Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

3 perguntas: arquiteta especialista em luminotécnica fala das tendências para o segmento e sua importância no décor

15 de outubro de 2015 1

As infinitas possibilidades da luz na arquitetura encantaram Marina Makowiecky, que decidiu se especializar em luminotécnica quando procurava uma pós-graduação. A arquiteta de Floripa é uma das participantes do Casa&Cia Encontros e Espaços, iluminando dois pontos do evento que abre hoje: a fachada do Mercado Público e o pátio do Trompowsky Corporate.

Marina Makowiecky

Qual é a importância da luminotécnica em um projeto arquitetônico?
A iluminação é realmente o que valoriza a arquitetura. Foi por isso que passei a querer dominar este mundo que se descobre quando enxergamos as possibilidades da luz.

>>> Francesa radicada em Floripa e consultora do Springboard Brasil, Corinne Giely-Eloi fala sobre a necessidade do empoderamento feminino nas organizações

Existe tendência neste segmento? Qual é o movimento atual ?
Na luminotécnica, quando falamos em tendência nos referimos mais à evolução da tecnologia. Posso citar como tendências que modificaram o segmento a recente retirada das lâmpadas incandescentes do mercado, o surgimento do LED, dos LEDs de maior eficiência e assim por diante.

Como colaborar com a eficiência energética em casa sem abrir mão do conforto?
A dica é usar a quantidade de luz que faça você se sentir confortável para o desenvolvimento das atividades. E, para economizar, o ideal é começar a substituir suas lâmpadas convencionais por lampLeds, mesmo que seja aos poucos. O bolso agradece.

 

Foto: Mariana Boro, divulgação

Comentários (1)

  • Mara Nogueira diz: 17 de outubro de 2015

    Bom dia Marina, gostaria de ver seu projeto de iluminação da fachada do Mercado Público e o pátio do Trompowsky Corporate ……….. vc tem fotos ? ….. grata pela atenção. Arq Mara Nogueira

Envie seu Comentário