Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fechar a janela não adianta

28 de agosto de 2008 39

Ricardo Teixeira: má idéia de mudar o calendário do futebol brasileiro/Divulgação

Recentemente, ao anunciar o calendário para 2009, Ricardo Teixeira lamentou que ainda não será possível adaptar o nosso ao calendário europeu. Trata-se de uma idéia antiga do presidente da CBF, que não repercute positivamente entre os clubes. Nem poderia.

As razões de Teixeira são pueris e trariam mais prejuízos do que benefícios. A proposta oficial teria como grande objetivo evitar a saída de jogadores no meio do Campeonato Brasileiro.

Se o calendário brasileiro fosse adaptado ao europeu, as férias do futebol, aí incluindo jornalistas esportivos, seriam desfrutadas em… agosto. O Brasileirão começaria em seguida e, sem interrupção, terminaria lá pelo mês de maio do ano seguinte.

Não é difícil perceber que a “janela de agosto” seria transferida para dezembro, simplesmente. E se abriria no meio do nosso principal campeonato. Então, que diferença faria? Os clubes buscariam os nossos craques em dezembro, em vez de agosto.

É verdade que complicaria um pouco para os europeus, pois as contratações se dariam durante as suas competições nacionais. Nada, porém, que não possa ser resolvido com a abundância de recursos financeiros, histórica na Europa.

No Brasil, sim, a mudança enlouqueceria o futebol. Imaginem as seguintes situações:

 Filhos dos jogadores, treinadores e dirigentes em pleno ano escolar e os pais de férias. Que ferias seriam estas, na saída do inverno?

 No auge do verão, as crianças estariam de férias enquanto os pais trabalhariam.

 O torcedor brasileiro, que no verão busca o Litoral para gozar as suas férias, estaria afastado dos estádios.

Até que a CBF informe quais seriam as reais vantagens em adaptar o calendário brasileiro ao europeu, a proposta é um verdadeiro tiro no pé. As perdas seriam muito maiores do que os ganhos.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (39)

  • Júlio César Mânica diz: 28 de agosto de 2008

    Parabéns,

    exelente matéria!

  • Vinicius Santos diz: 29 de agosto de 2008

    Discordo plenamente de ti, Wianey. Grande parte das contratações são feitas na pré-temporada. Essa é a regra. Contratação feita em janeiro, durante a temporada, é exceção. E se for pro bem de todos, que dê-se um jeito nas férias de quem por mês mais do que muitos brasileiros ganham por ano. Isso não é motivo de reclamação.

  • Carlos Henrique Trindade diz: 29 de agosto de 2008

    Wianey, me desculpe, mas teu comentário soa um pouco corporativista. Ora, me desculpe a sinceridade, mas se és jornalista tens quearcar com o Bônus mas também com o ônus. Se o calendário fosse adaptado ao europeu, claro que isso diminuiria as transferências no meio do nosso campeonato. Os europeus são organizados, dificilmente contratam no meio de seus campeonatos como nós fazemos por aqui. Ou fazemos isso ou o Congresso faz uma lei proibindo jogadores de se transferirem no meio de campeonatos.

  • Leandro Dobler diz: 29 de agosto de 2008

    Wianey, gostei muito da análise, espero que nosso calendário continue da maneira que é, pois é uma identidade nossa, de certa forma da nossa cultura e país. Porém, fiquei com uma pequena curisiodade ao ver uma sitação sua, a seguinte:

    “Filhos dos jogadores, treinadores e dirigentes em pleno ano escolar e os pais de férias. Que ferias seriam estas, na saída do inverno?
    Então na Europa, os estudantes tem suas férias escolares juntamente no período de agosto onde acontece as férias no futebol?

  • André diz: 28 de agosto de 2008

    NÃO TE FAZ DE LOUCO WIANEY, COMO QUE NA ARGENTINA ELES CONSEGUEM, POIS SE EU NÃO ME ENGANO O VERÃO DELES É NA MESMA EPOCA DO NOSSO ENTÃO NAO PILHA E TODOS SABEM QUE A JANELA DE DEZEMBRO É MUITO MAIS FORTE DO QUE A DE AGOSTO. TU ESTA PENSANDO SÓ NAS TUAS FERIAS E NÃO ESTA NEM AI PARA OS FUTEBOL E OS CLUBES.

  • william diz: 28 de agosto de 2008

    CONCORDO PLENAMENTE!
    BOM COMENTÁRIO WIANEY!!!
    HAVERIA MUITO MAIS PERDAS DO QUE GANHOS!!
    ESSA CBF SÓ FAZ TRAPALHADA!!
    ABRAÇO!!!

  • gabriel diz: 28 de agosto de 2008

    Um pouquinho de informção não custa..a janela de agosto só existe devido a ser nessa época que são vendidos jogadores na Europa.adequando o calendário não haveria mais janela.Férias, mar ,praia??? Em que país tu estás Wianey??? Menos de 10 % das pessoas pode veranear..o resto está trabalhando.E acho que os jogadores aguentariam para receber seus parcos salários.

  • Jonas Rafael diz: 28 de agosto de 2008

    Mas já não existe uma outra janela hoje em Janeiro, Fevereiro ou coisa assim? Não vejo nenhuma diferença mesmo. Complicaria e vida de muita gente e não resolveria a situação dos clubes…

  • Miguel diz: 28 de agosto de 2008

    Se existe alguma coisa em materia de campeonato (além do equilibrio da nossa competição)em que o Brasil tem algo de melhor que os europeus é o calendario. Na verdade quem deveria se adequar ao nosso calendario são os europeus. É um absurdo, o campeonato de 2008,na Europa é disputado em 2009,sim, pq a parte melhor normalmente é a segunda.

  • Alexandre Perin diz: 28 de agosto de 2008

    Eu vejo algumas vantagens. A primeira é que em dezembro, os times europeus não possuem tantos recursos assim. As contratações de impacto são na janela maior, e em dezembro somente reforços pontuais, ou substituições de lesões ou atletas que naufragaram na primeira etapa dos nacionais.

    Assim, os times teriam menos recursos. Jamais uma contratação de porte do Pato, do Breno seria feita por um grande time europeu.

  • EVERTO FERREIRA diz: 28 de agosto de 2008

    EU JA LI MUITAS BESTEIRAS MAS ESSA É DEMAIS, O WIANEY ESTA MAIS PREOCUPADO COM AS SUAS FERIAS DO QUE O FUTEBOL, SEGUNDO ELE NINGUEM TRABALHA NO VERÃO, ESSA É MUITO BOA !!!!!!

  • Ricardo G.O. diz: 28 de agosto de 2008

    Tu sabe o percentual de trabalhadores brasileiros que podem gozar férias nos meses de janeiro e fevereiro? Infelizmente não tenho esses números, mas aposto um cafezinho que se trata de um reduzido grupo de priviligiados.

  • DARIO BERTOI diz: 29 de agosto de 2008

    É fácil, é só fazer o campeonato nacional no 1º semestre e os regionais e a Copa Brasil no 2º. Assim disputaríamos um campeoanto entre as janelas de janeiro e agosto com times completos

  • Pedro diz: 28 de agosto de 2008

    Também seria muito mais difícil para os clubes brasileiros repatriarem jogadores que estão na Europa, em plena competição no velho continente.

  • Alexandre diz: 29 de agosto de 2008

    Parabéns Celso, você consequiu nos eliminar da terceira competição sequida !!!

  • Carlos diz: 29 de agosto de 2008

    Pô Wianei, você está partindo de uma premissa equivocada. Não vejo problema nenhum em adaptar o nosso calendário ao Europeu. O primeiro turmo do brasileiro seria disputado até fins de novembro e as férias dos jogadores continuariam em dezembro como atualmente. A pré temporada em janeiro e em fins de janeiro ou início de fevereiro do ano seguinte seria disputado o segundo turno. Portanto, a janela maior de transferência de jogador ocorreria sempre antes de iniciar o brasileiro, ou seja, agosto.

  • André Carvalho diz: 28 de agosto de 2008

    E aqui em Porto Alegre, que no verão quase não é quentinho… imagina que loucura seria pra dupla Gre-nal

  • Alex Lucas Cabral diz: 28 de agosto de 2008

    a tua preocupaçao é com as tuas férias né seu Wianey

  • Rafael Rossato diz: 28 de agosto de 2008

    Sobis já é do Al-Jazira. E agora? como fica o Alex ?

  • Pedrão diz: 28 de agosto de 2008

    Nunca li tanta besteira de uma vez só!

  • Tiago Medina diz: 28 de agosto de 2008

    Além disso, imagina a qualidade de um jogo realizado em Porto Alegre mesmo (pra não dizer Salvador) às 16h de uma tarde de janeiro…

  • Samuel Sérgio Ritter diz: 29 de agosto de 2008

    O Ricardo Teixeira não faz nada pelo futebol brasileiro, não faz nada para qualificar ou proteger o nosso futebol, deve ganhar uma baita grana dos clubes europeus!!! O pessoal só lembra de pedir a saída do Dunga, acho que essa mudança deveria ser de uma hierarquia mais acima!!! FORA RICARDO TEIXEIRA!!

  • Marco diz: 29 de agosto de 2008

    Seria interessante ver como está a situação na Argentina, pois eles fizeram o calendário deles coincidirem com o europeu.

  • laert diz: 28 de agosto de 2008

    Essa história de janela é tudo coisa para “inglês ver”. Futebol é um negócio, jogador é mercadoria e torcedor é o bobo da corte nesse meio. A paixão do torcedor é sabiamente manipulada pelos que transitam no meio esportivo, para gerar lucros aos espertos de plantão. Todo o torcedor sabe disso…mas parecem com aquela personagem de humor da tv…EU GOSTO!!!! Parece que torcedor GOSTA de ser enganado…Paga para ver artista e só assiste a pernas-de-pau…

  • cassio diz: 28 de agosto de 2008

    MAIS UMA BARRIGADA HEIN ?? SOBIS VAI PRO AL-JAZIRA E ALEX FICA.DESTE JEITO TA COMPLICADO TUA SITUAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO A CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE.LAMENTAVEL

  • Leo T. diz: 28 de agosto de 2008

    … das férias? Desculpe, Wianey, mas é um atraso para o futebol brasileiro este calendário totalmente fora do esquadro do resto do mundo. A Argentina já se adaptou há muito tempo, assim como outros países sul-americanos.

  • Gilberto RSRJ diz: 28 de agosto de 2008

    Férias no meio do ano? Até parece que são seres HUMANOS, NORMAIS, como nós, q não podemos escolher (em nossa maioria) nossas férias, não é?

  • Filipe Geissler diz: 28 de agosto de 2008

    Discordo contigo. Na minha opinião tinha que ser SIM o mesmo calendário da europa! Dizer que é ruim por causa das férias de jogadores e jornalistas é ruim hein?

  • Lucas Winckler diz: 28 de agosto de 2008

    Tem que acabar com o Gauchão! É muito sério isso, deu pro gauchão gente! Grêmio e Inter jogavam citadino, depois metropolitano, e com a evolução deixaram de jogar! Temos que repensar isso! Campeonatos estaduais não tem servido pra nada além de rivalidades muitas vezes mesquinhas. Campeões com Grêmio e Inter não podem mais jogar em estádio como os que o interior oferece! Campeonato Gaúcho de agora em diante servindo como acesso à série D do Brasileiro e fim de papo!

  • LEONARDO diz: 29 de agosto de 2008

    Pois é, taí a chance de beneficiar os clubes do Rio. Pois ele não teriam o problema de seus torcedores migrarem para o litoral no verão.

  • william diz: 28 de agosto de 2008

    CONCORDO PLENAMENTE!
    BOM COMENTÁRIO WIANEY!!!
    HAVERIA MUITO MAIS PERDAS DO QUE GANHOS!!
    ESSA CBF SÓ FAZ TRAPALHADA!!
    ABRAÇO!!!

  • Jose Helio diz: 28 de agosto de 2008

    Para a CBF é muito fàcil. E sò mudar o clima, fazer nevar no Brasil em dez-jan-fev,e fazer 40° no RS em jun-jul-ago.
    Depois colocar o Brasil na CE. No Brasil tudo è possìvel. Se for preciso podemos importar até o Vesùvio ou trocar pelo Cristo Redentor. Somos os maiores do mundo, somos Penta!!! Somos os maiores exportadores de jogadores. Enquanto tivermos favelas esta mina serà inesgotàvel!

  • João Pedro Motta diz: 28 de agosto de 2008

    Wianey
    Será que nós estamos certos quanto ao calendário? A maioria (senão a totalidade) dos países adotam calendário.
    Para mim é algo mais profundo. A discussão talvez exista em função da famosa paralisação (letargia) do país de meados de dezembro até o início de março (sem falar a enormidade de feriados); neste período tudo se transfere para as praias e festas. Se tivéssemos atividade produtiva no país neste período (ao invés da vagabundagem institucionalizada) ão debateríamos isto.

  • Iran diz: 29 de agosto de 2008

    Ricardo Teixeira para presidente da AFA já!

  • Papai (é o maior) Papudo diz: 28 de agosto de 2008

    É VERDADE WIANEY, NUNCA HAVIA PENSADO POR ESSE PONTO DE VISTA… FAZ SENTIDO. QUEM MANDA SER POBRE….

  • Guillermo diz: 28 de agosto de 2008

    Uma pergunta para vossa excelência… por que essa idéia funciona em apenas TODOS países da América e da Europa e não pode funcionar no Brasil? Motivos pueris são os mencionados neste post.

    Quando você diz que a idéia não repercute positivamente nos clubes esquece de mencionar que somente dois clubes grandes são contra: cam e spfw.

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!

  • Felipe Araldi diz: 28 de agosto de 2008

    É isso aí Wianey! O calendário europeu é do jeito que é pelas mesmas razões que o daqui é do jeito que é.

  • Leo T. diz: 28 de agosto de 2008

    As vantagens são TODAS. Só o Brasil ainda não acordou para a realidade do calendário padronizado da FIFA. Por isso, durante Copa do Mundo e Olimpíadas, os clubes brasileiros perdem os poucos jogadores que disponibilizam à Seleção em partidas importantes; os campeões da Libertadores (em final de temporada, desgastados) enfrentam os campeões europeus (em início/meio de temporada, com a corda toda) no Mundial. Os campeonatos estaduais ocorrem em janeiro mesmo que grande diferença faria na questão

  • jacob diz: 31 de agosto de 2008

    Parabéns. Muito lúcida tua interpretação dos fatos.

Envie seu Comentário