Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Seleção e duas festas no domingo de decisão

17 de abril de 2009 35

Fernando Gomes

O Campeonato Gaúcho é patrimônio esportivo-cultural do Rio Grande do Sul. A sua depreciação — já recebeu vários apelidos desmerecedores — é apenas uma tolice clubística. Já vi dirigente, que hoje desvaloriza o Gauchão, desmanchar-se em lágrimas erguendo o troféu desta competição. Jamais alguém conseguirá convencer que em nada lhe afeta ver o povo rival festejando um domingo de título.

Faz parte da rotina futebolística escalar a seleção do campeonato. Sem muito pensar, acho que a Dupla colocaria neste time a maioria dos jogadores. E não ficaria muito diferente deste:

VICTOR; RUY, ÍNDIO, RÉVER E KLEBER; SANDRO, GUIÑAZU, D`ALESSANDRO E LÉO DIAS; TAISON E NILMAR.

Duas festas

Neste domingo, duas festas acontecerão, lado a lado. No Gigante da Beira-Rio, Inter e Caxias disputarão a Taça Fábio Koff. Se o Inter vencer, será o campeão gaúcho antecipado. Ninguém duvida que o Beira-Rio estará lotado. Ao lado, no Gigantinho, no mesmo horário do jogo, haverá outra grande festividade popular pela passagem dos nove anos de existência do jornal Diário Gaúcho. Ainda que só o jogo estivesse programado, chegar ao estádio e ao Gigantinho com antecedência será muito bom negócio.

O Gauchão, provavelmente, será decidido neste domingo. Não faz mal desejar que não haja incidentes no estádio, que os torcedores comportem-se civilizadamente e a arbitragem de Leonardo Gaciba não justifique avaliações na segunda-feira. Até porque, já se tornou muito desagradável ver a apreciação do jogo de futebol superada por candentes debates em torno da arbitragem. Até uma rivalidade acirrada, como existe no futebol gaúcho, pode prescindir desta costumeira lenga-lenga.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (35)

  • paulo diz: 17 de abril de 2009

    MUITO ENGRAÇADO NÉ PEGARAM SÓ OS PERÉBAS QUERO VER QUANDO CHEGAR A VEZ DOS TIMES GRANDES E OUTRA VCS NÃO GANHARAM NADA ENTÃO VÃO COMEMORANDO VAGA O TIME GANHOU A LIBERTADORES ENGRAÇADO NÉ GREMISTA É TUDO IGUAL SE GAVAM ANTES DA HORA E AI TOMAM NA COLA.

  • elisabete de souza diz: 20 de abril de 2009

    Sobre a desvalorizaçao e o menosprezo dos azuizinhos ao CAMPEONATO GAÚCHO, acho que eles, deveriam pedir afastamento definivo,junto a federação gaúcha.Nada mais justo.Por isso que a gurizada aqui,onde eu moro tá virando COLORADA,NÃO TÃO GANHANDO NADA MAS QUEREM BANCAR O QUE NÃO PODEM. VAMOS RESPEITAR OS CO-IRMÃOS NÃO TÓ FALANDO SÓ DO INTER,OS TIMES DO INTERIOR MERECEM RESPEITO. COMO DIRIA O CAPITÃO NASCIMENTO, GREMIO PEDE PRA SAAIIR. INTER O DNA DA ALMA. TE AMO INTER. BHETHY COLORADA.

  • Júlio diz: 18 de abril de 2009

    O mais engraçado de tudo é que quando o IMORTAL foi bi campeão gaúcho em 2007 o campeonato não prestava!!!Agora que Morangos Pifa 2006 vai ser, já se tornou mais importante que o Mundial de Clubes!!! Quem gosta de GAUCHÃO É PRENDA!!! AOS morangos do aterro, assistam o IMORTAL TRICOLOR SER TRI CAMPEÃO DA LIBERTADORES NO SPORTV, OU VÃO DORMIR, QUE DIA DE LIBERTADORES É SÓ PARA CLUBE GRANDE QUE QUER SER CAMPEÃO DE ALGO SÉRIO, E NÃO PROGRAMADO PELA FEDERAÇÃO COLORADA DE FUTEBOL!!!

  • Willian Korben diz: 17 de abril de 2009

    Títulos do Inter: 127 Títulos da azenha 124. Inter: Grandes Internacionais 4, Grandes Nacionais 4, Estaduais 38, Porto-Alegrense 24, Outros Internacionais 15, Outros Nacionais 4, Outros Estaduais 37 = 127… azenha: Grandes Internacionais 4, Grandes Nacionais 8, Regionais 2, Gaúcho 35, Porto-Alegrense 28, Outros estaduais 15, Outros Intern. 19, outros Nacionais 13 = 124… VAMOS AMPLIAR ESTA VANTAGEM NESTE FINAL DE SEMANA + DUAS TAÇAS, FORA AS Q VIRÃO DURANTE ESSE 2009… INTER CADA VEZ MAIOR!!

  • Alex diz: 17 de abril de 2009

    Nesse ano de festividades, o que não vai faltar no Gigante é taça pra brindar. Respeito o Caxias, mas todos sabem que ele touca de outro time de Poa, contra o Inter deverá sucumbir domingo. Haja foguete este ano!

  • colorado diz: 19 de abril de 2009

    Marcio,teu tricolor é bom!nossa to com uma inveja danada,cara esse teu time é bom!coisa de liga européia,que timaço…e nós somos meros morríveis…

  • Edu, colorado do Cristal. diz: 17 de abril de 2009

    Wianey, você poderia repercutir o discurso do Leonardo, atual cartola do Milan, que defende a privatização dos clubes brasileiros. Esse modelo realmente serve ao futebol brasileiro ou é papo de “filhote do Berlusconi”?

  • INTER-UNICO CAMPEÃO MUNDIAL VERDADEIRO NO SUL diz: 18 de abril de 2009

    Esse negócio de “Desmerecer o Campeonato” é pura lorota. A RAPOSA E AS UVAS explica tudo, quem não conhece? = ATENÇÃO IRMÃOS DA NAÇÃO VERMELHA E BRANCA: VAMOS RECEBER OS TORCEDORES DO NOSSO CO-IRMÃO S.E.R.CAXIAS COM FIDALGUIA E RESPEITO.ÊLES NÃO SÃO OS NOSSOS INIMIGOS! SÃO DISPUTANTES, SÓ ISTO. OS INIMIGOS, INVEJOSOS E RECALCADOS SÃO “OUTROS” !!!DA-LHE INTER !!!

  • Ham diz: 19 de abril de 2009

    Uma goleada sobre o Caxias não vai alterar minha opinião sobre o futebol do Inter, espero muito estar enganado, mas é um futebol quase igual ao do ano passado e de 2007, ou seja não vai a lugar nenhum. Tomara mesmo que eu esteja enganado…

  • Matheus Simon diz: 19 de abril de 2009

    Estadual é tão importante, que só no Brasil existe estadual ainda…que beleza!

  • Andre diz: 17 de abril de 2009

    Você tá de brincadeira!!! como um time que caiu tão cedo pode ter tantos nesse “seleção”? do timeco da azenha, apenas o Vitor seria titular do CAMPEAO do RS… o resto é perna de pau!

  • Alex diz: 17 de abril de 2009

    Caro Wianey (grande figura da crônica esportiva), eu faria pequenas alterações em algums posições. O ajuste ficaria perfeito acresentando (na troca), olha só:

    LAURO; BOLIVAR; ÁLVARO (ou DANI MORAES) E MAGRÃO!

    heheheh

    Tá pronta a seleção! Um abraço!

  • marcio diz: 18 de abril de 2009

    Pobre vermelho ribeirinho,
    sentado ali no cupim,
    comendo bost. de ovelha,
    pensando que é amendoim,
    secando meu tricolor
    que inveja sem fim.

  • Garcia diz: 17 de abril de 2009

    LEONARDO GACIBA????? Pensei que fosse o VUADEN

  • Bernardo diz: 18 de abril de 2009

    Wianey, todos nós sabemos o valor que o Gauchão tem, esse “desmerecer” de certos dirigentes, nada mais é do que a velha história da rapoza e das uvas…é desculpa esfarrapada pelo mau planejamento. É só olhar no resto do país, todos os clubes, independente de estar ou não competindo em outros campeonatos, como Libertadores ou Copa do Brasil, desmerecem o seu campeonato regional.

  • Marcos diz: 19 de abril de 2009

    Wianey,e o WAGNER MANCINI hein?

    Fez milagre com aquele Vitoria limitadissimo e agora leva o desacreditado Santos a final do Paulistao!!

  • Arthur diz: 18 de abril de 2009

    Bah, Ruy, Wianey? Tá de sacanagem, só pode. o tal do Ruy nao joga nada, tenha paciência. O resto to de acordo.

  • Lima diz: 19 de abril de 2009

    Ruy é duro de engolir!!!
    E quem é Léo dias???

  • FABRICIO diz: 18 de abril de 2009

    kleber? ta de sacanagem!!! qualquer outro é melhor…até o Mineiro do Juventudo é menos ruim…sou colorado com orgulho mas o Kleber é piada…..

  • Lucas diz: 19 de abril de 2009

    na boa Wianey, eu colocaria o Adilson no lugar do Sandro. E quem é Léo Dias? Colocaria o Souza no lugar desse cara.

  • Katia – Colorada de São Borja/RS e Campeã de Tuuuuuudo diz: 18 de abril de 2009

    Com todo respeito, discordo no seguinte: Na seleção do Gauchão, faltou o Magrão e o Lauro foi melhor que Vítor ou então, seria o Muriel.
    Confesso que fiquei com medo de ler tua seleção, achei que estaria o (pipoqueiro)Tcheco.
    Na verdade, achei descaso teu com o Caxias, que está na final e tem bons jogadores! Não estou dizendo que tu sejas gremista… Capaz…Hahahaha
    Quanto à depreciação ao Gauchão, tu acreditas nesse “descaso” de quem caiu fora por incompetência? Tríplices abraços!

  • eron reis diz: 17 de abril de 2009

    Foi um maravilhoso campeonato e para abrilhantar casa cheia!!
    Fica até feio o rival desmerecer, pois o que um freguês histórico pode argumentar, ainda mais com três derrotas consecutivas do certame!!

  • Ane colorada diz: 17 de abril de 2009

    Desvalorização Wianey?sim! apenas por incompetentes que nem se quer conseguem chegar á final.E que á anos não erguem nem um caneco.Quer saber quem é Wianey?te digo;fica logo alí…na azenha….

  • HELOÍSA PIRES diz: 18 de abril de 2009

    LEONARDO GACIBA??????????!!!!!!!!!!…

  • francisco fortes diz: 22 de abril de 2009

    po vianei deixa de fazer politica da boa vizinhança voce sabe que a seleçao do campeonato e o time titular do inter e a seleçao b e o time reserva do inter. um abraço. chico colorado

  • luiz carlos diz: 17 de abril de 2009

    Não queremos este gauchão não seu Wianey. Pode ter certeze. A situação já estava preparada mesmo para o Inter ter mais chances de ser campeão no Centenário. Armação do presidente Noveletto. Colorado tendencioso e maroto. Não veham com enrolação que não somos bobos. Podem comemorar o Gauchão, mas porque vcs colorados ficam olhando a Libertadores pela TV, não estão lá. Estão morrendo de inveja. Até da camisa reserva já falaram. hehehehe

  • Willian Korben diz: 17 de abril de 2009

    Títulos do Inter: 127 Títulos da azenha 124. Inter: Grandes Internacionais 4, Grandes Nacionais 4, Estaduais 38, Porto-Alegrense 24, Outros Internacionais 15, Outros Nacionais 4, Outros Estaduais 37 = 127… azenha: Grandes Internacionais 4, Grandes Nacionais 8, Regionais 2, Gaúcho 35, Porto-Alegrense 28, Outros estaduais 15, Outros Intern. 19, outros Nacionais 13 = 124… VAMOS AMPLIAR ESTA VANTAGEM NESTE FINAL DE SEMANA + DUAS TAÇAS, FORA AS Q VIRÃO DURANTE ESSE 2009… INTER CADA VEZ MAIOR!!

  • colorado diz: 17 de abril de 2009

    Não acompanhava de perto comentários de jornalistas sobre Inter e Grêmio na década de 90,na qual meu time não ganhava nada e o conciderava pior que o rival.Hoje a realidade é inversa e vejo um enorme esforço de muitos para igualá-los.Era assim em 90 também?

  • FAZ DOIS ANOS QUE NÃO PERCO greNAL diz: 17 de abril de 2009

    Wianey,na tal da seleção do Campeonato é fajuta.Ano passado o grêmio ficou em 7° e colocou o mesmo número de jogadores que o Inter.O Inter teve o melhor ataque e o ataque dos jornalista foram Mendes e Perea(Sobraram Fernandão que fez 3 gols na final, Iarley e Nilmar).
    Neste ano não vou me surpreender se aparecerem Leos, Souzas, Tchecos, Jonas, etc.O Victor é muito melhor goleiro que o Lauro,mas em termos de gauchão o Lauro foi melhor, o Victor falou contra o Santa Cruz e Veranopolis.

  • Marcelo Xavier diz: 17 de abril de 2009

    QUEM DESDENHA QUER COMPRAR FIKADIK

  • homero felipe diz: 17 de abril de 2009

    a gde maioria da imprensa gaúcha,mas uma vez faz das suas,alvaro voltou de lesão,e não voltou bém,só q quem é crítico,deveria enxergar,q este jogador acertou a zaga do inter,bolivar em compensação não joga nada,mas todo mundo tem paciencia,como as pessoas usam critérios diferentes,para fazerem suas analises,vitor fez um gauchão péssimo,e esta na seleçao,tem dó

  • Júlio César diz: 17 de abril de 2009

    É INCRÍVEL o desprezo dos GREMISTAS pelo gauchão este ano, só por causa da Libertadores, na qual vão sucumbir já nas quartas-de-final. Sim, pois com certeza, muitas vzs já vimos acontecer o menosprezo da competição por parte de quem perde, ainda mais depois de 3 derrotas seguidas pro maior rival fica fácil dizer que o gauchão não vale nada, estão fora,por terem um time fraco,e uma diretoria incompetente. Gauchão não vale nada pra quem perde,e se não vale nada não joguem nos proximos anos.

  • Clebert Fetter Jr. diz: 18 de abril de 2009

    kleber wianey? ta de brincadera..

  • André diz: 17 de abril de 2009

    Tá certo, Wianey. O Gauchão não é o principal campeonato dos nossos times, mas não tem porque desmerecê-lo. A vida também é feita de pequenas realizações.
    Sou colorado, mas o Kléber na lateral esquerda? Será que não tinha ninguém que jogou melhorzinho no interior?

  • Henry Gremistao2003 diz: 20 de abril de 2009

    Campeonato Gaúcho deveria ser disputado em todo o Estado e não exclusivamente no Beira-Lago: Inter, 20 jogos, 15 no Beira-Lago, 5 fora; Grêmio, 12 jogos, 4 no Olímpico, 8 fora, é só olharem a tabela.

Envie seu Comentário