Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Uma boa defesa

19 de junho de 2008 20

Boston Celtics/Larry W, Smith, EFE

O Giovani M. Madruga, torcedor gremista, faz interessante registro. Seu e-mail:

“Caro Wianey,

Chamo-me Giovani, sou gremista e resido em Santa Maria, a da república (piada infame). Sei que não é a tua área e nem mesmo se gostas de basquete, mas queria te informar que no último dia 17, terça-feira, o Boston Celtics sagrou-se campeão da NBA, apresentando a melhor defesa do campeonato. Segundo todos os comentaristas norte-americanos, esta foi a virtude que gabaritou o Celtics para o título, após 22 anos de jejum. No ano passado, esta equipe teve o pior desempenho da competição.”

O Giovani, que se anuncia gremista, está fazendo uma relação com a performance do Grêmio até agora, no Campeonato Brasileiro. O time de Celso Roth, por pontos ganhos, é co-líder e tem a defesa menos vazada, com três gols.

Basquete e futebol são esportes que distinguem as equipes que se defendem bem. É preciso haver equilíbrio ou, no mínimo, boa capacidade de atacar. Ninguém fará a defesa de um time composto apenas por defensores. Mas Grêmio e Celtics apenas confirmam que boas defesas fazem líderes e campeões também.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (20)

  • Gustavo diz: 20 de junho de 2008

    entendo que uma defesa sólida é o primeiro grande passo para a vitória, pois que não toma gol na pior da hipóteses já não perde!!!
    e o Grêmio vai por este caminho, que parece-me o mais correto.
    mas é bem verdade também que o time que só se defende e toma gols além da não perder, não ganha!
    deve-se equilibrar as coisas, sinto que para o Grêmio falta aquele jogador que desiquilíbra em um lance, uma jogada, o Roger sem duvida é um baita jogador, mas não é esse jogador capaz de desiquilibra sempre

  • Juliano diz: 20 de junho de 2008

    A verdade completa é queos Celtics contrataram o fenomenal pivô Kevin Garnett, que foi o mais importante jogador na campanha exitosa. Sem ele, poderia defender o que quisesse que não ganhava nem com a banda da brigada tocando My Way.

  • Leonardo Ribas diz: 19 de junho de 2008

    É O GRÊMIO RUMO AO TÍTULO!

  • Sandro Rodrigo diz: 19 de junho de 2008

    gostaria de destacar a forma com que os ídolos americanos são tratados.na foto postada,no canto inferior a direita,tem um Sr.de terno,boné e de barba brancas.eles idolatram seus”velhos ídolos”durante a transmissão eles aparecem várias vezes.sou fanático por futebol e gostaria que nos espelhássemos em atitudes assim.dia desses no sala de redação,tive que ouvir o Sr.Queny Braga ridicularizar como a torcida tratou o Renato,como trataram o Yarley, Gabiru,fica claro saber para qual time ele torce!

  • Lucas Heck diz: 19 de junho de 2008

    Olá Wianey. Entendo que a comparação pode ser válida. Mas por favor, quero que tu coloques reiteradas vezes na tua coluna que o GRÊMIO PRECISA DE REFORÇOS DE QUALIDADE. Ora, imaginar que o Souza é uma excelente contratação é loucura, é pensar muito pequeno, ele é apenas um jogador normal, nada mais que isso. Precisamos de laterais, meio de campo e ataque. Outra coisa, como pode o GRÊMIO liberar o Teco, ele é excelente zagueiro. Renovam com ele e deixa ele voltar a sua forma física ideal. Abraço.

  • João diz: 19 de junho de 2008

    o Grêmio chegou á final da LIBERTADORES por ter uma boa defesa, mas foi VICE-CAMPEÃO por ter um péssimo ataque.

  • Marcos Engler diz: 20 de junho de 2008

    “DEFESA, MEIO, ATAQUE” eu acho que o conjunto “da opera” é que faz campeões, não basta ser o melhor em um dos quesitos, ou o time é o melhor ou não é campeão “ano passado o são paulo ganhou “grande maioria” jogos apenas por 1×0 ou 2×1″ hora o ateque melhor hora a defesa e claro com os guerreiros do meio-campo sempre como destaques… então ou o time é bom em seu todo ou não chega a lugar algum.

  • Samuel Lermen diz: 19 de junho de 2008

    Wianey, não tenho certeza, mas acho que todos os campeões por pontos corridos do brasileiro tiveram defesas pouco vazadas.

  • Lucio Carvalho diz: 19 de junho de 2008

    Tudo bem, mas vamos devagar. No ano passado, o Botafogo liderou o campeonato até a 18ª rodada e terminou na zona da Sul-Americana. Acho precipitadíssimo fazer elogios ao Grêmio neste momento. Vamos deixar acabar os meses de julho e agosto com suas 17 rodadas para termos uma idéia de quem é quem, afinal, só quem tiver bons plantéis suportará a maratona de 9 semanas de futebol a cada 3/4 dias…

  • Rafael diz: 20 de junho de 2008

    Wianey, o dia que tu te aposentar já sei o teu substituto: Celso Roth. A idéia medíocre sobre esquema de futebol é a mesma: retranca!

  • Rubens Borges diz: 19 de junho de 2008

    só pra avisar sandro. o sr. d boné e barbas brancas é Bill Russell, vencedor de 11 títulas da NBa em 13 temporadas e um dos maioes jogadores da história do basquetebol…

  • PAULO diz: 19 de junho de 2008

    PARA OS INVEJOSOS E SECADORES DE PLANTÃO:O GRÊMIO NÃO SÓ TEM A MELHOR DEFESA DO BRASILEIRÃO, COMO TB TEM UM TIME QUE NADA DEVE AOS DEMAIS QUE SE DIZEM FAVORITOS.A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO É UMA PROVA DISSO.

  • Alex Sander diz: 19 de junho de 2008

    Ainda bem que Basquete é basquete e FUTEBOL É FUTEBOL. Não vamos misturar meus amigos, não sou uma viúvo do futebol arte, mas só se defender, é só olhar para a história, quem só se defende, por melhor que a defesa seja boa vai furar.
    Abraços.

  • Jonas Rafael diz: 20 de junho de 2008

    Eu discordo. O que faz um time campeão, ao menos no futebol, é o meio de campo. Eu já vi times com defesas limitadas serem capeões, eu já via França,sem ataque, ganhar uma Copa do Mundo,mas eu nunca vi na históra um time sem meio ganhar qualquer coisa.

  • Fél diz: 20 de junho de 2008

    A melhor defesa do Brasileiro de 2007 foi do São Paulo, que tb foi o campeão.

    A melhor defesa do Brasileiro de 2006 foi do São Paulo, que tb foi o campeão.

    A melhor defesa do Brasileiro de 2005 foi do Inter, que só não foi o campeão por motivos que todos sabem.

    Só que esta é uma tendência recente, não geral.

    Na história, 12 vezes o campeão teve tb o melhor ataque; e 7 vezes o campeão teve tb a melhor defesa.

  • Gustavo diz: 19 de junho de 2008

    Se todos chegarem a esta conclusão (sensata), seria interessante a FIFA começar a pensar em estabelcer um limite para faltas, tal como no basquete ou mesmo no futsal.

    A escassez de gols nos principais campeonatos de seleções, principalmente em jogos decisivos, reflete esta leitura do jogo.

    Abraços, Gustavo.

  • rodrigo diz: 20 de junho de 2008

    Antes de escrever o texto, podias ter dado uma olhada nas tabelas dos campeonatos brasileiros por pontos corridos. A relação entre pontuação e gols pró é bem mais forte do que a relação entre pontuação e gols contra.

  • Jorge Luiz diz: 19 de junho de 2008

    Essa é uma meia verdade, que mais vale para os gremistas de iludirem com seu time e comentaristas retranqueiros provarem suas teses. São Paulo ano passado tinha um poder ofensivo como ninguém. Não é uma boa defesa que faz times campeões, é um conjunto de ou craques ou bons jogadores do meio para frente que fazem times campeões e transformam defesas em sólidas. Bolivar só se consegrou no Inter em 2006 por este motivo. Grêmio não vai longe pq não é confiável do meio pra frente. Quem viver, verá.

  • tricolor sempre! diz: 19 de junho de 2008

    Wianey,só defender também não leva ninguém muito longe.Estamos bem,nossa defesa está bem postada,o meio marca muito(como deve ser)porém carecemos de mais qualidade na criação de jogadas de ataque.A direção tem que qualificar o grupo sob pena de,num campeonato longo,sofrermos desgaste e queda de produção pelo caminho.Aí não adianta querer crucificar o Roth!

  • Anderson Fraga diz: 19 de junho de 2008

    Importante lembrar que ano passado o São Paulo foi campeão do Brasileiro com a defesa menos vazada de todos os campeonatos nacionais…

Envie seu Comentário