinham mais conteúdo!

    Concordo que o filme deve ser apenas um passatempo, mas depois de filmes como os do Batman recentes, o critério de avaliação muda para maior e melhor, provando que filmes sobre super-heróis podem ter conteúdo e história empolgante, além de apenas pancadaria.

    E americano avaliando filme sobre o capitão américa, o que se pode esperar? o filme do século!!!!

  • Daiana diz: 18 de agosto de 2011

    Ei, Danilo! Vai um chazinho de camomila aí?! hehehe Desculpe pela brincadeira,mas tuas respostas nos comentários estão mais “ácidas” que o próprio texto sobre o filme…Tu fez tuas críticas,nós lemos e temos o direito de concordar ou não contigo, certo ? Se não pudéssemos dar a nossa opinião á respeito, nem deveria liberar os comentários. Só pq não concordamos em partes, isso não significa que somos “comedores de pipoca sem cérebro” como vc nos descreveu aí. Ninguém é dono da verdade meu amigo ! Abraços !

    >>>>> RESPOSTA: kkk, aceito! olha, claro que todos têm direito de discordar. e eu de comentar comentários. enfim, desculpae quem se sentiu ofendido. abraço!

  • Julianna diz: 18 de agosto de 2011

    Está cada vez mais dificil, reproduzir HQ’s nas telas. O resultado tem ido de mau a pior. Temo pelo novo Superman. Procuro não me basear em criticas de filmes para assisti-los, mas o Capitão América… chora de ruim; mas quero dar ainda o beneficio da duvida ao Lanterna Verde.

  • rafael frick diz: 18 de agosto de 2011

    cara perfeito , eu vi os dois e não gostei de nenhum oque se salva é o fato de eu gostar de quadrinhos e querer ver os herois na tela grande .

    tche não da bola pra criticas , metade desses que gostaram desses filmes , olham filmes dublados ,porque as legendas passam muito rapidas! ahahahahah

    ps. thor , superman ,quarteto fantastico fracos ; nesses ultimos tempos acho que so homen de ferro ,batman e os dois primeiros homen aranha, são assistiveis

  • Colorado Kid diz: 18 de agosto de 2011

    Tem que ser muito nerd pra levar um personagem como Lanterna Verde a sério.

  • saul junior diz: 18 de agosto de 2011

    Danilo
    vc tem toda razâo do universo o filme é um enlatado de bom pra passar na sessão da tarde, ultimamente os produtores de filmes entende que muitos efeitos especiais são suficientes para adptar histotrias em quadrinhos, e o resultado esta ai; Capitão America já éra chato de ler (e olha que li muitas historias dele), então respeito as opinões de quem viu o filme, mas dizer que lanterna verde ou Capitâo América é otimo filme, por favor vai ver bob esponja.

    um abraço

  • Manuela diz: 18 de agosto de 2011

    Bom,muitos xingam e escrevem asneiras mas a verdade esta ai a cada dia filmes mais vazios e sem conteúdo.
    Para quem costuma acompanhar os HQ’S sabe que as histórias dos super heróis são muito complexas e se for para fazer as pressas apenas pensando em lucrar não poderíamos esperar nada menos que esse tipo de filme como o Capitão América. O Lanterna Verde vou assistir hoje na pré do shopping Total e depois dou minha opinião mas pelo jeito que andam as coisas que venha logo o último Batman para alegrar nossos corações porque esses últimos fimes ai estão terríveis!!!
    Quando as críticas ao Danilo se o Blog é tão ruim porque estão lendo????
    A internet oferece um mundo de opções de leitura e críticas para lerem e preferem ler o que não gostam apenas para fazer criticas de péssimo gosto,se querem criticar falem com respeito e educação ou pelo menos tenham base o que estão criticando.
    Vocês realmente conhecem algo sobre cinema???

  • Níccolas Ferrareze diz: 18 de agosto de 2011

    Concordo com o Danilo.

  • Raphael Freire diz: 18 de agosto de 2011

    Na Boa cara, dizer q HQ eh uma coisa e Cinema eh outra?? isso nao cola quando o filme eh feito sobre um heroi vindo das HQ!!! O Filme do capitao nao eh a setima maravilha do mundo, mas eh muito fiel a revista e a origem do heroi… capitao america nao eh nenhum heroi com super poderes espetaculares, ou seja nao tem muito oq explorar nesse sentido, e no q o filme se propôs ele foi otimo!!

    Filme ruim, pega por exemplo o Wolverine, aquilo sim eh uma bomba, filme muito fraco!!! E por favor seja menos arrogante, nao sei como uma empresa q se diz seria, mantem um colunista tao arrogante quanto voce!! Tu esta aqui pra dar a sua opiniao, ou pra agredir aqueles que frequentam este portal? Se esses mesmos q tu agride pararem de frenquentar esse portal, tu vai escrever pra ninguem e nao precisaria de sua permanencia por aqui!

  • Luís Abrianos diz: 18 de agosto de 2011

    Caro Danilo Fantinel, boa noite!
    Gostei do teu comentário e concordo com ele. Quando lançaram o 1º Batman com Michael Keaton e Jack Nicholson, me decepcionei com o roteiro e visual, desisti de assistir os demais da série. Quando Christopher Nolan filmou em 2005, meu filho me convenceu a assistir. Muito bom e as demais seqüências impecáveis. Mais uma vêz me convenceu a assistir Watchmen, Homem de Fero 1 e 2, excelentes. Bem daí por diante a febre dos HQ’s virou moda, Capitão América pra mim, um verdadeiro desastre. É claro que fãs puxam a brasa para seu assado, não querem que seus heróis sejam achincalhados. O mesmo vale para o Fantasma, péssimo. Avatar com uma filmagem excelente em 3D, porém com uma historinha fraca. Quem não se emocionou com os 10 minutos iniciais do filme UP? Cinema é a arte de transmitir emoções e fazer com que se pense. Muitas pessoas apenas olham os filmes…
    Mais uma vêz, muito bom o teu blog.
    Um abração!

  • Everton diz: 18 de agosto de 2011

    Realmente o blogueiro tem razao, eh ruim este lanterna verde!

  • Felipe diz: 19 de agosto de 2011

    Cara, nunca fui muito fã de história de heróis, mas beleza, respeito a opinião de todos. Hoje olhei SMURF em 3D e semana passada CILADA.COM, pra quem, assim como eu, não curte muito heróis, fica a dica de dois ótimos filmes. Só pra deixar registrado ae ! Valeu, abraço.

  • janayna diz: 19 de agosto de 2011

    Pois bem realmente gosto não se discute. Não sou nenhuma formada em cinema, sou apenas uma pessoa normal que vai aos domingos no shopping para ver um filme. Mas realmente este filme que você sitou Kick Ass é ridiculo. Gosto é gosto!!!

  • Felipe diz: 28 de agosto de 2011

    Concordo com o Lanterna Verde ser melhor que Capitão América. Achei o filme do Capitão MUITO chato. E mais, achei Lanterna melhor que Thor também, já que nesse achei as partes da Terra bem chatas tbm.

    Mas voltando ao Lanterna. Achei que o filme conseguiu divertir e achei que funciona se considerado um filme mais família, sem querer agradar mais os fãs que qualquer coisa. Gostei do casal Reynolds e Lively, Oa, os Guardiões e a Tropa ficaram muito legais, o desenvolvimento do Hammond no filme ficou mto bom. Só o Parallax que podia ter dado mais trabalho, foi vencido meio facilmente, mas considerando toda aquela história que o diferencial do Hal era a humanidade acaba fazendo sentido.

    Gostei do filme. Com certeza não é o melhor filme do mundo, mas achei que está longe do horror que muitas criticas estão falando, principalmente por muitas dessas críticas estarem babando o ovo do Capitão América :P

  • MrJTCarioca diz: 22 de outubro de 2011

    Eu nunca fui grande fã do Lanterna Verde porem sei o basico sobre o HQ!
    A História do filme e fraca, e a cheio filme muito curto/Rapido porem acabei gostando bastante do filme… As Sequência podem ser Otimas.

    Ryan Reynolds participa de varios filmes bons porem e Muito Fraquinho.

Envie seu Comentário