Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Tite consolida status de tático e estrategista

27 de novembro de 2008 34

Jefferson Botega

Nem teria sido necessário o elogio entusiasmado de Edinho, em La Plata, garantindo que Tite é o treinador que mais entende de formulações táticas com quem já trabalhou. Bastaria considerar o trabalho do treinador, a partir do momento em que passou a contar com todos os titulares e em boa forma física. Olha-se para o campo e percebe-se, claramente, uma equipe organizada, onde cada jogador sabe exatamente o que deve fazer.

O diabo é que o Inter só passou a ter uma equipe completa e bem preparada a partir de setembro. Tarde demais para o Brasileirão. Nos meses anteriores, o Beira-Rio viu jogadores saindo, outros chegando, um surto de hepatite, “janela de agosto” paralisando figuras importantes da equipe e uma desagradável herança materializada em hierarquias de vestiário e jogadores se arrastando em campo.

Tantos problemas só poderiam produzir maus resultados e pressão sobre o treinador. Tite tudo suportou, inclusive muxoxos de jogadores que não admitiam deixar o time por deficiência física e técnica.

Aos poucos, o treinador foi assumindo o comando do vestiário e impondo as suas idéias. Reconstruir um time não é tarefa que se realize em poucas semanas. Quase todo o mundo sabe disso. Quase.

Já no final da temporada e na iminência de conquistar um título que clube brasileiro algum já conquistou, Tite começa a receber merecida consideração. E se alguém quiser associar o bom momento do Inter ao retorno de Fernando Carvalho, fique à vontade. A sua influência, apoiada em conhecimentos, já fora decisiva nos momentos de grandes conquistas do Inter recentemente. Muitos não viram, outros negam-se a ver até hoje. Preferem acreditar em coincidências, talvez.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (34)

  • Marcos Veiga diz: 27 de novembro de 2008

    Depois do resultado do gre-NAL, o Tite passou a ser COLORADO aos olhos da torcida.VAMU VAMU VAMU INTER!

  • Joel Ribas diz: 27 de novembro de 2008

    Por falar em negar-se a ver algo, te sugiro comentar a diferença do primeiro para o segundo tempo. Relembrando, mesmo após a expulsão o Inter jogou NO CAMPO do Estudiantes. Fez gol, bola na trave etc. Mas no segundo tempo a pedido desse “grande estrategista” recuou demais sendo que Alex e Dale viraram laterais. Resutado: Pressão total do Estudiantes que só não resultou em gol pelas limitações do time e pela ausência de alguém que chutasse de média/longa distância. Esse era o Inter do Brasileirão

  • márcio souza diz: 27 de novembro de 2008

    Ué,cadê o post que estava aqui!?O gato comeu.Cadê o gato? Tá no mato….
    Até tu achou que estava forçando a barra né!?Não precisa ter vergonha de exaltar o Tite(eu sempre quis ver ele treinando o inter também),vergonha tu deveria ter das críticas infundadas,pessoais e familiares que tu fazia ao Muricy!E ao Abel,o que era aquila perseguição!?Se ele fosse o técnico do inter ontem,não seria nem citado no post de exaltação ao Tite que tu apagou (tu achou demais,foi por isso!?), é disso que eu falo.

  • pedro paulo diz: 27 de novembro de 2008

    Wianey se pro oitavo colocado do campeonato brasileiro é esta facilidade ganhar a Sul americana imagina para o vice se tivesse tido interessse.Agora o Inter voltou a ser galático e o Tite o maior estrategista do futebol brasileiro. Porque eu não gosto de rinha de galo em vez de futebol? Eu mereço.

  • márcio souza diz: 27 de novembro de 2008

    Na verdade, o post que eu referi sobre o esquema e a atuação do Tite não é deste blog, fiz confusão nas janelas abertas, logo, peço desculpa. Viu como é fácil reconhecer um erro!?
    Mas o resto do comentário, sobre o que tu fez com o Muricy -invadindo a esfera pessoal e familiar do treinador e a perseguição ao Abel,segue valendo.

  • Alvair diz: 27 de novembro de 2008

    Considerando que foi uma aula tática do Tite, e que ele próprio declarou que recuando D´Alessandro e Alex o Inter manteve a consistência defensiva e ganhou em velocidade e qualidade no ataque, pq não tentar isso com 11 jogadores? Será que não daria certo montar essas 2 linhas de 4 (com Alex e D`Ale mais recuados) e acrescentar um atacante ao lado de Nilmar? Talvez Taison. Talvez Walter. Ou um contratado. Tiraria o Edinho. O que vc acha, Wianey?

  • márcio souza diz: 27 de novembro de 2008

    O próprio Tite é contratação do Carvalho! Enquanto o Pífeo tinha ódio mortal deste treinador, por o julgar gremista (santa ignorância – sendo ou não, não é isso que tem que ser analisado né.. convenhamos que este pensamento é pequeno ao extremo)Acho que são os dois maiores responsáveis, o resto está sendo consequencia. Mas o pai de todos com certeza é o Carvalho. Aliás, só não vai ser presidente do inter no centenário pela atitude pequena do Pífero de, como colorado, não reconhecer este direito.

  • PAULO diz: 27 de novembro de 2008

    EI AMIGÃO,NÃO É O TITE NÃO,SEGUNDO OS TEUS CONCEITOS FARTAMENTE EXPOSTOS ANTERIORMENTE,É A DIRETORIA,FERNANDO CARVALHO,PIFERO E LUIGI.APENAS PARA FAZER JUSTIÇA A MURICY E ABEL.PQ QUANDOS ELES GANHAVAM ERA A DIRETORIA ETC NÉ???,OUTRA COISA AMIGÃO ATÉ QUANDO OS ASSASSINOS DA GERAL FICARÃO SOLTOS OU VÃO AMORCEGAR QUE NEM O CASO DOS BANHIEROS QUIMICOS.AH TÁ JÁ SEI ATÉ O PROXIMO TIROTEIO NA SAIDA DO ESTÁDIO.AI MORRE UM OU DOIS E LOGO TUDO É ESQUECIDO COMO SEMPRE.

  • walério diz: 27 de novembro de 2008

    Sem desmerecer Tite, mas o Estudiantes é um time muito fraco, agora entendo porque Veron está jogando em La Plata, o futebol dele acabou e só vem atuando com o nome, sem falar no ala esquerdo que nunca chutou uma bola na vida. Agora não esqueça do jogo diante do Coritiba, ali sim era fundamental a vitória e todos os conhecimentos do seu Tite, assim fica fácil comentar e rasgar seda.

  • ike diz: 27 de novembro de 2008

    Declaração de Dalessandro após o jogo, na gaúcha: – é difícil de acreditar que em tão pouco tempo o time do Inter esteja jogando no nível atual,- fala um jogador com cultura tática, que sabe o que é trabalhar sério neste nível. Méritos ao Tite

  • Luiz Carlos Limberger diz: 27 de novembro de 2008

    PREZADO WIANEY, GOSTARIA QUE FIZESSE UM COMENTÁRIO A RESPEITO DA PREPARAÇAO FISICA DO INTER, POIS ACHO QUE O NOVO PREPARADOR FISICO TAMBÉM TEM MTO A VER COM O PROGRESSO DO TIME.

  • Cesar Silveira. diz: 27 de novembro de 2008

    Tite melhor do que Abel , mas o melhor Técnico ainda é o Muricy …

  • Carlos Alberto Rathunde diz: 27 de novembro de 2008

    - Tite só começou a ter o seu trabalho reconhecido, depois que o Fernando Carvalho começou a escalar o time.

    - TODOS os times do campeonato brasileiro, (aí obviamente inclusos São Paulo, Gremio, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo) tiveram problemas de janela, de entrosamento, de condicionamento, etc, etc. Estranho que apenas no Inter esses problemas resultaram em maus resultados.

  • Marco Aurélio Castaldo Andrade diz: 27 de novembro de 2008

    Não é hora para tanto entusiasmo, e mantenho minhas restrições ao retranqueirismo do Tite. E, bom lembrar, terminamos 2007 bagaçando, como agora, e 2008 é esta tragédia que nem a conquista da Sula irá amenizar. A culpa maior é da tartatura Luigi, dublê de poste e vice de futebol, por deixar o macaco tomar conta do picadeiro.

  • pedro diz: 27 de novembro de 2008

    Tá chato, chega a parecer que você é empresário do Tite. Pau e Pau no Abel(que tbém acho ruim) e no Muricy. Mas a defesa intransigente deste filósofo, não dá mais para aguentar. Ou, então, me explica como O Inter derrotou o SP e 3 dias depois foi humilhado em Ipatinga, num desenho de jogo onde até 11 pernetas ganhariam. Até eu aplaudi o Tite contra o SP e o seu discurso ufanista após a partida mas, 3 dias depois, descobri porque ele ficou desempregado tanto tempo. Saudações Coloradas!

  • gilberto da silva diz: 27 de novembro de 2008

    CRITIQUEI O TITE MAS ELE ACERTO O TIME PARABENS MAS INFELISMENTE VAO DESMANCHA O TIME NILMAR ALEX GUINA D ALESANDRO SERA QUE FICAM

  • luis diz: 27 de novembro de 2008

    Se o inter ganhar a Sula. ,tomara,não faltará para nós mais nada. Ops aquele da segunda não, deixamos para os times médios que comemoram e até fazem DVD, pasmem.

  • Raul Gabe diz: 27 de novembro de 2008

    Olha eu sempre achei o Tite un baita treinador,o problema e que nao se faz un omelete sen ovos,pena que o Inter se ajeitou un poco tarde para o campeonato brasileiro,mas tudo ben vamos ganhar a Sulamericana e fazer un grande esforco para manter essa base para o proximo ano ai sin vamos ganhar tudo,dale colorado.

  • igor dornelles diz: 27 de novembro de 2008

    To com contigo e não abro Wianey. Tite é o treinador ideal para o Inter no ano de nosso centenário, desde que nossa diretoria saiba repor,com intelegência e rapidez eventuais perdas que certamente teremos nesse fim de ano.

  • Léo diz: 27 de novembro de 2008

    ÃO, ÃO, ÃO.. SEGUNDA DIVISÃO DA AMERIDA…HEHEHE, SULAMERICANA É A SEGUNDONA…1ª DIVISÃO É A LIBERTADORES, E ESSA JÁ E NOSSA… CHORA COLORADINHO SEGUNDONA, HEHEHE…

  • daniel forgiarini diz: 27 de novembro de 2008

    CARO WIANEY.
    CONCORDO COM VC,TITE TEVE QUE PASSAR POR UMA PROVA DE FOGO PARA PODER MOSTRAR AOS TORCEDORES IMEDIATISTAS O QUE EU JA SABIA E VC TAMBÉM DE ACORDO COM VÁRIOS COMENTÁRIOS QUE ELE É UM ESTRATEGISTA NATO .
    ESPERO QUE ELE FIQUE ANO QUE VEM E NA MEDIDAD DO POSSIVEL QUE O TIME SE MANTENHA …MAS ISSO É SONHO!!!
    GRANDE ABRAÇO E SAUDAÇÕES COLORADAS

  • Antonio diz: 27 de novembro de 2008

    É wc, tenho que concordar. Ontem ele me susprendeu,após a expulsão do Guina,imaginei que ele iria entrar com Andrezinho ou Sandro no lugar de Alex ou D`Alessandro. Não mudou nomes mas mudou o esquema tático. Parabéns pela decisão rápida,pela confiança que depositou nos jogadores, pois acreditou que eles poderia cumprir as determinações táticas necessárias naquele momento.

  • silvio jaime fernandes diz: 27 de novembro de 2008

    Olá Wianey:…Correto teu comentário sobre o Tite.Bem lembrado também os problemas que enfrentou com o elenco e a própria torcida chamando-o de gremista.Por isto não gosto de analisar individualidades.Acaba-se queimando a língua lá na frente.

  • Antonio Jr diz: 29 de novembro de 2008

    VAMOS SER SOLIDÁRIOS.
    As pessoas nas regiões afetadas pela tragédia em SC estão precisando de tudo, desde o mais básico (água potável, comida, colchões,roupas de cama,roupas comuns, remédios,calçados), até coisas q poucos lembram: brinquedos, cremes e escovas dentais, panelas, fósforos, isqueiros, enfim, de tudo q as pessoas precisam numa casa

  • Pedro Antonio Lapinscki Junior diz: 28 de novembro de 2008

    Nada como um dia após o outro.Aqueles q erroneamente criticavam o Tite, podem usar um pseudo-argumento q um cronista conhecido na praça usava pra justificar as conquistas do Abel e do Muricy.Esse cronista dizia q os times dirigidos pelo Abel e o Muricy, eram campeões apesar deles.Agora, os detratores do Tite podem usar o mesmo argumentinho furado.Estou errado, Wianey?A banca paga e recebe.Vai vetar esse tb?O absolutismo Wianesco continua.Nada como um dia após o outro…

  • CLAIRTON GARCIA GRANDINI diz: 28 de novembro de 2008

    Muito justo esse reconhecimento ao Tite. Pegou o time num momento horroroso, e aos poucos deu um padrão de jogo confiável.
    Futebol se faz com continuidade.Isto é fato. Tomara que ele fique, independente do título. E tomara que a direção mantenha a base do time pra o ano q vem. Precisamos de dois laterais e um companheiro pra o Nilmar no ataque. Abraços

  • Paulo Roberto Nunes de Menezes diz: 28 de novembro de 2008

    Antes da contratação do Tite, fiquei perplexo com os demais nomes citados,que bom para o meu time que o trouxe, sempre confiei no Tite, um profissional competente, alegavam que era gremista, hoje está provado sua qualidade e minha convicção, espero que o meu Inter não faça a burrada de substituí-lo. Fica Tite!!!!!!!!!!!

  • Luiz Henrique diz: 28 de novembro de 2008

    FICA TITE,FICA TITE,FICA TITE!!!CAMPEÃO DA COPA SUL AMERICANA,FICA,FICA,FICA!!!!

  • Papai é o maior diz: 28 de novembro de 2008

    Não gosto de treinadores que se dizem ser dos perféx e vem treinar o inter, mas como o TITE viu a estrutura colorada e é um ótimo PROFISSIONAL, ainda como técnico a de me convencer, pode ser dada a chance para o centenário. INTER, 100 ANOS NA PRIMEIRA DIVISÃO.

  • Rafael diz: 28 de novembro de 2008

    Pois é, eu fui contra a contratação do Tite, não por ser ou deixar de ser gremista, mas por achar fraco como treinador, a meses no time e não mostrava nada, jogadas, esquema, um time perdido. Cheguei aacreditar no começo promissor dele, que foi uma boa, mas depois ele fez muita burrada. Mas reconheço que o time agora ta estabilizado e joga fora de casa com o mesmo padrão que joga em casa. Mas queria ver se no brasileiro o time jogaria assim tb, pq o problema maior foram os jogos fora de casa.

  • levyCOLORADO diz: 28 de novembro de 2008

    O Tite acertou. Mas a maior contratação de 2008 foi mesmo o Fernando Carvalho… (será que fica em 2009?)Tal como em 2006, ele colocou o time no caminho das vitórias… Sem demérito algum para o Tite, que deve continuar…

  • Rafael diz: 28 de novembro de 2008

    Se o Tite mantiver este padrão de jogo, mesmo que se troquem algumas peças, inclusive qualificando as laterais, eu acho que merece continuar no centenario, mesmo pq não existem muitas opções no mercado apostas sempre tem o seu risco e tem muito tecnico inferior ao Tite.

  • marcelo diz: 28 de novembro de 2008

    Fui um dos que duvidaram da competência de Tite, errei e assumo, mas não me equivoquei quando a muito tempo atráz escrevi que o Colorado não iria se classificar para a libertadores via brasileirão.

  • GARCIA diz: 27 de novembro de 2008

    wianei. já discordei de mas de forma isenta. E Não é fácil. ABEL nos deixou em 16o. no Brasileiro. Somadas contusoes, famigerada janela de agosto, embróglios beleza interna, sem poder sequer repetir 7 jogadores a cada jogo. TITE foi se erguendo e provando ser profissional de alto gabarito. ELE TEM cérebro. Errou. Muricy Errou muito tambem. Luxa nem se fala. A continuidade LHE DARÁ mais exito .e entrou sob desconfiança. VENCEU e merece SER O TÉCNICO CENTENÁRIO.E ÉO REI do MATA MATA

Envie seu Comentário