Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Não é volante

31 de março de 2008 43

Bom marcador não quer dizer volante/Arivaldo Chaves
Celso Roth surpreendeu escalando Rudnei, contra o Juventude. À exemplo do que acontecera com Pereira, no início da temporada, o meio-campista estava fora dos planos e esquecido, treinando separadamente, no Olímpico. De repente, Rudnei aparece como titular e jogando muito bem.

Além do seu pitoresco resgate, soma-se outra engraçada constatação: está cheio de gente, por aí, dizendo que o Grêmio jogou com três volantes, contra o Juventude: Eduardo Costa, Nunes e Rudnei.

Ora, para se falar em posicionamento tático, o mínimo indispensável é identificar em que espaço do campo o jogador se movimenta. Rudnei foi meia-direita. Atacou e ingressou na área adversária tanto quanto recuou e auxiliou na marcação. Nunca pensei que fosse necessário explicar o óbvio, mas me enganei. Percebo ser indispensável esclarecer que ter a qualidade da marcação não faz de um jogador volante.

Rudnei não é cabeça-de-área e não está jogando nesta posição. Mesmo que ele não se afirme como titular, é adequado reconhecer que a sua presença na equipe equilibrou o meio-campo e, até, proporcionou mais liberdade para Roger. Não é possível ter apenas dois jogadores com capacidade de marcação, no meio-campo. Celso Roth sabe disso.

Aliás, dá para apostar que este setor da equipe gremista dificilmente terá Roger e Julio dos Santos, juntos. Eduardo Costa, Júnior, Willian Magrão e Roger será a formação titular mais provável. A não ser que o paraguaio surpreenda e comece a marcar e a se movimentar como ainda não fez na sua carreira.

É preciso entender que Celso Roth está preparando o Grêmio para encarar competições bem mais difíceis do que o Gauchão.

O TORCENAUTA GREMISTA JÁ ESCOLHEU O SEU MEIO-CAMPO IDEAL?

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (43)

  • Samuel Sérgio Ritter diz: 1 de abril de 2008

    Haverão jogos em que o Grêmio terá de se preocupar mais em marcar do que atacar, nesses jogos ter um atleta como Rudnei será muito bom. Sobre dar “liberdadfe” ao Roger, não vi nada disso. O Roger foi caçado em campo, renderia mais com outro meia de criação ao seu lado.

  • Fabio diz: 1 de abril de 2008

    Na verdade jogou com apenas um volante: o eduardo costa. O nunes nem jogador é.

  • Samuel diz: 31 de março de 2008

    Para mim o meio campo ideal é:
    Eduardo Costa
    Junior
    Julio Dos Santos
    Roger

    O Julio pode não estar jogando tudo o que pode, mas sempre que joga dá passes com qualidade, passes de deixar colegas na cara do gol.

    Não vejo o motivo para tanta implicação com o jogador.

    E por fim, time que tem força de ataca segura metade do time na defesa, Sempre achei melhor ter um time ofensivo do que retrancado em seu lado do campo.

    Abração e vamos lá TRICOLOR!!!

  • Vanderlei Rodrigues Oestraich diz: 1 de abril de 2008

    Meio campo ideal é Eduardo Costa, Willian Magrão, Rudinei e Dos Santos o Roger passa a maior parte do tempo caindo, ainda não vi grande contribuição desse jogador

  • Fagner Alves diz: 31 de março de 2008

    Com o que tem disponível, considerando somente a característica dos jogadores, o Roth fez bem em fixar o Rudnei como 3o homem de meio. Entretanto, acho que o clube deve procurar um jogador para essa função, pois não há nenhum outro além do Rudnei – que é limitado – no elenco (na minha opinião o Tcheco encaixaria ali como uma luva). Acredito que Júnior e Magrão irão disputar a vaga de 2o homem, pois nenhum deles têm vocação para armação, mas podem ser ótimos 2o volantes vindo de trás.

  • Fagner Alves diz: 31 de março de 2008

    complementando minha opinião, o meio de campo ideal HOJE seria Eduardo Costa, Júnior, Rudnei e Roger. Com a volta do Magrão,acho que ele entraria no lugar do Júnior que ainda é uma incógnita e, repito, o Grêmio deve trazer um jogador para a função que o Rudnei está fazendo. Fui a Caxias e percebi que o Nunes no primeiro tempo se posicionou várias vezes como lateral esquerdo. Pergunto: Foi orientação do Roth ou o Nunes estava tapando buraco do Pico que não guardou posição? Wianey o que achas?

  • Guilherme Tricolor diz: 31 de março de 2008

    Concordo com o meio campo do Wianey a princípio… pois ainda não dá pra avaliar o julio dos santos. Só quem joga futebol sabe que um cara que não vinha jogando há um ano como ele, demora 1 mês e meio, jogando direto, para mostrar o que sabe. O mesmo vale para o júnior.
    Time ideal no futuro: Victor; Paulo Sérgio, Jean, Leo e Bruno Teles; E. Costa, Junior, A. Pico, Felipe Mationi e Roger; Perea. Legítimo 4-5-1 com dois meias bem abertos, assim como jogou o Arsenal no massacre contra o Milan.

  • Flávio Lisboa diz: 1 de abril de 2008

    Sinceramente, com estes que tem aí, não dá! Só tem um titular…Eduardo Costa! Nunes e Rudinei são muito ruins, Júnior e Wiliam são bons reservas e Roger muito devagar, quase parando, um técnico bom não colocaria Roger como titular, vide Flamengo o ano passado…Tem é que contratar senão vamos de novo pra segundona.

  • Júnior diz: 1 de abril de 2008

    Gosto do futebol do Hugo,.. mas onde ele vai jogar?? de terceiro homem do meio de campo?? só se for de atacante com o Perea.. ele já joga no Grêmio nesta função..

  • dauro vieira diz: 31 de março de 2008

    rudnei dispensado do criciuma vai ter vaga em time so gremio…é outro geovanio da vida!!!volta pra SC…aqui na sapucaense tem uns.. .3 …melhores que ele…

  • Leandro Meinhardt diz: 31 de março de 2008

    Meio campo ideal tem que ser criativo e aguerrido. Resumindo: Eduardo Costa (mais recuado à esquerda) e Rudinei (meia-direita) e dois criativos na frente com passes perfeitos: Roger pela esquerda e Julio dos Santos pela Direita. Perfeito, aguerrido e criativo. Willian Magrão e Junior (Banco).

  • rafael diz: 31 de março de 2008

    O meio campo ideal pra mim é Eduardo Costa, Júnior, Julio dos Santos e Roger. Com o dos Santos marcando e o Roger cobrindo as subidas dos volantes. Não existe meio campo hoje em que algum jogador não marque.

  • Felipe Tricolor diz: 31 de março de 2008

    Meu time ideal do Grêmio, considerando os jogadores que existem no grupo atualmente: Victor, Paulo Sérgio, Léo e Jean, Bruno Telles, E. Costa, William Magrão (Júnior), Julio Santos e Roger, Soares e Perea. Nunes, Pico e Rudinei não pegariam nem banco, pois há jogadores melhores ou mais promissores que eles, como Rafael Carioca, Maylson,etc. Pico igual a R, Carlos, só se for no branco dos olhos.Esse time/grupo precisa de reforços nas laterais, meio e frente ainda se quiser algo mais.

  • Regis Eduardo Urruth diz: 1 de abril de 2008

    Rudinei é bom jogador, mas longe de ser um meia articulador, é um segundo volante clássico e não pode substituir Dos Santos.
    Eduardo Costa é o melhor primeiro volante do Brasil com ótima noção de cobertura, mas como segundo volante é simplesmente comum. Roth, acorda, não começa a inventar e mudar o que estava dando certo.

  • clairton paulo spohr diz: 31 de março de 2008

    o Grêmio está se encaminhando ao que tudo indica, para um ano muito bom. todos os jogadores que estão entrando me parecem bons jogadores. Meu meio de campo teria: Eduardo Costa,Júnior,William Magrão(Julio dos Santos) e Roger. Não sei se já perceberam, mas esse William Magrão tem um futebol muito parecido com o do Lucas, aguardem e verão.o único jogador que vem jogando neste time e que não tem futuro no grêmio é o Jonas, muito mal tecnicamente.

  • Jonas Rafael diz: 1 de abril de 2008

    Mais liberdade para o Roger? O cara não jogou nada contra o Ju! Marcaram ele direto.
    E Pico = Roberto Carlos – fica ajeitando a meia enquanto os caram furam a goleira.

  • Nicolau Neto diz: 1 de abril de 2008

    É muita simplificação, exige-se para a tarefa de destruição(destruir é uma tarefa que exige força e energia = transpiração) um número ímpar de jogadores, e para a a construção, para a criação um homem só.Porque se exige dos que criam, que também marquem? E porque não se exige dos que só marcam ,criação?

  • Lucas diz: 31 de março de 2008

    Mas tchê… Que povo mais tendencioso, é só a imprensa falar alguma coisa e saem falando a mesma coisa… QUEM É O JÚNIOR?????? Ele jogou só uma partida, e diga-se de passagem pior que o Rudnei, que NÃO É TERCEIRO HOMEM E SIM SEGUNDO SR. WIANEY… Sempre jogou como segundo desde o tempo de XV… E como podem deixar o Magrão de fora???? O guri tava jogando muita bola quando saiu….
    O meu campo ideal seria: E. Costa… William Magrão… dos Santos… Roger…
    Se fechar, é o melhor

  • Gremista da Palhoça diz: 31 de março de 2008

    A unanimidade fala em dois armadores, ante a opinião do Wianey de 3 homens que tenham força de marcação. Bem, ao planejar um time de futebol que vai enfrentar uma longa maratona de um campeonato, é burrice não pensar-se em pelo menos duas alternativas táticas: uma, com uma formação mais forte na marcação, e outra, mais leve, mais ofensiva. Um time que é bitolado na forma de ser, é facilmente anulado quando ganha a menor vilibilidade.

  • Rodrigo Tricolor diz: 1 de abril de 2008

    Perfeito Wianey… Gremio de 95 tinha o Carlos Miguel e o Arilson que marcavam um monte!!!! O Corinthians a pouco tempo ganhou o brasileiro com Roger, C.ALberto, Nilmar e Tevez. Bom, ficaria um dia todo te citando times assim. Não existe regra.

  • Leandro diz: 31 de março de 2008

    Qualquer um que não tenha o Nunes!

  • Moro diz: 31 de março de 2008

    E.Costa, Junior, dos santos e roger….

  • Maurício diz: 31 de março de 2008

    Meio-campo ideal: Eduardo Costa, Junior, Willian Magrão e Roger. Mas sem essa de que Julio dos Santos e Roger não podem jogar juntos. Podem sim. O “problema” é que o Magrão tá jogando muito mais bola que ele e, por isso (só por isso), deve ser titular.

  • Júnior diz: 31 de março de 2008

    Creio eu que o Celso poderia formar um meio assim: E.Costa, Rudinei, J.dos Santos e Roger. O Júlio tem capacidade para marcar e apoiar a frente, falta ritmo só.. assim o Grêmio teria um volante fixo (E. Costa), dos meias que marquem e apoiem com força e velocidade (J.dos Santos e Rudinei)e um articulador (Roger).. bem treinado esse meio pode ser um dos melhores do Brasil..

  • Nilson Matos diz: 31 de março de 2008

    Teu meio campo, é E. Costa, W. Magrão, Jr. e Roger. O do Roth é Com NUNES e mais tres.É logico, O Magrão tá fora, quem ta jogando?Nunes ou Junior? O MEU Meio Campo é
    E.Costa, W. Magrão, Roger e Dos Santos ou Rudnei ou Adilson ou Hugo. Menos NUNES, QUALQUER formação fica boa.

  • Guilherme Gremistão diz: 31 de março de 2008

    Seu meio de campo não é, na minha concepção, o melhor. No mesmo jogo, Rudnei e Junior, jogaram todo tempo. O 15 não é um timão, mas comparando os dois jogadores, o que mostraram, Rudnei foi muito superior. Me surpreendeu também, então: Eduardi Costa, William Magrão, Rudnei e Roger. Valeu!

  • Gustavo Ribeiro diz: 31 de março de 2008

    FORMAÇÃO IDEAL SERÁ AQUELA EM QUE O NUNES NÃO ESTIVER NELA!

  • Felipe Lopes diz: 31 de março de 2008

    No meu ponto de vista, ao contrário do que estavamos vendo no inicio do campeonato, o Grêmio está provante ter um elenco reserva acima do esperado. Contando com as opções do meio campo, Eduardo Costa, Júnior, Willian Magrão, Roger, Júlio dos Santos e agora Rudnei, todos são boas opções e podem sim fazer parte do time titular (não todos ao mesmo tempo, explicando o óbvio), já o Nunes e o Maylson ainda não provaram no time profissional(mesmo Nunes com todo esse tempo de Grêmio) ter qualquer chance

  • álvaro ribeiro diz: 31 de março de 2008

    Os elogios ao Rudnei e ao Reinaldo indicam que até a crônica esportiva está acostumando-se com o fato de que não temos mais jogadores, sequer medianos, e passamos a elogiar os menos ruins. Isto é muito ruim. Perdoem-me, mas os dois são jogadores nota 5 ou 5,5, nada mais que isto e sempre foram assim.

  • Tiago diz: 31 de março de 2008

    E.Costa, Junior, Dos Santos e Roger ……..Dos Santos ja mostrou que tem mta qualidade de passe e lançamentos precisos, precisa só de ritmo, mas é melhor que as outras opçoes…Rudnei é um bom reserva para ele…

  • Diego diz: 31 de março de 2008

    ——-Eduardo Costa——–W. Magrão——-

    J.dos Santos————————Roger—-

  • P.C. diz: 31 de março de 2008

    E. Costa, Rudnei, Júlio dos Santos e Roger. Abraço a todos!!!

  • Daniel Augusto Dalpra diz: 1 de abril de 2008

    Wianey, porque não voltar o esquema 4-5-1 com Vitor, Paulo Sergio, Leo, Jean, Pico, E. Costa, Junior, Rudnei, Julio dos Santos, Roger e Perea.
    Com opção do Soares para um 2º tempo ou ainda um bom reserva para o Perea porque o Reinaldo não tem qualidade para jogar nem no Guarani de Venancio… Por falar nisso porque não comentar as atuações de jogadores destaques no interior, só capital?? Tem gente boa e que podia dar resultado no interior, sito só um, JUCEMAR (meia camisa 8 do Sapucaiense).

  • Toni diz: 31 de março de 2008

    Meio campo ideal: E. Costa, W.Magrão, Roger e dos Santos, e p/ reserva: Adilson, Rudnei, Maylson, Rafael Carioca e Jr., nesta ordem. Preferência por Adilson e Rafael. Adilson já provou em 2007 q tem condições de jogar no Grêmio: bom toque e passe, boa marcação e movimentação, boa visão de jogo e desarme. Ele e Rafael Carioca são boas promessas do futebol brasileiro, o 1° formado nas bases do Grêmio. Não entendo como tantos torcenautas não lembram do Adilson.

  • Diego diz: 1 de abril de 2008

    Wianey, como vc diz que um time não pode jogar com apenas 2 jogadores marcadores no meio, poderia explicar a razão do sucesso do Manchester (3 atacantes + Giggs + Anderson – que, se muito, é um marcador razoável) e do Barcelona de 2006 (3 atacantes + Deco)

  • Felipe Ely diz: 31 de março de 2008

    Claro! Com Rudinei jogando dessa maneira, não tenha dúvida! É Eduardo Costa, Roger, Magrão e Rudinei. Se preparem moranguinhos!!!
    Grande Abraço

  • Rodrigo De Ros diz: 31 de março de 2008

    Só queria lembrar que Gerrard e Lucas do Liverpool são volantes. e que rudinei, tbm é volante. Agora um volante não pode aparecer na área? francamente. só porque o edinho esta mais para zagueiro que para volante, isso não significa que a posição de volante seja a de cabeça de área.
    O Gremio jogou sim com 3 volantes. dois de contenção e um 2o volante. tal como lucas, gerrard, guñazu, richarlyson, josué, zé roberto, pirlo, anderson(vai ver o jogo do manchester ve se ele não aparece na área)

  • Dalmar Rolim diz: 31 de março de 2008

    O meu é qualquer um que não tenha o Nunes.

  • GREMETAL – Headbangers da Geral diz: 31 de março de 2008

    Gerrard volante??? Meu Deus…favor assinar NET ou SKY urgente, ler e assistir PVC e Mauro Beting. A desinformação da mídia gaúcha tá passando pro publico :o

  • Daniel diz: 31 de março de 2008

    INCONSISTÊNCIAS

    Wianey, tu abres um tópico “não é volante” para justificar a entrada do Rudnei no meio e aí cita que a formação mais provável do time no futuro será Eduardo Costa, Junior e Magrão (colocaste nessa ordem).

    William Magrão de terceiro homem do meio???? Agora que ele se firmou como segundo volante??

    Eu acho que o Dos Santos ainda está devendo, mas ele tem, sim qualidade pra jogar com o Roger. Só aqui no RS que eu ouço se dizer que o Roger não pode jogar com outro meia…

  • Daniel diz: 31 de março de 2008

    Só completando o raciocínio, meu meio seria igual ao da maioria dos internautas que estão citando aqui: Eduardo Costa, W. Magrão, Dos Santos e Roger.

    PS: Busque-se na carreira do Roger os companheiros de meio campo dele nos clubes em que passou. Quantas vezes ele precisou de uma “bengala” de três marcadores para poder jogar??? Sinceramente, não lembro.

  • Luiz Cláudio diz: 31 de março de 2008

    Meio campo ideal: Eduardo Costa, Junior, Julio dos Santos e Roger. Tchê! Eu não aguento mais ouvir esses nomes: Nunes, Rudnei, Pereira, Hidalgo, Jonas. Porque o Pelaipe não manda esses caras embora, junta o salário deles, e contrata um cara bom, do nível do Roger e do Perea?????? Aí vão me dizer que vai faltar grupo…pô, se faltar grupo pega dos juniores sei lá…é bem melhor que pagar 40, 50 mil pra esses pernas-de-pau que vem de fora.

  • Felipe Tricolor diz: 31 de março de 2008

    Então, prezado Wianey, quer dizer que se o Nunes jogasse na que o Rudnei jogou na última partida ele deixaria de ser volante? Hora, não é só a função ou espaço em campo que devem ser considerados, mas a caracteristica do jogador tb e Rudnei sempre foi segundo volante, diga-se de passagem, bastante esforçado, mas muito limitado. É o novo Itaqui do Celso Roth, que voltou a ser retrancado e vai continuar não ganhando nada, além de regional, isso se o Inter que tem time e grupo melhor, deixar.

Envie seu Comentário