É como o Inter começou a ser chamado após a vitória sobre o São Luiz: carrossel. A exibição colorada, realmente, foi exuberante, principalmente a participação dos zagueiros que, o jogo inteiro, desprenderam-se da defesa e atacaram com desenvoltura e eficiência.
Outros jogadores, entretanto, já vinham se notabilizando pela movimentação e deslocamentos. Alex, aparecendo em todos os pontos do campo, Guiñazu, preenchendo os espaços do meio-campo, Fernandão, de movimentos perpendiculares e Iarley, sempre movediço na zona ofensiva, carimbaram a nova denominação.
Este tipo de comportamento coletivo não acontece por programação. Johan Cruyff, no livro que escreveu sobre o Carrossel Holandês – 1974, afirmou que, de repente, os times da Holanda começaram a jogar em alta rotatividade, sem que alguém tivesse planejado. O estilo acabou se transferindo para a seleção do país.
No Inter, a qualidade e inteligência de alguns jogadores, aliadas ao tempo em que jogam juntos, está produzindo esta atividade coletiva que encantou os colorados, sábado, no Beira-Rio.
Ainda é cedo para se afirmar que está surgindo um novo Inter e nem que esta forma de jogar será fiadora do sucesso.No entanto, é inegável que o Inter começa a ficar diferente.
Ah, ainda sobre a Holanda: o Carrossel Holandês maravilhou o mundo no Mundial de 1974, mas quem ficou com o título foi a máquina germânica. Menos vistosa e mais pragmática.
Postado por Wianey
Wianey:
Me preocupa essa badalação em cima do Inter. Realmente o time está jogando um futebo, que a muito não se via, com desenvoltura incomum no futebol brasileiro. No entanto, para esse “carrossel” virar salto alto é num piscar de olhos. Cabe a diretoria não deixar que alguns jogadores se sintam estrelas e que o Abel não se ache o dono da idéia e resolva começar novamente suas invencionices. Vamos ver como fica quando Nilmar voltar.
O David Coimbra escreve frequentemente sobre (e contra) o fanatismo ao futebol, posi ai está mais um caso de fanatismo. Tu eh colorado doente Wianey. Pois soh um fanatico dos mais doentes, com percepção notoriamente prejudicada pela paixao poderia tecer tal comentario! Q lastima! Sugestão de titulo para o proximo post: “Fernandão: o novo Cruiff?”, hahahah, nao me faça rir Wianey!
Que mundo chato seria se apenas houvesse pragmatismo em tudo. Para alguns chatice não incomoda.
PENA QUE O CARROSSEL “PIFA” QUANDO ENFRENTA O GREMIO E O JUVENTUDE. JÁ OUVI ESSE PAPINHO EM 2006 E 2007 E DEU GREMIO.
coitada da gremistada se mordendo de CIÚMES! o tio wianey fala do gremio vai, elogia o gremio vai! ahuahuahuaahu inveja é f..fogo!
não é só aqui, na placar em outros lugares tão falando bem do inter, se o gremio quiser ser comentado q faça por merecer e nao só fazendo esse futebol feijão com arroz dos ultimos tempos
sou colorado e acho que é cedo pra falar, mas com certeza o time do inter esta se ajustando, já o gremio nao tem como comparar, pois o gremio é só correria e porrada, todo jogo tem jogador expulso.
eem se tratando de inter, o certo é CARROÇEL, COM Ç, POIS DERIVA DE CARROÇA
Wianey, te respeito muito, mas mas vezes acho que tens uma visão um pouco distorcida. Carrossel??? Se fosse esse carrossel, não tinha tomado um baile do time ruim do Juventude e sofrido pra empatar com o São Luiz. Tá mais pra roda gigante, pelos autos e baixos. Carrossel é muuuuito forçado. Ah, e não me diga é era falta de entrosamento.
Menos, Wianey.
CARROÇA com VACAS HOLANDESAS.
Bah, agora o blogueiro se superou…
Ao atribuir que o novel carrossel colorado é fruto do talento individual dos jogadores e não da disposiçao tática CRIADA pelo treinador, o blogueiro retira todo os méritos do Abelão. É a teoria da geração espontânea aplicada ao futebol. Comédia. Aliás, jogar com três zagueiros antes era crime inafiançavel. Muricy (o caipira) e, por algum tempo, Abel (o cariocão) – coincidentemente os dois maiores vencedores do futebol brasileiro -sofreram por isso.triste
Carrossel é pouco, é a RODA GIGANTE COLORADA, o VERMELHO ELETRÔNICO e o MAIOR ORGULHO DO RIO GRANDE.
esse carrossel todos ja sabem o fim, vai ser parado novamente pela maquina tricolor
desculpe, mas alem do sr. e dos alemães é claro, quem mais se lembra da alamanha
naquela copa? Pela idade o sr. deveria valorizar mais a qualidade e menos o resultado, entendo que isto iria frontalmente contra tudo o que o sr. escreveu até hoje sobre futebol, mas é bom rever conceitos. A proposito no mundo
o que repercutil mais a possiblidade de se ver o pragmatismo da Italia, ou a tristeza de não poder mais ver o time do Brasil jogar na copa de 82?
UH TERROR É O ROLO COMPRESSOR !!!
Acho que faltam 2 coisas para o time completar: a volta de Nilmar e Sorondo. Estão dizendo que o time depende muito do Alex. Correto. Mas com a entrada do Nilmar o Iarley vira um reserva a altura de Alex (q, como disse Abel, agora joga mais livre). Já o Sorondo resolverá o problema da bola aérea que, na minha opinião, é o mais grave da nossa defesa. Aí com Índio de um lado e Marcão do outro o time ainda ganha em ofensividade. Tem tudo para virar um carrossel, mas ainda não é.
Abraço.
Verdade, Wianey. Claro que está longe de ser o carrossel holandês, porém, o Inter realmente jogou de forma diferenciada e eficiente no sábado. Não quer dizer que, obrigatoriamente, será campeão, assim como a Holanda não foi em 74. Sou obrigado a admitir esta boa atuação, mesmo que discorde de esquemas onde “… zagueiros que, o jogo inteiro, desprenderam-se da defesa …”. Eu sou conservador. Prefiro SEMPRE ver um atacante, ou meio campo, finalizando. Estes, geralmente, tem o “cacuete”. Abraço!
Como o carroçel do INTER deriva de carroça o amanbed abud de Nova Prata pode ficar tranquilo pois nunca ficará desamparado em
qualquer dificuldade,pois nós COLORADOS não
guardamos rancor principalmente das minorias e dos menos favorecidos.
Interessante, quantos comentários de gremistas neste post! Ao meu ver, você não falou nada de novo, ou que não tenha sido comentado/noticiado por outras pessoas e/ou veículos de comunicação. Quem VIU o jogo, sabe do que se trata, a atuação realmente teve as características que você expôs. Não quer dizer que sempre será assim, ou que o Inter é imbativel (como a Holanda não era). Parece crise de ciumes… Lança mais um post do gremio, por favor, Wianey (risos).
Abraços, Igor C.A.
Não sei, Wianey. Eu acho que o Inter está bem, mas precisa de maior sequência e testes mais fortes para se ter uma idéia melhor.
Esse papo é bom prá gremista. A melhor coisa que pode acontecer é se acharem “um carrocel holandês”. A piada da semana!!
Primeiro, é carroSSel (não tem um corretor ortográfico???)
Claro que é: brinquedo de criança; no passado já admiramos, mas hoje roda, roda, roda e todos sabemos que no final não chega a lugar nenhum…
Isso aí Wianey.
Tu entente. Os cara querem mais testes para o Inter, mas e a Inter de Milão é oque? Pouco teste né?
Campeão Italiano, e o Inter não apenas ganhou , deu SHOW!
Dá-lhe Inter novo Carrocel e ainda Nilmar e Sorondo…titularíssimos.
Caro Wianey. Muito embora o time colorado esteja bem entrosado, entendo que ambos os zagueiros que atuaram como titulares no jogo de sábado, junto com o Marcão, devem ocupar a titularidade alve-rubra. O Sidnei só está jogando porque a direção quer vendê-lo. O Índio e o Danny possuem muito mais qualidade técnica do que ele e devem ser mantidos. Pensei que esta era uma opinião apenas minha, mas em conversa com outros colorados no sábado, percebi que a opinião da maioria é a mesma. Valeu.
O Inter não é o Carrossel, simplesmetne não tem nenhum padrão de jogo….Nunca é a mesma coisa…
Se confirma o que o Abel falou desde o início da temporada, que tem um grupo versátil na mão, que pode trocar de esquema facilmente. Agora, tendo ele falado isso há dois meses, achar que a atuação do Inter é fruto apenas da criatividade dos jogadores é demais. Nesse `carrossel`, ou nessa `bagunça`, como queiram chamar, é claro que tem participação do Abel, nem que seja apenas pra dizer `Vocês ganham, eu perco.`
SÓ DIGO AOS GREMISTAS QUE SE UM DIA ELES TIVEREM ALGUM JOGADOR QUE SEJA TITULAR NO INTERNACIONAL, QUE FALEM ALGUMA COISA, POR ENQUANTO DEVEM FICAR BEM CALADINHOS ASSISTINDO AO PASSEIO COLORADO EM CAMPO. POBRES BANANAS DE PIJAMA, NÃO TEM TIME, NÃO TEM TREINADOR,….., MAS NÃO DÁ NADA, JÁ ESTÃO ACOSTUMADOS À JOGAR A SEGUNDONA MESMO
Bom, primeiramente concordo que o INTER está jogando um futebol vistoso e faz tempo. Já quanto ao final do teu comentário Wianey, entendi o recado, pena que os tricolinos não entenderam. Mas, só pra te lembrar a alemanha de 74 q superou o carrossel holandês, jogava como tu disseste um futebol pragmático, não de má qualidade, portanto não se aplica ao que tu querias colocar. O INTER realmente está jogando o melhor futebol no Brasil, pena q os comentaristas não querem dar o braço a torcer…
Wianey, sou obrigado a duvidar que você tenha acompanhado o carrossel holandês. Aquele time não dependia apenas de dois jogadores (Alex e Fernandão), mas todos eram craques em suas posições. Quebradores de bola do estilo Edinho, Guiñazu, Welington Monteiro não serviriam nem para lustrar as chuteiras dos holandeses. Além disso , o técnico deles era inteligente…fato que já basta para desmontar sua teoria…
O time está jogando bem, ponto. Convém não embarcar nessa de “carrossel”: humildade é a receita, nada de deslumbramento…
hahahaha! Realmente, muito boa a piada! hahahaha! O Wianey pode ganhar a vida como comediante também! hehe
Nada como começar a semana com uma boa PIADA.
Você está se saindo um grande piadista Vianey, além de não esconder seu coloradismo doentio, vem com essa do inter ser uma nova holanda de 74, contra o São Luiz de Ijui, começo a pensar que precisamos repensar nossas idéias e valores, menos muito menos Vianey!!!
Não gosto dessa badalação, até hoje nunca deu certo. O carrossel da Holanda perdeu a copa e o da Dinamarca foi eliminado em 1986 levando 6 da Espanha. O Inter nem líder do gauchão ainda conseguiu ser, vive na dependência das jagadas do Alex. É muito pouco. Acho que tem que provar mais para então ser badalado.
Wianey, a referência à vitória alemã em 74 sobre o Carrossel Holandês é um mau agouro que lanças ao Colorado? Tu também faz parte dos que acreditam que o beque Léo, do GFPA, é o novo “Beckenbauer”? Para ser justo, então, o Abel seria o novo Rinnus Michels, ou não???
esse é o wianey, sempre atirando no escuro. depois dessa, tenho que lembrar o comentário do wianey de que o edinho seria titular absoluto da zaga da seleção. deu no que deu.
E viva o CARROCEL VERMELHO!!! Tem muita gente do outro time aqui nestes comentários. Isso tudo é inveja??? Viva a Deborah Secco!! Único motivo de alegria dos gremistas.
A inveja dos gremistas é notavel, pelo fato do Inter apresentar um futebol bem jogado.Fazer oque se o gremio joga um futebol feio, mal jogado e só está ganhando na sorte ou por ajudas da arbitragem (esse último jogo nao teve penalti porque o roger não tava jogando, senão o juiz já marcava um pra ajuda ele).Eu desafio os gremistas a me dizerem um jogo que o gremio jogo bem esse ano…não teve.Já o Inter já tem 3 goleadas e já papo dois campeões europeus.
Wianei, você pergunta e você mesmo responde: “O 3-5-2 É RECOMENDÁVEL PARA O DISPUTAR O GAUCHÃO, ONDE OS ADVERSÁRIOS SÃO, QUASE SEMPRE, MAIS FRACOS?”
“No Inter, a qualidade e inteligência de alguns jogadores, aliadas ao tempo em que jogam juntos, está produzindo esta atividade coletiva que encantou os colorados, sábado, no Beira-Rio.”
3-5-2 poderia não ser o esquema mais adecuado para o gauchão, mas é o recomendado, caso o Abel queira repeti-lo o ano inteiro.
Como colorado, acho exagerada essa história de “carrossel” criada pela imprensa. No primeiro problema que der vão começar as piadinhas e cornetas. Entretanto, não posso deixar de me divertir com a ciumeira dos gremistinhas e sua “carrocinha puxada a jegue”. Como eles não têm time, precisam desdenhar de quem tem.
Se a direção conseguir manter todos esses jogadores, mais a entrada de sorondo o nilmar, esse time do Inter tem tudo pra superar em qualidade de futebol o coletivo o de 2006 campeão da libertadores….o único que vem ficando um pouco abaixo é o magrão e o monteiro…o resto está em excelente forma técnica e física
Wianey, piada tem hora.
E qual é o motivo disso? Não seria o número de passes errados em redução desde a entrada de Guña e Magrão no time? Gostaria de saber os dados estatísticos sobre o número de passes errados quando Edinho e Monteiro eram os volantes de contenção e se esses número de erros foi reduzido após a entrada de Magrão e Guiña. Talvez aí esteja a explicação: mais posse de bola, menos erros de passes e possibilidades maiores de deslocamento em campo.
Menos, muito menos, Wianey…. Tú es o primeiro a dizer que o gauchão é engana trouxa… O Inter tem um bom time, mas não tem um grupo tão maravilhoso assim. Sem Alex e Guinazu, torna-se um time comum. E ainda volúvel aos rompantes de Abel Braga. Menos, muito menos Wianey…
A holanda era a Laranja Mecânica. O inter será o “Moranguinho Mecânico”?
Carrosel, huahauahauhauahu!!!
Vai virar uma “novela mexicana”, ainda mais com “péssimo time gremista segundo imprensa gaúcha”, ganhando o TRI em cima do Real Inter “soberba”!!!!
Os torcedores e o clube estão cientes do time que têm. Essa história de carrossel é papo que a imprensa começou. E, com carrossel ou não, torço para o “carrocinha” continuar invicto. Vamos desvirginá-los em breve.
Wianey, em 19/02/08 fiz três comentários no teu post “Dilema”, que perguntava onde o Nilmar entraria no time. Lá, fiz alusão à semelhança entre a movimentação do Inter `08 com a Holanda `74, guardadas as restrições de cada time (afinal, a Holanda não ganhou nada, o Inter, já) e observando que ainda falta azeitar alguma coisa, principalmente na defesa. Então, concordo contigo… e tu, comigo! Sobre jogar meio tempo, não precisa mais que isso no Gauchão, pois tem gente ganhando sem jogar nada…
Uma tropa de mula puxando uma carroça. um belo carossel, ou um corcel Verde emplacado em caxias.
GAUCHÃO É CAFEZINHO, BOM PRA TRICOLINO TOMAR, SÓ SOBRA ISSO MESMO E SEGUNDA DIVISÃO, COM DVD; HAHAHAHAHAHAHAHA
VI O JOGO DE SÁBADO E NÃO VI NADA DE EXTRAORDINÁRIO, A NÃO SER A INTENSA MOVIMENTAÇÃO DE GUIÑAZU, NÃO ACHO A DEFESA O INTER SÓLIDA E O ATAQUE A MEU JUÍZO ESTÁ CARECENDO DE UM JOGADOR MAIS PRESENTE NA ÁREA, PRA MIM PODERIA SER O FERNANDÃO. CONFIO, TODAVIA, NO ABEL, QUE COSTUMA CHEGAR TEM QUASE TODAS AS DECISÕES.
Para por aí Wianei.
O teu tima tá mais pra carroça do pra carrosel.
Tá loco… tenho que ler cada uma….
rsrsrsrs