Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Prisões expõem relação entre clube e torcida

28 de novembro de 2008 34

O delegado Bolívar Llantada prometeu e cumpriu: na manhã desta sexta-feira vários desajustados, que se travestem de torcedores e se escondem na multidão para extravasar seus piores instintos, receberam a visita da polícia e foram conhecer as dependências do Presídio Central, um dos piores do país.

Ainda que consigam se livrar de penas mais fortes — é a nossa triste rotina —, já tomaram contato com o único lugar destinado aos que têm dificuldade de se adaptar a uma vida social respeitável. Lamentável, porém, foi a polícia ter que arrombar a sala que o Grêmio destinou, no Olímpico, para as lideranças da Geral. Nem o clube tinha as chaves.

Este episódio mostra a que ponto chegaram as relações da instituição com um grupo de anormais que ameaça a imensa maioria que vai a estádios para ver futebol e apoiar o seu time, simplesmente. Espera-se que o delegado Lllantada consiga reunir provas claras e definitivas para que, na hora do julgamento, não se absolva todo mundo por alegada impossibilidade de identificação.

Está na hora de o futebol se ver livre desta gente que, apoiada pelo dinheiro dos pais, se transformou em praga social detestável. Daqui a alguns meses, restará esquecido o episódio que resultou em um tiro na cabeça de um torcedor de 19 anos, após Grêmio e Coritiba, no Olímpico. Tomara que não sejamos surpreendidos com mais um incentivo ao estado de impunidade reinante.

Lambaris já foram fisgados. Está na hora dos tubarões. Ah, e que as transações celebradas entre transgressores e Justiça contemplem castigos um pouquinho mais rigorosos e sejam, exemplarmente, cumpridos.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (34)

  • ??????? diz: 29 de novembro de 2008

    Quanto ódio, Wianey?

  • MARTSEFE diz: 29 de novembro de 2008

    Violência não se justifica, à não ser nos casos previstos na lei, em excludentes de ilicitude, na qual a maior e primeira delas é a legítima defesa. Mas da maneira como essas pessoas agem não dá para suportar, só espero este caso não vá para o mesmo juíz que julgou o caso dos banheiros químicos incendiados no beira rio, onde foi fotografado um cara próximo com o papel em chamas, logo os banheiros foram queimados por papel com fogo, mas o cara foi absolvido, piada né, tomara que o juiz seja outro

  • alexandre fleck diz: 11 de dezembro de 2008

    E agora o aviãozinho com aquela provocação por cima do estadio olimpico. Quem será que deu a ordem? O delegado poderia tb passar no beira rio e fichar o marginal presidente colorado. Depois as torcidas estão brigando pela rua e ninguém acha explicações. Ai esta a prova que os maiores marginais, bandidos do futebol, são os próprios dirigente.

  • MARCIO diz: 1 de dezembro de 2008

    Mas não é incrivel!! Como esses marginais tem defensores! Esse tal de “alguém” deve ser mais um estudante de direiro, que aprendeu que pra ganhar dinheiro tem que defender culpados.

  • Leandro Coll diz: 1 de dezembro de 2008

    PERFEITO!!!
    Tomara que a Justiça coloque esses MARGINAIS pra dormir no colo de um CRIMINOSO cheio de saudade…
    Essa RAÇA DESGRAÇADA que suja a torcida tricolor merece apodrecer atrás das grades!!!
    Vamos limpar o Olímpico!!!
    Abraço e ótimas férias!!!

  • Samuel diz: 30 de novembro de 2008

    Pelo amor de deus Wianey do jeito que vocês esta escrevendo ai parece que toda a torcida é responsável por isso estão acusando os mebros da torcida sem sabr realmente o que aconteceu, a fonte de vocês é a máfia?????? Vou na geral a 7 anos e nunca vi um ato de racismo, contra mulheres e criaças, esta na hora de falar a verdade. Abraços

  • zh diz: 29 de novembro de 2008

    Mesmo que a justica nao mande esse bandidos para a cadeia o clube pode achar um meio legal de impedir que essas traias vao ao estadio.
    Uma vez identificados os clubes devem ter amparo legal para impedir a presenca deles.
    Ningem deve ser obrigado a receber na sua casa alguem que nao e desejado.
    Agora se eles tem salinhas especiais e apoio nos estadios ai o clube deve ser responsabilizado e seus dirigentes tambem.

  • Simone Luft diz: 28 de novembro de 2008

    Nota de dez pro teu comentário Wianey, chega de dar moleza pra bandido! Não interessa se for do meu time ou de outro qualquer, gente que sob a desculpa de torcedor de clube comete ato de violência e depredação deve ser denunciado pelos torcedores que tem ética, por que esses bandidos disfarçados emporcalham a camisa do time que vestem!

  • Eduardo diz: 29 de novembro de 2008

    Wianey, que maravilha. TOMARA que todos esses integrantes racistas da G.A.S. passem UMA SEMANA, só UMA SEMANA dentro do presídio central. E em alguma ala onde eles tenham que dividir as celas com diversos negros.

    Já imaginou que semana sensacional eles teriam? A polícia podia anunciar na entrada: “RACISTAS ENTRANDO!!”

  • Gabriel diz: 29 de novembro de 2008

    .

    Wianey, muito, muito do que está sendo divulgado, publicado e dito como verdade é mentira. E quem vos fala aqui é um torcedor que leva seu filho na Geral do Grêmio há mais de 4 anos, junto a banda.

    Concordo que sempre existirá desajustados travestidos de torcedores, tanto no Gremio, quanto no inter, ou em qualquer torcidada do mundo. Porém discurdo de vocês estarem tentando transformar alguns boatos em verdade em forma de noticia.

    Grato pelo seu espaço e bom descanso em suas férias.

  • CHEGA DE VIOLÊNCIA!!! diz: 28 de novembro de 2008

    Chega de violência… por favor… as pessoas de bem gostam de futebol e ficam na mão desses bandidos e sabe o que é pior.. a culpa não é dos bandidos e sim da nossa justiça, que não tem braço pra prender esses marginais, que sempre tem as costas quentes de algum desembargador… juiz ou político influente. O caso dos banheiros é uma vergonha… e esse (tomara que não) tmb vai ser!!!

  • Diego diz: 29 de novembro de 2008

    Só faltou falar q a direção gremista apóia, e q inclusive um destes “desajustados” é conselheiro do gremio, eleito com apoiode Paulo Odone o mesmo q criticou os “banheiros atômicos” do Beira-Rio.

  • Carlos diz: 29 de novembro de 2008

    O que mais me preocupou, foi ter encontrado junto com o material esportivo deles, camisetas, abrigos do Inter. Essas caras poderiam facilmente estar se infiltrando dentro da nossa torcida no Beira Rio.

  • Ramiro diz: 30 de novembro de 2008

    Sempre leio e admirava a sua coluna mas, da maneira que escreve hoje, você coloca como farinha do mesmo saco pessoas com diferentes graus de envolvimento no episódio (de 0 a 100%). Assim como muitos envolvidos em outros episódios foram absolvidos mesmo sendo culpados, outros foram “pré-julgados” e condenados pela imprensa sem ter culpa alguma, o que é também bastante grave. Acho ainda mais irresponsável escrever desta forma no dia em que sai de férias, sem escutar todos os lados.

  • P.C. diz: 29 de novembro de 2008

    Wianey! provalvelmente estes marginais não fiquem presos, pois não há lugar nas prisões, no entanto, seria de bom tamanho que as penas alternativas aplicadas a essa gente fosse cumulada com PROIBIÇÃO DE PARTICIPAR DE JOGOS DE FUTEBOL. Pelo menos ficaríamos livres destes lixos porum tempo. Ah! Não vamos esquecer que tem marginais em todas a torcidas. Abraço a todos!

  • Adelson Lapolli diz: 29 de novembro de 2008

    Wianey e Amigos,é uma pena que só o Ministério Publico cumpra a parte deles, por outro lado, os juizes poderiam ser mais ágeis no julgamento dos processos que se amontoam por conta de tantas prorrogações, mudança de datas, etc…etc…Que Deus os Proteja!

  • Léo Gomes diz: 29 de novembro de 2008

    Tem que fichar estes marginais também no Olímpico e não deixar que eles entrem nunca mais no estádio nos dias de jogos. E a cada vez que ele for pego no meio de torcidas organizadas do Grêmio, que estas sejam punidas com perdas de incentivos e facilitadores. Pois estes delinquentes não são torcedores e a torcida do Grêmio paga um preço alto por ter a maior torcida e mais fanática de futebol do Brasil sendo um alvo mais fácil para estes foras da lei usarem como refúgio para atos covardes!!

  • Fernando Rocha diz: 29 de novembro de 2008

    Wianey,
    Acho que você como jornalista reponsável que é, deveria checar suas informações antes de condenar pessoas que ainda precisam ser julgadas pela JUSTIÇA. Sim, nem sempre o que a ZH diz é verdade, devemos ter muito cuidado com essas ditas “informações” veiculadas. A justiça não é feita com a condenação de inocentes.

  • Alguém diz: 1 de dezembro de 2008

    …, aparece mais que os fatos – e, pasmem, adora isso.
    Li, em sua postagem mais recente, que está de férias do blog. Recomendo que realize algum curso de reciclagem tanto na parte teórico-comunicacional quanto na parte escrita, pois essa se encontra em estado deplorável. Dê uma lida novamente em seu texto e atente para o adjunto adverbial de modo na última linha. Lamentável!
    Ps.:não faço jornalismo e não participo formalmente de torcidas que vocês, jornalistas “imparciais” (não me contive)…

  • Alguém diz: 1 de dezembro de 2008

    … denominam organizadas.

  • Didio diz: 29 de novembro de 2008

    Todo mundo contribui um pouquinho para disseminação da marginália, em qualquer segmento da sociedade, vamos fazer `MEA CULPA” centroavante agora é matador, volante bom é ladrão de bola, cangaceiro,etc…zagueiro trombador, espantador, terror dos atacantes…ir no estádio do adversário é invadir, ocupar, sempre no pejorativo da palavra, vencer um jogo difícil é uma batalha ou rasgar a camisa do adversário… não me admira que alguns, ou muitos, desprovidos de neurônios se empolguem com isso.

  • Paulo Mendes diz: 29 de novembro de 2008

    Gente do mesmo naipe dos “marias-fogueteiras”…recalcados de classe média e média alta que não tem o que fazer na vida!

  • Campeão do mundo fifa diz: 2 de dezembro de 2008

    Alguém, só ocupe muito espaço quando deixar de ser ninguém.

  • Rodrigo Ricordi diz: 1 de dezembro de 2008

    Estaria a direção do Grêmio acuada por esses criminosos?

    Mas o mais impressionante é que ocm toda a repercussão desses atos, as direções de Inter e Grêmio conseguem botar mais lenha na fogueira. Os atos de violência já saem da capital e se espalham pelo interior. O que vai virar isso?

  • Carlos diz: 29 de novembro de 2008

    Excelente tua crônica,Vianey.Assino em baixo.Moro próximo ao Olímpico e em dias de jogos importantes não saio de casa ou se o faço,volto bem depois de terminado o fuzuê nas redondezas,onde a marginália de espraia.Espero que a mídia (que tem responsabilidade social nesses casos), obtenha e divulgue os nomes dos maus elementos,para que todos saibamos de quem nos defender. E que a punição pela Justiça seja exemplar.Pena que, como na Indonésia, não tenhamos castigo por chibatadas em praça pública.

  • Gustavo diz: 4 de dezembro de 2008

    Acho certas coisas deveriam ser ditas ao vivo, é por isso que certas pessoas desprovidas de coragem usam esse meio pra realizar comentários tão covardes quanto sua atitude e quando for corrgir alguém primeiro revise o seu texto !
    Dá-lhe Inter

  • Alguém diz: 1 de dezembro de 2008

    É a primeira vez que tenho a infelicidade de entrar nesse tal blog de um “jornalista”, que, como o bom português me ensinou, não deve ser acompanhado da palavra imparcial, pois isso acarretaria em pleonasmo. No entanto, Wianey, imparcialidade é algo que o senhor nunca demonstrou. Pelo contrário, sempre deixa clara a sua posição – ingrata e burra.
    De fato, os indivíduos que cometeral o ato em questão devem ser punidos, mas não cabe a ti, mero “imparcial”, o julgamento dos mesmos…

  • Alguém diz: 1 de dezembro de 2008

    …, que será realizado nas devidas instâncias jurídicas, as quais o senhor também se acha na autoridade de julgar. Não estou aqui defendendo o sistema penal brasileiro – que tem, óbvio, vários defeitos -, mas sim reiterando minha posição de que o senhor não deve se meter em assuntos particulares, tais como a atribuição de vagabundos a torcedores que recebem dinheiro dos pais. Realmente, é uma lástima o jornalismo nesse estado (com letra minúscula, deixo bem claro), onde o “imparcial”…

  • Antonio Jr diz: 29 de novembro de 2008

    VAMOS SER SOLIDÁRIOS.
    As pessoas nas regiões afetadas pela tragédia em SC estão precisando de tudo, desde o mais básico (água potável, comida, colchões,roupas de cama,roupas comuns, remédios,calçados), até coisas q poucos lembram: brinquedos, cremes e escovas dentais, panelas, fóssforos, isqueiros, enfim, de tudo q as pessoas precisam numa casa

  • bernardo pinto de faria diz: 1 de dezembro de 2008

    Sao tudo safado e sim ganham dinheiro do papai e da mamae, e vao sim ser soltos até parece que nunca viram isso antes?? E quem nao tem o “seu” na reta nao tem que se preocupar com nada! E aqueles que dizem que inocentes serao condenados, me poupem né? O delegado tem provas e as mostrou!

  • ALEXANDRE FLECK diz: 1 de dezembro de 2008

    Agora que vc viu? ingênuo.A direção do Gremio participa de todas as ações da torcida da geral, e qd houver problemas de novo vem a publico e chama a direção do Gremio a prestar esclarecimentos ok? e tem mais, direção que vende bebibas alcólicas dentro dos estádios é responsável por tudo que vier acontecer. E AGORA VÊ SE PARA DE ENCHER O SACO QUE ESTA HISTÓRIA DE QUE OS TORCEDORES SÃO MARGINAIS.

  • Samuel Sérgio Ritter diz: 1 de dezembro de 2008

    O lugar desse pessoal é na escola ou em algum emprego. São um bando de vagabundos, isso sim!!!

  • Ed Canto diz: 2 de dezembro de 2008

    Só alguém que não tem coragem de dar seu nome, chamando a si mesmo de “alguém” é capaz de uma proeza dessas: em linguajar altamente rebuscado nos termos da lei, tenta afastar uma voz da imprensa do alarde dos fatos.
    Sr. Alguém, nota-se que deves ser papai de algum dos marginais que passarão no mínimo uma noite embalados pelo Carlão da cela 14. Numa próxima vida, tente educar melhor o teu pimpolho. O coloque numa boa escola, cobre um bom desempenho e, claro, faça-o torcedor colorado campeão!

  • toni colorado unico gaúcho campeão do mundo diz: 18 de dezembro de 2008

    quanta ingenuidade de vcs. confiram que o juiz que mandou soltar os assassinos é gremista de carteirinha(sócio, torcedor, tem ligação direta com o clubeco da azenha) ah, o mesmo também que mandou investigar o aviãozinho(ficou magoadinho né) podridão… descubram vocês. que vergonha

Envie seu Comentário