Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Clubes erram, erram e não aprendem

13 de novembro de 2008 51

Fluminense: disputou Brasileirão com reservas, não ganhou Libertadores e ainda pode ser rebaixado/Antonio Lacerda, EFE, Banco de Dados

Que me perdoem os dirigentes e treinadores do futebol brasileiro, mas priorizar competições em detrimento de outras não pode ser política permanente de futebol. O que deveria ser feito seria, simplesmente, a administração de circunstâncias.

Escalar reservas na competição menos importante quando uma desgastante viagem se avizinha, é providência recomendável. Porém, poupar titulares quando inexiste esta circunstância é preciosismo descartável.

O Fluminense disputou uma dezena de jogos do Brasileirão com a sua equipe reserva, enquanto dedicava total atenção aos jogos pela Libertadores. Resultado: não venceu a competição sul-americana e está na iminência de ser rebaixado no Brasileirão.

O Palmeiras desprezou a Copa Sul-Americana em favor do Brasileirão. Caiu fora da competição internacional e corre o risco de sequer conseguir vaga para a próxima Libertadores.

O Inter poupou seus titulares no jogo contra o Ipatinga. Entre eles, D`Alessandro, que assistiu ao jogo nos camarotes do Beira-Rio. Dois dias depois, no embarque para o México, o argentino sucumbiu a uma indisposição estomacal e não pôde viajar.

É recomendável poupar titulares quando o desgaste físico é inevitável. Porém, utilizar reservas para preservar titulares de eventuais lesões é exagero que o acaso se encarrega de anular, caso de D`Alessandro.

Reclama-se que a Conmebol esteja desgostosa com os clubes que escalaram reservas na Sul-Americana e que queira, agora, retaliar oferecendo ao seu campeão vaga para a próxima Libertadores. Se soubessem, antes, teriam escalado titulares? Neste caso, faleceriam as alegadas justificativas de preservação dos jogadores?

Clube que não tem interesse em disputar determinada competição deveria ter a dignidade de pedir o seu afastamento, previamente. Depois que entra, mandam os bons princípios esportivos que jogue, dedicadamente.

Fora disso, é pouca honestidade, propaganda enganosa. Fica com o dinheiro da competição e sonega à competição o seu melhor produto. Vende uma coisa e entrega outra. Correto seria que, no mínimo, anunciassem antes da competição iniciar que pretenderiam disputá-la com suas equipes reservas. Assim, ninguém seria enganado.

Além disso, o calendário está bem organizado. Quando existem jogos pela Libertadores e pela Sul-Americana, não são realizadas rodadas pelo Brasileirão. Os clubes nunca são obrigados a disputar mais do que dois jogos por semana e apenas nos períodos de disputas simultâneas. Convenhamos, uma cota razoável de jogos.

Esvaziar competições que, crescendo, poderiam significar crescente fonte de receitas, é pouco inteligente. Matar a Sul-Americana seria prejudicial aos clubes, seja pelos ganhos institucionais que representa ou pelos lucros futuros que eles próprios poderiam desfrutar.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (51)

  • Felipe Z. diz: 13 de novembro de 2008

    Choram os segundinos…. mandou bem Wianey!

  • zenon tavares diz: 14 de novembro de 2008

    Que absurdo essa sua coluna. Mais uma vez o sr. escreve oque não sabe.
    Vou aproveitar para colar a seguinte frase do clicrbs: “– A Fifa só não vai suspender os peruanos se mudar de idéia – afirmou Horácio a ZH. – Mas não era para ter vazado. Isso atrapalhou.
    ” Se isso é verdade, o sr. acabou prejudicando o inter. Ou ou sr, fica com o mérito do furo ou assume que não devia faturar encima de algo incerto.
    E quer ensinar dirigente ainda.

  • Felipe diz: 14 de novembro de 2008

    Wianey, está querwendo justificar a apelação que está ocorrendo com o inter…

    estão forçando na marra uma vaga na libertadoress….n foram competentes em campo e querem ganhar vaga na libertadores…
    Pagaram qto para os dirigentes da commebol será??
    E o inter, não jogou com reservas contra a universidade catolica???Qdo caiu fora do brasileiro colocu a sulamericana no pedestal!!
    RIDICULA ESTA HISTORIA!!

    INTER FORA DA LIBERTADORES JÁ!!!!

  • Sandrini diz: 13 de novembro de 2008

    Caro Wianey, concordo inteiramente com vc. Sou gremista e sempre achei um absurdo “poupar” jogadores (de que time for) que ganham o que eles ganham… (sem falar de alguns pernas-de-pau). Com o salário deles, nós jogaríamos de manhã, de tarde e de noite!

  • Marcelo diz: 14 de novembro de 2008

    Pra priorizar tem que ter competência. O Inter jogou meio Brasileiro com time reserva em 2006 e foi o único time a ser Campeão da América e vice Nacional no mesmo ano.

  • Marcos Paulo diz: 14 de novembro de 2008

    Com vaga na libertadores ou não: EU QUERO GANHAR A SUL-AMERICANA, QUERO GANHAR GAUCHÃO, COPA DO BRASIL, COPA DUBAI, BRASILEIRO, enfim qualquer campeonato que o Inter entre.
    E se ganhar vou comemorar bastante, com ou sem vaga para a Libertadores.

    Melhor do que não ganhar nada!!!

  • filipe diz: 14 de novembro de 2008

    concordo com o Wianey, se o clube sabe que desde o início da competição vai usar sempre reservas, que desista logo… no caso do campeonato brasileiro, o inter por exemplo começou a usar os reservas quando soube que não tinha mais chance de nada, isso a 6 rodadas do fim, e não desde o começo. e o senhor alexandre fleck
    acha que dando as vagas da s. americana para os times da série B os patrocinadores da mesma vão adorar… pois times da série b chamam mais dinehiro que os da série A ahahaahahah

  • Alexsander de Mendonça diz: 14 de novembro de 2008

    Por favor, devemos dar um basta nestas afirmações contra producentes, desde a 1ª sul americana se fala que ela não leva a lugar algum, chega disto, um título internacional tem valor intríseco nele mesmo e afirma a imagem do clube na comunidade internacional, o Boca é respeitado e temido em função de ser, junto com Milan, o maior ganhador internacional de títulos, uma boa parte deles destes que “não levam a lugar algum”, a história conta títulos e não a gradação instituída para cada um deles.

  • Sandro diz: 14 de novembro de 2008

    Pois é, Wianey: Pelo teu raciocínio, o Inter escalaou os reservas no campeonato brasileiro (principalmente contra os adversários direto do Grêmio), DEVERIA PEDIR PARA NÃO DISPUTAR O BRASILEIRO.
    Estou errado ou isto é a tua convicção condicionada?

  • Mauro diz: 14 de novembro de 2008

    Caro Wianey,
    Sempre leio e aprecio seus comentários e considerações sobre futebol aqui em Campo Grande , MS. Suas análises são na maioria das vezes lógicas e corretas, mas nem sempre.Especificamente neste assunto do possível ingresso do Campeão da Sul-Americana na Libertadores 2009, você está prestando um completo desserviço ao RS e ao Internacional, pois veja polêmica que gerou, e ninguém está ganhando nada com isso. Um furo de reportagem que nada somou, afora sua Evidência Pessoal.

  • Eurivan Barbosa diz: 14 de novembro de 2008

    Voltando à questão da possibiliade de o Internacional voltar a figurar na Libertadores do próximo ano – a partir do momento que o time colorado sagrar-se campeão da Sulamericana- acho que isso seria um presente a todos aqueles que gostam de ver um futebol bem jogado, bonito de se ver e com jogadas desequilibrantes dentro de campo. Jogadores como D`Alessandro, Guinazu, Alex e Nilmar podem proporcionar isso numa partida.

    Sem o componente qualidade, o futebol perde a graça. Fica algo monótono.

  • Felipe diz: 13 de novembro de 2008

    Prezado Wianey,
    Creio que este comentário também esteja direcionado ao Inter, pois este também mandou os seus reservas contra o São Paulo quando o Brasileiro não convinha mais.

  • Volnei Monteiro Alves diz: 13 de novembro de 2008

    Wianey,
    Estive no litoral durante esta semana, e o pessoal do PRAIANO 2009, ja estão se articulando, se a INTER de poa não conseguir vaga na LIBERTADORES atravez da copa sulamericana, eles querem que o PRAIANO 2009, libere uma vaga para a LIBERTADORES, heheheheh.
    É MUITA FALTA DE VERGONHA NA CARA, e vamos ler muitas declarações PIFERAS. hehehe.

  • Lucas Pluceno diz: 13 de novembro de 2008

    ô Wianey, seja razoável! Nessa vontade absurda de querer criticiar o Inter nos últimos dias, acaba ficando cego para teu time, o Grêmio! Quem foi que quis jogar com reservas a Sul-Americana e não deu a mínima quando foi eliminado?

  • Márcio C.M. diz: 14 de novembro de 2008

    … foram aqueles torcedores que pagaram para ir a um estádio para ver um espetáculo de 2 equipes disputando uma partida válida por um torneio internacional e se deparam com um jogo de baixo nível técnico pq uma ou as 2 equipes resolveram escalar times reservas. Esses sim foram prejudicados. Por tanto, não vejo nenhuma punição às equipes que foram eliminadas pelo fato do Campeão da Sul vir a ser convidado ou ganhar o direito de disputar a Sul Americana.

  • FERNANDA diz: 14 de novembro de 2008

    ALÔ! DOMINGO TEM JOGO NO OLÍMPICO,A TORCIDA DEVE COMPARECER PRA APOIA,É FUNDAMENTAL A VITÓRIA ! DA-LHE GREMIO, ISSO SIM É IMPORTANTE !

  • beto diz: 13 de novembro de 2008

    Como cientista serias um ainda melhor comunicador… Entao, de novo, se por exemplo o Palmeiras tivesse entrado com tudo na Sulamericana eles estariam em primeiro no Brasileiro e nas finais da cometicao? Como sabes? Olhastes na tua bolinha de cristal? Ou de repente, os zagueiros razoaveis e baixos do Palmeiras estariam mais cansados/machucados e o palmeiras estaria em 10o… Dar prioridades a competicoes eh inevitavel especialmente com elencos baratos/limitados.

  • Zé diz: 13 de novembro de 2008

    Rídiculo comentário.
    Em 2006, o Inter poupou titulares no Brasileiro, ganhou a Libertadores e ficou em 2º do Brasileiro.

    Não comentaste nada da absolvição dos torcedores gremistas envolvidos na agressão ao PRESIDENTE FERNANDO CARVALHO e envolvidos no incêndio dos banheiros.
    Fogueteiros que não oferecem risco algum a sociedade são passíveis de punição, já vândalos não?

  • jose luiz gomes diz: 13 de novembro de 2008

    wianey, tenho ao longo do tempo,muito mais contestado teus blogs, do que elogiado, mas sou um cidadão que não faço da radicalização os meus principios, e partindo desse pressuposto, quero lhe dizer que concordo com o comentarista em genero, numero e grau a respeito da atitude dos clubes em priorizar uma competição em detrimento de outras..ai o castigo pega…meus parabéns pela coluna…foste muito real e sensato…

  • JOSÉ CARLOS diz: 13 de novembro de 2008

    PINÓCHIO,DECLAROU HOJE A TARDE QUE O ESPORTE CLUBE INTERNATIONAL,VAI OCUPAR UMA VAGA NA LIBERTADORES DO ANO QUE VEM,TENDO EM VISTA TAMBÉM QUE ELE JÁ FOI DECLARADO O CAMPEÃO DA SULAMERICANA DESTE ANO.E ATENÇÃO…MÉXICO URGENTE:O SARGENTO GARCIA ACABA DE PRENDER O ZORRO!!!HUAHUAHUA

  • Osório diz: 13 de novembro de 2008

    Posso estar errado, mas se não mefalha a memória, Boca e River entraram “pela janela” enquanto tivemos GRENAL já na primeira partida. Assim, a seriedade da competição ficou comprometida, liberando os clubes de deveres éticos, que é o que você cobra.

  • Papai é o maior diz: 14 de novembro de 2008

    Extra. Está no site da CBF, os clubes que subiram com canetaços vão voltar de onde vieram. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Samuel diz: 13 de novembro de 2008

    ÓTIMO, PERFEITO! Com exceções de um ou dois jogos, conforme mencionado, sempre acreditei no que escrevestes agora: “Clube que não tem interesse em disputar determinada competição deveria ter a dignidade de pedir o seu afastamento, previamente. Depois que entra, mandam os bons princípios esportivos que jogue, dedicadamente.”

  • mozao47 diz: 14 de novembro de 2008

    devo confessar q eu nao gostava da sua visao no passado, mas agora eh um texto melhor q outro… tah pegando na raiz da situacao… parabens

  • luiz fernando diz: 13 de novembro de 2008

    Conveniencias a parte, como fica os clubes que estao abaixo do Santos ,saber que o inter vai com o time B. e` falta de consideracao. dai pro inter vale, jogar com os reservas. Caracteriza-se uma grande falta de consideracao e respeito.te liga Vianey.

  • Bruno Augusto diz: 13 de novembro de 2008

    Quero ver o que o senhor vai falar sobre a impunidade no caso dos banheiros quimicos!!! FORAM ABSOLVIDOS TODOS OS PARTICIPANTES!!!
    Não vai pedir cadeia, como fizeste no caso do foguetório???

  • Jonas Rafael diz: 14 de novembro de 2008

    Bom, dá pra listar aí o caso do Grêmio. Optou por preservar fisicamente os titulares porque disputava o título do brasileiro. Resultado: os titulares “preservados” não ganharam um único jogo no mês subseqüente. O clube deixou passar a oportunidade de eliminar o maior rival já na primeira fase e aidna não vai ser campeão. Culpa de quem? Dos jogadores que não souberam aproveitar? Ou da comissão técnica que calculou mal?

  • João Umberto diz: 13 de novembro de 2008

    Já sei, Wianey, queres o Inter na Libertadores de 2009, não precisa arrumar argumento esfarrapado, todos sabemos que tens uma quedinha pelo Colorado.

  • Adriano Fa diz: 13 de novembro de 2008

    É isso aí e não tem discussão. Só sou contra se a LDU perder sua vaga que foi ganha no campo. De resto que atire a primeira pedra o time que não se beneficiou de alguma virada de mesa, ou bairrismos ou de apitaços e tudo mais de estranho que envolve o futebol, na primeira segunda e terceira divisões.

  • Jonas Rafael diz: 14 de novembro de 2008

    Ao luiz carlos pinheiro monte, desculpe, mas vc está enganado. O Grêmio disputou sim, 3 partidas no mesmo dia(ganhou duas, empatou outra) pelo interminável Gauchão de 1994(pontos corridos, durou o ano todo). Mas o Felipão NÃO foi campeão nequele ano. O time priorizou o brasileiro e a Conmebol, e o Inter acabou levando fácil. O Grêmio foi campeão gaúcho, isso sim, no ano seguinte, com time reserva.

  • Márcio C.M. diz: 14 de novembro de 2008

    É isso aí Wianey, por isso que eu não concordo com essa teoria que aqueles que utilizaram reservas e cairam fora, seriam prejudicados se ao Campeão dessa Sul Americana fosse dada uma vaga a Libertadores 2009. Todos os clubes que utilizaram reservas (inclusive o Inter), utilizaram por sua conta em risco, pq quiseram, ninguém foi obrigado a escalar reservas. Se alguém foi prejudicado nessa história toda foram aqueles que patrocinam e promovem o Torneio, foram aqueles torcedores.. (continua)

  • Eduardo Brito diz: 13 de novembro de 2008

    Wianey,até parece que é o Inter que está forjando uma situação para entrar na Libertadores, ele Internacional, está somente se dedicando na Sul Americana e tentando ganhar, por que é o que lhe resta agora,este assunto de Libertadores surgiu lá da Comebol a qual, dirigentes gremistas fazem parte. O Inter não quer Virar a mesa de ninguém apenas esta buscando informação de uma brecha deixada por uma situação causada por FIFA e Peru.Abraços, teu ouvinte, Eduardo Brito

  • márcio souza diz: 13 de novembro de 2008

    Mas é muita sede de criticar o Inter, credo!!D`alessandro teve que ser poupado poucos jogos antes por desgaste absurdo, comprovado num exame sanguíneo. Esqueceu ou foi pra favorecer a tese!??? Além disto (que já bastaria com sobra), pra que arriscar o D`alessandro contra o Ipatinga por laranjas!? Vimos o que aconteceu com o Guiñazu. Fora de campo é acidente, dentro é probabilidade. E mais, tu mesmo criticou a entrada do Alex contra o São Paulo. Esqueceu, ou foi pra favorecer a tese novamente!???

  • alexandre fleck diz: 13 de novembro de 2008

    Wianey, o desinteresse pela sulamericana é de todos os times do brasileiro serie A, então porque não colocar esta competição para os times que disputam a série B. A segundona pegaria fogo e seria lucrativa, os clubes iriam contratar mais jogadores, estádios cheios, enfim seria um incentivo que atraria outros investimentos aos clubes(patrocinio)

  • Adelson Lapolli diz: 13 de novembro de 2008

    WIANEY, escolhi dus frases tuas que vem ao encontro daquilo que eu penso:
    1- Clube que não tem interesse em disputar determinada competição deveria ter a dignidade de pedir o seu afastamento prévio.
    2- Fica com o dinheiro da competição e sonega à ela o seu melhor produto…pegasse na veia. Parabéns

  • Samuel Basso Cibils diz: 14 de novembro de 2008

    Sou gremista e a favor que a sul-americana desse vaga para Libertadores. No entanto não achei correto o modo de organização desse campeonato que procura beneficiar os argentinos que colocaram dois times na segunda fase do campeonato. Caso, reformulado as regras do campeonato, não teria problema nenhum ceder uma das vagas à Libertadores.

  • David diz: 13 de novembro de 2008

    Concordo contigo Wianey. Os jogadores são muito bem preparados e muito bem pagos. Deveriam jogar sempre e não ficar com frescurite. Queria ver se tivessem que pegar no cabo da pá

  • HELOISA PIRES diz: 13 de novembro de 2008

    acabou ao sonho da maracataia no futebol sulámericano preparada pelo fernando carvalho.medjar viçe presidente da sulámericana ja mandou o inter tirar o cavalo da chuva.porque este ano ninguem vai virar a mesa.outra coisa o medjar disse mudança no calendario só aparir da sulámericana 2010 o inter que trate de classificar nesta sulámeiricana e pare de prejudicar os terceiros no caso o gremio como ele fez contra o são paulo.colocando time reserva e prejudicar o campeonato brasileiro.acabou o sonho!

  • Ricardo diz: 14 de novembro de 2008

    Jornalistas erram, erram e não aprendem… mas no dia que aprenderem perem o emprego eu acho… se não falar bobagem não se emprega né, seu Wianey… ou a Conmebol vai anunciar o campeão da Nadamericana como integrante da Libertadores? Basile disse tudo: Invictos.

  • Paulo Roberto diz: 14 de novembro de 2008

    E a gremistada continua com o chororô. Não se preocupem com o Inter. A preocupação de vocês deve ser com o Coritiba. O Grêmio só ganhou do Palmeiras por que a bolerada por lá tá doidinha prá derrubar o Luxa. Contra o Coritiba vocês vão reencontrar a realidade: um time que pediu prá ser ruim e abusou. Portanto não se preocupem com o Inter. Ou será que tão com saudade de tomá outro laço como aconteceu no Gre-Nal. Ano que vem tem mais, he, he, he,….

  • Marcelo Eduardo Souza diz: 13 de novembro de 2008

    Perfeito, Wianey! Perfeito! É muito come e dorme ganhando fortunas junto. E os clubes protegendo…

  • Cassiano diz: 14 de novembro de 2008

    O calendário deveria ser feito de maneira que não começasse um campeonato antes de acabar o outro. Inicia-se um campeonato com dois jogos por semana até o final. Os jogos das eliminatórias também deveriam ser realizados um atrás do outro, assim as seleções teriam tempo de treinar e nesse período a CBF poderia fazer coincidir os campeonatos estaduais. Com isso acabaria essa polêmica de poupar jogadores de uma competição para outra e dos clubes liberarem ou não os jogadores para as seleções.

  • james folk diz: 14 de novembro de 2008

    eu achava que a sacanagem acontecia só no brasileirão, mas a commebol está querendo mostrar que no futebol sulamericano existe isso também, isso que eles querem fazer é uma sacanagem com os clubes, o reserva também é um atleta e merece respeito é uma forma dele mostrar o seu valor e tentar ganhar um lugar no elenco titular, se derem um lugar para o ganhador da sulamerica na libertadores é falta de respeito com os outros clubes, por que não falaram de vaga antes.

  • Pedro Antonio Lapinscki Junior diz: 14 de novembro de 2008

    Existem exceções, Wianey.O São Paulo escalou reservas em várias partidas no Brasileiro de 2006, 2007.E ganhou com um pé nas costas.Em 2008 caminha à passos largos pra outro título.Time q têm padrão de jogo pode usar meio time reserva q a mecânica de jogo não se altera.Deve ser por culpa do Muricy…Clube algum pode justificar sua incompetência dessa forma.

  • Lucas Winckler diz: 13 de novembro de 2008

    Só pra começo de conversa, quem de direito deveria mandar no futebol, em ordem: torcida e clubes. Ou seja se os clubes não se interessam pela competição, que se faça melhorias nela, retaliar clubes pode ser o início do fim para competições, principalmente essa que mal é um bebê de fraldas, feita para argentino ganhar e que fizeram de otários os clubes brasileiros desde o momento do “sorteio”. Mesmo assim, tá certo o Inter, é aquela coisa, “não tem tu vai tu mesmo”, ou “é o que a casa oferece”.

  • leandro diz: 13 de novembro de 2008

    Wianey. Não são os brasileiros que fazem isso, nesta mesma semana Liverpool e Chelsea utilizaram reservas na copa do rei mas não utilizam reservas na liga dos campeões.Questão de lógica, torneios importantes merecem atenção maior. A Sulamericana não atraía ninguém e não é ético mudar a premiação no final, na Europa garanto que isso não seria nem ventilado.

  • JOSÉ CARLOS diz: 13 de novembro de 2008

    WIANEY,ESPERO QUE DESTAQUES NA TUA COLUNA DE ZH,E AQUI NO TEU BLOG À SUGESTÃO DE ALEXANDRE FLECK:PARA QUE A SUL AMERICANA SEJA UM PREMIO AOS TIMES QUE DISPUTAM A SÉRIE B DO BRASILEIRO.SERIA REALMENTE A CHAVE DE OURO PARA A REVELAÇÃO DE NOVOS CRAQUES E UM SALTO DE QUALIDADE PARA OS CLUBES QUE DISPUTAM A SÉRIE B.TERIAM MAIOR PATROCÍNIO E PODERIAM FAZER MAIORES INVESTIMENTOS,POIS AS BILHETERIAS IRIAM AUMENTAR PELO INTERESSE DAS TORCIDAS.NÃO ACHAS UMA GRANDE IDÉIA,QUE DEVE SER LEVADA ADIANTE?

  • luiz carlos pinheiro monte diz: 13 de novembro de 2008

    Sou contra este negócio de poupar jogadores, jogador é pago para jogar, e em todas as competições que o clube estiver disputando, caso contrário, é desrespeito com o torcedor do seu time. Lembro que o Felipão disputava tudo que vinha pela frente, e se desse para ganhar tudo, ganhava. Chegou a diputar mais de uma partida em dia, pelo gaúchão, do qual se consagrou campeão. Os dirigentes tem que parar com essa frescura e não rasgar dinheiro,depois ficam chorando por falta de grana.

  • joao carlos diz: 13 de novembro de 2008

    Olha Wianey, é muita hipocrisia dos times brasileiros, primeiro qdo disputam o campeonato brasileiro querem ser campeão, se não der falam que querem a vaga pra Libertadores, e se não conseguevem com a desculpa que querem se classificar pra Copa Sul-Americana. E depois falam que são grandes clubes…isso é coisa de timinho, coisa de dirigente amador.

  • miguel sessin diz: 13 de novembro de 2008

    que barrigada hein Wianey!!

  • Adelson Lapolli diz: 14 de novembro de 2008

    A quem interessar possa, o Wianey não citou quais as competiçôes , não citou Países e nem qualquer time de futebol, apenas no seu final fez apenas uma comparação para ser melhor entendido, Que Deus proteja-os!

Envie seu Comentário