Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Grêmio depende de si mesmo

26 de novembro de 2008 30

Eduardo De Luca, secretário geral da Confederação Sul-Americana de Futebol, no sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2009/Andrés Cristaldo, EFE

Ainda que a vaga para a Libertadores tenha que ser assegurada dentro do campo, nos derradeiros dois jogos do Brasileirão, o Grêmio só depende de si mesmo para terminar a competição na segunda colocação. Se acontecer, enfrentará adversários da Colômbia, Bolívia, México ou Chile, na primeira fase da Libertadores. Dois deles já são conhecidos: Aurora, da Bolívia, e Boyacá Chicó, da Colômbia.

As duas equipes são nossas desconhecidas. Logo que se confirmar a posição do Grêmio no Campeonato Brasileiro, serão buscadas informações sobre os seus adversários e, então, se poderá avaliar o tamanho de cada uma. Mas, desde já, é possível prever as piadinhas que serão feitas caso se confirme que o Grêmio terá que ultrapassar Aurora e Boyacá Chicó — considerando os nomes dos clubes, claro. Alguém dirá que as presenças de tão solenes desconhecidos confirma que a Libertadores já não é mais a mesma.

As mesmas piadinhas e conclusões de sempre. E ainda há quem defenda a rivalidade boboca que impera na província. Já se estende por tantos anos o modelo de enfrentamento que protagonizam colorados e gremistas fora do campo, que a criatividade já se esgotou. As provocações infantilóides se reiteram presididas pelo doentio desejo de, sempre, desmerecer o “tradicional adversário”. E o mais incompreensível é que esse comportamento está enraizado na própria imprensa esportiva, cujo único e valioso produto é o futebol. É como dizer para os patrocinadores: comprem o nosso trabalho, mesmo que o produto seja uma porcaria. Ou convidar o torcedor para consumir um produto que não tem valor.

Mas, apesar desse comportamento que não se altera, o produto chamado futebol continua a figurar entre os mais valorizados. Sabem por quê? Simples. Porque piadinhas e provocações medíocres viraram folclore. Ninguém mais leva a sério. Alguns riem, no máximo, como se estivessem em um circo, no intervalo das apresentações mais importantes. É neste momento que o riso invade o picadeiro.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (30)

  • RIK diz: 26 de novembro de 2008

    Estes supostos times que o Grêmio vai enfrentar, caso se classifique para a Libertadores, devem ser times da 3ª divisão, ou de 3ª categoria. Por que eu falo isso? por que duvido até que nem o nobre colunista conhece estes times. Qdo.Inter enfrentou o Grêmio e Boca, os gremistas falaram que o Inter passou pelos mesmos por que aqueles jogaram com times reservas. E agora vão dizer o quê, com estes times desconhecidos que vão enfrentar. Depois vão dizer que ganharam do Barcelona, Ha,ha,ha…

  • Gabriel Coelho diz: 26 de novembro de 2008

    O que mais me deixa maluco é colocar..colocar..colocar aquele Andre luis pra jogar..sempre,mas me diga uma coisa onde o Roth viu que aquilo aliii é jogador de futebol? Quantos gols ele fez esse ano?é risonha a apelação de colocar ele pra jogar ,ele só perde gol,não faz nada só corre…muda de profissão e vira maratonista já que gosta de correr pq o q tem que correr é a bola…Roth é uma piada as vezes….já estão oferecendo jogadores bons ao gremio como diguinho vai acabar com soares e Andre !!!

  • ismael diz: 26 de novembro de 2008

    Meu palpite (e tenho errado muito pouco), é que o gremio não vai pra Libertadores 2009. Minha opinião. Amarelará como sempre.

  • marco diz: 26 de novembro de 2008

    sei que não vou ter resposta nem atenção, mas queria voltar a outro assunto do começo do ano. O Senhor dizia que os ataques de Inter e Gremio se equivaliam. Comparava Perea e Marcel com Nilmar e Alex. O que mudou?
    Abraços

  • bob diz: 26 de novembro de 2008

    Impressionante como o gremixo tem sorte!
    só não sei se segura o segundo lugar.
    É muito importante ir bem na primeira fase, pois os primeiros colocados decidem em casa sempre(foi assim com o Colorado em 2006,segundo no geral)

  • Jonas Rafael diz: 26 de novembro de 2008

    Em 2006 nos gozavam que tínhamos Tolima e Cúcuta, e que nossa chave era a mais fraca. Veio a segunda fase e o Cúcuta eliminou o Nacional-URU, que tinha desclassificado os coloridos na primeira fase. Os times eram desconhecidos, mas qualquer um que tenha visto o Cúcuta jogar na ocasião sabia que tinha condições de ser finalista, como quase foi.

  • TEO ALEXANDRE diz: 26 de novembro de 2008

    Wianey, a rivalidade (sadia) é que nos move.

  • Josias diz: 26 de novembro de 2008

    É Wianey, por essas e outras que o Inter caiu para o Poderoso Veranópolis no gauchão ! ahahaha

    E também na primeira fase da libertadores do ano seguinte do mundial contra poderosos adversários !!! ahahah

    Ahhh sim, e chegando na final da Super Copa Sul Reserva americana pegando reservas de todos os times…

  • Edu – Libertadores nao eh pra qq um Wianey… diz: 26 de novembro de 2008

    Libertadores eh Libertadores Wianey. Nunca se pode desconsiderar isso. Lah os times jogam sempre com todos os titulares, lah eles jogam a vida. Nao existe outro campeonato na America mais importantante. Se estes times estao lah eh pq se credenciaram para tal. Tem time por ai que semana passada estava pedindo esmola na Commebol pra tentar jogar, nao levaram. Estao abaixo destes que estao classificados para a Libertadores. Libertadores n eh pra quem sonha eh pra quem pode!

  • PAULO PORTO diz: 26 de novembro de 2008

    ESTÁ CERTO WIANEY, COMO É QUE ALGUÉM TERÁ CORAGEM DE FAZER QUALQUER TIPO DE PIADA CONTRA ESTES POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS DO GREMIO NA LIBERTADORES ??? O “PODEROSO” AURORA E O “MULTICAMPEÃO” BOYACÁ CHICÓ, SÃO ADVERSÁRIOS DE EXTREMO RESPEITO, COM UMA TRADIÇÃO INVEJÁVEL NA LIBERTADORES. HAAAAA FAÇA-ME O FAVOR WIANEY, ACHAS QUE O TORCEDOR É CEGO ? AURORA ? BOYACÁ CHICÓ ?. ESTES DOIS TIMES, SÓ FARÃO PÁREO AO GREMIO, POIS SÃO DO MESMO NÍVEL DO NÁUTICO, O ATÉ ENTÃO, MAIOR RIVAL DO GREMIO.

  • Caramba diz: 26 de novembro de 2008

    Piadinhas já vimos sobre o Tolima e o Cúcuta…. e olha no que quase deu….
    desconhecidos sim…. mas vamos respeitá-los !!!!

  • Tricolor diz: 26 de novembro de 2008

    Nao desdenhem desses clubes…

  • tarcisio diz: 26 de novembro de 2008

    wianey só quero saber se o quinto lugar vai pra libertadores porque este timeco da azenha sai do brasileirão em 5 lugar o resto é o unico clube brasileiro campeão da sulamericana jogando com boca junior q eliminou o timeco da azenha, hoje será 3×1 pro colorado chorem flanelinhas da azenha

  • filipe diz: 26 de novembro de 2008

    Jonas Rafael
    isso foi 2007, 2006 o inter foi campeão o gremio recem subia da série b, não disputou a competição

  • Frank gremistão diz: 26 de novembro de 2008

    Ó…o Intercaldas não vai ganhar a SULA, pois o ESTUDIANTES tem o Verón(ópolis) no time. E só estão na final por que o Grêmio teve pena do co(cô)-irmão do SEMTERNADA e jogou com o time reserva. HA-HA-HA…ridículo timinho da beira-valo

  • diego diz: 27 de novembro de 2008

    Ao contrario caro amigo Frank. So estamos aqui porque sempre nos mantivemos humildes ; superamos adversarios soberbos como voces que nao tem cacife pra apostar em nada mais alto. E olha que nos ainda estamos concorrendo. Ja voces.. NAO TE PERTENCE MAIS GREMIO.
    Ah sim , quanto ao SEMTERNADA contra o Inter, eu pergunto – voce lembra de algum titulo conquistado pelo Gremio nesse ano? nos ultimos tempos? TIC TAC TIC TAC – EU LEMBRO! SERIE B NAO EH?

  • Daniel Colorado diz: 27 de novembro de 2008

    Gremio e Boyaca Chicoh?? Ja tem nome de classico!! Assim como Gremio e Nautico, Gremio e Atletico Goianiense, Gremio e Vila Nova… Boya Cachecol… depois vem falar de Libertad, LDU…

  • Jonas diz: 26 de novembro de 2008

    Bah…

    Último jogo do Club Aurora:
    Oriente Petrolero 5 X 0 Aurora

    Último jogo do Boyacá Chicó:
    América de Cali 4 X 2 Boyacá Chicó

    Tá fácil essa Libertadores..Mais fácil só a do Inter…

  • Rafael diz: 27 de novembro de 2008

    Quem vai fazer piadinha? Os torcedores daquele time q só passaram de fase pq o juiz anulou os DOIS gols LEGITIMOS do Nacional do Uruguai q eliminariam o SC 2006 da Libertadores do ano de sua fundacao?

  • Dilceu Penter diz: 26 de novembro de 2008

    É Wiagey, bom mesmo é jogar contra juniores e ser campeão de um campeonato que não vale nada. Quanto o Anão tá te pagando, hein? Abraço!

  • COLORADO DESILUDIDO diz: 26 de novembro de 2008

    DESDE QUE MEU DESCONHECIDO TIME DO INTER FOI CAMPEÃO, NADA MAIS ME SURPREENDE!

    WIANEY , QUERO A VAGA QUE TU DISSE QUE EU TERIA!!
    EU QUERO PARTICIAR DA LIBERTADORES!!
    EU ACREDITEI EM TI!!

  • Elton Dias diz: 26 de novembro de 2008

    COMO OS COLORIDOS GOSTAM DE SE METER NOS NOSSOS ASSUNTOS. FALAM DO CHICÓ E COISA E TAL, MAS DEPOIS QUE O TIMECO DELES GANHOU, NADA MAIS É IMPOSSÍVEL. LDU, ONCE CALDAS, INTER CALDAS,OPS… (BOM É A MESMA COISA) DEPOIS QUE ESSES GANHARAM TUDO É POSSIVEL. NOS AGUARDEM, BOM MAS PARA ISSO ACONTECER SÓ EM 2009, PORQUE P/ 2008 A PADARIA FECHOU POR FALTA DE SONHO. DÁ-LHE GRÊMIO!!!

  • Paulo Rogerio diz: 26 de novembro de 2008

    Se o Inter for campeão da Sul Americana, faltará apenas um titulo para ganhar todos os possíveis: O de campéão Intercontinental
    o mesmo que o Gremio conquistou em 1983. Nãoo… Nãoo, o da segunda divisão não.

  • rafael roberto schwade diz: 26 de novembro de 2008

    bah wianey …
    mas esta escancarada a tua preferencia por aquele timinho azul. agora se o timequinho azul que não ganha nada a anos cair em uma chave ridicula com timinhos da altura dele , nao se pode mais falar mais nada…vai escrever um blog na pagina deles , tira esse do ar que nao eh mais neutro..

  • Jonas diz: 26 de novembro de 2008

    Eu até concordo…

    Mas mesmo sendo Grêmista, quand ome falaram que o Boyacá Chicó está na Libertadores, pensei: “tá, e em que grupo tá o time do Jão Grilo?”

  • Borges diz: 27 de novembro de 2008

    Olha o absurdo que um gremista postou aqui: “Seeeempre devemos apoiar o tricolor. Algumas pessoas falam em ano ruim, mas nao vejo assim. Estamos nas ultimas rodadas com possibilidade de titulo. Qdo foi a ultima vez em que chegamos nessas condicoes nesse sistema de pontos corridos???” EU TO MUITO TRISTE, POIS A CEGUEIRA QUE ENVOLVEU NOSSA PEQUENA DIREÇÃO AGORA TOMA CONTA DA NAÇÃO… ACHO QUE VALE LEMBRA DO SENNA: “EU NÃO CORRO PRA PERDER”.. O GRÊMIO ENCERRA + UM ANO SEM NADA E HÁ QUEM APLAUDA!

  • Vitor Hugo Rinter diz: 26 de novembro de 2008

    Pois é, Wianey. Bem antes de saber-se com quem o Grêmio jogará a próxima Libertadores você “sugere” a primeira gozação…Como qualquer campeonato, a Libertadores tem seus times medíocres também, mas nem por isto perde a importância de ser a principal competição das Américas. Que o digam todos os clubes brasileiros que sonham, todo o ano, com o G4. No mais, você tem razão: a mídia ajuda a desvalorizar competições, até o nosso brasileirão. Vivem dizendo que está nivelado “por baixo”. Lamentável.

  • lindomar diz: 26 de novembro de 2008

    A muito tenho dito o gremio vai chegar em 5.

  • JONAS RAFAEL!!!! diz: 26 de novembro de 2008

    jonas rafael,foi em 2007, que belo gremista ein

  • filipe diz: 26 de novembro de 2008

    é verdade que alguns times mais fracos vem se classificando para a libertadores ultimamente, mas a competição em geral está mais forte, já que aumentou o número de times, as piadas sempre vão existir e são sadias, mas se um clube for campeão superando adversários sem prestigio, é por que os “grandes” não terão conseguido superar esses mesmos adversários, o mérito do campeão será o mesmo, e só pra lembrar, no ano passado o fluminense desbancou o SP e boca e caiu para a quase desconhcida LDU!

Envie seu Comentário