Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Erros e acertos

19 de junho de 2008 31

Dunga completa dois anos à frente da Seleção e precisa renovar o time/Marcelo Sayao, EFE

Dunga assumiu o comando da Seleção Brasileira no pior momento de um time: aquele que exige renovação, substituição de jogadores consagrados, mas envelhecidos, por outros jovens, mas ainda promissores apenas. De certa forma, é o caso de Tite no Internacional.

Mas Dunga tinha uma dificuldade para superar: vencer a resistência da opinião pública, notadamente do centro do país, que se antes lhe negara reconhecimento como jogador da Seleção, agora o acumulava de suspeitas por nunca ter treinado uma equipe antes de ser contratado pela CBF. Para se manter no cargo, precisava vencer, objetivo que julgou mais realizável utilizando alguns jogadores veteranos para cujas posições o Brasil não produzira profissionais incontestáveis ou perto disso. Foi um erro e foi um acerto. Ganhou a Copa América, jogos amistosos e fez a sua poupança. Esta foi a parte do acerto. A outra, hoje cobrada, está no fato de que não completou o trabalho de renovação.

Três jogadores — no mínimo — hoje titulares, devem ser substituídos: Gilberto, Gilberto Silva e Mineiro. Quem para a lateral-esquerda? Não se enxerga um bom candidato no horizonte. Para as posições de volantes, Hernanes e Lucas podem ser as melhores opções. Nenhum deles, porém, é craque, jogador inquestionável.

Foi navegando em águas sob a permanente ameaça de tormentas que Dunga está completando dois anos à frente da Seleção Brasileira. Precisa renovar o time mas não conta com jogadores do mesmo nível técnico daqueles que estão saindo. Se for substituído, o treinador que vier não fará muito mais do que Dunga fez até agora. O verdadeiro problema da nossa Seleção não se resolve trocando seis por meia dúzia.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (31)

  • Gerson Bagesteiro Quintal da Fontoura diz: 19 de junho de 2008

    O DUNGA FOI UM JOGADOR MEDÍOCRE, NÃO É TÉCNICO, NÃO PASSOU PELO ESTÁGIO PROBATÓRIO.GARANTO QUE NEM É FILIADO À ASSOCIAÇÃO DOS TREINADORES, SE EXISTIR.O COMENTÁRIO DO GILBERTO DO RIO TEM MAIS FUNDAMENTO QUE O SEU SR, WC.

  • gerson diz: 19 de junho de 2008

    Olá Wianey. Todo dia há uma semana tem um novo jogador “prestes a assinar” com o Inter. Deste jeito fica fácil ser reporter, não acha?

  • Marcos diz: 20 de junho de 2008

    Acho que o meio-campo poderia ser assim: 5-Lucas, 8-Anderson, 11-Kaká e 10-Ronaldinho Gaucho (q mesmo sem clube é MUITO MELHOR do que o pipoqueiro do Diego). Na defesa ta na hora do Breno e do Léo começarem a ganhar chance, porque Juan e Lúcio não são eternos… para lateral-esquerdo o problema é muito maior, poisa inda falta um jogador brasileiro melhor do que o Gilberto ou melhor até mesmo do que o aposentado Roberto Carlos.

  • RSilva diz: 19 de junho de 2008

    1) O Dunga não sofre, nós é que sofremos pois ele não pode ser chamado de técnico.
    Não consegue montar um time, é só um aglutinado de jogadores e outros técnicos podem sim fazer bem mais.
    2) O Dunga só está lá por que se submete ao esquema CBF, portanto não é questão sulista ou do centro do país, ele é parte do esquema, só que é uma marionete que vai cair até final do ano no máximo.

  • Celeiro de Ases diz: 19 de junho de 2008

    É notável a indigestão que um técnico gaúcho causa na seleção.A imprensa do centro do país não aceita isso , querem um deles lá.É notável, basta lembrarmos quanto o felipão estava no cargo.Se classificamos no sufoco para copa e fomos lá e ganhamos.Agora vai ser do mesmo jeito.E vale lembrar que a maioria dos nossos jogadores estavam de férias e sem ritmo.E mais , se o Dunga renovasse 100% a seleção iria ser contestado do mesmo jeito na primeira derrota.”EU CONFIO NO DUNGA”. Continuo a seguir..

  • Luis Fernando Engel diz: 19 de junho de 2008

    e o Lucio, aquele lateral esquerdo de excelente passagem pelo Gremio ano passado, que compunha junto com o Carlos Eduardo o melhor lado esquerdo do Brasil ano passado???
    pq nao os 2??? Teriamos jogada de passagem na selecao tb!

  • wilson diz: 20 de junho de 2008

    O problema do Dunga é um só, ele é da turma do Burroth, do retranca Menezes,do Wainey….ou seja, os adoradores de volantes.

  • Roger diz: 20 de junho de 2008

    Ele não foi contratado pra manter o próprio emprego, foi pra fazer um time pra 2010!

  • pedro emilio diz: 20 de junho de 2008

    O problema da selação nao se resume exclusivamente ao Dunga. O passado mostra que MUITOS interesses vão muito além de uma simples convocação dos nomes entendidos “aptos” a vestirem a camiseta canarinho pelo seu treinador. Neste sentido, nem sempre o jogador que gostaríamos é o convocado ou escalado. O erro esta em o DUNGA aceitar esta imposição.

  • Marcelo Guerra diz: 19 de junho de 2008

    Bem, deixarei aqui a minha seleção ideal:
    Júlio César; Lúcio, Thiago Silva e Juan; Cicinho, Hernanes, Lucas, Kaká e Kléber; Ronaldinho Gaúcho e Pato.

  • Marcelo Guerra diz: 19 de junho de 2008

    Gilberto Silva, Mineiro, Josué, Gilberto, Maicon, Diego, Robinho.
    Todos esses são bons jogadores em CLUBES, mas fracos para representar o Brasil.

  • silvio jaime fernandes diz: 19 de junho de 2008

    Falar em renovação é fácil. Renovar é outros quinhentos. O Brasil é o maior exportador de jogadores de futebol e aí eu pergunto:…Cadê os craques?…Hoje a Seleção Brasilerira é uma seleção comum,sem líderes,sem meio de campo e um ataque paupérrimo. Pior ainda:…jogadores que acham que estão fazendo além da obrigação em jogar pela Seleção. São jogadores ou “pop stars”?…

  • Fábio Macedo diz: 19 de junho de 2008

    Wianey! Concordo em parte contigo. Só que se tu falas que o Lucas e o Hernanes não são craques, tudo bem, mas o Mineiro e o Gilberto Silva também não são.Ontem eles erraram muitos passes, o Diego é muito cai cai, e Julio Batista até pode ser titular.

  • Celeiro de Ases diz: 19 de junho de 2008

    Continuando…E se alguém não acreditar, vão torcer para a Argentina , assim como os bisonhos mineiros cantando o nome do Messi no final do jogo.Foi vergonhoso para a torcida aquilo.Se esse clássico fosse aqui no sul , a garra da torcida gaúcha iria apoiar incondicionalmente a seleção.E mais , eu tenho certeza que o Dunga vai trazer o título olímpico para o BRASIL e os jornalistas de SP e RIO vão ter que continuar chorando…..

  • VERA LUCIA DUARTE diz: 20 de junho de 2008

    ACHO QUE PARA SER TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA, O OCUPANTE DESSE CARGO TERIA QUE TER SIDO TÉCNICO DE ALGUM TIME. QUE EU SAIBA O DUNGA NUNCA TREINOU NEM TIME DE VARZEA, COMO É QUE A CBF CONTRATA ELE? SÓ PORQUE ELE É COBRA MANDADA.

  • PAULO diz: 19 de junho de 2008

    É ISSO QUE DÁ TER UM TÉCNICO COLORADO NA SELEÇÃO,NUNCA DÁ CERTO.DUNGA JUNTA-SE À PARREIRA E FALCÃO…..

  • Paulo Fernandes diz: 20 de junho de 2008

    O principal de tudo é que a seleção não tem padrão de jogo. Não tem cobrador de faltas, fica na espera de uma jogada mágica de Robinho. Quanto a indicar jogadores não minha e nem tua função, é a dele para isso que é pago, tem tempo e auxiliares para observar. Nós só assistimos Grêmio, Inter e os demais do Brasileirão.

  • Fora Roth! diz: 19 de junho de 2008

    Pára de ser bairrista Wianey.Um time desajustado faz os jogadores ótimos parecerem bons, os bons médios e os médios ruins. É isso que acontece com o Brasil.A seleção está perdida, sem senso coletivo. É um amontoado sem sentido. Olha a quantidade de brasileiros jogando (e com destaque) nos principais times da Europa. Será que todo mundo virou perna de pau? É claro que com eles dá para fazer um ótimo time! Põe apenas um técnico (pois isso o Dunga nem é) e os jogadores vão voltar a se destacar.

  • Gilberto diz: 19 de junho de 2008

    Com todo o respeito, discordo de vc. Dunga pode escolher entre TODOS os jogadores nascidos no Brasil e escolheu mal, escalou mal, substituiu pior ainda. Puxa vida, Léo Moura e Gabriel, Juan e Júnior César, principalmente, estão arrebentando no Brasileiro. O Hernanes com Anderson, tendo Lucas, Arouca, Ibson e Cícero de volantes q sabem jogar; o Alex (Inter), Wagner, Roger (GFPOA), Tiago Neves; o Dentinho, Guilherme, Nilmar, Dagoberto. Tiago Silva, Alex Silva, Miranda. Sem técnica e sem pegada NÃO

  • EVANDRO JUAREZ RODRIGUES diz: 20 de junho de 2008

    Wianey, se não existem jogadores à altura dos que estão saindo quer dizer que os jogadores brasileiros estão em nível muito baixo, não há renovação, porque os clubes vendem com 16/17/18 anos promessas.Portanto, o Brasil deixou de ser o futebol de encantos mil! Temos que por a cabeça no lugar e aceitar que há muito tempo não somos mais a beleza do mundo! O Futebol brasileiro com os clubes quebrados por direções irresponsáveis e bandidas (só roubam) e pela Globo, CBF e demais entidades é pífio!!!!

  • Roberto diz: 20 de junho de 2008

    Só para dar uma idéia de renovação:
    Goleiros: Diego Alves, Felipe, Gomes, Cassio
    LD: Rafinha, Nei, Ilsinho
    Zaga: Naldo, Tiago Silva, Breno, Leo
    LE: Maxwell, Marcelo, Adriano, Junior Cesar
    Vol: Lucas, Hernanes, Denilson, Ramires,
    Meias: Kaká, Anderson, Mancini, Carlos Eduardo, Alex
    Atac: Ronaldinho Gaúcho, Fred, Guilherme, Pato

    Gomes
    Rafinha
    Naldo
    Tiago Silva
    Maxwell
    Lucas
    Hernanes
    Anderson
    Kaká
    Ronaldinho
    Fred

  • Mauricio Todeschini diz: 19 de junho de 2008

    DUNGA começou convocando mal. Depois escalou mal. E no jogo de ontem, mexeu mal. Demorou um século para tirar ADRIANO, que mal tocava na bola. De sua missão, não apenas não renovou a seleção, como, nem mesmo prestes a disputar as Olimpíadas, convoca os mais jovens. MAICON e GILBERTO talvez sejam os laterais mais fracos que já jogaram na seleção. ROBINHO é craque de bola, mas lhe falta objetividade para o jogo de futebol. Em resumo, é difícil ver alguma coisa certa no trabalho de DUNGA, hoje.

  • 1º do ranking CBF diz: 20 de junho de 2008

    o problema é que o dunga está vestindo a cor vermelha nos jogos da seleção, e esta cor não combina com vitórias; se eu fosse ele, além de abandonar definitivamente esta cor, faria os jogadores entrarem em campo com a camiseta azul da seleção, e não a amarela;

  • Wendhell Oliveira diz: 19 de junho de 2008

    Concordo plenamente contigo Wianey. Todo mundo critica o Dunga por convocar mal os jogadores, mas ninguém dá nomes de quem poderia ser convocado. Tá certo que ele tem seus erros, mas a falta de qualidade é um problema mundial. A gente falava mal do Cafu e do Roberto Carlos, mas melhores do que eles não temos. Para jogar no lugar do Gilberto Silva também não tem reserva a altura, até porque o Hernanes é segundo volante que sai para o jogo, não pode ser cabeça de área…Não está nada fácil.

  • jorge oliveira brandão diz: 20 de junho de 2008

    Concordo c/ o lo. do ranking da CBF.: Se vestirem uma camisa azul, da cor da do TRICOLOR DOS PAMPAS. talvez a coisa ande.

  • Ricardo Petry Moura diz: 19 de junho de 2008

    Como o torcedor tem esse pensamento romântico de que uma seleção formada por jogadores do campeonato Brasileiro é suficiente para enfrentar um eliminatória. Claro que não dá certo, ora bolas. Agora Gilberto e Gilberto Silva de titulares da seleção é brincadeira de mau gosto, pelo menos Josué não está mais no time diminuindo o pode da “República de São Paulo”, o torcedor tem memória curta em uma competição no Japão, Leão inventou de levar uma “Seleção Nacional” e o que deu, Leão frito.

  • RAFAEL NEVES diz: 19 de junho de 2008

    Dunga sofre rejeição por cometer erros, mas também por não ser um PAVÃO do Centro do País. Ter personalidade e ser Gaúcho é sinônimo de rejeição, mas, muito mais por inveja que por incompetência. Agora a verdade é que fora Ronaldinho e Kaká que não estão jogando, Dunga não está enxergando as verdadeiras soluções na sua barba, Lucas, Anderson, Hernanes, até Elano e Rochemback jogariam mais que Josué, Mineiro e Gilberto Silva, quanto ao Gilberto lateral não vejo outro pra seu lugar, é esse mesmo.

  • Gilberto da Silva Jr. diz: 19 de junho de 2008

    Parabéns Wianey.

    Por não se alinhar à opinião do Pedro Ernesto, por exemplo, que vi outro dia na TvCom trazendo todas aquelas trivialidades do tipo “Dunga nunca foi técnico de nada” e “começou onde muitos terminam”. Pois NÃO É ISSO QUE DEFINE se o técnico será bem sucedido.

    Parabéns também por não fazer a “clássica defesa bairrista”.

    Analisaste friamente, e concordo contigo nesse caso. Nem tão ao mar, nem tanto à terra.

    Só queria que alguns selecionados tivessem 1/3 da raça do Dunga jogador.

  • Júlio diz: 19 de junho de 2008

    Não da pra aguenta o robinho jogando na seleção .Humilha o cara do Equador é fácil , agora o da Argentina!

  • FILLIPI DUTRA diz: 19 de junho de 2008

    QUEM EH VC QUE ESTÁ POSTANDO COISAS NO BLOG DO WIANEY?? JAH EH O SEGUNDO POST (O 1º FOI DO BASQUETE) QUE NAUM TEM A PERGUNTINHA NO FINAL!!!! SAIA DAÍ, IMPOSTOR!!
    VOLTA WIANEY!!

  • Luiz Carlos diz: 19 de junho de 2008

    A seleção tem que jogar para conquistar medalhas e não, ser constituída de medalhões que não estão nem aí se vão ganhar ou não. O bolso já está forrado, se matar no jogo, de jeito nenhum. Não procuram nem ao menos ajudar um ao outro, encostando para receber o passe do colega que está pressionado por vários adversários. Faz uma seleção só com jogadores que estão disputando o Brasileirão e vê se a estória não muda.

Envie seu Comentário