Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Alta rotação

31 de março de 2008 53

Abel: o troca-troca vem funcionando/Mauro Vieira
Após a derrota da Ulbra para o Inter, o treinador Beto Almeida fez esta avaliação do adversário que acabara de enfrentar:

— Equipe que não marcar o Inter, fortemente, será envolvida pela sua intensa movimentação e troca de posições dos seus jogadores.

Foi esta característica coletiva que gerou o apelido de carrossel, que incomodou gremistas e colorados. Mas é assim mesmo que o Inter joga. Em Canoas, Magrão aparecia na ponta esquerda, Fernandão e Iarley recuavam para que os meias, principalmente Alex, aparecessem no ataque, Índio sempre foi visto atacando, o mesmo ocorrendo com Marcão.

É por efeito desta maneira de jogar, em alta rotação, que Guiñazu está marcando gols, fato raro na sua carreira. Na opinião deste blogueiro, o esquema carrossel é perigoso porque implica na possibilidade de, com tanta troca de posições, surgirem espaços sem marcação. Esquemas táticos tradicionais são mais simples de serem executados. Mas não se pode negar a Abel Braga o direito de modificar a forma de o Inter jogar, aproveitando o entrosamento dos jogadores.

O time do Inter, pelo longo período em que está junto, já está muito conhecido. Fernandão, por exemplo, em 2007 já vinha sendo alvo de marcação rígida dos adversários. Abel está tentando proteger o seu capitão dando-lhe liberdade para recuar. O diabo é que Fernandão é um jogador lento e, jogando na armação, ele acaba tirando velocidade do ataque colorado.

Esta é, apenas, uma leitura do atual time do Inter. Não significa aprovação. Pelo contrário, penso que Abel Braga terá que simplificar quando começar a enfrentar adversários mais fortes.

OS TORCENAUTAS COLORADOS APROVAM O SISTEMA DE JOGO DO INTER?

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (53)

  • Marcos Engler diz: 1 de abril de 2008

    Este carrocel pode ficar mais rapido e compacto, acho que com a volta de NILMAR E SORONDO, teremos uma defesa mais compacta que com o OROZKO e muito mais rapidez no ataque com o NILMAR, e mais, acho que tem lugar pro BUSTOS AINDA…

  • Dudu diz: 1 de abril de 2008

    O bom mesmo é ter um bando de quebrador de bola liderados por um chinelinho que pede para não jogar. Isso sim que é esquema bom.

  • Augusto diz: 31 de março de 2008

    Diga-se de passagem, contra o Juventude, o Inter perdeu um caminhão de gols no Beira-Rio e no Centenário quando era muito melhor com 10 em campo num contra-ataque.
    Parece que ninguém viu isso… comentar resultado é fácil!

  • Gilmar Machado diz: 31 de março de 2008

    Acho q o time do INTER esta bem, porém gostaria de ver no meio Magrão,Guinazu,Ferandão e Alex e na frente Nilmar e Adriano estes doi em ampla movimentação, pois o Yarlei já não consegue se movimentar o tempo todo e tem mais o Adriano joga para cima dos zagueiros, basta q os alas saiam um de cada vez, será que o Abel não pode testar contra a Ulbra????
    Dale INTER

  • tomaz diz: 31 de março de 2008

    wianey: achas que abel tera que mudar o esquema com adversarios mais fortes, ou simplesmente os jogadores, ao encontrarem mais dificuldades no revezamento sem deixar areas descobertas, ficarao mais contidos, executando natural e automaticamente suas tarefas de forma mais simplificada e direta? abs

  • Bruno Oliver diz: 1 de abril de 2008

    Adversários mais fortes?quem eh mais forte q o Imter hog no Brasil? tah tudu muitu igual e acho q u diferencial do Inter eh esse esquema inventado pelo Abel acho q se continuarmos assim podemos ir mais longe esse ano

  • dauro vieira diz: 31 de março de 2008

    os numeros do Inter falam por si só…melhor ataque…outra coisa o fernandão deixou mais outra na cara do gol ainda bem que ele ta mal…hahaaahah…bando de gremista corneteiro bom eo perea perdendo gol em baixo da trave…hahahah…rsrsrsr

  • colorado – NO SEGUNDA diz: 1 de abril de 2008

    Wianey, tua teoria esta contradizendo a prática. O Inter ta bem com esses esquema, para de cornetiar. Se o Fernandão é lento o Raí também era. Larga o Abel de mão Wianey, o cara já ganhou todos os grandes titulos possíveis e está obtendo um ótimo desmpenho do COlorado esse ano. Ou vc não acha a Inter de Milão um adversario forte?

  • marco acosta diz: 1 de abril de 2008

    Por fim vou concordar em alguma coisa contigo. É verdade que o esquema praticado pelo Inter deixa espaços como se fossem clarões, na defesa principalmente, e isto me preocupa.

  • Maciel diz: 31 de março de 2008

    Fernandão é lento correndo, mas não é um jogador lento, pois tem pensamento rápido, toca de primeira com extrema facilidade e faz a bola correr!! Não acho que ele atrase o ataque colorado, acho que saindo do ataque e indo pro meio o Inter perde um atacante deixando Iarlei isolado na frente. o Correto seria jogar com dois atacantes e Fernadão de meia, mas isso envolveria troca de toda mecânica de jogo, e isto no momento não é recomendável!

  • John diz: 1 de abril de 2008

    Acredito que o Inter irá crescer jogando contra adversários mais fortes. Só ai poderemos avaliar se o sistema funcionará ou não… Teremos que esperar o brasileirão ou as fases finais da copa do Brasil, já que aqui no RS não temos muitos times que possam fazer frente ao Inter. Aliás temos só um, o vitaminado Juventude.

  • Diego diz: 1 de abril de 2008

    Acho mais fácil um jogador lento no meio que no ataque. Com a inteligência e visão que o Fernandão têm pode miuto bem tocar a bola de 1ª e/ou deixar outros jogadores na “cara do gol”. O problema de um “lento” no meio é a marcação.

  • Ramiro diz: 1 de abril de 2008

    Eh isso ai, concordo com varios de meus amigos colorados, bom eh o Rogerzinho e o Pereba, um pipoqueiro e outro inutil, gremistas cuidem de seu time, e deixem o nosso jogar bola oq eles tem feito muito bem por sinal

  • Márcio Brusamarello diz: 31 de março de 2008

    Dáááááá-lhe carrossel!!! É isso mesmo… Não devemos ter medo de ser favoritos e dizer que o time é mesmo um carrossel. Vamos provar tudo isso no Gre-Nal decisivo.
    CARROSSEL COLORADO! CAMPEÃO MUNDIAL DE VERDADE… OFICIALIZADO PELA FIFA.
    E eles?
    Bem…
    Bi-rebaixados
    Arrogantes
    Trovão Azul
    Poltrona 36…
    Torcida Coli-Gay (Uhuuuu!!!)

    Valeu Wianey. Abraço a todos os colorados.

  • SANDRO MACHADO diz: 31 de março de 2008

    Caríssimo Wianey!!!
    Sem dúvida alguma que quando se tem uma intensa movimentação você acaba formando buracos na tua marcação. O que vai determinar a eficiência do teu esquema é a capacidade do adversário de aproveitar esses espaços. pego o exemplo do caratê. quando você é pesado e lento, você tem que aproveitar o espaço que o ataque do adversário lhe deixa, só que isso não é fácil e leva muito tempo pra vc aprender. por isso, atacar ainda é o melhor sistema de defesa.

  • João Batista Fulgêncio diz: 31 de março de 2008

    Pessoalmente, apoio o sistema de jogo atual, desde que o abel saiba reconhecer seu erro se os resultados de campo não vierem contra times melhores. Neste caso, ele poderia colocar uma formação mais tradicional.

  • Marco Antonio diz: 31 de março de 2008

    E ai Senhor Carlet, começou novamente a corneta pra cima do Abel e do Fernandão. Tu não desiste de bater neles. Bom é o Roth e o Roger, este tá jogando um bolão né? Claro, temos que dar um tempo para ele, quem sabe 1 ou 2 anos para que possa se entrosar… Te liga Carlet, estes comentários teus tão cansando o leitor.

  • Vitor diz: 31 de março de 2008

    Bah, Fernandão lento, e prejudicando o sistema de jogo colorado? Depois dizem que a imprensa da ZH,RBS, não é tendenciosa.
    Isso além de ser um ato de quem não conhece futebol, é um ato irresponsável de tentar desequilibrar a equipe colorada.
    Até agora não vi na imprensa azul, nenhuma crítica ao grande Roger, que vem jogando uma bolinha fraquinha a horas.
    Mas que continue assim e a nossa resposta virá com títulos como aconteceu com os DIAMANTES DONOS DO MUNDO DE 2006.

  • José diz: 31 de março de 2008

    Oswcar…Com que time que jogou contra o Gremio que vc viu esse Roger lançando Perea e Soares?? Jaciara,Barcelona ou Inter de Milão?? Só pode ser piada…

  • Rafael diz: 31 de março de 2008

    Eu acho que do jeito que está, está ótimo.Não tenho medo de `espaços na marcação` com 1 volante fixo + 2 zagueiros (sim, quem não observou ainda, deveria perceber que quando o Edinho está no ataque, um dos `alas` vira zagueiro e o Guiñazú ou o Magrão viram 1° volante.O Orozco nunca sobe) e assim a coisa funciona.Quando o time tiver muitas baixas por cartão/lesão, ai sim, simplifica e mete bala.No mais, não tenho medo de Roger Chinelinho e Pereba-perde-gol.

  • Marcelo diz: 31 de março de 2008

    Acredito que o esquema seja bom, pois dá maiores opções de jogo e torna o Inter um time difícil de marcar, que defende e ataca em bloco. Para jogar contra times mais fortes o Abel precisa a acertar a cobertura dos zagueiros quando estes avançam. E também há necessidade de melhorar o posicionamento do Fernandão, que está recuando demais. De resto, entrando Sorondo na zaga e Nilmar no ataque, tudo se encaixa.

  • Marcelo diz: 31 de março de 2008

    Wianey, não é o Fernandão quem tirá a velocidade do ataque. É a ausência de um velocista, como Nilmar ou Adriano, a quem ele possa lançar por entre os zagueiros, que é a sua jogada mais forte. O Iarley recua demais, não é um jogador veloz nem incisivo e cai muito pelos flancos. Ele e Fernandão não deveriam jogar juntos.

  • PAULO PORTO diz: 31 de março de 2008

    ESTÁ APROVADO, O MELHOR TIME EM ATIVIDADE NO PAÍS (TALVEZ O SÃO PAULO , ÚNICO QUE RIVALIZE COM O INTER), JOGA FÁCIL, GANHA BEM E FAZ UM FUTEBOL DIFERENCIADO. SÓ TEMOS PROBLEMA COM O JUVENTUDE, MAS O JUVENTUDE NEM CONTA, POR QUE ELE E OUTROS MENOS COTADOS SÃO TIMES DA 2ª DIVISÃO. SÓ UM LEMBRETE WIANEY, O FERNANDÃO SÓ JOGA CONTRA TIMES GRANDES, O QUE É ESSENCIAL. CAMPEONATO RURAL É POUCO, PARA QUEM HÁ POUCO TEMPO, FOI DONO DO PLANETA TERRA.

  • Ircvot Trampel diz: 31 de março de 2008

    Wianey, desculpa a “implicação”, mas não resisti.

    “implicar em” é envolver em complicação…
    “implicar”, no sentido de causar é transitivo.

    Implicar – Houaiss
    verbo
    bitransitivo e pronominal
    1 envolver (alguém ou a si mesmo) em complicação, embaraço; comprometer(-se), envolver(-se)
    Ex.:
    transitivo direto e pronominal
    2 causar ou sentir confusão; tornar(-se) perplexo; confundir,

  • tomaz diz: 31 de março de 2008

    wianey: achas que abel tera que mudar o esquema com adversarios mais fortes, ou simplesmente os jogadores, ao encontrarem mais dificuldades no revezamento sem deixar areas descobertas, ficarao mais contidos, executando natural e automaticamente suas tarefas de forma mais simplificada e direta? abs

  • Felipe diz: 31 de março de 2008

    Apoio muito o esquema de jogo do abel, mas eu gostaria de ver um “plano B”, para quando as coisas não sairem conforme o planejado.
    Quanto ao Fernandão, não acho que ele seja um jogador lento, ou melhor, ele pode ser lento no sentido literal, mas com a bola nos pés consegue fazer coisas muito rapidas o que acaba compensando sua “lentidão”.
    Abraço wianey e parabéns pelo blog.

  • silvio jaime fernandes diz: 31 de março de 2008

    Ganhar é essencial.Ganhar jogando bem, melhor ainda.O que o Abel vem tentando fazer,com os jogadores de qualidade que tem,é criar condições e alternativas de jogadas que muitos treinadores tem medo de fazer.A mídia aqui em São Paulo tem elogiado sistemáticamente a forma de jogar do Inter. O trocedor por ser “emocional” enxerga apenas o individual e nunca faz a leitura do coletivo.A assimilação pelos jogadores do esquema tático, não é do dia para noite,mas com os reforços de Nilmar e Sorondo….

  • Marcelo diz: 31 de março de 2008

    Complementando: a fragilidade do chamado carrossel é a possibilidade de o adversário encontrar um ponto ou mais de marcação do time que impeça a tal rotação. Isso já aconteceu algumas vezes com o Inter. Se o adversário conseguir isso por um período prolongado do jogo o Inter pára e desanda. Se não conseguir, entra na roda e toma goleada.

  • Ariosto Kuse diz: 31 de março de 2008

    Acho que quando Sorondo voltar a defesa será melhor. Quanto as GRENAIS finais. Roger não marca ninguém e será anulado pelo Gunazu, o Grêmio será envolvido pelo Inter e conhecerá, finalmente este ano, suas primeiras derrotas. Quanto ao cometarista, parece ser claramente tendencioso ao lado tricolor?????

  • vantuir diz: 31 de março de 2008

    eu tb aprovo, ainda mais se jogarem sempre como jogaram contra o juventude… kkkkk…. só porque ganham destes pobres coitados do gauchão acham que vai dar certo??? contra a chapecoense e o juventude já pode-se ver…. é só marcar um pouco forte e eles desaparecem em campo… qual jogada organizada o inter tem como característica??? nenhuma… se pensam que em 2 lances como com times pequenos resolverão sempre os jogos, acho que estão enganados…

  • ALMA COLORADA diz: 31 de março de 2008

    GOSTARIA DE VER ESTE TIME COM NILMARavilha NO TIME, AÍ SIM DARIA PARA FAZER UM JULGAMENTE DEFINITIVO.

  • Fabio diz: 1 de abril de 2008

    Esse sistema aonde ninguem guarda posicao, so esta implantado pq o Abel n entende nada de esquema… Alem disso, o Inter n jogou contra ninguem ainda, este ano. Alem da Inter, eh claro. Minha preocupacao n eh contra o Gremio, mas sim o Palmeiras, Sao Paulo, Cruzeiro… Ate la, o Inter esta perdendo tempo com essa bobagem de carrosel. Com um time bem definido, o jogador n precisa correr tanto, logo o desgaste tbem eh menor.

  • Tiago diz: 2 de abril de 2008

    Sei lá… mas prefiro ver o time criando inúmeras opções para chegar ao ataque que um esquema onde a bola tem q obrigatóriament q passar pelo “cérebro” do time sempre. O Inter deixa espaços, claro q deixa, mas TODOS esquemas deixam buracos! A diferença é que a rotação do Inter, “cria” buracos na defesa do adversário, e isto q importa, antes de tudo!

  • josé luiz gomes diz: 31 de março de 2008

    mesmo quando o inter perdeu pro juventude, me manifestei neste espaço dizendo que tem momentos que é lindo ver o inter jogar, e isto tende a melhorar com a entrada de nilmar, jogador rápido e de muita movimentação….

  • Rogerio Peres diz: 31 de março de 2008

    Para mim que sou colorado acho que o inter não jogou com ninguem e perder para o time ruim do juventude mostra que precisa entrar sempre concentrado em campo.

  • felipe diz: 31 de março de 2008

    Foi o inter ganhar da Ulbra que o Wianey retomou a palhaçada do carrossel. Interessante que depois do chocolate, da touca, da humilhação, da vergonha diante do Juventude ele tinha engolido o carrossel, que não ficou nem o rabicho dos cavalitchos de fora.

  • Madalena diz: 31 de março de 2008

    Esse povo ainda vai engolir essa palhaçada de carrossel com farinha. É só esse time frouxo do inter pegar um melhorzinho que já abre as pernas. Vide juventude: touca em casa e big-touca na serra.

  • Neto diz: 1 de abril de 2008

    … e o “peso morto” deixou o Guiña na cara do gol !! É Fernandão e + 10 !!

  • Otavio diz: 31 de março de 2008

    A ala direita do INTER é um problema crônico, pois nem MONTEIRO e BUSTUS dão conta do recado. Apoiam mal e defendem pior ainda. Contra a ULBRA surgiu uma “luz no fim do túnel” com o ROGER de ala. Foi rápido e participativo. Domina o fundamento do passe, tem drible, e é arrojado no apoio, seguidamente indo à linha de fundo e entrando na área. É franzino, admito. Quem sabe não está aí a solução para o problema ? Com a volta de SORONDO e NILMAR o time vai ganhar mais qualidade.

  • Paulão diz: 1 de abril de 2008

    Claro que jogamos apenas contra times fracos… imagina se tivéssemos que enfrentar algum time da Alemanha ou um bom time da Itália, que sabem o que é marcação, aí sim levaríamos um sufoco, né Wianey?

  • COLORADO diz: 1 de abril de 2008

    é bom esse Abelão !

  • homero felipe diz: 1 de abril de 2008

    é cabeça de comentarista,e bunda de criança,pode sempre ser uma surpresa,o nando disse que o magrão jogou na ala direira,o wianei que foi muitas vzs um ponta esquerda,depois o torcedor é que não sabe nada de futebol,durma com um barulho destes

  • Felipe diz: 1 de abril de 2008

    carrosel enguiça.

  • Felipe Cunha diz: 31 de março de 2008

    É isso aí, Wianey. Estás de novo com a razão. O carrosel é a cara do Abelão. Eu acho que ele conhece muito, já mostrou isso no Japão e em Dubai. Deixem o Abel trabalhar que os adversários vão “rodar” atrás do Inter. Abraço.

  • Níkolas Silveira diz: 31 de março de 2008

    Sim. No futebol cada vez mais de marcação dos dias de hoje, tudo o que vier a dificultar a marcação por parte do adversário é válido. E a intensa movimentação é uma boa forma de escapar do forte combate estabelecido no meio campo.

  • oswcar diz: 31 de março de 2008

    os colorados não sei, mas nós gremistas sim, principalmente com o roger lançando o perea e o soares nos vazios que eles vão nos proporcionar nos GRENAIS.

  • Fernando diz: 31 de março de 2008

    É verdade que o Fernandão é lento quando carrega a bola, com aqueles passos lentos e pesados. Mas deve ser lembrado que ele raramente faz isso de carregar a bola; ao contrário, uma característica dele é jogar de primeira. Olhem de novo o passe que ele deu para o Guiñazu no primeiro gol contra a ULBRA: que velocidade de execução, que rapidez em perceber a entrada do Guiñazu e em meter a bola para ele! É o típico jogador lento que acelera a jogada pela rapidez do passe e por não prender a bola.

  • Márcio Souza diz: 31 de março de 2008

    Evidentemente que sim.
    Quanto ao Fernandão ser lento, basta ter boa vontade e lembrar de alguns lances do jogo passado em que ele, se fazendo ágil de outra forma, fez 2 ou 3 lançamentos de 40 metros colocando alex, guiñazú.. na cara do gol.
    Aliás, bela partida de Fernandão, está quase lá. Também esqueceu de dizer isto. Interessante, pq quando era pra criticar nunca esqueceu ( e tantas vezes concordei com as críticas), mas para elogiar quando merece, o jornalista esquece…

  • Ulisses Costa diz: 31 de março de 2008

    Wianey, eu tenho a impressão que o esquema deverá mudar assim que Nilmar retornar ao time. Deve atuar como centroavante com posição mais fixa que os demais boleiros apresentam hoje. Talvez, com isso, Abel seja obrigado a voltar a algo um pouco mais tradicional.

  • Alana Mendes diz: 31 de março de 2008

    Wianey,excelente o que tu postou,eu aprovo o jeito do inter jogar,desde que o Alex por exemplo não deixe de lado sua posição de origem,ele tem que lembrar que é um meia,e não um atacante!

  • Antonio diz: 1 de abril de 2008

    “Abel está tentando proteger o seu capitão dando-lhe liberdade para recuar. O diabo é que Fernandão é um jogador lento e, jogando na armação, ele acaba tirando velocidade do ataque colorado.” W.C. não é F9 que deixa o ataque lento é a “química” F9+Iarley. Certamente seria diferente com F9+Nilmar ou Nilmar+Iarley.

  • Sandro diz: 31 de março de 2008

    Tens razão Wianey: o troca-troca do Abel tá funcionando tão bem, que tem gente se contaminando lá no aterro…

  • Sérgio diz: 31 de março de 2008

    Esse Vantuir de Viamão não entende nada de futebol, eliminamos o Chapecoense e ele fala que não jogamos nada, eles tomaram um sufoco pra ganhar de 1×0 do glorioso Jaciara e fica falando bobagem, não vão eliminar o Atlético Goianense no primeiro jogo. Engole o Carrossel, porque ele vai te pratolar, não tem pra ninguém, o Colorado é o maior de todos! DA-LHE COLORADO!

Envie seu Comentário