Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O longo reinado gremista na memória gaúcha

24 de abril de 2009 98

Ian Salas, EFE

O ano de 2009 é o 14º consecutivo em que o Grêmio é o clube mais lembrado pelos torcedores gaúchos, segundo pesquisa Top of Mind, Revista Amanhã. Do total de entrevistados em todo o RS, 49,9% citaram o Grêmio enquanto 42,9% lembraram o Internacional.

Em Porto Alegre altera-se o quadro. Os torcedores residentes na Capital responderam, majoritariamente, que preferem o Inter. Os números: 51,6% de colorados contra 46% de gremistas.

Uma comparação entre 2009 e 2008 mostra crescimento do Inter na memória dos gaúchos. No ano passado, o Grêmio teve 52,3% das respostas, caiu 2,45%. O Inter, por seu lado, cresceu. Em 2008 tinha 38,8% contra 42,9%, em 2009, subiu 4,1%.

Tanto a longa supremacia gremista quanto a sua pequena queda encontra justificativas dentro do campo. Vale para o crescimento colorado. Forja-se o torcedor por vitórias. Durante cerca de duas décadas, anos 80 e 90, o Grêmio superou amplamente o Inter em conquistas.  Neste período obteve os mais importantes títulos da sua história. A esmagadora maioria das gerações que entraram no circuito das torcidas nestes 20 anos foi sensibilizada pelas ecoantes vitórias gremistas. Cresceu o número de torcedores identificados com o Grêmio e como é absoluta a fidelidade no futebol, até hoje eles fazem a diferença.

O Inter, que neste longo período se atrasou na corrida com o Grêmio, começou a recuperar terreno desde a abertura do novo século. O clube se reestruturou, administrativa e economicamente, bons times começaram a ser montados, títulos importantes conquistados e tudo isto cativou as novas gerações. Neste momento, cresce o Inter e cai o Grêmio. Os resultados de campo produzem efeitos esmagadores.

Na consulta feita pela Revista Amanhã, em todo Estado, o Grêmio mantém uma diferença favorável de 7%. Em Porto Alegre, contudo, o Inter está na frente com 5,6% de diferença. Tem explicação. Grêmio e Inter são clubes porto-alegrenses, a população está mais próxima e, portanto, mais sujeita aos efeitos dos resultados.

Para que o Internacional alcançasse e, até ultrapassasse o Grêmio na lembrança dos gaúchos, teria que manter a supremacia regional por mais uma década, pelo menos. Precisaria “ganhar” a maioria das gerações que começará a torcer nos próximos anos. Não existe fórmula mágica, mas apenas um único caminho para chegar ao coração dos torcedores: vitórias, títulos, conquistas, festa.

Se conquistar a Libertadores da América, o Grêmio estará freando o crescimento colorado. Neste caso, restaria ao Inter buscar compensação na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.

São grandiosos, pois os desafios que serão enfrentados pela Dupla nesta temporada. Tanto o crescimento como o declínio na preferência do torcedor de futebol são processos lentos, que se modificam a cada temporada. Mas certamente reside neste confronto secular o combustível que tem levado Grêmio e Inter, Inter e Grêmio, tão longe.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (98)

  • Cláudio diz: 24 de abril de 2009

    É Wianey, como posso perceber dos comentários abaixo, todos nós gremistas somos paranóicos e achamos que há um exagero demasiado nas notícias positivas do Inter e uma desvalorização nas notícias do Grêmio. Aliás, historicamente tem sido assim nestes pagos.
    Quem sabe não é daí que vem a força da torcida do meu tricolor?

  • André diz: 24 de abril de 2009

    Que torcida prô Inter virar o jogo hein Wianey? Sugiro que tentes ser um pouco mais isento, pois tá dando muito na vista.

  • Willian Korben diz: 24 de abril de 2009

    Puro Marketing!!! o jogador Souza deve estar satisteito da vida….

  • Carlinhos diz: 24 de abril de 2009

    Wianey, você fez boa análise dos números, mas esqueceu talvez o que é o mais importante!!!
    Persistindo o crescimento da marca Sport Club Internacional nos mesmos patamares deste ano (onde diminui a diferença de 13,5% para 6,95%), no ano que vem passaremos o GFPA por 0,4%.
    Acredito que em 2010 será emocionante a disputa, ainda mais que o colorado está numa crescente, contrário ao nosso rival.

  • Renato Rocha- Colorado diz: 24 de abril de 2009

    “O Inter, que neste longo período se atrasou na corrida com o Grêmio, começou a recuperar terreno desde a abertura do novo século. O clube se reestruturou, administrativa e economicamente, bons times começaram a ser montados, títulos importantes conquistados e tudo isto cativou as novas gerações. Neste momento, cresce o Inter e cai o Grêmio. Os resultados de campo produzem efeitos esmagadores.”
    E TUDO ISSO SEM CAIR PRA SEGUNDA DIVISÃO,´TEM QUE DEIXAR CLARO ISSO!!!!

  • Joao Andre Lucena Borges diz: 24 de abril de 2009

    É uma pena que não havia “pesquisas” na década de 70 mas o colorado chegará lá. É questão de tempo e de conquistas sobre o rival.

  • Carlos diz: 24 de abril de 2009

    É muita coisa!!! Até quando o Grêmio é destaque como sendo o clube “top of mind” alguém da mídia dá um jeito de falar no inter (q está tendo um suposto crescimento???)Pelos teus critérios Wianey o inter não poderia ter torcida, pois ficaram vinte anos sem levantar nenhum caneco relevante e demoraram 97 anos para um grande título. O colorado só passou a existir a 3 anos e já querem ter a maior torcida? No RS a paixão pelo futebol passa de pai para filho, por isso sempre seremos os maiores!!!

  • Matheus diz: 24 de abril de 2009

    Concordo praticamente com tudo que vc falou Wianey, torcedor gosta de vitórias e conquistas, é movido por paixão, tambem concordo que depois de feita a escolha, lá na infancia, dificilmente se muda de lado, mesmo quando o escolhido enfrenta dificuldades, aqui é quase uma religião, vc sabe disso. Por isso te digo que a pesquisa não leva em conta as crianças e se vc considerar que esta década é toda vermelha vai ver que em breve a torcida do Inter sera maioria, eles cresceram e serão pesquisados

  • Eduardo diz: 24 de abril de 2009

    Na década de 90 principalmente, estendo-se até o ano de 2001, o Grêmio conquistou uma quantidade enorme de títulos e o Inter teve um período que praticamente não ganhou nada e nem teve grandes campanhas.
    Já nesta década, o inter ganhou mais títulos que o Grêmio, mas tirando os anos de 2003 e 2004, o Grêmio fez boas campanhas, tendo sido, inclusive, vice campeão da América e do Brasil e ainda conquistando de forma´épica o título da série b. Por isso, acho que o gremio nao perde tanto torcedores.

  • Pedro Lapinscki Junior diz: 24 de abril de 2009

    Esse tipo de pesquisa não tem validade alguma pra se analisar tamanho de torcida. Grêmio e Inter não são marcas de cerveja nem margarina. Essa pesquisa apenas leva em conta a 1ª coisa q a pessoa lembra qdo alguém fala em clube de futebol. Portanto aquele q não gosta de futebol e não torce pra nenhum dos 2 dirá um time, e isso não quer dizer q o resultado reflita o tamanho da torcida. Até pq ninguém vai pra frente da fábrica de leite com faixas e cartazes bradando em favor de leite longa vida…

  • Andre diz: 24 de abril de 2009

    Wianey:
    Você confundiu % com ponto percenutal, são coisas diferentes… O Gremio caiu 2,45 pontos percentuais e o Inter cresceu 4,1 pontos. Se o inter tivesse subido 41,% ele teria 40.3% de lembrança.

  • Renato diz: 24 de abril de 2009

    Uau, que baita título! Campeão Gaúcho de Mind Share!!! Quando vai ser a volta olímpica???

  • leandro diz: 24 de abril de 2009

    O tamanho da Torcida se mede pelo número de sócios.
    INTER 100 ANOS, 100.000 SÓCIOS!

  • Lidiane diz: 24 de abril de 2009

    Quem foi REI nunca perde a magestade, pode vir técnico ruin diretoria pior ainda que a torcida tem sangue AZUL !!!rsrsrs

  • TRI diz: 24 de abril de 2009

    Se conquistar a Libertadores da América, o Grêmio estará freando o crescimento colorado. Neste caso, restaria ao Inter buscar compensação na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.

    assunto encerrado….

  • ricardo diz: 24 de abril de 2009

    Gremio nada pode ser mair!!

  • Rodrigo diz: 24 de abril de 2009

    Só uma perguntinha Wianey? Vc foi entrevistado? Eu não fui, e não conheço ninguém que foi… aliás, revista Amanhã? Nem vi na banca…

  • Gera colorado diz: 24 de abril de 2009

    Cada um comemora o que pode! Segundona e `Top of Mind` não são títulos almejados pelo torcedor colorado. Se os torcedores tricolores gostam, parabéns para eles.

  • Charles diz: 24 de abril de 2009

    Tb nao concordo. Nao tem nem logica essa teoria de que resultados = torcida. Anos 60-70 anos Inter, 80-90 Gremio… 2000 Inter… entao seriam 30 anos Inter (sendo que seriam Inter os ultimos 10??)… e o Gremio e a maior torcida/lembranca a 14 anos! O Flamengo nao ganha nada a 20 anos… Corinthians nunca ganhou nada fora do Brasil, tb nao ganha a horas… Mais uma teoria furada do Wianey.

  • Paulo diz: 24 de abril de 2009

    Como gremista obviamente vou cometar sobre o Gremio. Depois do fundo do poço o Gremio vinha numa explendida recuperação. Espero que a diretoria tome consciencia disso, analise os numeros e de o tratamento que a entidade merece. Como se viu, não há crescimento sem conquistas e NÃO HA CONQUISTA SEM PLANEJAMENTO. E planejamento com a nova diretoria, ao meu ver, está longe de acontecer. A conquista da Libertadores cada dia torna-se mais importante, mas vontade só não basta!

  • andre diz: 24 de abril de 2009

    pois è… isso serve para os colorados de ùltima hora, que acham que futebol è um esporte inventado em 2006…

  • Glauco Morales de Oliveira diz: 24 de abril de 2009

    A verdadeira MAIOR torcida do RS. Da-lhe GREMIO…não é atoa que é IMORTAL.

  • flavio diz: 24 de abril de 2009

    O gremio é inesquecível, pois quem esquece duas passagens pela segundona; a primeira saiu através de canetaço, e a segunda, graças a uma esculhambação armada em Recife comandade pela diretoria da época. NINGUÉM ESQUECE JAMAIS!

  • Eduardo diz: 24 de abril de 2009

    Estranho o Inter ter ficado na frente do grêmio em POA, tendo em vista que em todos os ítens da pesquisa o Grêmio ficou na frente…não entendi essa matemática…é só analisar a pesquisa!!

  • RENATO diz: 24 de abril de 2009

    INDEPENDENTE DE PAIXÕES CLUBISTICAS, ESSAS PESQUISAS NÃO DEVEM SER LEVADAS A SÉRIO PELO SEGUINTE FATO; ALGUM DESSES PESQUISADORES FOI ATÉ OS BAIRROS MAIS POBRES DA PERIFERIA DA CIDADE, OU DAS CIDADES? OU A PESQUISA É FEITA NA ESQUINA DEMOCRÁTICA? NINGUÉM NUNCA ME PERGUNTOU Q TIME TORÇO,NEM A NINGUÉM DA MINHA FAMÍLIA.ENTÃO, TENHAMOS MUITA CALMA NESSA HORA..NÃO É BEM ASSIM.PESQUISAS DIRECIONADAS NÃO É UMA PESQUISA CONFIÁVEL!PERIFERÍA, PESQUISADORES! PERIFERÍA!!!PELO MENOS UMA VEZ!!!

  • Fábio Augusto Gouveia de Almeida diz: 24 de abril de 2009

    Mais uma vez o Grêmio tem uma notícia positiva que é minimizada… não que alguma inverdade tenha sido escrita, mas se fosse o Inter, iam sugerir festa em Porto Alegre.
    Se há equilíbrio entre a dupla Grenal e entre seus torcedores, há um grande desequilíbrio jornalístico. Lamento como gremista, mas principalmente como amante do futebol.

  • Gustavo diz: 24 de abril de 2009

    Tem razão, Wianey!
    Isso tudo somado ao fato de que a imprensa/mídia visivelmente não pára de falar no Inter. Alías, é o comentário geral das ruas, inclusive com a concordância dos vermelhos. Não há como pensar em imparcialidade de nossos formadores de opinião (porto-alegrenses, aliás)…

  • Filipe diz: 24 de abril de 2009

    Pegue a pesquisa mais confiável, IBGE, Datafolha, etc e verifique a difereça entre o número de torcedores de Grêmio e Inter. Agora divida esse valor pelo crescimento populacional anual do RS e a conclusão é a seguinte: Para o Inter ter a maior torcida só daqui a 30 anos e somente se TODOS as crianças que nascerem forem coloradas, ou seja, NUNCA SERÃO A MAIOR TORCIDA.

  • Gustavo diz: 24 de abril de 2009

    Ah, a prova é a de chamarem o Inter de Rolo Compressor durante e após uma vitória contra o glorioso terceirão Guarani…

  • valério laureano diz: 24 de abril de 2009

    Na apreciação do Wianey faltou, apenas, um detalhe que pode comprometer a sua análise. Diz ele, com razão, que, segundo a Revista Amanhã, o Inter cresceu 4.1% da totalidade dos entrevistados.Diz, também, que mantida a supemacia colorada o Inter alcançaria o Grêmio um uma década. Mas esqueceu que, quando comparado com ele próprio, o Inter, ao passar, em apenas 1 ano (2008 para 2009), de 38,8% para 42,9, alcançou um aumento ao redor de 11,28%. Mantido esse surpreendente (???)ritmo….

  • vitor diz: 24 de abril de 2009

    discordo do colunista quando este fala q titulos fazem diferença p forjar o torcedor, o corinthians ficou 23 anos sem titulos, e tem a amior torcida disparada de SP, o gremio ja caiu 2 vezes e nos anos setenta foi amassado pelos vermelhos e sempre teve a maior torcida e assim continuara tendo

  • Matheus diz: 24 de abril de 2009

    Bah Wianey, mas não cessa nunca este chororô? Esta gremistada é lider da libertadores e assim mesmo só falam do Inter, até os jogadores gremistas deram para falar do Inter,os caras não param de falar do Inter e depois é a midia que da destaque ao colorado? Quando o Maradona convocar o D`Alessandro, que segundo o Clic deve ser enseguida, vai ter gremistinha infartando, ou chorando porque o Maradona não lembrou do La Barbie, pode anotar ai!

  • Helder Hartmann diz: 24 de abril de 2009

    A pesquisa não mede quem é torcedor do Grêmio ou do Inter e sim a lembrança do nome. Como a imprensa gaucha (que sempre é favoravel ao Inter, com manchetes positivas e contra o Grêmio com manchetes negativas), é lógico que vão lembrar, na capital, mais do Inter. Entretanto, queiram ou não, gostem ou não, a maior e mais apaixonada torcida, ainda é e continuará sendo, por muitos e muitos anos, a do GRÊMIO. Morram de inveja colorados recem nascidos…..

  • Breno diz: 24 de abril de 2009

    Por isso que sempre digo, quantidade não é qualidade, ta mais que provado isso!

  • alvaro nascimento diz: 24 de abril de 2009

    Pra mim não interessa qual a maior torcida(nem ontem, nem hoje ou amanhã). O que importa é qualidade e não quantidade (olhem o exemplo da torcida do Brasil de Pelotas). Prefiro dez sacis pulando o tempo inteiro do que 100 zumbis moribundos. Se a pergunta fosse qual a torcida mais feliz e orgulhosa acho que teria resposta ganhando de goleada (coisa normal nos dias de hoje).

  • Luc iano diz: 24 de abril de 2009

    Tá certo, tá certo! Os chorões da Azenha, capitaneados pelo seu torcedor ilustre, Paulo Sant`ana, ganharam o afaguinho da imprensa que eles tanto estavam necessitando. O beicinho rendeu. Taí, a imprensa deu notoriedade ao fato de vcs serem supostamente a marca mais lembrada, fora de Porto Alegre. Agora, ser a marca mais lembrada não significa necessariamente algo positivo, Sr. Duda Kroeff, já que todo credor jamais esquece o seu devedor. Como o Grêmio tem muitos credores, pode ser q seja por aí.

  • Rafael Moreno diz: 24 de abril de 2009

    Wianey
    É inegável que o início do século XXI tenha sido mais favorável aos vermelhos do que aos azuis. Vermelhos foram campeões da América e do mundo, enquanto os azuis foram campeões da B. Porém, o ano de 2006 foi generoso para os vermelhos. Com todo este crescimento, o Inter foi a 2 Libertadores. O Grêmio com toda esta década turbulenta, está em sua 4a. edição de Libertadores na década e poderá terminar em 1o. no geral. Os vermelhos terão que torcer contra os azuis mais uma vez, pela 4a.vez.

  • Carlos Fernando diz: 24 de abril de 2009

    Perfeito teu comentário Wianey! Em toda sua extensão. Parabéns… Um dos melhores que fizestes.

  • Júlio César diz: 24 de abril de 2009

    Pesquisa não atinge a todos,e esta é uma discussão que nunca terá fim, eu como colorado vou dizer que torcida do meu time é maior, enquanto os gremistas dirão que é a deles,mas com certeza nenhuma pesquisa poderá afirmar com exatidão qual o clube que realmente tem maior torcida. O quadro social de cada clube pode medir isso, hoje temos mais de 80mil sócios, e segundo dizem temos a menor torcida, onde estão os azuis?? Ou são minoria ou não confiam no time que tem a ponto de se associarem…

  • Santista diz: 24 de abril de 2009

    Desculpe me meter nessa pesquisa, não sou colorado nem muito menos gremista, só torso para o glorioso Santos, agora moro aqui no sul. Mas não tem como negar, os colorados são mais felizes, mais faceis de conversar. Acho os gremistas meio elite. Só agora entendo porque o inter é chamado aqui por vcs clube do povo. Mas Santos acima de tudo. abç.

  • MAURO LUIZ diz: 24 de abril de 2009

    tipo de pesquisa “”CAÇA NÍQUEL”” .

  • Carlos diz: 24 de abril de 2009

    Não adianta no teu comentário da RD Gaúcha dizeres que a torcida do Grêmio é injusta que o torcedor é fanático e não enxerga as coisas, pois estarás cometendo o mesmo erro do Roth. O torcedor é apaixonado, mas não é burro Wianey. Confirma o que acabo de colocar para ti lendo as tuas últimas notícias referentes ao Grêmio que perceberás, como inteligente que és, do que se trata o meu comentário. Mesmo conseguindo destaque contínuo na mídia o inter não supera o Grêmio nas pesquisas.

  • VALENÇA diz: 24 de abril de 2009

    PREFIRO OS TROFÉUS DO CAMPO, FORA DELE, QUE FIQUEM GANHANDO ELEIÇÃO DE REVISTA UM PAR DE SÉCULOS, QUE TE GARANTO A NOSSA TORCIDA NÃO VAI SENTIR FALTA DESTE TÍTULO.
    SUGIRO UMA NOVA PERGUNTA PARA A PRÓXIMA PESQUISA:
    QUAL O CLUBE QUE TEM UMA GESTÃO DE CLUBE EUROPEU NO RS? NÃO PRECISA NEM PESQUISAR NÃO ACHA?

  • Wylson Corneteiro diz: 24 de abril de 2009

    A Revista Amanhã tem grandes Colorados em sua direção. A pesquisa é séria e crível. Pena pra gremistada que esse Top of Mind não apareça em campo, nem na ficha de sócios do clube da Azenha, que não sei se já chegou a 50.000 segundeiros.

  • jborges diz: 27 de abril de 2009

    Na verdade, balin, é o contrário. O gremio tem maior torcida nas regiões de imigração italiana e alemã pq, apesar da ampla vantagem colorada e freguesia tricolor, se negam a torcer pro “time dos negrrinho”. Quem é de lá ou freqüenta sabe como eles pensam…

  • jackson diz: 24 de abril de 2009

    PEDE PRA SAIR WIANEY !!!
    FANFARRÃO….. NÃO CONSEGUE MAIS ESCONDER NÉ ???

  • Luiz Alberto Guterres Nunes diz: 25 de abril de 2009

    Amigo Wianey, tenho uma profunda admiração por seu trabalho e seus comentários, mas para quem conhece um mínimo de futebol dizer que o Grêmio pode ser Campeão da Libertadores com esse time atual, faça-me o favor, que adversários são Boyacá e Aurora ? É vontade única de querer agradar quem está por baixo. Sobre a pesquisa, faça um gráfico e veja o quanto eles vem caindo, a diferença no máximo em dois anos terminará.

  • Edu, colorado do Cristal. diz: 24 de abril de 2009

    O Grêmio já é líder do ranking da CBF. Esse ranking tem na ponta o Grêmio, o Corínthians e o Vasco, 3 times que já foram rebaixados para a segunda divisão, o Grêmio duas vezes. Ranking sério não teria que punir quem já foi rebaixado? E agora essa, o Grêmio é líder do ranking de uma revista que ninguém nunca leu.

  • Alexandre diz: 25 de abril de 2009

    A diferença diminui e tende a trocar de líder, porque enquanto o Inter empilha troféus o Grêmio se limita a comemorar vagas, entre um e outro rebaixamento. Qual criança gosta de torcer por um time da Segundona? É humilhante, ninguém gosta.

  • Buaiz………………rrrechaçai(Z) diz: 24 de abril de 2009

    concordo RENATO ROCHA…. sem cair para a segunda divisão e sem ganhar um campeonato brasileiro CBF, só no tempo da CBD…do escurinho…..do Caçapava…..do Biza Valdomiro…o guri era Mauro Galvão que hoje curte seus netinhos e enrola aqui no Grêmio.

  • Marcio diz: 24 de abril de 2009

    Depois de 2006 o inter vem se arrastando, em 2007 e 2008 ficou atrás do grêmio no Brasileiro.

  • pacheco sao paulino diz: 25 de abril de 2009

    eu moro em campinas torço pro sp por fala nisso “salve o tricolorPaulista “enfim me desculpem os gremistas mas aki por sp e notavel o crescimento do internacional , ele alcançou um patamar alem do gremio em termos de marketin pois vejo muitas e muitas camisas do inter nos ultimos tempos em termos de qualidade dos times
    sempre quando se fala em algum jogo dos times de sp contra o inter ja se sabe que eh pedreira ja o gremio nao enfim o que digo eh que o inter eh visto A NIVEL DE SPFC POR AQUI

  • Saul diz: 26 de abril de 2009

    Leando de Viamão como então me explica a propagando ostensiva sobre o campeonato de 1979????. A verdade no futebol não se muda com marketing. O MAIOR TROFEU DE UM CLUBE É SER LEMBRADO E AMADO POR MAIS PESSOAS, me aponte uma, apenas uma pesquisa onde o Inter está frente???. E com certeza trofeus de pequena expressão os colorados estão na frente!

  • Nello Gremista diz: 24 de abril de 2009

    Po Wianey, tu estas louco para virar esse jogo mas não vai dar, aliás, tu não percebeu que enquanto o Sci ganhou estes titulos que o tornaram gente nos ultimos tres anos, nós ganhamos, o gauchão em 2006, fomos a final da libertadores em 2007, e fomos vices do brasileirão em 2008, quer dizer não caimos não senhor, muito pelo contrário, ganhamos a serie b do brasileiro de forma memoravel, com sete homens em campo, e virando exemplo de superação para muitos, ou seja se isto é cair……

  • Sergio Vettorazi diz: 24 de abril de 2009

    As pessoas esclarecidas sabem como funcionam estas premiações. Quem paga leva!!!! A credibilidade destas pesquisas são bem conhecidas, “entonces”?

  • JOSÉ MELLO diz: 27 de abril de 2009

    Eu acho que agora caiu a ficha dos colorados, em todas as pesquisas o grêmio leva vantagem e espero que o presidente do inter tenha vergonha na cara desta vez e não fique enganando os pobres coitados dos torcedores colorados, chega de enrolação, a torcida do grêmio é a maior e fim de papo.

  • JOSÉ MELLO diz: 24 de abril de 2009

    R. P/A O FELIPE DE POA: O 1º TIME GAÚCHO A GANHAR UM TÍT. FORA DO RS FOI O GRÊMIO EM 62, CAMPEÃO SULBRASILEIRO E QUEM MAIS GANHOU TÍTULOS EM UM PERÍODO, EM 13 ANOS, DE 56 A 60 E 62 A 68, FOI 12 VEZES CAMPEÃO GAÚCHO. O INTER SÓ FOI MELHOR NA DÉCADA DE 40, 70 E NESTA DÉCADA.

  • felipe diz: 24 de abril de 2009

    Gostaria de um esclarecimento dos gremistas:
    1-O Inter não era nada antes de 2006(TRI-BRASILEIRO)?
    Pois se a resposta gremista for positiva, creio que, por uma questão de bom senso, gremistas tb concordem que o gremio não era nada antes de 83(campeão brasileiro), correto?

    1909-1975=66 anos
    1903-1981=78 anos

    Quem demorou mais pra ser alguém??
    Abraços

  • Rafael diz: 24 de abril de 2009

    Acho que para o clube o mais importante é ter mais sócios pagando mensalidade, pois isto alavanca o investimento do futebol. Se torcida fizesse diferença, Corinthians e Flamengo nem precisariam disputar campeonatos, pois seriam sempre campeões.

  • Marcos Paulo diz: 24 de abril de 2009

    Wianey!
    Sou sócio colorado e quero dizer o seguinte: não gostaria, sinceramente, que o Inter ultrapassasse o Grêmio em número de torcedores. Posso estar cometendo uma injustiça com parcela da torcida gremista, mas vejo nesse crescimento do Grêmio nos anos 90 a raiz dessa violência que se instalou junto a sua torcida… prefiro menos torcedores, mais sócios e uma torcida mais pacífica…

  • Luciano diz: 24 de abril de 2009

    Hehehe, se fosse no Sport Club 2006, já iam botar uma estrela na camisa… huahuaahaha, afinal, iriam ter ganho uma pesquisa, um onibus, e um gauchao… huahuahua, outra triplice coroa…

  • humberto Orcy da silva diz: 24 de abril de 2009

    Com esses percentuais da pra concluir que as torcidas se equiparam, pois o percentual do inter em porto alegre é maior, mas menor no estado, como Porto Alegre tem maior contingente populacional em relação ao interior os números se equiparam.

  • elvis diz: 24 de abril de 2009

    bom o gremio se ganhar a america sera grande do mesmo jeito entao que o inter trater de comeca a conquistar vaga pra libertadores pra alcancar o gremio pois eu sou colorado mais digo que o gremio tem mais lembrancas dos gauchos que o inter entao vamo inter

  • balin diz: 25 de abril de 2009

    Eu entendo que os colorados são maioria em Porto Alrgre pelo motivo de a maior concentração de negros é lá,e eles descriminan o gremio por um passado muito distante,pois o Gremio os descriminava,não aceitava negros no seu time ,mas hoje nao podemos guardar maguas ,aguas passadas não movem moinhos.

  • Rubes Trevisan diz: 25 de abril de 2009

    Na lembrança dos gaúchos e na saudades dos títulos… adianta o quê?

  • Eduardo Dendena diz: 24 de abril de 2009

    E agora começam as invenções, você tem uma imaginação bem fértil querido, se você é colorado, use FATOS e não INVENÇÕES para tentar fazer seu time parecer o que não é, vocês nasceram por causa do Grêmio e sempre serão a nossa sombra. Sem mais.

  • Sergio Vettorazi diz: 24 de abril de 2009

    Acho que deveriam fazer um DVD.

  • Rafael diz: 24 de abril de 2009

    O Gustavo falou tudo.
    Nesse próprio texto percebe-se que o caro Wianey quer equiparar uma eventual conquista da Libertadores 09 pelo Grêmio a uma eventual Copa do Brasil pelo Inter.

  • Marcio Wiegert diz: 24 de abril de 2009

    Essa diferença que diminui do ano passado para esse ano, não tem nada a ver com titulos, até porque no único campeonato importante que a dupla Grenal disputou ano passado o Grêmio foi amplamente melhor,que foi o Brasileirão, se fosse assim a diferença deveria ter aumentado e não diminuido, até porque Copa Sulamericana e Gauchão são insignificantes em termos de conquistas….
    A Situação se explica pela tolerância da pesquisa, o Grêmio tem a maior torcida desde que o Inter foi criado. Todos sabem

  • Carlos Schimt diz: 24 de abril de 2009

    Pai é pai!
    Soy loko pro Tri!

  • Estevam diz: 24 de abril de 2009

    Time de segunda não merece reconhecimento, são 100 anos de primeira divisão!!!!
    Quem ganhou mais gre-nais?
    Quem tem mais títulos gaúchos?
    Quem é o campeão de tudo?
    Quem é um dos clubes que mais tem sócios no mundo?
    Lembrem disto ao sitarem o nome do “rolo compressor!”

  • Rodrigo diz: 25 de abril de 2009

    Uma coisa é certa: colorado não vota no Grêmio e gremista não vota no Inter. Cada entrevistado vota no seu clube. Todas as pesquisas (não só essa) deixam claro que a torcida do Grêmio é maior, em todas as faixas sociais e etárias. Não adianta os colorados falarem de seus títulos e dos fracassos do Grêmio nos últimos anos – isto é irrelevante. O Inter sofreu bem de 1979 a 2006 (27 anos!), e nem por isso ficou com torcida pequena, ao contrário, tem torcida grande – mas é menor que a do Grêmio.

  • Rodrigo diz: 25 de abril de 2009

    Colorados se denominam “clube do povo”. Isto não passa de um “auto-apelido”. Não falem pelo povo – não tem procuração deles para falar. Quando o povo fala, se diz gremista. “Ah! Mas não vale, deve ter alguma maracutaia dos entrevistadores!”, dizem os colorados. Quando colorados dizem que tem mais torcida, é sempre à base do gogó, do papo furado. Quando gremistas dizem que tem mais torcida, tem pesquisas (muitas delas) para comprovar. Mas pesquisa onde se perde não serve, não é? Como na política.

  • Rodrigo diz: 25 de abril de 2009

    Alguém tinha alguma dúvida de quem venceria? Se fizerem uma nova pesquisa, alguém tem dúvida de quem vai ganhar (de novo)? Todas as pesquisas de torcida mostram que o Grêmio tem mais torcida que o Inter. Só mesmo uma pesquisa feita pelo próprio Inter daria vitória aos colorados (e olhe lá…). Sabe onde o Inter tem mais torcida? No próprio gogó colorado – pesquisa, fato sério e verdadeiro, não tem nada a favor. “Inter, o clube do povo”…Nem Joseph Goebbels transformaria isso em verdade.

  • Rodrigo diz: 25 de abril de 2009

    Colorados não gostam nada do Top Of Mind e dos rankings que são divulgados. Claro, eles significam pouco, não? Só mostram quem tem mais torcida e mais conquistas – isto é pouco, não? Onde vai parar o ruralito e a sulamericana se o Grêmio ganhar a Libertadores? Só sob hipnose esses torneiozinhos seriam lembrados. Os colorados tremem nas bases ao ver a lista de equipes restantes na Libertadores e verem que não há nenhuma equipe contra a qual o Grêmio não tem chance – pode ser complicado secar…

  • Marcio diz: 24 de abril de 2009

    O inter vem recuperando dentro de campo?
    Verdade, ganhou libertadores e mundial, ganhou a sulamericana jogando contra times B, incluindo o boca com juvenis.
    Por outro lado ficou 18 pontos atrás do grêmio no brasileiro do ano passado.
    Este ano ganhou três grenais, dois jogando menos do que o grêmio e nestes dois ganhou com ajuda da arbitragem.
    Não fosse o penalti não dado no último grenal e o gol legítimo que sería o da virada no primeiro não teríamos perdido três grenais.

  • André Gardel Silva diz: 24 de abril de 2009

    Somente para informação. A Revista AMANHÃ ganhou recentemente o prêmio de MÍDIA DO ANO, categoria Revista Nacional (pelo Prêmio ABERJE, à saber o mais importante do Jornalismo Econômico Brasileiro). E o TOP OF MIND da Revista AMANHÃ é pioneiro no país, completando 19 anos. Acessa o site que tu vai saber um pouco mais sobre essa importante revista com origem no Rio Grande do Sul e hoje com importância e dimensão nacional: http://www.amanha.com.br

  • Ortunho diz: 24 de abril de 2009

    Posso estar enganado, mas acho que a pesquisa não é feita com torcedores, e nem se quer saber para quem o entrevistado torce; só se quer saber qual o primeiro time gaúcho que lhe vem à mente. Daí que mesmo quem não gosta de futebol é ouvido, e diz o primeiro clube gaúcho que lhe ocorre. Não se mede o tamanho das torcidas, mas sim o quão famosos são os clubes.

  • LU,CAMPEÃ DE TUDO diz: 24 de abril de 2009

    ACABOU ESSE REINADO!!!!O SPORT CLUB INTERNACIONAL,É EXEMPLO DE GESTÃO VENCEDORA EM TODO O BRASIL,E LA FORA…E ISSO NÃO SÃO OS COLORADOS QUE FALAM,É O RECONHECIMENTO DE DIRIGENTES DE OUTROS CLUBES,QUE VEM AQUI NO INTER CONHECER AS IDÉIS COLORADAS…DA-LHE INTERNACIONAL,UM CLUBE GIGANTE!!!!!!

  • Marco Aurelio diz: 24 de abril de 2009

    A pesquisa refere-se a marca mais lembrada. Não qual a maior torcida. A maior presença do inter na mídia principalmente da capital, equlibrou o número. Tem gente que não torce para o futebol e imediatamente lembrou o nome de quem está mais presente no noticiário. NÃO DISTORCE.

  • Diogo diz: 24 de abril de 2009

    Bom dia Wianey…Concordo…Sou gremista e uso esse mesmo argumento que uso sobre a dupla Ca-Ju (que sempre torço para estarem bem). Sem títulos ou belas campanhas não irão a lugar algum no quesito torcida/simpatizantes. Em fevereiro, fiquei 10 dias no interior de SP e observei um número muito grande de camisas coloradas nas ruas e raramente uma do Gremio. Acho que se continuar assim, essa realidade mudará muito rápido…Abraços

  • FABRICIO COLORADO diz: 25 de abril de 2009

    UM AVISO AOS NAVEGANTES: O MAIS LEMBRADO NEM SEMPRE É MAIS LEMBRADO POR BONS MOTIVOS! NINGUÉM CONHECE O DITADO? FALEM MAL MAS FALEM DE MIM. É ISSO AÍ, ENQUANTO O COLORADO SE PREOCUPA EM SER MELHOR DENTRO DO CAMPO, POIS ADMINISTRATIVAMENTE JÁ DÁ DE RELHO EM QUASE TODOS OS TIMES DO PAÍS, OUTROS FICAM SE VANGLORIANDO EM SER “TOP OF MIND”. A 14 ANOS OS PIJAMAS SÃO OS MAIS LEMBRADOS MAS NÃO CONSEGUEM SE LIVRAR DAS DÍVIDAS NEM MONTAR BONS GRUPOS. QUANTA INCOMPETÊNCIA! GRÊMIO, O TIME DA PIADA PRONT

  • Rogério Gomes diz: 28 de abril de 2009

    O INTER foi TRI do Brasileirão nos anos de 1975, 76 e 79, de 1979 a 2006, ano em que o INTER teve varias e seguidas conquistas importantes, passaram 27 anos, nesse periodo o GRÊMIO teve 13 grandes conquitas ( ou 12, se não contarmos o título da segundona ),e o INTER apenas uma copa do Brasil em 1992. A supremacia gremista nas décadas de 80 e 90, justifica sua maior torcida.Em algumas cidades do interior, de colonização alemã ou italiana, a diferença pro GRÊMIO chega a ser de 4 por 1.

  • Thiago Andreazza diz: 24 de abril de 2009

    Acho engraçado essas pesquisas.
    Eu não fui pesquisado, algum frequentador daqui foi pesquisado?
    Como dar atenção a uma generalização?
    E o mais interessante é que os unicos numeros da pesquisa são as porcentagens.
    Entrevistar 2000 pessoas e fazer a média, só funciona com politica, já que é previsivel pela grande manipulação existente no povo, por essas vias.
    Mas enfim, sem mais polêmicas.

  • Tiago Lowell diz: 24 de abril de 2009

    TOP OF MIND, me lembra o Obino dizendo que nao tinha crise pois o Gremio tinha o melhor “site” de todos os times do Brasil, quem quer saber de Top of Mind?? eu tambem nao vi ninguem falar que em Porto Alegre o Inter esta na frente nessa pesquisa. Tem que jogar bola !!!!!!!!

  • Carlos Alberto de Oliveira diz: 24 de abril de 2009

    Está certo. Na década de 70 o Inter mandava. Já nos anos 80 foi mal das pernas e o Grêmio aproveitou e tomou a dianteira. Para o Inter recuperar, precisa manter a performance dentro de campo por mais uns oito anos. É na infância que se escolhe o time do coração, e na pré-adolescencia o mantém, ou troca por um mais vencedor que permanecerá até a maturidade.Hoje a turma miúda com certeza é na maioria Inter. Depois, veremos.Depende do clube.É um trabalho a longo prazo. Ah! Sou COLORADO desde sempre

  • Carlos Limons diz: 24 de abril de 2009

    E se a pesquisa for feita também fora do RS o Grêmio ainda vai aumentar a diferença, porque em estados como o Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e muitos outros estados brasileiros a torcida gremista é maioria esmagadora em relação à colorada, podem pesquisar a vontade. E ten mais, é também mais organizada aqui fora do território gaúcho. Saudações tricolores.

  • otavio diz: 24 de abril de 2009

    A pesquisa não revela que tipo de lembrança suscita. Pode ser a negativa. Ou seja, lembro de um time ruim, tal de Grêmio, ou de um que deve até as calças e não paga ninguém. Também tem a lembrança de um time que não ganha nada faz anos. Sim, lembro de um que foi campeão, no século passado, e por aí pode ir… Vc lembra do Pelé ou do Maradona e que tipo de lembrança provoca cada um deles ou de quem vc lembrou por primeiro? Posso até não saber o q eu quero, mas o q não quero eu sei. Por aí…

  • Sacizão diz: 24 de abril de 2009

    Que papo brabo! O que faz a falta de títulos? Garanto que se essa pesquisa colocasse o Inter em primeiro lugar, não teria importância nenhuma, pois o Inter tem muito mais a comemorar. Quem não tem nada a anos, tem que se apegar aos rankings, pesquisas e outros itens sem relevância. Qual a importância de ser “o mais lembrado”? A Varig foi durante anos a fio a mais lembrado sobre todas as empresas gaúchas, e aonde está a Varig agora? Mais lembrado pq dá mais vexames? Seria isso? Mediocridade mata.

  • marcos diz: 26 de abril de 2009

    Um desmunhecado de CAMPINAS se diz torcedor do SÃO PAULO que lá da mais INTER claro entrgaram um jogo de libetadores paraELES, e agr tem que torcer para a filial.Mas pesqisa é pesquisa e os cocolorados que aguentem mqis este item atras do PAI deles, então tá so o pifo para dizer que teem 1oo mil socios e que qulquer jogadorzinho deles vale um montão ms na hora de vender saem por muito, muito menos que se vangloriam, asim aviso tombo vai ser muito grande.E DALE TRICOLOR O MAIOR NO SUL DO BRASIL

  • FABRICIO diz: 27 de abril de 2009

    COMO PODE UM TOP OF MIND DEVER ATÉ AS CALÇAS (+- UNS 200 MILHÕES) E NÃO CONSEGUIR MONTAR GRUPOS DE QUALIDADE A UNS BONS 8 ANOS PORQUE NÃO TEM DINHEIRO? COMO PODE UM TOPO OF MIND CAIR 2 VEZES PRA SEGUNDONA? COMO PODE UM TOP OF MIND COMPLETAR 100 ANOS E NINGUÉM FICAR SABENDO? NOSSA, QUANTA INCOMPETÊNCIA… OU TEM ALGO ERRADO COM ESSAS PESQUISAS…

  • André diz: 24 de abril de 2009

    Engraçado dizer que o Inter cresce e o Grêmio cai. Chegamos 18 pontos na frente no último Brasileirão, estamos na Libertadores, somos o 1º do ranking e o rival só nos assiste pelo SporTV. Não sabia que ganhar Gauchão dava tanta marra.

  • Felipe K. diz: 25 de abril de 2009

    Ta aí pros gremistas que adoram pesquisas hehehe

  • Rodrigo diz: 26 de abril de 2009

    Qualquer pessoa entre 20 e 30 anos, (jovens, portanto), geração anos 80 e 90, viu muito mais vitórias do Grêmio que do Inter. Só os colorados que testemunharam os anos 70 (velhos na concepção do colorado Leandro de Viamão), podem se colocar no mesmo nível de vitórias. Colorados mais jovens só largaram o sofrimento há 2 anos e meio atrás (ontem!) e não têm noção do que é ganhar um campeonato brasileiro, embora se gabem de um invicto (que tinha tantas partidas quanto uma Copa do Brasil, diga-se).

  • rafael roberto schwade diz: 24 de abril de 2009

    esta pesquisa esqueceu uma pergunta muito importante , QUANDO VOCÊ PENSA EM SEGUNDA DIVISÃO , que nome vem na sua cabeça????hehehe que nome ? heim? hehehehehe

  • COLORADO 1909 diz: 24 de abril de 2009

    Pergunta a todos os que comentam aqui no blog do Wianey. Quantos de vcs já responderam a essa pesquisa do top of mind? E tu Wianey conhece alguem que já respondeu? Deve ser porque estou longe da capital, não conheço ninguem. Mas a pesquisa aponta números do interior tambem, memsmo assim não conheço nenhuma pessoa que já tenha respondido. Saudações

  • Leandro diz: 25 de abril de 2009

    Amigos Colorados!
    Os gremistas estão magoados com o INTER, não discutam com eles pois o freguês sempre tem razão. rsrsrsr.
    O gremista para lembrar de títulos, como Mundial ja deve estar fazendo exame de prostata, então não vamos discutir com eles.
    O que vale é o INTEr ser campeão.
    Abraço.

  • Rodrigo diz: 26 de abril de 2009

    Leandro de Viamão sugere que gremista para lembrar de títulos deve ser velho. Imagine os colorados que viveram os anos 70! Se não fossem glórias velhas o que seria do Inter? Seria um clube que nasceu há menos de 3 anos atrás! Quantos anos tens? Viveu os anos 70? Se não, então és um torcedor perdedor exceto míseros 2 anos e meio! Vejamos o caso de um colorado que nasceu em 1979: Ele passou 27 anos dos seus 30 vendo derrotas! 27 de 30! 90%! Baixem a bola e se olhem no espelho – estão lambuzados.

Envie seu Comentário