Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ella Fitzgerald completaria 95 anos hoje

25 de abril de 2012 1

Ella Fitzgerald, a grande dama do jazz, completaria 95 anos hoje. The First Lady of Song nasceu em Newport News, nos Estados Unidos, em 1917, em uma família humilde. Perdeu a mãe aos 15 anos, durante a Grande Depressão Americana, mas sempre viu suas dificuldades como a melhor forma de amadurecer. Suas memórias sobre os tempos difíceis eram, também, o combustível para suas emocionantes performances.

Seu primeiro show ocorreu no teatro Apollo, no Harlem, em Nova York, em 1934, em um concurso de cantores amadores. Em poucos minutos, calou a plateia com sua voz marcante e com seu poder de interpretação.

O primeiro disco, Love and Kisses, foi gravado em 1936. Dois anos depois, a clássica A-Tisket, A-Tasket se tornou um grande hit. Ella tinha apenas 21 anos. Com o tempo, acabou cantando ao lado de figuras míticas como Duke Ellington, Count Basie, Nat King Cole, Frank Sinatra, Dizzy Gillespie e Benny Goodman. A carreira de sucesso rendeu 13 prêmios Grammy e 40 milhões de álbuns vendidos.

Apesar da saúde frágil, incluindo problemas coronários e diabetes, Ella já havia lançado mais de 200 discos (entre álbuns de canções inéditas, singles e compilações) em 1990. No ano seguinte, fez seu ultimo show no Carnegie Hall, em Nova York, palco em que já havia se apresentado 26 vezes.

Aos 76 anos, Ella foi submetida a uma cirurgia para amputar as duas pernas devido a complicações originárias da diabetes. A cantora morreu no dia 15 de junho de 1996, em Beverly Hills.

Comentários (1)

  • Débora diz: 11 de setembro de 2012

    Amei a matéria! Uma diva.

Envie seu Comentário