Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cientistas espanhóis dizem que a música pop está mais barulhenta e genérica

27 de julho de 2012 0


Cientistas espanhóis fizeram uma pesquisa que resultou em algo que muitas pessoas já sabem: a música pop atual está mais barulhenta e as canções são muito parecidas entre si. Os pesquisadores analisaram um banco de dados chamado Million Song Dataset, que reúne canções lançadas entre 1955 e 2010, e no qual letra e música são traduzidas em dados que podem ser examinados.

Conforme o estudo, as músicas pop se tornaram mais pobres em termos de acordes, melodias e timbres – o que neste caso significa uma variedade mais limitada de sons. Joan Serra, especialista em inteligência artificial do Conselho Nacional Espanhol de Pesquisas, disse que sua equipe encontrou “evidências de uma progressiva homogeneização do discurso musical”.

Obtivemos indicadores numéricos de que a diversidade de transições entre as combinações de notas diminuiu consistentemente nos últimos 50 anos –, disse à agência Reuters.

Há algum tempo, tanto a indústria fonográfica quanto técnicos de som e artistas independentes são ‘acusados’ de aumentar consideravelmente o volume das gravações para aparentemente deixá-las melhores (leia-se ‘vender mais’), especialmente devido ao advento de arquivos de música digital, que precisam ser comprimidos para não pesarem muito em players online ou dispositivos móveis. Com altos níveis de volume, perde-se qualidade e nitidez sonora.

Veja alguns vídeos sobre a chamada “Loudness War”:

Se Smells Like Teen Spirit fosse lançada hoje…

Aqui, um vídeo bem mais detalhado sobre o assunto:

Envie seu Comentário