Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pobre seleção

16 de junho de 2008 46

Lucas Nunez, AP

São aceitáveis as críticas que se voltam contra a escalação de Dunga, domingo, contra o Paraguai. Nem tanto pela constatação forçada de que o treinador da seleção formara o seu meio-campo com três volantes, já que Mineiro nunca foi um cabeça de área defensivo.

O fato que mais deve preocupar os brasileiros é a pobreza técnica da Seleção Brasileira, considerando o nível que se exige do time brasileiro. Os laterais estão anos-luz distantes dos melhores jogadores que o Brasil já teve nestas posições.

Gilberto Silva, é apenas um bom volante em declínio, nada mais. Talvez conviesse que Dunga aproveitasse Hernanes, embora também o jogador do São Paulo não seja nem parente distante de ser craque. Robinho, que faz a cabeça de muitos brasileiros, não tem personalidade de um grande vencedor e as suas artísticas pedaladas já estão manjadas pelos adversários. Está faltando Kaká, sim, mas ainda é pouco.

Alexandre Pato, que chegou a ser uma grande esperança, não consegue se afirmar e continua naquelas oscilações que, no Inter, se imaginava que fossem conseqüência da pouca idade. Faz uma grande jogada e desaparece do jogo. A escalação de Dunga não foi primorosa, é preciso admitir. Mas, o problema é bem maior do que a simples escolha de nomes.

O Brasil tem uma seleção formada por bons jogadores, somente. Os diferenciados não existem mais. Ou, como Ronaldinho Gaúcho e Nazário, parecem ter antecipado aposentadoria.

DIANTE DESTE QUADRO, O BRASIL CORRE O RISCO DE NÃO CONSEGUIR VAGA PARA O MUNDIAL DA ÁFRICA DO SUL?

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (46)

  • Tiago diz: 16 de junho de 2008

    Sempre admirei o Dunga, mas está indo mal o capitão do tetra. Quanto ao Pato, sinceramente, discordo da tua avaliação, afinal o menino jogou muito pouco tempo. que Dunga dê um décimo das oportunidades dadas ao W. Love e outros. Aí sim, vamos ver o Pato decolar.
    Simples assim!

  • Jean diz: 17 de junho de 2008

    Wianey, sempre acho teus comentários bastante pertinentes, mas acho agora que estás “pegando muito leve” com o Dunga. Se tu afirmas que hoje o Brasil tem uma seleção sem supercraques, jogadores diferencias, somente com bons jogadores, então mais do que nunca o que precisamos é de um excelente técnico. Um técnico que transforme um amontoado de “bons” jogadores em um time. Um técnico desenvolva um sistema táctico e treine exaustivamente isto. O Dunga não é técnico para este momento de falta de bon

  • Gremista da Palhoça diz: 17 de junho de 2008

    O Dunga realmente excedeu – foi folgado, chegou a ser petulante em escalar aquele time com Josué, Gilberto Silva e Mineiro -três volantes sim, pq mineiro é volante. Ou então, não sendo ele volante, como o chamaríamos? Meia de articulação? Teríamos pelo menos 10 melhores que ele para indicar. O Dunga deitou-se um pouco nas cordas. Deveria ter lembrado de como ganhou a Copa América – com muito arrojo e determinação. Se faltou atitude, deveria saber que a atitude é determinada pelo lider.

  • Natan Katz diz: 17 de junho de 2008

    Pra finalizar, a seleção deve ser prêmio para os melhores técnicos. Técnicos com trajetória, com currículo, com um passado como fiador de suas escolhas. E sobre o time, acredito que temos um bom goleiro, dois zagueiros excelentes (e gente nova como Breno, Thiago Silva e Leo pedindo passagem), um meio campo competitivo (Lucas, Hernandes, Anderson e Kaká), e bons atacantes(Adriano, Pato, Luis Fabiano).E tem alguns laterais que tb podem render mais, como Cicinho ou Leonardo Moura.Talvez falte um 5?

  • Natan Katz diz: 17 de junho de 2008

    Wianey, me desculpe, gosto muito do que escreves, mas estás muito enganado quanto ao Dunga. Ele nunca foi técnico, não tem a experiência necessária para comandar a seleção. O Brasil há muito tempo não apresenta um esquema de jogo, jogadas coletivas, uma postura tática definida. Mineiro é volante, e ruim. Josué é mediano. Gilberto Silva há muito tempo está enganando. Porque não dar chance a Lucas? Porque não fixar Anderson na 3ª função do meio? Pq não dar sequência à Pato? Pq chamar peladeiros?

  • Marcos diz: 17 de junho de 2008

    olhem a seleção: Júlio César, Diego Alves (quem? pq ñ o Bruno do FLA), Doni; Alex (pq ñ o Léo?), Juan, Lúcio, Luisão (pq ñ o Breno?); Daniel Alves, Marcelo, Gilberto, Kleber (só fama), Maicon; Anderson, Diego, Elano (só fama), Gilberto Silva (velho, pq ñ o Lucas?), Josué (só fama), Julio Baptista (velho), Kaká, Mineiro (velho), Adriano (já deu td q tinha q dar), Pato, Luis Fabiano, Robinho, R. Sobis.

  • tricolor indignado!!! diz: 16 de junho de 2008

    Pobre seleção,Wianey?É justamente pelo contrário disso que não ganhamos de ninguém.Os milionários jogadores que jogam no exterior não querem correr em eliminatória que não “vai dar nada”para eles.Foi-se o tempo que era um orgulho vestir a camisa da Seleção.Os “nossos” craques estão cada vez mais ricos(e mais cínicos,blasés e calculistas).A única forma de vermos um time de vergonha na cara seria dar o comando a um técnico de verdade(o Dunga é um fantoche da CBF)e chamar só os que estão por aqui.

  • Gilberto Rezende diz: 18 de junho de 2008

    O futuro está na NOVA geração mais Kaká e Ronaldinho Gaucho (se ele ressurgir longe do Barça). Kaká falou no Sportv que o Milan vai investir no Pato e o futuro do Nazário é no Brasil pois está fora dos planos do Milan (informação + relevante da entrevista que não repercutiu). Na seleção é torcer pela reforço da próxima temporada dos “jovens” Lucas, Anderson, Carlos Eduardo(agora visível na 1ª divisão), Fred no Lyon (sem contusões, Hernandes (no Barça ?), Thiago Neves (no Flu ?) e vai por aí…

  • Fernando diz: 16 de junho de 2008

    Wianey, sei que não é muito simpatico ou patriotico. Mas existem aspectos positivos na não classificação da Seleção para a Copa.O maior seria, espero, a queda deste modelo de Confederação e Federações milionarias e clubes miseraveis. A CBF e asFederações sugam os clubes com a organização de seleções que só tiram jogadores dos clubes e nada dão de retorno.Você poderia me informar quanto a CBF ganha com a Seleção?Claro que os aspectos negativos nem se faz necesário citar.Abraço

  • Pablo Vaz diz: 16 de junho de 2008

    Tu gosta duma retranca-amiga, hein, Wianey?! 3 volantes não são demais?

  • Carlos Santos diz: 16 de junho de 2008

    Realmente não entendi esse comentário a respeito do pato. O cara nem é escalado. Se for a respeito do jogo contra a Venezuela, pelo amor de Deus, com aquele meio-campo bizonho que o Dunga armou não tem como ser feliz. “Andorinha não faz verão”. O Dunga para mim foi uma baita decepção. Acho que ele conviveu muito com o Parreira e o Zagallo porque vai convocar e escalar mau assim no raio que o parta. Que tristeza essa Seleção! O Diego e Robinho vão afundar o Dunga na seleção. Cade a renovação?

  • Wendhell Oliveira diz: 16 de junho de 2008

    Puxa vida Wianey, nenhum tópico de sua coluna de hoje sobre a Seleção. Bom, na verdade eu sei porque o senhor não falou nada sobre o time de Dunga.
    O Brasil jogou como tu gostas, com três volantes e meio-campo recheado e o Paraguai jogou, como o senhor defende em suas inúmeras teses da maneira que não se deve jogar, com três atacantes. O Paraguai deu um banho de bola no Brasil (super retrancado) com o time super ofensivo, e agora, qual a sua explicação para esse jogo?

  • TSalvatore diz: 16 de junho de 2008

    A seleção não encanta ninguém. Foi armada de modo COVARDE e mereceu perder. Laterais atuando abaixo da média, meio campo medíocre – atolado de volantes. Diego é esforçado mas não pode dar conta sozinho. Robinho é um malabaris, muita pose e pouca bola; Anderson entrou, lutou, mas não foi o suficiente. Adriano jogou? Nem ouvi o nome dele. A defesa estava exposta, tenho dó da zaga e do Julio Cesar. Sorte nossa que a Argentina tb não está bem.

  • don corleone diz: 17 de junho de 2008

    O 1º problema está no Josué. Antes dele temos Tinga, Lucas, Dudu Cearence, Arouca, Toró, Edinho, Denilson… Josué não tem tarimba pra amarelinha. Fora Luiz Fabiano, jogador de clube; Fora Maicon; Fora Mineiro, nunca foi da seleção, e agora que já não é mais 2005 querem botá-lo; Fora Gilberto, burocrata como nunca antes; Fora Robinho, pelo menos da titularidade absoluta.
    Pato, Ronaldinhos Gaúcho e Nazário(ainda dá pra eles), Kaká, Anderson já!!!!!!

  • silvio jaime fernandes diz: 16 de junho de 2008

    Wianey, vamos puxar pela memória e não fazer vendaval no presente. Me responda:…qual foi a eliminatória que o Brasil teve moleza?…Mas é mais fácil apontar o Dunga como responsável.Pura implicancia. Quem Wianey, tu escalaria ontem para jogar o meio de campo?…Nas laterais?…Vais querer ressucirar os Cafus e Robertos Carlos?…

  • Marcos de Oliveira diz: 16 de junho de 2008

    O problema é que o Dunga pensa que a seleção é o Inter. Pensa que disputa uma Libertadores. Pensa que a garra apenas basta. Não basta. Um ex-jogador, que foi bom volante, não pode montar uma seleção só de volantes. O Brasil precisa de um treinador e não de um torcedor. Fora Dunga!

  • Alexandre diz: 17 de junho de 2008

    Tb acho que o problema maior foi o ritmo e a idéia de jogo (esperar o adversário) que o Brasil apresentou. Mas temos que contar com a péssima apresentação do Robinho (intocável pelo Dunga) e o fato de não termos laterais, e isso já é recorrente na seleção. Não sou fã do esquema 3-5-2, mas já que não temos laterais bons e temos tantos “meias-alas” de qualidade, pq não tentar esse esquema? Zagueiros de qualidade temos bastante atualmente, volantes com boa saída de bola tb. Abraços!

  • RAFAEL NEVES diz: 17 de junho de 2008

    É problema do técnico achar soluções, e garimpar novos jogadores. Agora ele tem perceber que Josué e Mineiro são uma vergonha na seleção. O Lateral direito só joga na Inter, e a meia com Diego ciscador não cria nada. Na minha opinião, acho que o Dunga deveria investir desde agora nos jovens para chegarem prontos pra Copa. Meio campo com Lucas, Hernanes, Anderson e Kaká, no ataque Ronaldinho e Pato, e não meche na Zaga, Gilberto laterla dá boa resposta quando o time está bem.

  • Theo Cruz diz: 17 de junho de 2008

    A culpa é toda da filosofia de gestão da Seleção implantada pela cartolagem carioca da CBF. Não querem treinador. Querem um bibelô com renome que “não atrapalhe” e escale aqueles que tão precisando de uma forcinha para se valorizar. Só isso explica Adriano decadente escalado e Pato fora até da reserva. Tomara que a Argentina dê um show de bola e empilhe gols. E espero, sinceramente que o Brasil fique de fora da Copa do Mundo. Enquanto Teixeira mandar, não vai ter seriedade na seleção.

  • Ricardo Petry Moura diz: 16 de junho de 2008

    É a imprensa Paulista ama Diego e Robinho, os mesmos que tiraram o Brasil de uma Olimpiada, até os grandes zagueiros Lucio e Juan afundaram, perdemos para um gordinho de um metro e meio de altura e mesmo jogando com um a mais o Paraguai esteve mais próximo de fazer o terceiro do que o Brasil descontar. Anderson a única luz em meio a escuridão, pelo menos tem personalidade, Gilberto Silva é passado é reserva do Arsenal e quase nunca joga, Josué qual a sua contribuição para seleção.

  • jorge oliveira brandão diz: 20 de junho de 2008

    Vianei, o Dunga foi um bom volante, mas não tá preparado p/ser técnico. Ainda falta-lhe mais experiência. como em todas as profissões.Ele nunca treinou um time no Brasil. Tem q começar por ai.Agora, tô chateado com essa do Teixeira escalar o Ronaldinho Gaúcho, à revelia do Dunga. Que falta de respeito. O Dunga deveria pedir demissão. Ter vergonha na cara, honrar a “gauderiada”. Na minha opinião, se a Seleção continuar assim, adeus Copa, adeus superioridade. Uma pena.

  • Rafael diz: 17 de junho de 2008

    O Dunga foi um baita volante.. mas quem disse que ele é técnico??????? Técnico é o Felipão, Luxemburgo, Muricy, Mano e outros mais… o Dunga é um amontoador de jogadores…

  • VALERIO MIRANDA diz: 16 de junho de 2008

    CLARO QUE NAO WIANEY.SAO 4 VAGAS DIRETAS E +1 REPESCAGEM.O BRASIL VAI A COPA SIM.GOSTO DO DUNGA,MAS ELE ESTA ESCALANDO MAL,TEM JOGADOR QUE NAO TEM CONDIÇOES DE VESTIR A NOSSA AMARELINHA.

  • Jonas Rafael diz: 17 de junho de 2008

    Corre risco sim, como nunca correu na vida. Acho que o Dunga não termina o ano no comando.

  • zyk diz: 17 de junho de 2008

    sinto muito dunga, mas pra ti agora é somente um tchau! vai!

  • Mauro Freitas diz: 16 de junho de 2008

    O problema é que o time do Dunga está muito parecido com o do Parreira/Zagalo. É aquele estilo irritante de toque de bola lento e improdutivo. Até quando o Diego terá oportunidade na seleção ?? Já está provado que este jogador não serve para ditar rítimo do time. Mineiro e Josué também não me parece ser a dupla de volantes ideal.

  • Glênio Sarmento diz: 16 de junho de 2008

    O problema ontem foi muito mais falta de vontade de vencer. O brasileiros perdiam todas as divididas, estavam sempre fora do lugar, erraram passes em demasia e assitiram o modesto time paraguaio atropelar em campo.

  • Felipe Lopes diz: 16 de junho de 2008

    Só se o técnico for incompetente, nenhum motivo a mais nos daria esse resultado.

  • Lucas diz: 16 de junho de 2008

    O Brasil vai conseguir a vaga pra copa de 2010, mas não é mais o mesmo e acho que nunca mais vai ser…

  • Roger diz: 17 de junho de 2008

    Dunga aposentou os “medalhões” mas não renovou. Josué, Gilberto, Gilberto Silva, Mineiro e Júlio Batista são fracos e não vão pra copa de qualquer maneira! Resultado: 2 anos depois não temos time nem agora e nem para o futuro.

  • Ricardo Petry Moura diz: 16 de junho de 2008

    Até quando o pessoal do centro do país vai continuar escalando a seleção, eles queriam esses jogadores, sempre encheram a bola do Josué e cia Ltda, agora aguentem. O Dunga infelizmente é muito verde para dirigir uma seleção, quem sabe no futuro, mas nesse momento ele não pode ser o técnico. Gostaria que tivesse dado certo, gosto da nossa maneira de ver futebol, seria mais uma demonstração de competencia de nossos treinadores.

  • Eduardo M.M. diz: 16 de junho de 2008

    Sinceramente Wianey, o Dunga como técnico é muito fraco. Como jogador sim foi um mestre em organizar e moilizar os times que passou, porém acho que ele não tem condições de ser técnico da seleção. Dunga não tem experiência técnica, é mal-humorado e só faz substituições óbvias e sem efeito. Tem que ousar ser diferente, mostrar a que veio… igual a ele ja vi muitos passarem e serem esquecidos, até breve !!!

  • wilson diz: 16 de junho de 2008

    Pois é Wianei, o problema é que Dunga escalou a seleçao muito ofensiva, com apenas tres volantes, sendo um deles (mineiro) um volante bem ofensivo, nao é de marcar tanto (quem é entao cara-pálida?). ESSES TREINADORES RETRANQUEIROS…lembra dessa frase Wianey….rssss

  • Victor Azul diz: 17 de junho de 2008

    Wianey, acontece que a internacionalizaçao do futebol brasileiro tirou o sentimento nacionalista dos atletas. Vide caso semelhante nos argentinos. Ou seja, jogar na seleçao é um porre! De outro lado, usam a selecao para valorizar perna de pau. Balcao de negocios! Ainda, as arbitragens nacionais que marcam falta em qquer simulacao estao acostumando mal o jogador. Na hora de enfrentar jogos duros todos estranham e afinam. Falta alma nacional!
    A CBF é a responsavel.

  • Thiovanne diz: 16 de junho de 2008

    Wianey, se fosse possível, gostaria que comentasses a questão da saída de bola do Brasil( muito lenta), a marcação no campo do adversário que foi praticada pelo Paraguai, pelo Equador contra a Argentina e já é muito comum na Europa. Além disto, várias equipes começam a atuar com 3 atacantes. O que vc pensa disto? Os nomes e a escalação são apenas um aspecto do problema.Falta treino, organização, disciplina tática e também compromisso com a Seleção Brasileira( tinha jogador sem vontade, ou não?).

  • Vinicius Borba diz: 16 de junho de 2008

    Vaga para a Africa conseguirá com certeza, as eliminatórias é um campeonato de pontos corridos que ganha quem tem grupo, e o brasl e argentina sempre por isso…

    agora… eu acho que colocar 3 volantes e 2 laterais estilo europa não tem problema desde que os 2 volates a frente do cabeça de área tenham muita qualidade, atualmente temos 4 deles: Lucas, Hernanes, Anderson e Ramires, mas estes 4 são da nova geração, afinal descobriram que 2º volantes são a saída, afinal os meias estão marcados.

  • Lukas diz: 16 de junho de 2008

    Não sei se vc se lembra wianey mas nas eliminatorias da olimpiada de 2004 o time brasileiro tinha “os astros do santos” e nem classificou para as olimpiadas!!!! Robinho é um triatleta corre, pedala e nada e o diego oque faz???com eles a seleção não vai chegar a lugar algum, sem falar nos laterais que são horriveis, Maicon e gilberto ninguem merece, ta na hora de renovar essa seleção!!!!!leo, lucas,anderson, pato, keirisson, hernandes entre outros estão pedindo passagem!!! te liga dunga

  • David Mello diz: 17 de junho de 2008

    Eu tenho medo de uma possível demissão de Dunga. No lugar dele entra quem? O Luxemburgo quase deixou o Brasil fora da Copa de 2002, o Leão foi pior ainda. O Parreira fez uma Copa do Mundo ridícula. O Scolari está acertado com o Chelsea…

    Como o Luxemburgo tem afinidades extra-campo com o Ricardo Teixeira, tenho medo que a CBF rescucite o Luxemburgo – aí sim o Brasil vai ficar a perigo de estar ausente em 2010. E ao contrário do que disse Vanucci, a África do Sul ficará lá longe…bem longe!

  • Luiz Angelo Bianchi Júnior diz: 16 de junho de 2008

    Não, acho que ateh com a seleção do campeonato brasileiro o Brasili tm time pra se classificar, ta na hora de renovar! fora a dupla de zaga, o time tm q renovar… anderson,lucas, hernanes, pato.. pedindo pasagem! logo

  • Fél diz: 17 de junho de 2008

    O futebol brasileiro não pode se dar ao luxo de ter, em sua seleção, titulares que são reservas em seus clubes.

    Apenas pra exemplificar, Gilberto Silva, além de reserva no Arsenal, há tempos vem sendo utilizado como zagueiro.

    Se se parte da premissa que o jogador é convocado pelo que vem jogando, como se explica convocar reservas em seus clubes? Será que o Dunga vem acompanhando os treinos dos clubes pra concluir que merecem ser titulares na Seleção?

    Meu Deus, estamos falando de SELEÇÃO

  • Paulo Dias diz: 16 de junho de 2008

    Claro que tem jogadores bons, é só convocar. Cadê o Cicinho que é bem melhor que esses laterais aí?? O Júnior César do Flu joga 10 vezes mais que o Gilberto. Cadê o Lucas??? Cadê o Alex do Fenerbahçe, o cara é craque e tá jogando muito, merece voltar à Seleção.

  • loco_gremista diz: 17 de junho de 2008

    Olha Wianey, essa partida contra o Paraguai ao, ao contrário do que todos estão falando, os brasileiros têm de se lembrar dela constantemente. Mas porquê? Simples, o banho do “jogo tático” que o Dunga tomou lá ficará manchado em seu breve currículo de treinador. Dunga precisa organizar melhor este time. Luis Fabiano acredito que perca lugar para o Pato ou o Adriano. Josué com certeza sairá da equipe, e muito provavelmente o Anderson ficará com a vaga de Diego que neste jogo se anulou.

  • Paulo diz: 17 de junho de 2008

    Fico com o L C Prates: “O dono do cavalo pode levá-lo até o coxo mas nunca vai obrigá-lo a beber a água”
    Há um nítido boicote ao treinador. Embora Dunga mostre o caminho nos treinas, nos jogos não é correspondido.

  • marasca diz: 17 de junho de 2008

    Para com esse discurso bairrista e ratranqueiro, o Dunga é muito ruim, e retranca é jogo de time pequeno. O Brasil tem trosentos jogadores melhores, é até os q estão lá poderiam render mais. Será q o Dunga, tu e o Roth não são parentes.

  • RSilva diz: 16 de junho de 2008

    Wianey,
    Sou gaúcho mas é dose aguentar o que se defende aí, um time com tantos volantes. O Dunga é um aprendiz de treinador que ouvindo imprensa daí elogiando o limitadíssimo Celso Volante Roth acaba achando que isto é bom e não é. O roth nunca ganhou nada e por aí vamos com a selecinha. Muricy neles!

  • Alexandre diz: 16 de junho de 2008

    Com Anderson no lugar do Robinho desde o início o Brasil teria melhor sorte ontem…

Envie seu Comentário