Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Christopher Nolan cria ópera seca para encerrar a trilogia de Batman

26 de julho de 2012 1

Christopher Nolan criou uma ópera seca, dura e devastadora para encerrar sua trilogia cinematográfica sobre Batman de forma memorável. Em O Cavaleiro das Trevas Ressurge o cineasta rege um roteiro robusto e labiríntico com maestria, no qual o império de meias verdades erguido ao final de The Dark Knight (2008) desaba por completo.

Nesta terceira parte da história, Batman (Christian Bale, em seu melhor desempenho entre os três filmes) ainda é procurado pela polícia oito anos após assumir a culpa pelas mortes provocadas pelo promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart, o Duas-Caras). E o comissário Gordon sabe da mentira. Contribuiu com ela. Ambos vivem uma farsa e sofrem com isso. Debilitado, abatido, o Homem-Morcego está afastado de seu ofício de vigilante de Gotham, enquanto Bruce Wayne vive isolado em sua mansão. Ambos estão na pior.

No entanto, Batman precisa deixar seu isolamento para, pela primeira vez no universo Nolan, enfrentar um vilão fisicamente superior a si. O herói sabe que terá muitas dificuldades. Bane (Tom Hardy, em atuação prejudicada pela máscara), um menino nascido em uma prisão, cresce e torna-se o mal personificado em uma montanha de músculos. Cerebral, esperto, frio e furioso, Bane tem um plano anarco-político, pseudo-revolucionário e megalomaníaco para destruir Gotham e toda sua população.

Mas esta, caro leitor, é apenas uma fração do enredo. A trama criada por Christopher e seu irmão, o roteirista Jonathan Nolan, é cheia de camadas que vão sendo apresentadas aos poucos. Quando tomamos conhecimento sobre algo no filme, logo em seguida algum detalhe modifica nossa percepção sobre a história. Não são exatamente reviravoltas completas, mas sim peças de um quebra-cabeça que vai sendo montado meticulosamente no decorrer da projeção. Nada menos do que genial.

Além de Bane, Batman/Bruce tem que lidar com Selina Kyle (Anne Hathaway, excelente), uma hábil ladra interessada apenas em se dar bem. Anne segue à risca as orientações do cineasta, se aproximando mais da jovem delinquente da graphic novel Ano Um (de Frank Miller) do que da Mulher-Gato sensual eternizada por Michelle Pfeiffer. A Selina criada por Anne é também sexy, mas acima de tudo, letal. Perigosa e perspicaz, está quase sempre um passo à frente dos demais.

Em meio a tudo isso, Batman/Bruce também precisa(m) dar atenção a Alfred (Michael Caine), Lucius Fox (Morgan Freeman) e aos novos personagens Blake (Joseph Gordon-Levitt, muito bom como um policial com ímpetos heroicos) e Miranda (Marion Cotillard, que vive uma executiva defensora da energia sustentável). Os dois últimos são figuras essenciais deste final de trilogia.

Com este amplo pano de fundo, repleto de personagens densos e bem interpretados, mentiras são reveladas, mitos caem, intocáveis são desmascarados, amizades são desfeitas e instituições entram em xeque. É o caos tomando conta de Gotham e consumindo Batman em um filme que encerra perfeitamente a história que teve início em 2005.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

AQUI UM PEQUENO SPOILER!!! SE NÃO QUISER SABER NÃO LEIA!

Por falar em instituições, olho nas cenas de dois julgamentos que ocorrem no filme, presididos por um personagem de Batman Begins que retorna agora. Muito bom!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Com O Cavaleiro das Trevas Ressurge chegando aos cinemas brasileiros a partir desta sexta, 27/07, é preciso dizer mais uma vez: In Nolan we trust!

Veja trailers do filme:

* A cabine de imprensa do filme rolou nesta quarta-feira em Porto Alegre. Hoje haverá duas sessões de pré-estreia, às 23h55min, no Cinemark BarraShopping 4 e no Cinemark Ipiranga 3. A estreia será nesta sexta, dia 27/07.

Comentários (1)

  • PAULO HENRIQUE diz: 27 de julho de 2012

    VI O FILME NA PRÉ-ESTRÉIA REALMENTE É FORA DO SÉRIO! MUITO BOM MESMO!

Envie seu Comentário