Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Não percam para eles

28 de junho de 2008 34

Familiares de uma das vítimas morta na rixa entre torcidas/Roberta Pschichholz

A semana estava terminando, eu festejava a perspectiva de um Gre-Nal, verdadeiramente, de paz. Sem provocações, ofensas, desafios, os dias que antecediam o clássico me passavam a sensação de que o convívio fraterno na rivalidade era possível. Até chegar a triste e sinistra madrugada de sábado. Duas mortes, dois jovens, duas famílias enlutadas e outras, nos próximos dias, destroçadas pelo desatino de seus membros. Depois de atravessar o dia de sábado com o espírito tumultuado por sentimentos em conflito, resolvi postar este texto. Há mais de três décadas transito neste admirável universo do futebol. Neste esporte conheci realização profissional e grandes satisfações. Descobri que o futebol é fantasia misturada a realidade e esta um disfarce perfeito de sonhos. É vida representando vida nos gramados verdes ou carecas do mundo. Futebol é emoção, alegria, para muita gente, quase tudo. Os fatos dolorosos que antecedem o Gre-Nal deste domingo me conduzem a um pedido:

O futebol é bom demais, bonito demais, importante demais. Vocês, que compõe a maioria absoluta que assim vê este admirável esporte, NÃO PERCAM PARA ELES. Não permitam que uma minoria perturbada, desajustada, sem projetos e amores se faça confundir com a multidão apaixonada pelas cores dos seus clubes. Essa gente merece piedade, compreensão e até raiva. Só não merece ser tratada como torcida de futebol. Tentam esconder sob camisetas de clubes o ódio irracional que têm por tudo que se relacione com humanidade. Não são gremistas e nem colorados. E, embora sejam poucos, são capazes de produzir grandes danos.

Esses desatinados que se ferem, mutilam e matam, se escondem atrás de cores que não merecem. Lembrem-se: cada vez que um torcedor se deixa dominar pelo ódio ao adversário, quando torcer pelo seu time é menos importante do que se alegrar com o fracasso do rival, neste momento ele está um pouco parecido com esta gente triste que mata e dá tiros contra o estádio do adversário.

Quem ama o futebol tem uma segunda missão, além de torcer pelo seu clube: NÃO PERDER PARA ELES.

Que o Gre-Nal, apesar destes fatos, seja apenas um espetáculo esportivo.

E, que vença o melhor, simplesmente.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (34)

  • orlando diz: 29 de junho de 2008

    Chega a dar medo em ir em Grenal. O negócio estrapolou as quatro linhas, infelizmente. Gostaria de assistir vários jogos em POA, mas quando vou, não coloco a camisa de meu time para não ser identificado justamente para não acontecer de ser agredido pela torcida adversária. Será que isso é esporte. Será que é democracia que não aceitamos que sejam diferentes de nós. Algo está errado, rivalidade sim, gozações sim, amizade entre torcidas sim, respeito pelo ser humano sim. Violência não.

  • Dirceu diz: 29 de junho de 2008

    Wianey em 78 foi meu ultimo grenal no olimpico, a violencia tricolor me assustou e depois aquele dos banheiros foi o ultimo do beira-rio. Hoje domingo, passeios em familia tem que ser pensado rotas e horarios.Na minha opinião o que acontece e a exposição da brigada, se baixarem o sarrafo aparece na TV e pronto la vem alguem reclamar da violecia da brigada. Repressão e fundamental, mas nestes tempo de democracia, so aqui no Brsail, nao pode.

  • alexandre fleck diz: 29 de junho de 2008

    Perfeito Wianey, agora tenha esta mesma reflexão ao gremio e inter que estocavam grandes quantitadades de bebibas alcollicas para vender dentro dos estádios. Depois pau na torcida e meta a brigada em cima não é assim.Quantas mortes tivemos pela venda de bebidas dentro dos estádios.
    quem serão mesmo os verdadeiros marginais? Quem vende? quem permite a venda? reflita um pouco.

  • MACHADO diz: 28 de junho de 2008

    MANOEL, OLHANDO BEM O LANCE VERÁS QUE O ATACANTE QUE DÁ O PASSE PARA O GOL DA LUSA RECEBE A BOLA EM IMPEDIMENTO. PERFEITA A ARBITRAGEM, NESTE CASO. WIANEY, PARABÉNS, ESTE DEVE SER NOSSO FOCO. PAZ NO FUTEBOL…

  • Luciano diz: 28 de junho de 2008

    Concordo, Wianey. Que as diferenças de opiniões não passem das quatro linhas e não se transformem em inimizade. Sou gremista e tenho muitos amigos colorados. Jamais os verei como inimigos. Que este espírito possa se perpetuar, para o bem do futebol, e para que saudavelmente possamos torcer sempre. Paz no Gre-Nal!

  • joao diz: 28 de junho de 2008

    esta é uma coisa linda que tu escreveu, já te critiquei por varias coisas e opiniões tuas, mas sempre respeitando o lado profissional, mas infelizmente não vou mais a GREnal, é muita BAIXARIA… VIOLENCIA… como vou ao jogo com o meu filho de 15 anos??? sómente com jogo de uma torcida só…

  • Fernando Pauletti diz: 28 de junho de 2008

    Sabe, Wianey:
    Costumo ler teu blog e tua coluna diariamente, concordando, discordando um pouco mais, mas saudando, acima de tudo, a coerência que que pautas tuas opiniões. Nesta, em especial, devo parabenizar-te!
    Acertaste em cheio!
    Um abraço,
    Fernando

  • GLENIO COLORADO(LEGITIMO) diz: 28 de junho de 2008

    hein vianei? por que sempre a torcida do gremio protagoniza esse tipo de atitude?? sao sempre os mesmos torcedores gremistas arrogantes e petulantes, espera pra ver amanha se o timinho do gremio perder, o que irá acontecer, sempre sao eles que começam os tumultos e brigas, é uma torcida que dá vergonha.

  • Everson diz: 28 de junho de 2008

    Tens toda razão, isto não é torcida, é banditismo, delinqüência e psicopatia, tudo isto camuflado como torcida.

    Tenho irmão gremista e irmão colorados. Meu pai era colorado e eu sou gremista. Tenho primos e amigos nas duas torcidas. E não acredito que exista alguém no RS que não esteja na mesma situação.

    Quando o sujeito deixa de reconhecer o ser humano que está na frente dele e só enxerga a cor (ou usa isso de desculpa para sua bestialidade), deixa ele mesmo de ser gente. Passa a ser bicho.

  • MACHADO diz: 28 de junho de 2008

    MANOEL, OLHANDO BEM O LANCE VERÁS QUE O ATACANTE QUE DÁ O PASSE PARA O GOL DA LUSA RECEBE A BOLA EM IMPEDIMENTO. PERFEITA A ARBITRAGEM, NESTE CASO. WIANEY, PARABÉNS, ESTE DEVE SER NOSSO FOCO. PAZ NO FUTEBOL…

  • Andre Santos – Colorado diz: 29 de junho de 2008

    Olha, estou muito satisfeito com o demonstrado pelo Inter.
    Não nos respeitaram e só não perderam pois o juiz usou dois pesos ao marcar o penalti contra nós e não marcar o no Nilmar.
    Mas tenho que admitir, empatar com este time medíocre foi um mal resultado para o nosso time.

  • Antonio Carlos de Holanda Cavalcanti diz: 29 de junho de 2008

    Sou gremista, mas o inter (aliás, eu previ que isso iria acontecer, pois estão mordidos) jogou muito bem. O empate foi justo pelo que o Grêmio fez no segundo tempo, mas o nosso rival se esforçou ao máximo e por pouco não saiu com uma vitória. Utilizaram o famoso pega-ratão. Chamaram o Grêmio, foram felizes em fazer o primeiro gol no primeiro tempo e tentaram administrar, mas a força do imortal é infinita!!! Mesmo sem jogar bem buscou o resultado. Ficou bem. Mas tem que melhorar.

  • Wilson diz: 29 de junho de 2008

    Perfeito.
    Para ficar melhor, deveriam ter a coragem de dizer quem começou com esta guerra,qual a torcida mais violenta e que precisa maior acompanhamento da policia,quem faz mais bagunças nos estadios e na cidade.Quem agride dirigentes e torcedores rivais.E finalmente quem é acobertado pelos seus dirigentes e patrocinados pelos mesmos.

  • Gaudencio diz: 29 de junho de 2008

    E existem os marginais da palavra; os que criam danos com a palavra. Por ex.: um repórter ouve uma instrução no olímpico e sai correndo para o beira-rio contar o que ouviu, na intenção de criar uma POLÉMICA, de criar um fato, de CRIAR UM BATE-BOCA ENTRE OS TIMES, independente das consequências. Será que isso não afeta também o ânimo dos torcedores? Essa criação do BATE-BOCA, da POLÉMICA não acirra ânimos? Marginal é marginal, mas e esse tipo de conduta de alguns “profissionais” da imprensa?

  • Antero Bicca diz: 29 de junho de 2008

    Vc está velho e ficou babaca! Pela obrigação de escrever perdeu suas convicções e está se contradizendo diariamente. PENSE MAIS e escreva menos velho !

  • Silvio diz: 30 de junho de 2008

    Sobre torcidas.
    sou colorado, mas nunca pensei que os torcedores do gremio ficassem tão irados assim com nossos ultimos titulos, da libertadores e mundial.
    Eles se transtornaram, eles estão agressivos, não posso nem mais comentar observar futebol perto deles, que eles começam a já nos ofender etc e tal.
    O Inter nao deveria ter sido campeão, acho que só eles podiam ter sido.

  • Bernardo RS diz: 29 de junho de 2008

    Xinelagem… essa eh a minha definicao.

    Sao Leopoldo esta virado numa vila. A probreza na america do sul nao pode mais crescer. Essa eh uma guerra que perdemos diariamente e somos hipocritas em afirmar que esta tudo bem… que vergonha para o RS ver essas noticias nos sites nacionais.

  • Rosangela diz: 30 de junho de 2008

    Gostei muito de ler a colna do sr.Wianey, tenho dois filhos, um colorado e o outro gremista, ambos sócios dos clubes que torcem, fico sempre com o coração de mão quando viajam 270 km para assistirem aos jogos, mas sempre acredito no ser humano.

  • Idelmo diz: 29 de junho de 2008

    Neste GRENAL tudo com0 sempre! A turma do Sirotsky pasteurizando os fatos – ou azulando. Faltas como a do goleiro do Inter foram dezenas, nas duas áreas e nem por isso o “juiz” assinalou penalti ou muito menos expulsou! A arbitragem brasileira é um caos…

  • Rafael Pereira diz: 30 de junho de 2008

    Tenho certeza que nenhum gremista ou colorado de bem concorda com esse tipo de atitude desses marginais… Se utilizam do dito amor pelo time para matar… Isso não existe…

  • tatiana diz: 28 de junho de 2008

    bah wianey,hi..vi os lançes de portuguesa e santos e me revoltei com o gool anulado premeditadamente conta a portuguesa.o simom fez isto para tirar o santos da zona do rebaichamento.o gremio que abra a baga estes times que estão na zona da degola ou segundona e são grandes como o inter,fluminense,e agora o santos vão ser ajudados por estes tipos de árbitros suspeitos em fim de carreira.e pronto pra tudo para agradar o coronel ricardo teixeira.

  • MANOEL BONIFAÇIO DE GUSMÃO diz: 28 de junho de 2008

    SR.WIANEY CARLETT,É APRIMEIRA VEZ QUE EU VENHO NO SEU BLOG PARA FAZER UUM DESABAFO.ESTE ÁRBITRO CHAMADO CARLOS E.SIMOM FEZ UM CRIME OUTRA VEZ NA ARBRITRAGEM BRASILEIRA.ANULOU UM GOOL LEGITIMO DA PORTUGUESA.NOS 38 DO SEGUNDO TEMPO.ELE DEVE SE APOSENTAR E NÃO APITAR MAIS JOGOS OFIÇIAIS.POIS A SUA CONDUTA E FICHA NÃO O RECOMENDA.PARABÉNS A DUPLA GRENAL QUE NÃO ADMITEM MAIS ESTE SUJEITO APITAR DEÇISÃO.SÃO PAULO,ATLETICO MINIERO BOTAFOGO E NA ARGENTINA ELE ESTA VETADO.DA UMA DÓ DA NOSSA LUZINHA POXA.

  • Rodrigo diz: 29 de junho de 2008

    Lamentável!

    Que coisa lamentável!

    Rezo para que as famílias encontrem forças para suportar este difícil momento em suas vidas.

    Quando isso vai parar?

    De quem é a culpa?

    Que coisa triste, tchê…

    Lamentável.

  • Idelmo diz: 29 de junho de 2008

    Neste GRENAL tudo com0 sempre! A turma do Sirotsky pasteurizando os fatos – ou azulando. Faltas como a do goleiro do Inter foram dezenas, nas duas áreas e nem por isso o “juiz” assinalou penalti ou muito menos expulsou! A arbitragem brasileira é um caos…

  • matheus diz: 29 de junho de 2008

    inadimissivel o que fizeram no grenal, roubando discaradamente para o time do gremio, o goleiro ja tinha a bola dominada e não tinha o porque fazer o que fez propositalmente, isso significa que não tem o porquê marcar penalti!
    foi um lance normal de jogo e sem intenção, isso não pode acontecer num jogo de futebol, espero que a diretoria do inter entre com alguma ação na CBF para anular o que ocorreu e dar uma grande punição no arbitro/bandera.

  • MACHADO diz: 28 de junho de 2008

    MANOEL, OLHANDO BEM O LANCE VERÁS QUE O ATACANTE QUE DÁ O PASSE PARA O GOL DA LUSA RECEBE A BOLA EM IMPEDIMENTO. PERFEITA A ARBITRAGEM, NESTE CASO. WIANEY, PARABÉNS, ESTE DEVE SER NOSSO FOCO. PAZ NO FUTEBOL…

  • Paulo diz: 30 de junho de 2008

    Wianey, estão plageando os teus textos em outro site. Acho isso um absurdo. Veja:
    http://www.vibesul.net/destaque29062008.htm
    Um Abraço!

  • Anderson diz: 29 de junho de 2008

    Wianey, espero que leia o meu post. Acredito seriamente que a RBS tem um veiculo que é desnecessario, pois ajuda justamente naquilo que nos queremos entre gremistas e colorados: PAZ. O blog da corneta está longe de ser uma brincadeira, só acirra mais os animos, se puder, dê uma olhada, e se possivel, abra os olhos dos teus colegas para que esse blog seja tirado do ar, pois presta um grande desserviço a todos, alem de sujar a imagem da RBS, que prega a paz, mas abriga tal blog. obrigado!

  • Amanda Santos diz: 29 de junho de 2008

    Wianey, te mandei um e-mail com um texto de um gremista que complementa o que tu escreveste aqui.
    Se possível peço que leia, ou até publique.
    Abraços,
    Amanda.

  • Alex Sander diz: 29 de junho de 2008

    Prezado Wuaney,
    Não estamos falando de preferência clubística, pois sou colorado, meu pai gremista e nem por isso vou agredir ele, nem meu cunhado , nem minha irmã e nem meu vizinho, isso o que está acontecendo em nossa cidade, estado, é caso apenas de polícia, repressão, estão propagando que seja briga de torcida, desculpe-me eles não fazem parte da nossa torcida nem do meu amado Inter e tenho certeza que nem do Grêmio, estes que estão fazendo isso são marginais que teriam de estar presos.

  • márcio souza diz: 29 de junho de 2008

    Espero que estes CRIMINOSOS sejam duramente punidos no que manda a lei, leia-se, cadeia. E que as capas de jornais, blogs, os programas de tv… mostrem a cara destes assassinos(assim como mostraram dos que morreram) tanto das execuções em são leopoldo como os do celta branco que dispararam tiros contra a fila do inter próximo ao gigantinho. É compromisso da polícia pegar, da justiça punir e da imprensa apresentar a cara destes criminosos! Belo post Wianey.

  • silvio jaime fernandes diz: 29 de junho de 2008

    Wianey:…infelizmente nossa legislação permite que ocorram quaisquer tipos de barbaridades e com total impunidade.No quesito futebol.está muito além da conta certos acontecimentos de pura bandidagem.Já que fizeram uma lei (?!) de tolerancia zero ao motorista embriagado, que se faça uma lei de tolerancia zero à estes crápulas “valentões”,que são na realidade “quadrilheiros covardes”.Infelizmente os “famosos direitos humanos” são feitos para bandidos.

  • edivores luiz savian diz: 29 de junho de 2008

    VIANEI INFELLIZMENTE PESSOAS QUE AGEM DESTA MANEIRA NAO TEM AMIGOS NO DIA A DIA,NO SERVIÇO E ATE DENTRE DE SUA PROPRIA CASA OU SEJA TORCEDORES DA DUPLA GRENAL.EU MESMO SOU COLORADO TENHO FILHOS QUE TORCEM PELO MEU INTER,MAS TAMBEM TENHO IRMAO GREMISTA,SOBRINHOS GREMISTAS E CONVIVEMOS QUASE QUE DIUTURNAMENTE ASSISTIMOS O CLASSICO DA MESMA MANEIRA COM AMIGOS DAS DUAS AGREMIAÇOES,POXA QUE IGNORANCIA O QUE E PARA SER UMA PAIXAO ,CONGREGAÇAO DAS FAMILIAS VIREM ESTA NOJEIRA.ABRAÇOS,DESCULPEM DESABAFO

  • Gaudencio diz: 29 de junho de 2008

    E existem os marginais da palavra; os que criam danos com a palavra. Por ex.: um repórter ouve uma instrução no olímpico e sai correndo para o beira-rio contar o que ouviu, na intenção de criar uma POLÉMICA, de criar um fato, de CRIAR UM BATE-BOCA ENTRE OS TIMES, independente das consequências. Será que isso não afeta também o ânimo dos torcedores? Essa criação do BATE-BOCA, da POLÉMICA não acirra ânimos? Marginal é marginal, mas e esse tipo de conduta de alguns “profissionais” da imprensa?

Envie seu Comentário