Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dia do goleiro

27 de abril de 2009 13

Lauro, goleiro do Inter, e Victor, do Grêmio/Adriana Franciosi, Banco de Dados - 15/02/2009

Domingo foi dia de Victor, Lauro e todos os goleiros do Brasil

País comemora dia 26 de abril, o Dia do Goleiro, criado há 30 anos para homenagear aqueles que desafiam a lógica dos gramados

Gorete Ferreira

Eles passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de `frangueiros`, `braço curto`, `mão de pau` e outras atribuições depreciativas. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros? Idolatrados a cada defesa e execrados a cada falha, os donos da camisa 1 – considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedir o torcedor de ver o que mais gosta, o gol – vão poder, pelo menos por um dia, ser tratados como reis. É que ontem, dia 26 de abril, o Brasil comemorou o Dia do Goleiro.

“A idéia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70″, relata o jornalista Paulo Guilherme, autor do livro Goleiros _ Heróis e anti-heróis da camisa 1, novo lançamento da editora Alameda Casa Editorial. Carlesso foi um dos precursores do trabalho de preparação de goleiros no Brasil. O tema entrou na pauta da Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1970, quando o preparador físico Admildo Chirol levou para a concentração fotos e filmes de treinamentos de goleiros da Alemanha e da Iugoslávia.

Nos anos seguintes, Carlesso desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de diversos arqueiros brasileiros e foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974. “Diante do sucesso do método e da evolução dos goleiros no Brasil decidimos criar o Dia do Goleiro para homenagear todos os atletas dessa posição”, conta Bielinski, que desenvolveu vários estudos com Carlesso _ este morreu em um acidente de carro no final dos anos 80.

Uma festa reunindo goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol, no Rio, celebrou o primeiro Dia do Goleiro, em 14 de abril de 1975. Mas, a partir de 1976, definiu-se como o dia “oficial” a data de 26 de abril, em uma homenagem ao goleiro Manga, que na época era o campeão brasileiro pelo Internacional.

“Nos anos 70, o goleiro brasileiro era pouco respeitado tanto lá fora quanto aqui mesmo no Brasil”, afirma Paulo Guilherme. “Hoje, três décadas depois, os goleiros celebram uma nova era, conquistando espaço em grandes clubes da Europa, arrastando milhares de fãs para os estádios e lançando moda nos uniformes”.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (13)

  • rei do mkt 1 diz: 27 de abril de 2009

    inter maior torcida – faz 14 anos que as pesquisas dizem o contrário…
    inter nunca caiu pra segunda – tiveram que pagar 2 vezes (mala-preta) pra não cair…
    inter campeão invicto – num campeonado boicotado por são paulo, corinthians entre outros…
    inter não comemora vice campeonato – passeata no caminhão de bombeiros após o vice (corinthias)…

  • mateus diz: 28 de abril de 2009

    nao existe nem comparação
    VICTOR O MELHOR GOLEIRO…
    volta clemerr…
    dalhe gremio

  • Edu diz: 27 de abril de 2009

    É melhor o Victor não chegar mto perto do goleiro deles, pode pegar uma gripe aviária de tanto frango…Por falar em frango onde anda o Franclemer?

  • Chorãozinho Gaucho diz: 27 de abril de 2009

    Obrigado por falar do Victor tambem Wianey, muito obrigado! buááááááá, buááááááá

  • COLORADO 1909 diz: 28 de abril de 2009

    Cara que quantidade de chorão num post sobre o dia do goleiro… teve um coitado que falou em mala preta pro Inter não cair… outro falou de 1979… outro fala pro vitor não chegar perto do Lauro… Acorda tricolino Lauro é campeão! Quantos gols tomou o Lauro no gre NAL e quantos tomou o são vitor??? VOLTEM PRA TERRA

  • diego diz: 27 de abril de 2009

    Wianey,

    Viva o Vitor, melhor goleiro em atividade no país.

    sds
    diego

  • rei do mkt 2 diz: 27 de abril de 2009

    inter não comemora vaga na LA – esmolaram a vaga perdida pelos peruanos em 2009 E NÃO LEVARAM!..
    inter campeão de tudo – e também do fiasco de ter sido o primeiro campeão a ser desclassificado na primeira fase…
    dá-lhe interMARKETING, o eterno segundo time de porto alegre! é por isso que ninguém leva a sério vocês!

  • Paulo diz: 27 de abril de 2009

    Dia do Victor foi no último greNal….só levou 2 !!!

  • Leonardo Zamboni diz: 27 de abril de 2009

    e da-lhe victor

  • frederico diz: 27 de abril de 2009

    pois bem, fui conferir a história do tal campeonato INVICTO do inter de 1979 e não é que é verdade, depois da lambanza da CBD de meter 94 times pra jogarem a seria A, corintians, são paulo, portuguesa, não participaram do campeonato….porque os colorados nunca falam disso (e a imprensa)…título invicto sim, mas num campeonato MEIA BOMBA!!!! inter, sempre mais marketing que futebol!

  • Borrachão da Geral diz: 27 de abril de 2009

    Wianey: tú tens tanto assunto , mas pq não fala da pirataria da dupla Assis-Carvalho em cima do gurí do atletico mineiro?? não lí nada na zh sobre isso

  • VERA LUCIA DUARTE diz: 27 de abril de 2009

    GRANDE “SÃO VICTOR”

  • HUMBERTO diz: 27 de abril de 2009

    VITOR:O MELHOR GOLEIRO ATUALMENTE NO BRASIL!!!!!

Envie seu Comentário