Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O Inter, hoje, é o Grêmio amanhã

28 de agosto de 2008 42

Como introdução deste post, alguns provérbios calhordas:

NA DITADURA — Manda quem tem a força e obedece quem não for louco.

NO EMPREGO — Manda quem pode e obedece quem tem juízo.

NO MERCADO — Manda quem tem dinheiro e se submete quem não tem.

Ruim? Péssimo, eu diria, mas real. O direito de espernear só é válido quando existe alguma chance de dar certo. Derrubar muros a cabeçadas é, simplesmente, loucura. Não se recomenda.

Enquanto os colorados vêem os seus principais jogadores sendo assediados por clubes estrangeiros como prostitutas à beira das ruas, os gremistas se divertem com o desmanche do grande rival. Não deveriam. Ou melhor, devem brincar com a desgraça do co-irmão enquanto podem porque, em seguidinha, a mesma praga se abaterá sobre o Grêmio. Aliás, já se abateu.

Não passou tanto tempo que possa ter caído no esquecimento as saídas de Lucas, Anderson e Carlos Eduardo, entre outras revelações gremistas. Nenhum deles conseguiu cumprir um ano inteiro na equipe principal. Recém saídos das fraldas, lá se foram para a Europa, arrastados por avalanches de euros.

O que está acontecendo com o Inter, acontecerá com o Grêmio, em dezembro, quando se abrirá nova janela para exportações. A corrida por jogadores que hoje estão no Olímpico só não será devastadora se o Grêmio desabar no Brasileiro, uma improbabilidade quase absoluta. Confirmando-se a tendência, o Grêmio será campeão e, nem bem tenha se recuperado das celebrações, começarão a surgir compradores estrangeiros.

O Inter de hoje é o Grêmio de amanhã.

Este é um problema sem solução. Já se pensou que os clubes brasileiros poderiam reter os seus craques se conseguissem equilibrar as suas finanças. Pura ilusão. O Inter está com as suas contas equilibradas e não precisaria vender mais nenhum jogador, este ano. Por que, então, Alex está saindo e Nilmar poderá seguir pelo mesmo caminho? Simplesmente porque clube algum do Brasil tem condições econômicas, hoje, e jamais terá, para concorrer com os salários europeus. E, quando um jogador é envolvido pela perspectiva de ficar milionário, rapidamente, não há força no mundo capaz de retê-lo.

Culpas os dirigentes pelas saídas dos jogadores e, apenas, atender a necessidade de o torcedor descarregar sua raiva e sua frustração em quem está mais próximo. É preciso ter um Judas para malhar, embora seja injusto e porque não se quer admitir a realidade.

Centenas, talvez milhares de brasileiros universitários são encontrados, pelo mundo afora, descascando batas e lavando pratos em restaurantes. Por que gostam? Não, claro, porque neste nosso amado Brasil, não conseguem trabalhar. Aliás, todos os dias se lê e escuta notícias sobre quanto o Brasil está crescendo. Entretanto, o que mais se vê são multidões de jovens em busca de trabalho. Quem, entre os queridos torcenautas, não tem um parente ou amigo que, com o diploma universitário embaixo do braço, busca, desesperadamente, um emprego? Qualquer um!

Meus amigos, se o país é assim, por que no futebol seria diferente?

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (42)

  • álvaro ribeiro diz: 28 de agosto de 2008

    Na verdade, os jogadores do Grêmio não foram assediados, foram oferecidos, já que o clube precisava de dinheiro. Até os melhores jogadores dos EUA ou do Japão vão jogar na Europa e não acredito que ganhem muito mais lá. É que todos querem morar na Europa, pois, fora os próprios europeus e talvez os chineses, todos somos colonizados e não conseguimos nos livrar desta praga.

  • Eduardo diz: 28 de agosto de 2008

    Estás coberto de razão.
    aliás, por morar no exterior, conheço muita gente que passa exatamente por essa situação que mencionaste. com diploma lavando pratos.
    ofertas de trabalho no exterior são cada vez mais populares no Brasil (pegue o caderno de empregos da ZH e veja quantos anúncios em inglês).
    Profissional qualificado, em qualquer profissão, não tem essa de ficar na “pátria que o pariu”, vai para onde terá melhores condições. infelizmente é assim. seja futebolista, seja garçom.

  • Marco Aurélio Castaldo Andrade diz: 29 de agosto de 2008

    Li até o final e o Wianey não citou um nome que possa ser assediado. É um bando de perebas que já está despencando, estão há 3 partidas sem vencer, uma delas contra o Graaaaande Náutico (aguardo ainda o DVD Batalha dos Aflitos II). Quem será assediado deste bando de perebas, aí? Com a palavra, os iludidos gremistas…

  • Daniel diz: 28 de agosto de 2008

    A diferença, DESSA vez é que o desmonte está acontecendo no MEIO do campeonato. Acontecer depois de terminada a competição é ruim, claro, mas não tanto. Isso vale prá qualquer time.

  • luiz pereira diz: 28 de agosto de 2008

    Se o Clube está realmente saneado como alrdeiam dirigentes do Inter,pergunto:se não tem interesse em venderem jogadores,eleva-se o valor o mais que puderem,para clubes desistirem da compra,então o que acontece é que na hora de fazerem contrato com esses jogadores(vedetes do futebol,ficam na mão dos empresários para futura venda ai não tem co mo segurar mesmo. Mas isso por enquanto é poblema dos vermelinhos.Qdo chegar a vez dos nossos(Gremistas),OREMOS.

  • Julio Cesar Marques diz: 28 de agosto de 2008

    Caro comentarista sempre achei vc. um comentarista mediano e agora vc. diz que não há solução para saída dos jogadores e que os contratos não valem, só vem a confirmar o que eu pensava sobre vc. que a solução há eu tenho algumas idéias que colocadas em prática estancaria bastante essa venda desenfreada de jogadores com o mero discurso coitado do jogador é chance da vida dele. Em qualquer sociedade inteligente o coletivo sempre tem que ser mais importante que o individuo!

  • CELSO ADAMS diz: 28 de agosto de 2008

    SR WIANEI,SOU UM LEITOR DOS SEUS COMENTARIOS
    MAS FICO TRISTE QUE O SENHOR FAZ CRITICAS DURAS CONTRA O INTER E ELOGIOS AO GREMIO PORQUE ISTO,O SENHOR E GREMISTA OU O SENHOR NAO GOSTA DO INTER VEJO VCS HOJE NA ZERO HORA E NA RADIO GAUCHA NAO COMO PROFISIONAIS MAS SIM COMO TORCEDOR DO GREMIO LAMENTAL O QUE VOCES ESTAO FAZENDO ISTO E UM DEMONSTRAÇÃO CLARA QUE VOCES NAO SAO PROFISIONAIS E SIM TORCEDOR DO GREMIO SO POSSO LAMENTAR PELAS VOSSAS ATITUDES ANTE PROFISSIONAIS

  • Lucas Winckler diz: 28 de agosto de 2008

    Lucas ficou inacreditáveis um ano e meio jogando no Grêmio, lembro dele na Batalha dos Aflitos e se não me engano jogou a final da Libertadores.

  • Rodrigo diz: 28 de agosto de 2008

    Não sonha Wianey!!! Palmeiras pentacampeão brasileiro 2008!!! O teu grêmio é cavalo paraguaio e já começou a demonstrar isso, se não fosse os 8 penaltis erroneamente marcados a favor de vocês, junto com os 3 gols impedidos, sem falar nos 4 penaltis que vocês cometeram e não foram marcados, vocês estariam no lugar certo, mas a sorte e os roubos estão acabando e agora voltarão ao lugar correto. Ah me esqueci, tem o gol que o william fez no vitória empurrando o zagueiro. Barbaridade!!!

  • Tiago leal diz: 28 de agosto de 2008

    concordo com vc wianey,e isso se dá simplismente na minha humilde opinião pq a moeda aqui, o REAL vale menos do que o EURO.Por isso que os jogadores vão para o mercado europeu ganham dinheiro lá e depois voltam para o brasil gastar o que receberam!!

  • alexandre fleck diz: 28 de agosto de 2008

    Só um louco não venderia esses 2 jogadores, é perto dos R$ 60milhões. Um grande negócio,dá até para negociar outra libertadores.

  • kageyama diz: 28 de agosto de 2008

    O titulo “O Inter, hoje, é o Grêmio amanhã” não confere com a realidade, visto que o Inter não tem técnico qualificado. A situação só vai piorar, sem plantel e sem técnico de qualidade vamos fazer o que?
    Com o caixa cheio de dinheiro seria o momento para a Direção do Inter contratar um profissional qualificado.

  • Paulo Bolívar diz: 28 de agosto de 2008

    Eu diria mais, Wianey, quem neste Brasil não tem um parente no esterior, tentando um ganho maior que em nosso País, para fazer seu pé de meia ?

  • leandro diz: 29 de agosto de 2008

    Os jogadores brasileiro são todos mercenários, mas não por culpa deles própios e sim destes dirigentes amadores q poluem o nosso futebol. Se não fossem pagos verdadeiros absurdos aos atletas, os clubes de fora não dariam tanta importância assim. Estes dirigentes deveriam fazer cada jogador atuar pela sua equipe por fidelidade às cores q estão defendendo. Por que o Boca não tem dificuldade alguma em manter seus atletas por um período bem longo? Lá se joga por amor ao seu país e idolatria por seu

  • endrigo diz: 28 de agosto de 2008

    só há um porém: o GRÊMIO tem camisa. sempre será um TIME, não apenas UM ou DOIS jogadores (Alex e NilmarA).

  • cleidemar diz: 28 de agosto de 2008

    Sei la…nao quero falar de futebol..to de saco cheio de ver e ler q o Grêmio vai ser o campeão…isso me da esperanças ilusorias..visto que a direção não conseguiu trazer ninguem..com marcel e perea no ataque paulo sergio e pico nas alas…o titulo é tão ilusorio quanto acreditar que o Brasil cresce.O país cresce em desembrego em violencia e difrenças sociais, isso sim.Tomara que eu esteja errado, que tudo dê certo, pro Grêmio e pro povo brasileiro.

  • Minwer diz: 28 de agosto de 2008

    Wianey,

    Não concordo quando dizes que os clubes brasileiros jamais terão como competir com os salários europeus. Estamos vendo as receitas dos clubes cresendo ano a ano e, em casos como da dupla, as dívidas vão diminuindo. Isso significa que, assim que terminarem de pagar seus credores, os times poderão oferecer mais dinheiro pros seus atletas. Afinal, nenhum clube de futebol brasileiro visa o lucro financeiro. Pelo menos por enquanto.

    Abs

  • Marcos Engler diz: 28 de agosto de 2008

    Wyanei não temos que concordar com estas suas sandices e muito menos com os gremistas, o INTER não passa por um bom momento e está na verdade na UTI, já, o gremio é lider do Brasileiro. então vejamos: quem do gremio está indo p/ europa nesta janela ou está comprando? WIANEY a resposta é ninguem. Meu caro o gremio é um monte de perna de paú que está dando certo, agora, comparar com os jogadores do INTER e dizer que amanhã será ele que estará nesta situação.. até VC duvida, conhecendo o que tem lá

  • CELSO ADAMS diz: 28 de agosto de 2008

    SR WIANEI,SOU UM LEITOR DOS SEUS COMENTARIOS
    MAS FICO TRISTE QUE O SENHOR FAZ CRITICAS DURAS CONTRA O INTER E ELOGIOS AO GREMIO PORQUE ISTO,O SENHOR E GREMISTA OU O SENHOR NAO GOSTA DO INTER VEJO VCS HOJE NA ZERO HORA E NA RADIO GAUCHA NAO COMO PROFISIONAIS MAS SIM COMO TORCEDOR DO GREMIO LAMENTAL O QUE VOCES ESTAO FAZENDO ISTO E UM DEMONSTRAÇÃO CLARA QUE VOCES NAO SAO PROFISIONAIS E SIM TORCEDOR DO GREMIO SO POSSO LAMENTAR PELAS VOSSAS ATITUDES ANTE PROFISSIONAIS

  • Glauco diz: 28 de agosto de 2008

    ISTO É UMA BARBARIDADE TU TENS RAZAO WIANEY, É TRISTE DE LER ISTO, O BRASIL É TAO BONITO N TEM NEM COMPARAÇÃO COA EUROPA,OS JOGADORES SO VAO PRA LA POR CAUSA DO DINHEIRO EXCLUSIVAMENTE.

  • Leonardo Miotto diz: 28 de agosto de 2008

    Caro Wianey:

    Eu já estou vacinado, sou gremista.

    Não me vislumbro com nenhum craque.

    Aliás, o quanto antes os eventuais craques saírem, melhor.

    Assim não causam falsas expectativas.

    Abraço.

  • Alvaro Andrade diz: 28 de agosto de 2008

    Quanto a parte futebolística, OK. Mas há equívocos na constatação dos estudantes e blablabla…lógico que nunca TODOS estarão empregados, mas vejo diariamente amigos e parentes com várias ofertas de emprego e estágio..mais de 1,5 milhao de empregos criados em 6 meses é sinal de que quem ta indo pro exterior não faz bom negocio, com dolar e euro em queda…e o nosso minimo com reajuste de 12% previsto p o ano que vem…

  • laert diz: 28 de agosto de 2008

    Wianey…você foi um dos que votou no “barbinha” e agora está reclamando! Cada país tem seu “barbinha” que merece. Deixando a política de lado, a culpa na verdade, é dos patrocinadores e clubes, que pagam salários exorbitantes…Será que esses artistas, tão bem remunerados, dão tanto retorno? Ou mesmo, será que os retornos são proporcionais aos investimentos? Porque então tem clubes falidos, inclusive na Europa? Será que tem dinheiro saindo “pelo LADRÃO”?

  • Campeão de Dubai diz: 28 de agosto de 2008

    Concordo com quase tudo, menos na questão da queda abrupta da zebra paraguaia do Brasileirão. E já começou: nos últimos seis pontos disputados, ganhou um, e de xiripa! Ninguém faz proposta por um motivo bem simples: a Europa quer craques, não operários sem grife de um time recem saído da segundona (não dá status, pereba não vende camiseta).

  • Ednei Rodrigues diz: 28 de agosto de 2008

    Nem fale Wianey.
    Eu, ainda bem, não tenho esse problema de procurar emprego, consigo porque sou universitário, técnico de informática e com experiência ( apesar dos meus 25 anos). Já a pobre de minha namorada, sabe quanto tempo ela ficou procurando um emprego? 1 ano e 5 meses. Isso porque ela fez um curso profissionalizante de massagem e estética facial…senão, já sabe, estaria procurando ainda
    É uma realidade horrível que vivemos hoje.

  • PAULO ROGÉRIO DOS SANTOS ALBERTI diz: 28 de agosto de 2008

    Endrigo,você tem razão o grêmio sempre será um time, o mesmo que caiu duas vezes para a segunda divisão e foi a maior piada do futebol brasileiro nos últimos anos, até no Casseta e Planeta apareceram, enquanto o grande rival INTERNACIONAL foi Campeão da Libertadores, Campeão do Mundo FIFA e Campeão da Recopa Sul Americana. Realmente o grêmio é um baita time.

  • Anderson diz: 28 de agosto de 2008

    Não esquece, prezado Jornalista, que dois meses atrás a RBS e todos os seus funcionários envolvidos no esporte (comentarista, apresentadores, etc) venderam o Guina….e, hehehe…o mesmo está aí até agora.

    Tão pagando para ver denovo com o Nilmar?

    Saudações,
    Anderson

  • silvio jaime fernandes diz: 29 de agosto de 2008

    Olá Wianey:..Em principio está correto teu comentário.Entretanto este assunto de vendas de jogadores para o estrangeiro, já ultrapassou os limites.TODO MUNDO CRITICICA,dá opiniões e NINGUÉM APONTA UMA SOLUÇÃO. Alguns Clubes tradicionais do Futebol Brasileiro estão às traças.Observa-se nítidamente a falta de competencia de gestão e organização dos clubes.Existe uma saída,mas utópica:…UNIÃO DOS CLUBES COM UMA ADMINISTRAÇÃO PRIVADA.

  • endrigo diz: 28 de agosto de 2008

    piada é desfilar em carro de bombeiro com um título de “campeão moral”!
    piada é ficar em 7º no gauchão
    piada é depender de 2 jogadores
    piada é ser campeão do mundo FIFA, reconhecido ao lado do curinthia!
    piada é não poder usar o nome FIFA oficialmente
    piada é ser campeão com o gabiru como responsável;
    é ser um time com validade de 1 ano (sport clube 2006);
    é depender de 2 jogadores
    é quem assiste e toma casseta e planeta como referência de alguma coisa;
    é ser colorida e pensar que é grande!

  • GLPol diz: 29 de agosto de 2008

    Dizem que: “quem está de fora encherga melhor”. Quem lê os comentários dos colorados percebe claramente a grande doença que os contamina, a SOBERBA. Eles tem o time mais caro, só eles têm craques, só os títulos deles que valem, só eles isso, só eles aquilo. Tomara que eles continuem sonhando e se achando, quando acordarem não terão mais um “Pato” para pagar o “pato”. E aí? A coroa da soberba despencará.

  • FÁBIO PIRES diz: 28 de agosto de 2008

    Exato Wianey, quantos casos de estudantes que gastam mais de 50.000,00 para se formarem e quando se formam só vão conseguir cobrir os gastos que tiveram a longo prazo, isso se conseguirem trabalhar nas áreas que estudaram.

  • Daniel Marques diz: 28 de agosto de 2008

    Ok Wianey,
    Mas então me explique como o lendário Boca consegue manter seu plantél por anos?
    A verdade é que a diretoria dos Clubes brasileiros são coniventes com os empresários, talvez até por levarem uma boa grana “por fora”.

  • jorge diz: 28 de agosto de 2008

    Será que todos gremistas são burro? será que não existe um inteligente neste mundo?
    Onde estava a camisa de vocês quando foram rebaixados, repito REBAIXADOS por 2 vezes, e agora vem com papinho de camisa. que camisa mediocre é esta de vocês.
    Quanto ao assunto em pauta tem mais é que vender e arrumar as finanças, não adianta pagar salários milionários e ir a falência “segundona” logo em seguida, por não ter dinheiro para montar um time.

  • alceu diz: 28 de agosto de 2008

    No tricolor, dificilmente algum jogador com qualidade se aparecerá. basta ver as compras feitas pelo Tricolor. se desfaz de um jogador, e meio ano depois traz o mesmo de volta:(r mendes, tcheco,marcel) é um time de operários. não tem jogador de importância relevante para jogar em clubes europeus.

  • GAÚCHA diz: 29 de agosto de 2008

    Hahaha…
    É o Grêmio não tem jogador com nome mesmo…
    Mais do que adianta ter jogador com nome e alto salario, se não jogam, se não fazem esforço nenhum?!?!
    Nome e dinheiro, nãigniicam qualidade e um time perfeito!!!
    Antes de falar lembre!!!

  • Rafael Rossato diz: 28 de agosto de 2008

    Normal. Ou vocês acham que se o Alex e o Nilmar fossem jogadores do GRÊMIO eles iriam ficar no gremio pro resto da vida ?
    Se a imprensa vê fantasma, problema é da imprensa, eu não vejo.
    Jogador bom tem propostas…

  • Beto Lemos diz: 28 de agosto de 2008

    Curisiodade de onde sai tanto dinheiro, nestes clubes Europeus?
    Só venda de camisa dificil de acreditar, socios e patrocínios tudo tem limite.
    Essa abundancia infinita de recursos, pode estar ligada a apostas e lavagem de dinheiro.

  • Sergio Vettorazi diz: 28 de agosto de 2008

    Porque não postaram meu comentário. Não ofendi ninguém, simplesmente não concordo com este comentarista de resultados, recalcado e hipócrita.O que falta ao Inter é Técnico de Futebol, e não missionário, pregador da linha de pensamento positivo. Precisamos de homem sério e competente para comandar este time, que é maior do que seus problemas e de seus “comentaristas secadores”. E o resultado do jogo? Como foi?

  • Thiago Gremista diz: 28 de agosto de 2008

    Wianey, a diferença é que a debandada no Grêmio vai se dar em DEZEMBRO, com a temporada concluída. Saem uns, e o time tem a janela de janeiro inteirinha para repor, e montar o time para o primeiro semestre.

  • Eduardo Herrmann diz: 29 de agosto de 2008

    Concordo, Wianey. Porém, apenas uma pequena correção. Lucas foi vendido ao Liverpool apenas em 2007, após o término da Libertadores. Foi titular contra o Boca Juniors no Olímpico (Sandro havia sido expulso), e foi lançado ainda em 2005, na reta final da série B. Portanto, jogou inteira a temporada de 2006 (foi, inclusive, vencedor da Bola de Ouro da revista Placar), e ainda uma parte de 2005 e 2007.

  • Marcos Paulo diz: 28 de agosto de 2008

    Wianey!

    Assisti ontem à noite à final da Recopa, com o Boca papando mais um título, embora empatando o jogo…
    Mas o que me chama a atenção é o seguinte: como é que o Boca consegue manter, mesmo com o peso valendo 60% do real, jogadores como Battaglia, Palacio, Paletta, Dátolo, por tanto tempo? O Palacio está há quase quatro anos no Boca, e sempre jogando bem…
    Qual a explicação???

  • Alexandre diz: 29 de agosto de 2008

    Parabéns Celso, você consequiu nos eliminar da terceira competição sequida !!!

Envie seu Comentário