Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gremistas estão confundindo alhos com bugalhos

06 de novembro de 2008 40

Jogadores conversam com integrantes da Geral sobre desempenho do Grêmio/Diego Vara

A internet e os espaços radiofônicos destinados às manifestações de torcedores estão produzindo uma verdadeira máquina de distorcer fatos. Basta que uma pessoa expresse uma opinião apoiada em fatos modificados que já se forma uma corrente de arautos desta manifestação. Está acontecendo com muita freqüência.

É fácil perceber quando se tem o dever profissional de escutar todos os programas esportivos das rádios e ler as páginas esportivas de todos os jornais. No caso da “invasão” ao treino do Grêmio, comecei a receber nas últimas horas muitos e-mails de torcedores com conteúdo absolutamente igual, isto é, relatando versão única sobre os acontecimentos de terça-feira, relacionados com outro episódio similar, acontecido tempos atrás.

Ué, de repente centenas de torcedores lembraram da mesma coisa, e da mesma maneira?

Entre os muitos e-mails que venho recebendo, selecionei este, que reproduzo a seguir, pela sua clareza e distinção nos termos usados pelo torcedor:

“Olá, Wianey!

Na sua coluna de hoje na Zero Hora, e também ontem no programa Sala de Redação, do qual sou fiel ouvinte, você falou sobre o abandono da postura de apoiar o time, por parte da torcida Geral do Grêmio.

Não sou `geraldino` mas gostaria de lembrá-lo, caso tenha esquecido, que foi essa mesma Geral do Grêmio que fez um protesto pacífico no treino gremista após a derrota de 3×0 para o Caxias, nas semifinais do Gauchão de 2007. E o resultado foi um arrasador 4×0 no Olímpico, onde os caxienses nem viram a cor da bola.

O “sacode” da torcida pode não ter sido o motivo principal da bela atuação, mas com certeza o sentimento de indignação deles ajudou os jogadores a entrarem com tanta vontade em campo.

Grato,
Jean Argenta,
Canela-RS”

Caro Jean, aquela não foi nem uma invasão de treino e, menos ainda, pacífica. Os torcedores se postaram no caminho do vestiário para o gramado suplementar e xingaram, fortemente, os jogadores. Tcheco parou para conversar e não houve interferência de nenhum dirigente.

Nos dias seguintes, como está acontecendo agora, foi reforçada a proteção dos profissionais com a instalação de mais uma grade. Quanto ao resultado final, 4 a 0, não creio que tenha sido efeito das pressões mas, muito mais, pela inexperiência do treinador do Caxias que, antes do segundo jogo, no Olímpico, anunciou que atacaria o Grêmio.

Escrevi, na época, que se o Caxias quisesse atacar o Grêmio, no Olímpico, perderia o jogo e o título. Além da ingenuidade do treinador do Caxias, o próprio Grêmio estava indignado com os 3 a 0 sofridos no Estádio Centenário. Haveria resposta no Olímpico. Não deu outra.

Jean, se pressão funcionasse, bastaria que a torcida fosse aos treinamentos munida de chicotes. Após algumas chicotadas, o time entraria em campo e ganharia os seus jogos. Ora, não é assim. Será que os grandes títulos do Grêmio foram obtidos porque houve “sacode” da torcida? Tu e eu sabemos que não.

Abração,
Wianey

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (40)

  • Jorge Roberto Martins Lemos diz: 11 de novembro de 2008

    Amigo Wianey.
    É a primeira vez que acesso, e te confesso que fiquei espantado com alguns comentários enviados a ti. É incrível que ainda existam pessoas que acham estarmos em 1893 na época de Chimangos e Maragatos. Espero que acordem e ajam como verdadeiros gaúchos, e não como alienados em suas paixões futebolísticas.

  • Elton Dias diz: 7 de novembro de 2008

    POR LÓGICA EU NÃO CONCORDO COM VIOLÊNCIA, MAS SE A COBRANÇA NÃO FOR ENÉRGICA, FICA TUDO NA MESMA E O BARCO VAI AFUNDANDO SEM QUE SE FAÇA NADA PARA IMPEDIR. OS JOGADORES GANHAM MUITO BEM E QUEIRAM ALGUNS OU NÃO QUEM PAGA É A TORCIDA, E É A MESMA QUE MAIS SOFRE COM A DERROTA. VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA E NÃO SE PODE QUERER QUE FIQUEMOS QUIETOS, BERRAR É O NOSSO DIREITO E PELO QUE SEI NINGUÉM SOFREU VIOLÊNCIA FÍSICA, ENTÃO NÃO ME VENHAM COM CHURUMELAS… DÁ-LHE GRÊMIO!!!

  • IMORTAL HÁ ,HÁ ,HÁ diz: 7 de novembro de 2008

    ATENÇÃO DIRIGENTES GREMISTAS!!!!!
    REFORÇEM A SEGURANÇA DOS BANHEIROS,PODERÁ OCORRER NOVOS INCENDIOS NAS PRÓXIMAS HORAS ,he,he,he,he

  • Renato Gaúcho diz: 6 de novembro de 2008

    Só vou te dar um argumento para derrubar tudo que tu escreveu e provar que pressão, incentivo, força e cobrança, funcionam para ajudar a ganhar jogos e mudar a atitude dos jogadores em campo:
    TODOS OS TIMES DO BRASILEIRÃO TEM MUITO MAIS VITÓRIAS EM CASA, ONDE A TORCIDA PRESSIONA OS JOGADORES! Caso isso não funcionasse seria tudo igual. Tu não achas?

  • adão paim diz: 6 de novembro de 2008

    Se não houvesse pressão estaríamos ainda sendo castrados pelos generais. Wianey, que pena o sr. estar na RBS que nos orgulha tanto.

  • Rodrigo de campos diz: 7 de novembro de 2008

    Tem que manifestar sim ou ficamos sempre de braços cruzados. Por isso que o Brasil hoje está assim todo mundo fica quieto mas um dia isso vai acabar. Quem mantem o clube não são os sócios e torcedores? Concordo com o protesto é sempre válido

  • Luciano Castro diz: 7 de novembro de 2008

    Barbaridade, todo mundo sabe que o 4 a 0 do que o tricolor meteu no caxias foi motivado por uma unica coisa. Uma pequena mala preta com coisinhas azuis dentro, todo mundo sabe que o tricolor comprou aquele jogo.

  • RAFAEL NEVES diz: 7 de novembro de 2008

    É muito fácil emitir esse tipo de opinião sua Wianey, sendo apenas comentarista, não sendo torcedor e sofrendo na pele as mazelas deste fracassado Paulo Odone. O que a torcida tem ganho em apoiar o time no olímpico, empate com figueira, derrota pra goiás, portuguesa, perda da liderança e talvez até da libertadores, o teu comentário não deveria ser apenas em cima do fato, mas deveria considerar o contexto. Responda então, o que a torcida tem de fazer para sacudir esses dirigentes e jogadores?

  • Ade Elias Perea nao dá um chute diz: 7 de novembro de 2008

    Wianey que ILUSÃO a nossa gremista.
    COM ESSE ATAQUE NAO GANHA, PEREA NAO DÁ UM CHUTE, NAO FAZ UMA JOGADA!! NAO TEM CHANCE.
    DADOS E FATOS=> NO PRIMEIRO TURNO QUE FEZ MAIS GOL PRO GREMIO FORAM OS ZAGUEIROS!!!
    O DENILSON VAI ACABAR COM O GREMIO, PORQUE?? PQ SABE JOGAR E BATER COM AS DUAS.

  • Rafael diz: 6 de novembro de 2008

    O fato é que querem dizer que foi algo horrível, de outro mundo, quando os próprios jogadores já disseram que não foi nada demais, que foram manifestações de apoio!! Parem de tentar criar caso, por favor …

  • Adelson Lapolli diz: 7 de novembro de 2008

    WC, desta vez furasse a bola. manifestações nos jogos não surtem nenhum efeito pois os jogadores já estão acostumados, pelo menos é o que dizem. Os manifestantes do treino, foram apenas expressar o sentimento da maioria dos Gremistas de forma ordeira e pacífica, fizeram cobranças de quem está vendo o titulo de tri ir para o ralo, boa garotos, eu moro longe, se tiver próxima também vou! Fika com Deus Wianey e ficamos com Deus todos nós.

  • RS agora vingado!!! diz: 7 de novembro de 2008

    Cada timeco tem a torcidinha que merece!!!

    Odone,cuidado com os banheiros!!!

    FICA ROTH!! FICA TCHECO!! FICA PEREA!!VOLTA CACALO!!

    A torcida GALACTICA agradece!!

  • Guillermo diz: 6 de novembro de 2008

    Falou alguém que apoia as truculências do “Marechal” Mendes.

    Geral fez besteira, Wianey falou besteira… não tem ninguém certo nesta história.

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!

  • Adelson Lapolli diz: 7 de novembro de 2008

    Gostei Camila K, importante verificar os dois lados, pax-vópis!

  • Gustavo Jaeger diz: 6 de novembro de 2008

    Creio que o Wianey esteja querendo transformar os torcedores de futebol em torcedores de tênis. Se um protesto, não violento, for negado aos torcedores e sócios, estaremos invertendo todos os valores até hoje construídos na relação torcedor-clube. Temos, sim, o direito de protestar quando acharmos necessário. E, ao contrário do que pensa o cronista fã do coronel Mendes, acredito que tais protestos possam sacudir a equipe e tirar o Grêmio dessa decadência em que se encontra.

  • RAFA COPERO de quintão diz: 6 de novembro de 2008

    PRA Q INSISTIR NUM ASSUNTO EM Q 95% dos torcedores DERAM RAZAO AO PESSOAL Q FOI LÁ NO TREINO? O Q O SR. QR TENTAR EXPOR,Q ATÉ AGORA NAO SURTIU EFEITO? FALAR Q A GERAL ESTÁ MUDANDO,VAIANDO??NAO ADIANTA,OS Q VAO NO JOGO SABEM A LOUCURA Q É O GREMIO E SUA MASSA. O GREMIO É A GLÓRIA,O UNICO MITO IMORTAL. O MUNDO SABE.

  • RAFA COPERO de quintão diz: 6 de novembro de 2008

    que artificios mais o sr. vai tentar expor, inutilmente, para mudar a opiniao dos gremistas?? acho que nenhuma funciona.TODOS SABEM DO PODER DA GERAL E DO PODER DO GREMIO…VIVA OS TORCEDORES DESSE CLUBE,VIVA OS SOCIOS DO GREMIO,VIVA A COBRANÇA NOS TREINAMENTO,VIVA O APOIO NOS JOGOS,ENFIM,,VIVA A GERAL DO GREMIO..A BANDA LOCA DO PAULÃO!!!

  • Tiago Leal da Silva diz: 6 de novembro de 2008

    pow wianey a gente vê manifestações da torcida muito piores em times do centro do país,a manifestação da torcida do gremio foi muito calma isso sim.E tem que pedir raça sim para esses jogadores, o gremio esta caindo na tabela,e a culpa disso tudo é desses jogadores e desse técnico pipoqueiros.Só a vitória interessa contra o plameiras.

  • Sandro diz: 7 de novembro de 2008

    Concordo com quase tudo o que escreveste e falastes na rádiio, menos dizer que um grupo de vinte lunáticos é a GERAL ou representa a mesma. Sempre que tem alguma coisa com a torcida do Grêmio, logo a cronica se apressa em dizer que é a GERAL. Não entendo este NOJO com uma torcida que é maravilhosa.
    Um ou dois maus comentarista não são a RBS, nem representam a cronica esportva. Pense nisto, com isenção e sem pacinalismo, certo?

  • Joaozinho diz: 6 de novembro de 2008

    Acho que o Wianey nao viu o mesmo jogo. O Caxias jogou aquele jogo todo o tempo com 11 jogadores atrás da linha do meio campo. Eu fui ao jogo, e me recordo ser um dos mais emocionantes jogo do gremio no olimpico!

  • romeo bundchen diz: 6 de novembro de 2008

    Ora Wianey! se tua coluna não for mais lida e não agradar a mais ninguem acho que a RBSvai de dar um cartãovermelho, e ,é assim com os jogadores não agradam devem ser cobrados ou dispensados.Por isso gosto de olhar a Euro copa hà jogadores c/certa idade 37 que correm em campo.HONRA A CAMISA que vestem.

  • RAFA COPERO de quintão diz: 6 de novembro de 2008

    NAO ADIANTA WIANEY,OS TORCEDORES DO GLORIOSO ESTAO CORRETISSIMOS, SE EU SOUBESSE Q ELES IRIAM LÁ PRA BOTA OS JOGADORES NO SEU LUAR, ISTO É,ESTAO JOGANDO PELO GREMIO E NAO PELO PESSOAL DO ATERRO, CERTAMENTE EU PEDIRIA DISPENSA DO SERVIÇI E IRIA LÁ. APOIAR O SIMBOLO, O GREMIO, ENTENDE A DIFERENÇA? É Q TU DEVE SER AMARGO,OU COLORADO, COMO QUEIRAS.

  • Preto diz: 6 de novembro de 2008

    É a cara desta torcida. Afinal foguetes são direcionados contra adversários e nada acontece. Pessoas morrem e acham normal. Nem se fala sobre interdição do Olimpico. Vergonha!!!

  • romeo bundchen diz: 6 de novembro de 2008

    A Torcida pacificamente tem o direito de reclamar do time e dos jogadores são eles que engordam o bolso deles, que muitos desses não merecem estar neste clube.

  • Bruno diz: 6 de novembro de 2008

    Sem contar que naquela vez os jogadores estava mais motivados e mais crentes que agora. Agora o que se fala é “ainda não jogamos a toalha”. Como se fosse questão de tempo.

    Quero o título. Espero o título. Mas não acredito muito nisso.

  • Ricardo Petry Moura diz: 6 de novembro de 2008

    Se pressão desse resultado, Corinthians e Palmeiras sempre campeões.

  • Eduardo diz: 6 de novembro de 2008

    A sociedade do século XXI está mais permissiva a movimentos de protestos como o ocorrido no Grêmio. O torcedor/associado do clube considera-se um consumidor e como tanto ele atua protestando quanto a má qualidade do time. Cabe ao clube regrar estes atos,através de canais de comunicação eficientes com o associado( as ouvidorias não funcionam). Ao que parece o protesto foi pacífico e ordeiro, tornando-o legítimo. Há que se lembrar que este tipo de protesto não houve quando o Grêmio foi rebaixado.

  • Alexandre diz: 6 de novembro de 2008

    Vocês são uma metralhadora de críticas, ganham salário para atirar pra tudo que é lad, mas quando são criticados dão “piti”…
    Que gente essa…..

  • Mauro Vargas diz: 6 de novembro de 2008

    Caro Wianey, acho engraçado que no dia 06/11, as 13 horas publicaste um texto em que comenta que os portões fechados impedem de que a imprensa e os torcedores façam pressão para que os técnicos não escalem mal os times. No mesmo dia as 15 horas publicas um texto dizendo que a pressão da torcida de nada adianta. O que é isso?! Ou será que o problema é que a IMPRENSA não vai poder pressionar em caso de treinos fechados. Qual é a pior pressão? A feita através de fortes palavras ditas e escritas…

  • jonas diz: 6 de novembro de 2008

    Esta invasão do treino é coisa do MST.
    Movimento dos sem Time.

  • Luiz diz: 6 de novembro de 2008

    Não sou gremista, mas solidarizo com os torcedores que se manifestaram durante o treino da equipe. Afinal de contas de quem é o clube? Só existe porque há torcida e é ela quem paga os salários e as mordomias desde o presidente até o faxineiro, passando especialmente pela equipe técnica e seus jogadores… As dependências só existem porque os seus torcedores contribuiram com sua edificação, mesmo que o terreno possa ter sido doado, mas quem o doou? se não foi o poder público, em suma o torcedor.

  • carlos eduardo diz: 6 de novembro de 2008

    QUE BELO TAPA DE LUVA WIANEY.
    POR UMA DESSAS QUE VENHO AQUI LER TEUS COMENTÁRIOS.
    SE ESSE GURÍ CHAMADO JEAN E TODOS OS QUE APOIAM E ACHAM QUE ESTÁ TUDO LINDO DENTRO DO GRÊMIO NÃO SE LIGAREM AGORA É QUE FALTA TUTANO.

    COMO TU MESMO DISSE UMA VEZ.
    NÃO SE PODE SER BONZINHO COM QUEM É MALDOZINHO.

    GRANDE ABRAÇO

  • Michel Lunkes Cezar diz: 6 de novembro de 2008

    Caro wianey se tu és tão atento aos meios de comunicação veria o que o tcheco falou deste treino, que foi uma invasão pacífica para conversarcom os jogadores.
    Para de faze em tempestade em copo d`água e querer difamar a torcida do grêmio que é exemplo para todas as outras do brasil na maneira de torcer. Até o inter passou a nos imitar.

  • RAFA COPERO de quintão diz: 6 de novembro de 2008

    TA CERTO ENTAO WIANEY,OS 40 GREMISTAS A FAVOR DA MANIFESTAÇAO ESTAO ERRADO, E TU O `ISENTO` ESTÁ CERTO. DUAS PALAVRAS PRA TI: PARA BENS.

  • RAFA COPERO de quintão diz: 6 de novembro de 2008

    SÓCIOS GREMISTAS, VCS TEM RAZAO PQ AMAM O SEU TIME. NAO DEIXXEM ESTE PENSAMENTO DO WIANEY REFLETIREM EM VCS, ELE NAO SABE O QUE FALA,POIS NAO É GREMISTA E DEVE ESTÁ CONTENTE COM O FATO. VIVA O GREMIO, VIVA O IMORTAL, VIVA A GERAL.

  • RAFA COPERO de quintão diz: 6 de novembro de 2008

    é uma magia estar na geral e torcendo pelo glorioso,só estando lá para saber, logo tu jamais saberá como é está magia natural. O GREMIO É O UNICO MITO IMORTAL…GREMIO LOKO.

  • Dudu diz: 6 de novembro de 2008

    E pensar alguma coisa diferente de quem queima banheiros???

  • marcio saraiva diz: 6 de novembro de 2008

    A torcida do GRÊMIO tem todo direito de protestar. Os coloridos tem que cuidar do timinho deles.

  • RAFA COPERO de quintão diz: 6 de novembro de 2008

    WIANEY NAO ADIANTA,A MAIORIA APROVOU E A MINORIA Q NAO APROVOU Ñ SABE NADA DE FUTEBOL E DO PESO DESSA CAMISA GLORIOSA…LOGO TUA OPINIÃO NAO ACRESCENTA EM NADA, POIS MENOS DE 1% DOS COMENTÁRIIOS FORAM CONTRA A TUA OPINIAO DE `ISENTO`.

  • Camila K diz: 7 de novembro de 2008

    Acho um tanto radical invasão ter relação direta com vitória no próximo jogo ou não, mas igualmente radical extirpar o papel da torcida nas vitórias do tricolor.
    Ora, se a torcida não exerce influência no desempenho dos jogadores, ou sequer os faz refletir sobre desempenho, então o que fazemos nós no alento o ano inteiro faça chuva faça sol? É inútil?

Envie seu Comentário