A BBC tocou hoje todas as faixas do disco Lioness: Hidden Treasures, o álbum póstumo de Amy Winehouse, incluindo The Girl From Ipanema, versão de Garota de Ipanema, o clássico da bossa nova composto por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.
Ouça:
Se o player não tocar para você, clique neste link ou escute abaixo:
A canção estará no álbum ao lado de Like Smoke e Our Day Will Come, que você escutou neste post e Halftime, que vazou ontem. Veja a tracklist completa aqui. O lançamento de Lioness: Hidden Treasures está marcado para 05 de dezembro.
O guitarrista Lee Ranaldo confirmou em entrevista à Rolling Stone que o futuro do Sonic Youth é incerto, mas disse que aconteça o que acontecer ele se sente otimista, já que tem uma série de projetos em mente, incluindo seguir em carreira solo.
Há pouco tempo, Thurston Moore e Kim Gordon, líderes da banda, anunciaram que se separariam após 27 anos casados. Logo depois disso, o Sonic Youth fez um show no Brasil, dentro do SWU, e outros pela América do Sul.
– A turnê rolou bem. [A separação] não afetou muito. Quero dizer, houve situações diferentes durante a viagem, já que eles não dividem mais o mesmo quarto e coisas assim. Posso dizer que, no geral, os shows foram muito bons. Vamos ver agora o que rola no futuro. Esses foram certamente os últimos shows por um tempo, e acho que vamos deixar assim mesmo – disse à revista.
– Me sinto otimista com relação ao futuro, não importa o que houver. Toda banda segue seu curso. Nós estamos juntos há muito mais tempo do que imaginávamos, e tem sido incrivelmente prazeroso. Ainda vamos fazer muita coisa, temos toneladas de material de arquivo, então ainda estamos ligados musicalmente e de outras formas também. Estou feliz de poder deixar o futuro rolar, e fico feliz de ter esse outro projeto que surgiu por conta própria. Não foi do tipo “oh, a banda está acabando por um tempo e eu preciso descobrir o que fazer”. Aconteceu naturalmente. Eu fiz meu primeiro show [solo] um dia após Kim e Thurston anunciarem [a separação]. Foi muito estranho.
Aconteceu ontem o primeiro de quatro shows que Chico Buarque irá fazer na capital, que integram a turnê Chico, título de seu novo disco lançado em julho passado. Em um Teatro do Sesi lotado (os dois primeiros shows tiveram seus ingressos esgotados em apenas dois dias), os músicos que já acompanham Chico desde seus últimos dois espetáculos – As Cidades de 1999 e Carioca de 2006 – assumiram tranquilamente seus instrumentos com um pequeno atraso de 10 minutos.
Chico ainda não havia entrado quando avisos gerais sobre o show são anunciados e uma falha no sistema de som corta o locutor justamente quando falava sobre as regras de gravação do espetáculo. A risada foi geral, já anunciando o tom relax do espetáculo por vir. Assim que as luzes se apagam, Chico entra e é ovacionado com o entusiamo que se espera de um público ansioso depois de um hiato de 5 anos desde seu último espetáculo.
Entre gritos de “lindo”, “maravilhoso” e “eu te amo”, Chico passeia entre as músicas de seu novo álbum intercalando-as com antigos sucessos que espelham todas as fases de sua carreira de 45 anos. Ao engatar Teresinha depois O meu Amor, da Ópera do Malandro (77/78), Chico arrancou os maiores suspiros da platéia e até algumas lágrimas de emoção, para então animar com Ana de Amsterdam (72/73). Na música Valsa Brasileira, Chico inicia errado e com a maior naturalidade larga “Ih gente, errei tudo aqui”. A platéia acha uma graça e ri.
Geni e o Zepelin (77/78) foi um dos pontos altos do espetáculo, com a platéia fazendo coro e em seguida, depois de apresentar os músicos, faz um dueto lindo com Wilson das Neves, a quem chama de seu “personal batera”, cantando Sou eu (2009), parceria com Ivan Lins, e Tereza da praia, de Tom Jobin e Billy Blanco (1954).
Ao final do show, Chico se despede de uma platéia que o aplaude de pé. Volta para o bis, para um público que aplaude sem parar – de pé ainda – e se despede uma segunda vez. Mas não tem jeito, os fãs não arredam o pé e Chico volta para um último bis cantando Na carreira. Simplesmente memorável.
Chico se apresenta em Porto Alegre até quinta-feira, no Teatro do SESI, às 21h. Da capital segue para Novo Hamburgo, onde se apresenta sexta-feira no Teatro Feevale (ainda há ingressos; veja aqui).
Set list do show:
- Velho Francisco (Chico Buarque) – 1987
– De Volta ao Samba (Chico Buarque) – 1993
– Desalento (Vinicius de Moraes / Chico Buarque) – 1970
– Injuriado (Chico Buarque) – 1998
– Querido Diário (Chico Buarque) – 2011
– Rubato (Jorge Helder / Chico Buarque) – 2011
– Choro Bandido (Edu Lobo / Chico Buarque) – 1985
– Essa Pequena (Chico Buarque) – 2011
– Tipo um Baião (Chico Buarque) – 2011
– Se Eu Soubesse (Chico Buarque) – 2011
– Sem Você 2 (Chico Buarque) – 2011
– Bastidores (Chico Buarque) – 1980
– Todo o Sentimento (Cristóvão Bastos / Chico Buarque) – 1987
– O meu Amor/Teresinha (Chico Buarque) – 1977-1978 / 1977-1978
– Ana de Amsterdan (Ruy Guerra / Chico Buarque) – 1972-1973
– Anos Dourados (Tom Jobim / Chico Buarque) – 1986
– Sob Medida (Chico Buarque) – 1979
– Nina (Chico Buarque) – 2011
– Valsa Brasileira (Edu Lobo / Chico Buarque) – 1987-1988
– Geni e o Zepelin (Chico Buarque) – 1977-1978
– Barafunda (Chico Buarque) – 2011
- Sou Eu (Ivan Lins / Chico Buarque) – 2009
– Tereza da Praia (Tom Jobim / Billy Blanco) – 1954
– A Violeira (Tom Jobim / Chico Buarque) – 1983
– Baioque (Chico Buarque) – 1972
Citação: My Mammy (Walter Donaldson / Joe Young e Sam M. Lewis) – 1918
– Cálice (Gilberto Gil / Chico Buarque) – 1973
– Sinhá (João Bosco / Chico Buarque) – 2011
Caiu na rede Halftime, mais uma música inédita de Amy Winehouse. A faixa é jazzy, semelhante ao clima r’n’b cool do álbum de estreia da britânica, Frank (2003), do qual ficou de fora. Halftime foi gravada em agosto de 2002 com produção de Salaam Remi, o cara por trás do primeiro disco.
A canção estará no álbum póstumo Lioness: Hidden Treasures, ao lado de Like Smoke e Our Day Will Come, que você escutou no início do mês neste post.
O disco tem produção de Remi e Mark Ronson e virá com 12 canções, incluindo um cover de The Girl From Ipanema e Between the Cheats, música inédita sobre o ex-marido de Amy, Blake Fielder-Civil. Lioness: Hidden Treasures será lançado no dia 5 de dezembro. Veja a tracklist:
Our Day Will Come (versão reggae) – Cover Between the Cheats – inédita Tears Dry – Versão original de Tears Dry on Their Own
Wake up Alone – Demo de março de 2006 Will You Still Love Me Tomorrow – Cover da canção do Shirelles Valerie – Versão lenta do cover de The Zutons Like Smoke – inédita The Girl from Ipanema – Cover da bossa brasileira Halftime – inédita Best Friends – Gravação de fevereiro de 2003 Body and Soul, com Tony Bennett – Cover da canção de jazz que saiu em Duets II A Song for You – Cover da canção de Leon Russell gravada na primavera de 2009
The Vaccines – Tiger Blood The Vaccines, a melhor banda nova hoje, liberou o clipe de Tiger Blood, faixa produzida em parceria com o guitarrista Albert Hammond Jr., dos Strokes, e que estará em um single juntamente com a balada triste Wetsuit, do ótimo disco What Did You Expect from the Vaccines? O clipe não tem nada demais. O lance é o som mesmo. Rock inglês puro-sangue.
Você viu o clipe da música Norgaard, dos Vaccines, nas Tracks #4.
WATERS – Back To You
O white noise melódico da banda WATERS você conheceu nas Tracks 14. Indie rock agressivo, mas harmônico. Eu acredito no vocalista e líder Van Pierszalowski! O disco Out In The Light saiu dia 20 de setembro.
The Dear Hunter – We’ve Got A Score To Settle The Dear Hunter era o projeto paralelo de Casey Crescenzo quando ele tocava na banda The Receiving End of Sirens. Como o grupo acabou, Casey seguiu fazendo art rock no Dear Hunter. We’ve Got A Score To Settle está na compilação The Color Spectrum, que reúne 36 músicas distribuídas em nove EPs inspirados nas cores do espectro eletromagnético. Teorias físicas à parte, o som é foda. Lembra algumas coisas do Mars Volta. A faixa está no EP Red e foi gravada com integrantes da Manchester Orchestra.
Radio Soulwax – Batuta Discos
O duo belga 2 Many DJs lançou um set audiovisual de uma hora via Radio Soulwax só com músicas brasileiras e fotos das ruas de São Paulo. Tem faixas de medalhões como Caetano, Gil, Gal, Tom Zé, Jorge Ben Jor, Tim Maia e Mutantes e bandas e artistas obscuros como Mercenárias, Mister Sam, Som Imaginário e A Gota Suspensa, que deu origem à banda Metrô. Rola até Gretchen! Os caras do 2 Many DJs já vieram várias vezes ao Brasil. Nessas viagens, sempre vasculham lojas de discos. Acabaram montando um acervo gigante de som Brasil. Veja abaixo e saiba mais aqui.
Suuns – Red Song
O quarteto canadense de indie eletronic lo-fi Suuns (ex-Zeroes) liberou este vídeo da música Red Song, estilo Andy Warhol’s films. O som é discreto, quase incidental, repleto de graves e ambientações lúgubres, e também é inspirado pela música concreta e pelo dark electro. Red Song está no disco Zeroes QC.
Porcelain Raft – Put Me to Sleep
Lembra de Put Me to Sleep, a faixa-transe do italiano Mauro Remiddi, aka Porcelain Raft, que você escutou nas Tracks 19? Agora saiu o vídeo:
Anon – Bite The Hand
Groovy beats com um pé no passado e outro no futuro. Se o seu chill-in não tem Bite The Hand ele está incompleto! Ouça a faixa abaixo e outras músicas no player seguinte.
Passport Green Sunset – Dam-Funk Dam-Funk, músico de boogie funk de LA que parece uma síntese de Afrika Bambaataa, Stevie Wonder e Lionel Richtie, toca no Passport Green Sunset no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O projeto segue a temmmmdêmmmmmmmmcia gringa de festas day light em centros culturais, museus e galerias. Léo Felip (Pulp), Kahara (Neon) e Chaves (Disc-o-Nexo) completam o line-up. Além disso, rola intervenções do coletivo de arte Grite Poesias e video art com Bruno Borne e Ricardo Carioba. Das 16h às 22h, com entrada franca.
The Ting Tings – Silence (Bag Raiders Remix)
O duo já foi melhor, tanto na música quanto em vídeo. Hang It Up já tinha sido lamentável. Agora, forçaram a barra no hip rock oitentista.
Riva Starr & Fatboy Slim (feat. Beardyman) – Get Naked (Dub Mix)
Saiu esse remix da faixa Get Naked, esforço coletivo de Riva Starr, Fatboy Slim e do beat boxer Beardyman. Boa bateria, vocoder (ou qq coisa) cool e vibe de pista. Massa.
Gross Magic – Yesterdays
Depois de aparecer nas Tracks 4, Gross Magic volta ao Volume com a psicodelia shoegaze de Yesterdays. Guitarras distorcidas from hell + vocal melódico torto. A faixa estará no EP Teen Jamz.
O festival Creamfields Brasil anunciou Fatboy Slim, Paul Van Dyk, o duo Tiefschwarz, Reboot e Ellen Alien, Layo & Bushwacka, Nervo (Inglaterra) e Southmen (Uruguai). A parte nacional do line-up é composta por Ask2Quit, Life Is A Loop, King Of Swingers (parceria de Renato Ratier e Mau Mau), e os DJs Rafael Yapudjian e Spavieri.
O Creamfields rola no dia 21 de janeiro, a partir das 18h, no Stage Music Park, em Florianópolis. A primeira edição do evento rolou em Winchester, no Sul da Inglaterra, em 1998. Esta será a segunda edição catarinense.
Ingressos de pista a R$ 90,00. Na área VIP, R$ 150,00 (para mulheres) e R$ 200,00 (pros barbados). Venda: site Blueticket.
O calendário de shows indicados pelo Volume em 2011 foi atualizado com Ben Harper (EUA), Richard Rip Lee Pryor (EUA), Israel Vibration (Jamaica) + Slightly Stoopid (EUA), Yelle (França), Passport Green Sunset com Dam-Funk (EUA), DeFalla, Júpiter Apple, Projeto Dragão (Nenung + convidados como Wander Wildner, Gustavo Telles e Dado Villa-Lobos), Comunidade Nin-Jitsu, Racha Cuca + Live Sport Band, Garotos da Rua + Identidade, Vanguart + Dingo Bells, Marcelo D2 + Cachorro Grande no Red Bull Soundclash, Móveis Coloniais de Acaju + Barracuda Project + Aldebaran na Noite Senhor F, Tributo a Tim Maia, Pacha Brasil South American Sessions com o DJ Rafael Yapudjian, Velhas Virgens, Matanza, Dark Funeral e Vanguart + Dingo Bells na festa de 12 anos da Segunda Maluca.
WU LYF – We Bros
A banda inglesa World Unite! Lucifer Youth Foundation (ou WU LYF, que pode ser pronunciado como “woo life”) faz um indie rock catártico, energético e excitante que eles chamam de heavy pop. O som do grupo se posiciona entre o Modest Mouse e o Arcade Fire, e também lembra a banda conterrânea Yuck, uma das preferidas do Volume nesta novíssima geração rock, e que você já escutou aqui nas Tracks. O ótimo clipe é mais um a focar crianças e adolescentes em um mundo ocidental em crise política-econômica-social-militar assombrado por distopia, desordem e ocaso. Sinal dos tempos! É um vídeo-irmão do curta Scenes from the suburbs, assinado por Spike Jonze para o Arcade Fire (veja aqui), do clipe Suburbs, da mesma banda (aqui), de Born Free, da M.I.A. (aqui), do vídeo de Midnight City, da banda francesa M83 (aqui), e de Shipwreck, lançado por Modeselektor e Thom Yorke (veja aqui).
Penguin Prison – Don’t Fuck With My Money
Na mesma temática, Penguin Prison lança o clipe de Don’t Fuck With My Money com imagens de manifestantes do movimento Occupy Wall Street, que se mobiliza contra a concentração de riqueza e os desmandos econômicos e financeiros nos EUA. E vocês estão acompanhando as constantes revoltas populares na Grécia, Itália e EUA nos últimos dias? De quarta para quinta rolou MUITA coisa nas ruas de Atenas, NY e em 60 cidades italianas. Em maio deste ano, participei de manifestações na Praça Sol, em Madri, onde uma multidão de estudantes e trabalhadores acampou por dias. Muito massa! Revivi meus tempos de militância partidária nos anos 90.
The Wombats – IOU’s
Os roqueiros britânicos do Wombats lançaram este som incrível, entre o garage rock e o power pop. Linhas de guitarra melódicas e intensas aliadas a um baixo pulsante e a um vocal potente. A faixa está no EP Our Perfect Disease. Aumenta o som e dá o play!
The Raveonettes – Let Me On Out
Sempre drámaticos, metálicos e ruidosos, os queridos Raveonettes liberaram o clipe de Let Me On Out. Guitarras nostálgicas e desesperadas. O anti-single perfeito, como bem colocou Sune Rose Wagner. Let Me On Out faz parte do álbum Raven In The Grave.
The Rapture – Sail Away
O clipe é uma bobagem, mas o som é ótimo. Afinal é Raputre, bebê! Parece que em breve a banda lançará uma versão ampliada do vídeo, que talvez faça mais sentido. A faixa está no disco In The Grace Of Your Love.
MGMT – All We Ever Wanted Was Everything
Em 2008, o MGMT cometeu um dos melhores álbuns daquele ano: Oracular Spectacular. Depois dele, não precisavam ter feito mais nada. Poderiam ter encerrado a carreira sem problemas. Já estava ótimo! Mas em 2010 eles lançaram o fraco Congratulations… Passada a (minha) frustração, 2011 vê o duo lançar Late Night Tales: MGMT, a série de compilações sempre editadas por algum artista convidado. Para se redimir (frente a mim, kkk!), sai agora o clipe do ótimo cover de All We Ever Wanted Was Everything, música lançada pelo Bauhaus no disco The Sky’s Gone Out, em 1982. Curti muito! O vídeo de All We Ever Wanted Was Everything é legal, mas achei muitíssimo parecido com o espetacular clipe da música Apache, da banda Danger Beach, que você viu nas Tracks 8. Confira All We Ever Wanted Was Everything na visão do MGMT:
Snow Patrol – Last Friday Night e This Isn’t Everything You Are
O Snow Patrol esteve na BBC Radio 1, onde tocou duas músicas ao vivo: um cover indie rock de Last Friday Night, de Katy Perry (dessas cantoras pop é só dela que eu gosto) e This Isn’t Everything You Are, o mais novo single.
Family Of The Year – St. Croix
Essa homenagem-tiração de sarro aos Beach Boys e à cultura surf deveria ser legal, mas não é. A produção cuidadosa, que é em si uma sátira à direção de arte de filmes e vídeos dos anos 50/60, e o humor exageradamente bobo do clipe deixam tudo meio idiota. Mas o som é bom.
James Blake – Curbside
Depois de lançar um disco e um EP neste ano, James Blake planeja entregar o novo EP, Love What Happened Here, em dezembro. O resultado de Curbside é bem mais discreto se comparado ao que ele lançou até agora (confira aqui).
My Dirty Fingers – Not Holding Me Down Adriano Cintra, baterista, baixista, compositor e cabeça do CSS, deixou a banda e lançou uma faixa de seu novo projeto. Teclados, sopros e clima oitentista bagaça.
Deadmau5 – Codex
O cover instrumental que o produtor canadense fez para Codex, do disco The King of Limbs, do Radiohead, é uma delicada composição em piano, com ambientação etérea, assim como a canção original.
Amadou & Marian – Sabali (Dirty Noise Remix)
Em outubro publiquei este post sobre o disco do combo britânico-congolês DRC Music, que reúne Damon Albarn, Dan The Automator e músicos de Kinshasa. Nesta semana, Dirty Noise mandou o link do remix feito para a música Sabali, de Amadou & Marian, uma dupla de músicos cegos de Mali, que teve um disco produzido por Albarn. Ficou ótimo! Escute Sabali remixada por Dirty Noiseneste link.
Cristallin – Girl on a Motorcycle
Lembrem desse nome: Simeon Cristallin. O produtor suíço que atende apenas por Cristallin lançou seu primeiro clipe no dia 06 de novembro com um buzz poucas vezes atingido esse ano por um artista que contava com apenas duas músicas no currículo. Um chillwave com um vídeo onírico de encher os olhos, Girl on a Motorcycle me lembrou as primeiras vezes que ouvi The xx e M83.
Gisele Bündchen aparece involuntariamente neste clipe da música Better Off Alone, lançado ontem pelo trio de witch house Salem. Na edição do vídeo, a mesma imagem da supertop saindo de um evento sob intenso tiroteio fotográfico da mídia é intercalada com cenas da banda ao vivo.
O pós-rock eletrônico fantasmagórico dos músicos norte-americanos caiu muito bem neste cover-pesadelo da faixa lançada nos anos 90 pelo trio euro-trash Alice Deejay. Não lembra da música original? Que bom! Porém, se ficou curioso, veja o clipe neste link. Mas atenção: é pop-lixo nível máximo.
O novo EP do Salem, I’m Still In The Night, com Better Off Alone e mais três faixas, será lançado na semana que vem.
O show do Pearl Jam Porto Alegre ontem, 11.11.11, foi um espetáculo de rock em estado de arte. Uma das bandas mais coesas do mundo, o grupo de Seattle encerrou a turnê brasileira repassando boa parte de seu repertório de 20 anos de estrada em aproximadamente 2h40min de música – o show mais extenso do giro nacional.
Como se dissesse que não queria ir embora do Brasil, o Pearl Jam abriu a noite com Why Go. E, sabendo que não poderia ficar, encerrou o segundo e último bis com Yellow Ledbetter e seu refrão “I don’t wanna stay”.
Entre o início e o final, a banda apresentou um setlist gigante no Estádio do Zequinha, abrangendo as diversas fases pelas quais os músicos passaram. Assim como a longa discografia, a lista de músicas transitou entre rock puro, grunge, hardcore, hard rock, metal, punk e baladas pop, com mais ou menos intensidade.
Durante todo o show, a banda se entregou ao público sem amarras, mas também sem exageros. Discretos, focados na música e na parceria com os cerca de 20 mil fãs, os caras mostraram que rock’n’roll se faz mais com guitarras, baixo e bateria do que com estrelismo vazio de rock star. It’s all about music, it’s all about art.
Houve momentos grandiosos, como a interpretação visceral na voz rouca de Eddie Vedder, os solos de guitarra verborrágicos de Mike McCready (no melhor estilo Neil Young/Jimmy Page, como em Alive, já no fim do show) e a bateria marcante de Matt Cameron.
Também houve tempo para intervenções de Eddie em um português cômico e adorável, parabéns coletivo a sua mulher, Jill, que estava de aniversário ontem, homenagem à Johnny Ramone, fãs no palco e a tradicional louvação ao público brasileiro: “Este é o nosso último show no Brasil. Foram shows incríveis. Agora vamos lembrar que o público brasileiro é o melhor do mundo”.
Entre os muitos pontos altos da apresentação estiveram Do the Evolution, Got Some, Even Flow, Black, Daughter, Just Breathe, The Fixer, Oceans (de arrepiar), Given to Fly, Light Years, Better Man, Wishlist, I Belive in Miracles (cover dos Ramones), e a parte final com Rearview Mirror (totalmente inesquecível), Last Kiss, Jeremy, Alive, Rockin’ in the Free World (cover da obra de arte de Neil Young) e Indifference. Resultado? Galera vibrando, braços ao alto e garganta ardendo!
Seis anos após sua primeira passagem por Porto Alegre, o Pearl Jam fez indiscutivelmente um dos shows do ano na cidade. Uma noite rock histórica neste histórico 11.11.11. E a banda prometeu voltar em breve. Que seja no 12.12.12!
Setlist
Why Go
Do The Evolution
Severed Hand
Corduroy
Got Some
Low Light
Given To Fly
Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town
Even Flow
Unthought Known
Present Tense
Daughter/Blitzkrieg Bog (cover dos Ramones)/It’s Okay
1/2 Full
Wishlist
Rats
State Of Love And Trust
Black
Bis 1
Just Breathe (para Jill)
Oceans
Comatose
Light Years
I Believe In Miracles (cover dos Ramones)
The Fixer
Rearviewmirror
Bis 2
Last Kiss (cover de Wayne Cochran)
Betterman/Save It For Later (cover de The English Beat)
Crazy Mary (cover de Victoria Williams)
Jeremy
Alive
Rockin’ In The Free World (cover de Neil Young)
Indifference
Yellow Ledbetter/Little Wing-Hendrix
> A imprensa foi proibida de gravar vídeos. Veja o show em POA no Youtube. Agora, o Pearl Jam segue para a Argentina, Chile, Peru, Costa Rica e México.
Music non stop! A qualquer momento, notícias sobre música, entrevistas, reportagens, resenhas de shows, lançamentos de álbuns, dicas de downloads, novos clipes, cena local, mercado mundial e mundos paralelos.