Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Rubros de raiva

29 de agosto de 2008 39

Os colorados Fabrício Carpinejar (foto) e Mário Corso escreveram artigo sobre a fugacidade dos relacionamentos entre jogadores e clubes/Renata Stoduto, Divulgação

Senhoras e senhores torcenautas, este blog, orgulhosamente, apresenta… (rufar de tambores) um texto exclusivo de dois colorados ilustres: o poeta Fabrício Carpinejar e o psicanalista Mário Corso, ambos escritores. Deliciem-se:

A janela é uma porta escancarada

O Estádio Beira-Rio é um aeroporto. Ou um terminal rodoviário, como a Editoria de Esportes avisou. O placar deveria informar os horários das conexões. Ou, quem sabe, um SPA para recuperar a forma física na entressafra dos campeonatos estrangeiros.

São cantadas as promessas do presidente, do diretor de futebol, dos próprios jogadores de que sequer um titular será vendido. Não têm firma reconhecida. Fernandão confessou que não sairia, e voou logo depois de suas palavras. O mesmo acontecerá a todos que empregam a equipe como plataforma de embarque.

Com o peso argentino baixo, servimos de entreporto dos hermanos para destinos mais distantes. Mal um jogador se destaca e é cogitado para a seleção brasileira dos imigrantes. Nem precisa de uma temporada inteira para mostrar seu rendimento. Bastam 90 minutos e, no próximo jogo, será atordoado por interesses de clubes, especulações de seus passes, cocheira com empresários e distrações alheias ao lugar na tabela. Nossos filhos recém começaram a colecionar o álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro, e o plantel está antigo e defasado, com cinco jogadores negociados.

A janela de contratações das equipes do Exterior é uma porta escancarada. Uma verdadeira janela do desgosto. A fugacidade dos relacionamentos entrou de salto alto no gramado. Mudou a relação do torcedor com seu time de coração. Está difícil de namorar, muito menos casar. São os “ficantes” da bola. Um dia com um, outro dia com outro, descartada a relação estável. Falcão ou Pelé ou Sócrates ou Zico que passaram praticamente a vida inteira num único time são recordações dos bisavôs. Não existe mais alma monogâmica no futebol.

Nossas sugestões para o novo momento:

Torcedor colorado, não se apaixone, não se apegue a seu ídolo. Futebol hoje é coisa muito séria para se deixar levar pelas emoções. Não insista, são as realidades do mercado. Sonhe por jogadores esforçados, mas medianos, que ninguém deseja comprar. Melhor uma equipe de pernas-de-pau que fique do que uma de craques que passam. O que adianta casar com a Gisele Bündchen se ela vai embora durante a lua-de-mel?

Dirigentes, troquem na sigla o C por A, ficaria Internacional S.A. Fica mais direto, mais verdadeiro. E abram o capital para sócios investidores, queremos ações ao portador para acompanhar seu ritmo na bolsa, já que no campo…”

O grande problema brasileiro é que a gente teima em não aprender. Levam nossas madeiras nobres e nos devolvem móveis de luxo. Pirateiam nossos minerais preciosos e nos repassam componentes de computador. Vai o nosso café bom e fica a borra. Importam nossos melhores cérebros e nos cobram caro por tecnologias por eles desenvolvidas. O futebol brasileiro é praticado neste mesmo Brasil, amigos. Por que seria diferente?

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (39)

  • Paulo diz: 29 de agosto de 2008

    -Wianey estou um pouco longe, acompanho o futebol gaucho pelo teu blog e pela TV. Falam tanto do milionario e fantástico time do Inter. Pra começar realmente o Nilmar, Alex e Indio ótimos atletas. Mas e o resto o que tem de especial? Além da maioria da equipe ser formada de jogadores médios, falta conjunto. Parece que a dinheirama subiu pra cabeça e o futebol fugiu dos pés. A tem o Guinazu que dá pra juntarse ao Nilmar e Cia. mas dá muita borduada, parece que está sempre dopado(juízes complacen

  • Wanderlei diz: 29 de agosto de 2008

    Hoje vi a entrevista do Aloisio que deixa o sao paulo de coração partido,,,o Thiago neves també,,diz que vai para o Hamburgo,mas de coração partido,,,,ora,,vão plantar batatas,,,,

  • Leonardo Aquino diz: 30 de agosto de 2008

    É verdade que o Lasier foi contratado pela Record??? COMENTA AÍ WIANEY

  • Sergio diz: 30 de agosto de 2008

    ~gostaria de saber a opinião de todos os sócios do inter se está valendo apena todas as contribuiçoes no final do mês.oitenta mil sócios.meu deus é muita gente com o mesmo pensamento,querendo ver seu time ser um vencedor.sr presidente olhe para nós.

  • Pedro Luis da Silva diz: 29 de agosto de 2008

    Sempre o Abelão é o culpado, Fernandão, Alex, Nilmar, Yarlei,Adriano, Guto e outros que não me lembro. Aproveitar o Valter como meu amigo? O que o Abel te fez para tu ter tanto ódio assim? cuidado qualquer hora vai aparecer alguem gravida e vais dizer que foi o Abel.

  • Estevão diz: 29 de agosto de 2008

    Porque não contratam os “craques” da azenha. São líderes do campeonato e ninguém olha pra eles. ahhahahahahhahahahah

  • Carlos diz: 30 de agosto de 2008

    Bons tempos aqueles em que conseguíamos saber todos os jogadores de nossos times, jogavam cinco, dez anos no mesmo time, depois da lei Pelé, a pior coisa que aconteceu para o futebol brasileiro, nem nos acostumamos com o jogador e eles já foram, tal qual uma colonis fornecemos materia prima para a europa, nem seleçao temos mais, esses eurobrasileiros nao representam o Brasil verdadeiro, sairam daqui garotos e vivem uma realidade totalmente diferente.Algo precisa ser feito, politicos e midia?????

  • silvio jaime fernandes diz: 30 de agosto de 2008

    Olá Wianey:…Citas o nome do Inter porque é o exemplo mais perto para criar um parâmetro do que acontece no futebol brasileiro.Estou de pleno acordo. Entretanto, nossos (des)governantes pouco se importam se a “matéria prima de qualidade brasileira” é jogada fora para os “papa anjos” estrangeiros.Não estou falando só de futebol.Que todos nós reflitamos bastante nestas eleições que se aproximam.Corrupção em todos os setores da sociedade é “arroz de casamento”.Pobrte futebol brasileiro.

  • Dilon Camillo (Orgulhoso de ser Campeão do Mundo – FIFA-) diz: 31 de agosto de 2008

    Wianey, qual a grande magia deste testo?
    Aproveitanto, gostaria que falasse da Arena tricolor, que esta impludindo antes de ser construida, das dividas do tricolor, um clube que está em situação falimentar.
    Diz alguma coisa Wianey, afinal é o teu clube!!!

  • Diego diz: 29 de agosto de 2008

    É… AINDA VOU PRO GIGANTE..PENSEI QE SERIA CAMPEÃO DO MUNDO POR MTO TEMPO… MAS VEJO Q VOLTEI A REALIDADE DO GAUCHÃO…NEM COM 80 MIL SÓCIOS SE CONSEGUE MANTER UM TIME POR 3 MESES, IMAGINA UM ANO…ENTÃO, DESISTI DE SER SÓCIO.

  • silvia diz: 30 de agosto de 2008

    Interessante a informação dada pelos colorados: “80.000 sócios”, inacreditável mas mesmo em dia de grande jogos o número de torcedores não passa dos 25.000. Será que o legítimo Presidente, Fernando Carvalho, vendeu 50.000 sócios também? Aliás, jogador no Beira Rio nem precisa jogar, basta colocar o pé no gramado que já vira craque, segundo os 99% da mídia gaúcha. Os empresários realmente molham e muito a mão desse pessoal para valorizar o jogador, o Dunga que o diga.Vide Nilmar…convocação???

  • Dirceu diz: 29 de agosto de 2008

    WIANEY, nos somos felizes assim “bagunçados”, sem ordem,indiciplinados.
    Veja o Inter (pra ficar so no futebol) foi campeao do mundo vencendo o poderoso BARCELONA e o imortal alguem acreditaria naquele time, nao e foi campeao do mundo tambem. Veja voçe vive do futebol e qto asssunto tem com esta desordem que e o meu Colorado e daqui a pouco com o imortal que vai afundar. Deixa o brasil ser o Brasil o resto e Argentino.

  • ALDEMIR diz: 29 de agosto de 2008

    È isso mesmo , só dinheiro ( o câncer da humanidade )
    Tenho 37 anos comecei a torcer pelo meu INTER por influência de pai,avô,tio… lembro de Falcão, Batista…. mas tudo mudou
    hoje nem a internet me deixa saber quem são os jogadores do INTER.
    Quanto a PAIXÂO continua a mesma, mas me sinto marido traído , que nem com dinheiro de 80.000 sócios e patrocinios não conseguimos ter um time por mais de 6 meses

    uma hora a PAIXÃO ACABA.

  • NORNERTO SCHOLZ diz: 30 de agosto de 2008

    Infliizmente em nosso país as coisas são tratadas de uma forma muito supeficial.
    Desde os tempos da chegada da familia real portuguesa que somos explorados e até hoje vendemos o Brasil por migalhas. A corrupção desenfreada e a impunidade escandalosa reflete em todos os setores da socidade,atingindo empresas,sociedade e os esportes.A lição das olimpiadas é contundente,nos contentamos com míseras medalhas.Somos campeões de corrupção,desvio dinheiro,impunidade…e a sociedade incapaz de reagir

  • GHARCYA diz: 30 de agosto de 2008

    nada está perdido. O CLEMER FICOU!!!!!!!! Esse nao sai, com certeza.

  • Lucas diz: 29 de agosto de 2008

    O mercado do futebol mudou completamente. Após a Lei Bosman vivemos uma realidade completamente diferente, realidade ainda mais alterada após a Lei Pelé. Os clubes brasileiros tentam sobreviver, tentam lutar, tentam vender da melhor forma. Achar que é só o Inter é não enxergar o que o SP fez com Ricardo Oliveira e Adriano Imperador ou pior ainda o que o Grêmio fez com Roger e Lucio, jogadores que vieram emprestados, ganharam mercado jogando aqui e sairam deixando tostões nos cofres do co-irmào

  • Térbio Hilgert diz: 29 de agosto de 2008

    brilhante!!!!! como ir comer um sanduba na padaria…

  • Gustavo Schirmer diz: 29 de agosto de 2008

    É, parece que os jogadores do Inter estão saindo em debandada… na imprensa. Os jogadores do Inter “estão saindo” o tempo todo porque a direção não os vende, ora! Se fosse com qualquer outro time do Brasil, as notícias seriam de negócios consumados; no Inter, um time da Espanha vende jogador para tentar levar jogador. Aqui, ficam enchendo o saco dos jogadores todo santo dia, deve ser inveja dos jornalistas cariocas e paulistas que ficam sabendo do destino dos jogadores quando já foram!

  • Naôr diz: 29 de agosto de 2008

    Srs. Poeta Fabrício e Dr. Mário,
    Como todos os que aqui postam, sabem da minha condição de gremista, mas não estou postando este comentário para tripudiá-los, pois no Grêmio, a diretoria só pensa em vender, e pior, por preço abaixo do mercado. Se duvidarem, vejam o caso do Léo, recém está se firmando como um bom zagueiro e queriam vender para a Europa a troco de banana. (antes mesmo de ser titular, já diziam que ia ser vendido em agosto, é só ler em ZH do início do ano).

  • André Canela diz: 30 de agosto de 2008

    Ah tá, não me venham com moral de cueca…Vai dizer que se oferecerem um milhão de euros ao ano para qualquer um de nós, para executarmos nossa atividade profissional em qualquer lugar do mundo, não iríamos?

    Sem hipocrisia meu…vamos nos preocupar com o preço do feijão e do tomate que estão altos…

  • luis diz: 30 de agosto de 2008

    Bela coluna, sintetiza tudo, tenho 39 anos e acompanhei o Inter , guri na época ,sabia mesmo com pouca idade a escalação do time completa,hoje o que se vê é uma realidade totalmente diferente.Em razão disso, devemos por vezes ter paciência com os dirigentes de hoje,pois,quando conseguem descobrir algum jogador talentoso logo vem representantes do mercado exterior os leva embora,triste realidade.

  • rikardo diz: 31 de agosto de 2008

    ultima noticia..reporter esso: as vagas para a libertadores serão para o avenida, campeão da segundona e pro time q fizer mais pontos entre a segundona e a copa lupi martins, desde q não seja o terceiro dentre eles a menos q tenha jogado desfalcado do melhor zagueiro ou com o juiz a favor…alguma coisa assim..como alguem pode ser tão bobo em acreditar na “esquentada” q o fernando carvalho deu na classificação se borrando em cima do time b/c do imortal.como mudar o regulamento depois q começou?

  • Joao diz: 30 de agosto de 2008

    Parabéns pelo titulo da matéria, Wianey!
    Bem original!! rsrsrs
    Mas agora o inter quer vender o que, se os principais jogadores que eles tem nem sao do internacional??? O Nilmar nao do inter, 70% do Fernando Carvalho e 30% do proprio atleta! Esse time do inter virou SPA. O Brasileiro eles ja podem esquecer de conseguir alguma coisa; na Sulamericana nao passam da outra fase. Vao amargar o centenario sem ter ganho Brasileiro, Sulamericana e o pior (kkkkk)ter conseguido so empatar com Gremio “B”

  • Mario Wittler diz: 30 de agosto de 2008

    Belo texto. Mas porque será que sempre temos esse pensamento provinciano, de inferioridade? Não seria esse o motivo de sempre deixar ser explorado, de ter a mentalidade de submisso, de não querer investir porque é “feio ter lucro”? Veja a corneta recente dos gremistas: que temos um time milionário, como se isso fosse um defeito! Só há uma forma de evoluirmos (no futebol ou como sociedade): é pensarmos maior que a mediocridade histórica que nos acompanha.

  • Bruno Grillo diz: 30 de agosto de 2008

    Bahhh… Esse texto só podia ter sido escrito por duas pessoas mesmo, até porque, acho que uma pessoa não consegueria escrever tanta bobagen…

  • Maravalha diz: 30 de agosto de 2008

    Sim! E eles queriam o quê? Acorda, torcenauta! Vc está num País Pobre; num Pobre País de 3º Mundo! Ninguém te falou isso? Ainda somos um País Pobre que vende e se vende por qualquer maço de notas de dólares ou euros! Acorda, tchê!!!!!!!!!!!

  • Mariana Moura diz: 30 de agosto de 2008

    Concordo com o texto.Nesta semana postei no meu blog,q serei “vendida”(sou sócia colorada).Está a venda o estádio dos Eucalíptos,já venderam os jogadores.Suspeito q a meta dos 100 mil sócios é para vender os sócios num pacote só.A comemoração dos 100 anos, será Sem títulos,Sem time,Sem torcedores.Eles só querem arrecadar,para a festa dos 100. 100 nada!!!!!!!!

  • Renato Maia diz: 30 de agosto de 2008

    Creio que o Inter é um Clube aberto demais, na decisão contra o Sport se noticiou que o Abel sairia, acontece a todo o momento e sempre antes de jogos decisivos, que jogadores importantes estão deixando o Clube.Isto,só colabora para tirar o foco, no caso do Alex, por exemplo, só um ingenuo acreditaria que ele não fugiu da raia antes do Grenal para se preservar de uma lesão, aí como o negócio não deu certo faz um joguinho de cena e critica todo o mundo. Os “craques” tem é que fazer jus ao salário

  • L F BASSO diz: 31 de agosto de 2008

    silvia para varia como gremista, são todos anencefalos. Qual publico foi maior , o Grenal do Beira rio ou do Olimpico? Só tem melhores publicos agora porque são lideres, torcidinha de moda isso sim. Vai cuidar dos teus socios e do teu timinho de mentira, sua bi rebaixada.

  • AUGUSTO PEREIRA diz: 31 de agosto de 2008

    Caro Wianey,o texto traz a verdade.Más veja o caso do Grêmio,que VERGONHA.Ñ tem UM SÓ JOGADOR QUE INTERESSE A CLUBE ALGÚN DA EUROPA,ÁSIA ETC.É um TIME mediano,que com a AJUDA DO ÁPITO AMIGO, chegou onde está,mas o mesmo ñ o vêm AUXILIANDO,nas últimas partidas.Só ñ VÊ quem é CEGO.O Senhor mesmo já colocou um POST sobre o ASSUNTO. Se a janela ficasse aberta até o FINAL DO ANO,seria VEXATÓRIO PRO GRÊMIO, Ñ VENDERIA NENHUM ATLETA. Até o diretor do Grêmio teve dificuldade em falar sobre o ASSUNTO.

  • Samuel Ritter diz: 30 de agosto de 2008

    Já dizia meu avô: “Política, salsicha, futebol e religião, quem gosta é pq não sabe como são feitos.”

  • Bernardo RS diz: 31 de agosto de 2008

    Nao vejo motivo para se queixar. Todos os clubes brasileiros sem excessao precisam de caixa para investir em seus estadios caindo aos pedacos onde as bundas esquentam no verao e esfriam no inverno.
    O Internacional e SP sao um dos poucos em que torcedores podem fazer pelo clube, com excessao dos corneteiros e` claro.
    Os clubes apenas precisam saber melhor negociar seus jogadores, elaborar bons contratos e investir bem o dinheiro das vendas.

  • silvio jaime fernandes diz: 31 de agosto de 2008

    Sr.Nornerto Scholz:..Raramente leio uma postagem correta e pertinente como a sua.Me permito compartilhar contigo este sentimento de indignação.Digo mais:…”o propalado me engana que eu gosto”,acabou fazendo parte também de nossa cultura.Pior do que vender nossas riquezas por migalhas, é o povo votar pelo “cabresto” por pseudos beneficios.O Brasil é um paradoxo e todos nós temos que refletir sobre isso.

  • carlos alberto diz: 31 de agosto de 2008

    Sou INTER há muitos anos,mas nunca vi o que se passa hoje:um time que prometia ser o campeão do Brasil,e que era tido e havido como “dream team”,virou um pesadelo para os colorados.Salve aquele timaço da década de 70,por isso não vejo tudo isso que esperavam do nossa equipe atual.Devem sim vender tudo o que tiver sendo pretendido por equipes estrangeiras.Não só pra fazer caixa mas pra não desgostar seus craques.Já que não estão na ponta da

  • c balla diz: 1 de setembro de 2008

    esses 2 aí se deitavam qdo o Gremio tava na 2a…junto com o Pifio-Carvalho!

  • César Medeiros diz: 30 de agosto de 2008

    Tudo bem concordo com o texto pois expressa a realidade nacional,não somente no futebol.Acontece que todos estão carecas de saber que é assim,se sabem deveriam se programar com contratos melhores,cláusulas específicas,e contratações para suprir a ausência dos jogadores negociados.Não se pode mais dar a desculpa da “Apavorante Janela”,poi não é mais novidade,o que é preciso é trabalho ,visão e competência.

  • Bruno diz: 29 de agosto de 2008

    imagina se ele fosse gremista!
    não aguentaria uma temporada só torcendo pro maior fabricante de talentos do mundo!

  • homero felipe diz: 31 de agosto de 2008

    comentarios inteligentes,o brasil é roubado desde d q foi descoberto,na época de dom pedro,membros da família real,se apossavam da casa das pessoas, e élas tinham q se sentirem “honrradas”,por serem roubadas,por serem tiradas de suas casas,por estas famílias,só faltou os ilustres escritores dezerem,q a jornalista,q parece ter um imenso prazer em “vender ” jogadores do inter,foi constrangedor,ver um reporter,praticamente forçando nilmar a dizer q deveria ser vendido,isto não é jornalismo.

  • Carlos Alberto Rathunde diz: 31 de agosto de 2008

    Grandes escritores. Mas de futebol, entendem que dá para segurar um empregado que ganha 5 mil aqui e que oferecem 50 em outra empresa…..
    Vocês, que tem voz até para aparecer no Blog, deviam é ver como se monta um time, ouvindo Tite “mostrar o jogo” aos seus comandados!! Aí seriam mais úteis, trazendo ao Blog, coisas que nós, simples mortais, não temos como entender: como pode um elenco desses jogar tão mal?

Envie seu Comentário