Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Agora o Grêmio teme que Souza seja denunciado

20 de maio de 2009 38

Souza poderá ser denunciado e punido, baseado nas imagens da televisão/Arivaldo Chaves, BD - 27/10/2008
É direito inarredável do Grêmio enviar correspondência para a FIFA queixando-se do árbitro Wilson Seneme. Acho, porém, que não deveria fazê-lo. Os lances que motivam a inconformidade do Grêmio são comuns em jogos de futebol.

Embora os toques manuais cometidos nas duas áreas sejam lances de interpretação, as jogadas são diferentes e a visão do árbitro, igualmente. Não se discute episódios em que se impõe a interpretação do árbitro. Mesmo quando é errada, caso do pênalti marcado contra o Grêmio. Quanto ao escanteio apontado pelo árbitro e negado pelo auxiliar, nada de novo. Segundo as regras, o árbitro é senhor de todas as decisões, não lhe cabendo o dever de acatar todas as indicações do auxiliar. Está no livrinho, o que se pode fazer?

As reclamações do Grêmio foram pautadas por dois tons diferentes. Enquanto o presidente Duda Kroeff bradava contra os prejuízos causados pela decisão equivocada de Seneme, Krieger e Meira, os homens do futebol, levantavam suspeitas contra a honorabilidade do árbitro. A indignação leva ao exagero. É compreensível embora seja indesejável.

O Grêmio chamou tanto a atenção para o erro de Seneme, que Souza poderá ser o grande prejudicado. Sergio Corrêa, diretor da Conaf, já declarou que o grande erro do árbitro foi não ter expulsado Souza. Se a procuradoria do STJD trouxe para 2009 a mesma gana punitiva de 2008, o jogador poderá ser denunciado e punido, baseado nas imagens da televisão.

Seria tremendamente injusto já que igual punição deveria ser aplicada, também, ao zagueiro do Atlético-MG que agrediu Tcheco. Haveria uma ampliação dos prejuízos impostos ao Grêmio com a marcação de um pênalti, aos 47 minutos da etapa final, que não existiu.

Postado por Wianey Carlet

Bookmark and Share

Comentários (38)

  • joao diz: 20 de maio de 2009

    denunciar o sousa estao de brincadeira, ve se vao denunciar o ronaldo, duvido muito , e a cotovelada que o tcheco levou tambem vai ser denunciada? tenham dó isso só acontece com o Gremio..

  • Sandro diz: 20 de maio de 2009

    Pelo que a TV mostrou, o Souza, irá pegar uns seis meses de geladeira.

  • Gremista diz: 20 de maio de 2009

    Wianey: É o Gremio que com medo que o Souza seja punido ou você está insinuando/denunciando para que isso aconteça?

    Depois não me surpreende porque o Gremio é tão visado pelo STJD, visto que os próprios cronistas gaúchos (mas não gremistas) incitem para que isso aconteça. Lamentável.

  • Gremista diz: 20 de maio de 2009

    É impressionante: a arbitragem brasileira fica cada vez pior! Ou é isso, ou a CBF “faz questão” de manter sujeitos como esse Seneme, ou o Tardelli, ou aquele sem-vergonha que apitou Corinthians e Inter em 2005. E ninguém aqui é ingênuo para negar que há manipulação dentro da CBF com a comissão de arbitragem para beneficiar certos clubes. Todos sabem que isso ocorre, e não é porque não se pode provar isso definitivamente que tal fato não seja verdadeiro – o Brasil é cheio de exemplos parecidos…

  • Paulo Soares diz: 20 de maio de 2009

    A correspondência que o Gremio deveria de mandar para a Fifa é pedir para reconhecer que o gremio foi campeão mundial em 1983. Porque segundo os registros da Fifa, lá consta Gremio como apenas campeão intercontinental.

  • joacir teixeira diz: 20 de maio de 2009

    Sou Colorado, mais quem é o STJD para punir alguém, que credibilidade tem essas pessoas?
    O Dentinho do Corinthians foi liberado para jogar contra o fluminense, da para entender isso?, ou será que é só pq é do timão.
    Tinha era que acabar com essas pessoas do STJD, e tirar da onde está e levar pra um outro estado, fora do eixo rio-sao paulo.
    O q eu não entendo é pq os clubes não fazem nada. só sabem reclamar, mais tomar uma atitude ninguém toma.

  • Cléo Miguel Pires diz: 20 de maio de 2009

    Em um país que punimos a polícia por delatar politicos corruptos , punir Souza não seria novidade!

  • Rodrigo diz: 20 de maio de 2009

    Não entendi??? Não ouvi isto em nenhum lugar… Seria uma vontade sua?? O Souza não será punido, pois não teve intenção de machucar o jogador adversário, apenas chegou atrasado no lance, quem joga futebol sabe e pelo jeito vc nunca jogou…

  • João Carlos Gremistão diz: 20 de maio de 2009

    Caro Wianey,

    Voce quer dizer gana punitiva contra o Gremio e outros times fora do eixo Rio-São Paulo, não é? Porque o julgamento e decisão do STJD no caso do Diego Souza é uma piada de mal gosto para com outros times cujos atletas recebem punições muito rigorosas, ou é uma amostra que o STJD decidiu que este anos as punições serão mais leves que ano passado. Vamos esperar para ver, mas estou apostando na primeira hipótese.

  • Felipe diz: 20 de maio de 2009

    Bá… tu viajou nesse comentário, hein tchê!

  • Augusto diz: 20 de maio de 2009

    Peraí.. deixa ver se entendi: o juiz errou e vai sobrar pro Souza? Em que periodo da historia vivemos? Idade média? O Gremio tem que agir igual ao Sao Paulo, qdo um juiz erra recusa esse juiz apitar outros jogos do Gremio. Como fizeram com o Simon.

  • ricardo, do único clube gaucho campeão do mundo diz: 20 de maio de 2009

    tem que punir o souza, o jogador do atlético que deu uma cotovelada no tcheco, o atacante fred do fluminense, etc

    souza achava que tava apitando, deu um carrinho no tornozelo do jogador do atlético e ainda tentou peitar o juiz

    lugar de malandro é fora de campo

  • Ricardo diz: 20 de maio de 2009

    Não é de Hoje que essa arbitragem prejudica o Grêmio, faz o seguinte, faz um campeonato rio-sp e o resto joga o camp brasileiro…Seria mais justo…É ATÉ BRINCADEIRA DE COMO ROUBAM DESCARADAMENTE E NINGUÉM FAZ NADA.

  • Juliano diz: 20 de maio de 2009

    É complicado. Pelo lance, o Souza deve de pegar uns 12 jogos de suspensão.

  • Virgulino Lampeão diz: 20 de maio de 2009

    Se o Diego Souza pegou 8 jogos pra cumprir em 2010 por ter dado um chute no Domingos (fato que nem precisa de descrição pela repercussão que teve), acho que o Souza talvez pegue uns 30 segundos de gancho a se cumprir em 2810. Do contrário, ou foram brandos ao extremo com o Palmeiras, ou serão rigorosos ao extremo com o Grêmio. Mas já comprovou o Seleme que com o o Grêmio são duas medidas diferentes… acho que o resto da cambada não deve ser diferente!

  • Jose Roque diz: 20 de maio de 2009

    2)Pena, porque perdeu-se a oportunidade de mostrar a eles, que so` enxergam(Germano acho que e` o nome)o que querem ver.Se fosse um jogador do Gremio ou Inter, aposto que o cara pegaria pena maxima.E`a tolerancia aos abusos que os fazem ser perpetuados.Os gritos pelos direitos nem sempre terao voz de inicio, mas se forem repetidos incessantemente,eventualmente algo muda.Foi assim em todos os movimentos de libertacao.O Diego so` vai cumprir a pena pela agressao no ano que vem.Vergonha.

  • ILARIO AMARAL DA SILVA JUNIOR diz: 20 de maio de 2009

    Tá com medo, vai fazer crochê!
    Enquanto deixarmos a arbitragem nacional “sonegar” e “distribuir” como bem entender a regra, principalmente contra o Grêmio, estaremos nos perpetuando como inferiores aos “grandes”. Ou se disputa um campeonato de maneira igual, ou vamos disputar a Copa do Brasil. Pontos corridos e dão uma derrota ao Grêmio! Campanhas em rede nacional ano passado desviando foco,pressionando arbitragem.Está na hora de fazermos marketing,reclamar.Só o São Paulo afasta árbitros?

  • ricardo alvarez diz: 20 de maio de 2009

    wianey, depois do jogo com o Atletico fiquei apavorado com a meia-cancha do Gremio.Precisamos urgente de 1 bom volante e im armador.No mínimo.O meio de campo do Gremio é um imenso deserto.Abraços

  • GAÚCHO GREMISTA diz: 20 de maio de 2009

    Sr. Wianey, graças a passividade da diretoria do GRÊMIO que qualquer árbitro faz o que bem entender e fica tudo por isso mesmo. Quando os árbitros erram contra outros times grandes, pagam caro. Até hoje o inter está capitalizando o erro cometido pelo árbitro em um jogo contra o CORINTHIANS, o qual deu o campeonato a este. O inter está certíssimo. O GRÊMIO não deve ficar quieto, deve reagir com veemência. Se o Souza deve ser punido, que o seja, obviamente, se for justo.

  • Beto diz: 20 de maio de 2009

    W.C,
    Não vi este fato ser citado em NENHUM orgão da imprensa do Brasil todo (moro em São Paulo e leios os jornais e sites or aqui).
    Só o senhor e suas “profecias” noticiam e desejam continuar dando ibope ao fato que já passou.
    Qual a necessidade da amargura via blog?
    Deveria usa-lo para outros fins, como comentar os treinos de Autuori, camisa nova, campanhas de mkt para sócios. Fins que não diminuisse nosso clube, que já é suficiente diminuidos, por medo, pela imprensa do centro do pais.

  • Jose Roque diz: 20 de maio de 2009

    3)Se no ano que vem ele nao disputar o paulista,tera`se livrado da punicao.Prescrevera`como e` de praxe no Brasil.A cena do Diego agredindo o cara foi inaceitavel e fere a premissa de Fair Play.O pior nao e` a cena e sim a falta de punicao condizente com sua atitude.Nao sao fatos isolados.Onde esta` nossa capacidade de se revoltar?De apelar?Medo de represalia,retaliacoes?Faz parte da luta.O que queremos e` justeza nos julgamentos e se nao lutarmos nunca teremos.Deixe o Gremio fazer.

  • Sumula diz: 20 de maio de 2009

    Wianey: Tu deves te inteirar das regras antes de criar polemica, insinuando fatos ilusorios contra o gremio. O STJD nao tem autoridade sobre o arbitro para mudar um lance em que o arbitro viu e deu apenas o amarelo. Apenas em lances que passaram dispercebidos.

  • Rogério Gomes diz: 20 de maio de 2009

    Não posso agreditar nessa possibilidade,o STJD depois de absolver Dentinho do Corintians, NÃO TEM MORAL NENHUMA para condenar Souza.

  • ary diz: 20 de maio de 2009

    Bem como escrevi dias atrás em um post aí embaixo: A “Síndrome de Peninha” pegou cedo e com toda força entre a gremistada.

  • leonardo diz: 21 de maio de 2009

    impressionante… só o senhor é que vem com essa noticia… da vontade de se cancelar a assinatura da zero hora.Isso sim!!

  • jair Silveira diz: 20 de maio de 2009

    Não é de estranhar já que eles puniram me parece o arbitro do jogo para parecer que são justos. Agora vão adiar o jogo do Flamengo para festa do adriano. Lembram o Grêmio jogou quarta pela libertadores e teve o jogo contra o atlético no sábado a a tarde. Isto é que é prioridade para os clubes pela CBF.
    Que tu acha Vanei…

  • renato martins siqueira diz: 20 de maio de 2009

    Caro Wianey,Eu, como gremista, me entusiasmo com a chegada do Autuori, mas temos que reconhecer que o grupo é muito fraco para o Brasileiro.Um bom centr-médio, 1 segundo volante e um meia-armador ESCOLHIDOS PELO TÉCNICO E NÃO POR EMPRESÁRIOS OPORTUNISTAS,e acho que vamos fazer um bom ano, e ainda um melhor 2010 se deixarem o Autuori e sua equipe escolher quem fica e quem sai,sem interferência.Do contrário, os dirigentes vão empilhar jogadores caros e mercenários e onerar ainda mais a folha

  • anderson diz: 20 de maio de 2009

    é isso ae Wianey, e tu sugeres o que??? que fiquemos calados perante a essa PALHAÇADA e ROUBALHEIRA que virou o futebol brasileiro? um escandalo atras do outro, uma VERGONHA! até quando teremos que aguentar essa MÁFIA???! lamentavel

  • renato alves marcantonio diz: 20 de maio de 2009

    Se continuam a nos prejudicar, Grêmio e Inter, , assim como outros times fora do eixo Rio-São Paulo. a culpa é dos dirigentes que querem ver a desgraça um do outro.Se o restante do Brasil se unisse para valer,protestando contra esses julgamentos arbitrários de jogadores e da não punição de juizes que cometem erros grotrescos, duvido que não houvessem mudanças.Mesma coisa a cota de televisão.O Grêmio, por exemplo, bota 10 vezes mais torcida que o Santos e tem cota menor.Isto,para começo de papo.

  • roberto diz: 20 de maio de 2009

    wianey… calmaaa
    o souza foi punido pela falta tomou cartao amarelo nao vejo nada de mais em usar as imagens ele nao sera prejudicado e ele nao empurou apenas colocou a mao no peito do juiz pq ele sim lhe faltava com respeito

    no meu ponto de vista tu apenas quer colocar intriga para prejudicar o gremio…vai escrever materias do inter q tu ganha mais.. E DIGO MAIS QUERO VER SE VAI PUBLICAR MEU COMENTARIO OU VAI deletar apenas digo a verdade amigo!
    abraço!

  • joacir teixeira diz: 20 de maio de 2009

    Está na hora de os torcedores dos times prejudicados tomarem uma atitude, já que os clubes não fazem nada, só reclamam, é juntar os clubes e paralizar o campeonato, quero ver se eles não dão um jeito.

  • Eduardo diz: 20 de maio de 2009

    depois todos criticam quando se fala em teoria da conspiração.. mas basta ser do GRÊMIO para o tribunal julgar culpado.
    O Diego Souza deveria ser banido do futebol pelo que fez no Domingos mas pegou suspensão para o Camp. Paulista do ano que vem…. erro de arbitragem é normal, mas o futebol de alto nível não tem mais espaço para isso, vide o Simon “contra” o Libertad, o careca que fez de tudo para eliminar o Chelsea contra o Barça e o queridinho São Paulo novamente beneficiado. Chega! Chega!

  • Giovani diz: 20 de maio de 2009

    E ninguém segura esse chororôooooohhhhh!!!
    E ninguém segura esse chororôooooohhhhh!!!

  • Matheus diz: 20 de maio de 2009

    Pode ser, mas de qualquer fórma faz tempo que este Souza anda merecendo uma punição, ele é desleal, do tipo que bate e esconde a mão, num GreNal ele deu um bico na cara do D`Alessandro aos olhos de toda a midia que na época preferiu abafar o caso, pouco repercutiu, alias, não repercutiu nada, portanto a justiça tarda mas não falha, ou se preferir, antes tarde do que nunca, gancho nele!

  • Carlos diz: 20 de maio de 2009

    Depois do ano de 2008, quando tentaram de todas maneiras punir quase metade do time do Grêmio para segurar o impeto tricolor que tava com a mão na taça, eu não duvido de mais nada.
    E o caso do Wagner Tardelli, alguém ouviu fala alguma coisa.
    Esses erros são dificeis de aceitar, ainda mais pra um clube que está se restruturando com toda vontade possivel.
    O arbitro erro feio nos lances e na agressividade que foi no Souza.
    Ele é juiz de futebol, não policial.

  • mauricio alves soares diz: 20 de maio de 2009

    O que acontece no rio e São Paulo e´ inacreditável.O Diego Sousa pegou 6 partidas para cumprir no Paulistão do ano que vem e querem punir o Sousa?Só podem estar brincando.Socorro, Fàbio Koff, precisamos de ajuda.O ne´gócio é contratar, deixar o Autuori trabalhar e mandar embora a “turma do chinelinho” que só dá prejuízo: Alex Mineiro, Reinaldo, Orteman, Perea, Fabio Ferreira, etc.E montar um time competitivo, capaz de impor respeito aos adversários. Do jeito que está, tenho medo até de 2ªDivisão

  • Gilberto Lima diz: 20 de maio de 2009

    Tava até demorando… agora só falta quererem punir o souza, nosso melhor jogador..Da mesma forma que cabe o juiz interpretar um penalte ou uma jogada faltosa, cabe ao mesmo interpretar ou não uma suposta agressão ou coisa do tipo..Se ele não colocou em sumula é porque pra ele não ouve necessiade.Vai começar a “perseguição 2009″, um show de mediocridade é covardia, onde só os poderosos tem lugar ao sol(CBF, STJD)…

  • LUCIANO diz: 20 de maio de 2009

    VOCÊ ACHA QUE ESTA CERTO OS JUIZES?? ACHO QUE ELES TEM DE SER AVALIADOS E PUNIDOS EM PRIMEIRO LUGAR, SE NÃO TIVESSE ACONTECIDO O QUE ACONTECEU, NÃO FALANDO NO GREMIO MAS TBM NO ATLETICO, O JUIZ TOMOU CONTA DO ESPETACULO QUE ERA O JOGO, ISTO TA ERRADO, OS JUIZES TEM QUE SER PUNIDOS.

Envie seu Comentário