Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Taison ou Messi, como ler o que não está escrito

29 de maio de 2009 116

Além de inteligente, Taison tem a malícia que sempre acompanhou os grandes jogadores/Jefferson Bernardes, Vipcomm
Foi uma avalanche de comentários. Grande parte contendo ironias e muitos, felizmente, contendo piadinhas, até engraçadinhas. Mas, como autor do post que projetou PARA DAQUI A 10 ANOS uma hipotética discussão sobre quem teria sido melhor, Taison ou Messi, restou o desconforto por constatar a existência de tantos analfabetos funcionais.

Se alguém desconhece o que significa, o analfabeto funcional sabe ler, mas não consegue entender o que está escrito. É um fenômeno nacional que a escola brasileira não consegue combater. Portanto, não estou dizendo que muitos internautas NÃO SABEM LER, apenas que leem e não compreendem o que está escrito. Mas, devo reconhecer, apareceram piadinhas bem engraçadas, o que revela algum talento.

Retorno ao assunto levado pela repercussão do assunto. Não comparei, seria quase insanidade, Messi com Taison. Apenas tomei o craque do Barcelona como referência, aproveitando que o argentino foi a principal figura do Barcelona na decisão contra o Manchester United. O objetivo foi projetar aquele que, na minha humilde opinião, será o destino de Taison . Explico as razões.

Lionel Messi saiu da camada pobre do povo argentino. Era magrinho, tinha problemas de crescimento mas, desde garoto revelava inegável vocação para craque. Foi levado para o Barcelona quando tinha apenas 13 anos. Afortunada providência. O clube espanhol adotou aquele garotinho franzino e, tratando as suas dificuldades de saúde, viabilizou o aparecimento do grande jogador.

Taison não teve a sorte de Messi. Durante grande parte da sua infância e juventude conviveu com toda a sorte de problemas, todos decorrentes da precária condição econômica de sua família. Mas, esta parte não importa. O que me leva a prever um futuro grandioso para Taison são algumas referências que julgo essenciais:

— Trata-se de um atacante velocista, verdadeira raridade no futebol mundial.

— Possui criatividade objetiva, não dribla e faz firulas para impressionar a torcida. Sua meta é sempre o gol.

— É inegável o seu faro para o gol. Ainda vai evoluir muito, mas já estão claras as suas qualidades de artilheiro.

— Taison, apesar de pequenino, tem a coragem de um gladiador, virtude imprescindível para qualquer atacante.

— É muito inteligente, capaz de assimilar, rapidamente, orientações. Sem “cabeça boa” ninguém chega ao estrelato. Taison tem ótima cabeça.

— Além de inteligente, Taison tem a malícia que sempre acompanhou os grandes jogadores.

— Temperamento extrovertido, alegre, brincalhão é aditivo poderoso para quem quer vencer. Taison tem estes atributos de sobra. É considerado a alegria da concentração.

Trata-se de um rol de virtudes que podem ser identificadas facilmente. Mas, o que mais me leva a acreditar que Taison será um craque com reconhecimento planetário é a sua capacidade e vontade de aprender. Muito jovem e com apenas alguns meses na condição de titular, ele ainda tem muitas coisas a aprender. Mas, vai aprendê-las, uma por uma. A não ser que seja derrubado pelo infortúnio da auto-suficiência, deformação de caráter também conhecida como “máscara”, no que não creio.

São estas as razões que me levam a acreditar que, daqui a 10 anos, será possível questionar quem era melhor, Taison ou Messi.

Não sou vidente, se fosse já estaria milionário. Nem aquele deputado federal que se dizia “amigo de Deus” e por esta razão acertou na loteria dezenas de vezes (pura lavação de dinheiro) acertaria nas loterias como eu, se adivinhador do futuro eu fosse. Sou muito menos. Apenas um profissional que procura fazer a leitura mais correta possível dos fatos. Não significa que acerto sempre, porque erro tanto quanto admite a minha natureza humana.

Mas com relação a Taison, tenho pelo futuro deste garoto mais expectativas do que tinha com relação a Alexandre Pato. Se o futuro mostrar que estou errado saberei reconhecer. Só não esperem por uma má atuação de Taison para atacar. Ele ainda terá muitas ocasiões de jogar menos do que sabe. Quando acontecer, não sonegarei o fato. Enquanto isso, sintam-se à vontade — humoristas e afins. Bom humor é um santo remédio.

Postado por Wianey Carlet

Bookmark and Share

Comentários (116)

  • alexandre diz: 29 de maio de 2009

    Tentou melhorar e piorou. ou pirou!

  • Joelso diz: 29 de maio de 2009

    Fala tanto em se atentar nos fatos, então faça isso e pare de tentar ser vidente. Sou gremista, mas tenho consciência de q esse garoto é bom de bola. Mas também é verdade que vocês jornalistas rasgam elogios aos novos jogadores que se destacam, de uma maneira desproporcional. Elogios são cabíveis, mas com moderação, pois isso só “estraga e mascara” o jogador que ainda não tem formação e estrutura suficiente para discernir os fatos.

  • Analfabeto diz: 29 de maio de 2009

    É como sempre a razão está do teu lado né…
    Engraçado, será que existem tantos “analfabetos funcionais”, ou tu como jornalista não soube te expressar, engraçado que tantos leitores “funcionalmente analfabetos” não entendam o que escreveste. Será que teu texto não foi mal escrito meu querido. Tu como jornalista que tens a orbigação de escrever de forma clara e concisa, ou acabará perdendo os teus leitores “analfabetos funcionais”, acorda…

  • adhemar diz: 29 de maio de 2009

    Sou colorado que mora fora do Rio Grande há decênios e portanto vacinado contra as paixões locais. Considero o Wianey o analista esportivo mais lúcido desse estado, que conta com profissionais de primeirissima linha. As ponderações relativas ao Tayson são procedentes, inclusive na comparação com o Alexandre Pato; considero o garoto Tayson possuidor de emocional de melhor qualidade; será um dos grandes nomes da história do futebol mundial, com certeza!

  • Carlitos diz: 29 de maio de 2009

    E o Anderson pico????

    E o Perea?????

    Devo ser mesmo analfabeto…

  • Felipe Z. diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, tu me deu medo agora. Desde que tu falou que o Anderson Pico seria lateral da seleção eu fico de canto de olho com as tuas previsões. Prefiro te ver critiando os técnicos… haha Abraço.

  • luiz mansour diz: 29 de maio de 2009

    ser analfabeto funcional tambem pode ser quem não consegue escrever o que quer dizer

    luiz

  • JVH diz: 29 de maio de 2009

    SEM COMENTARIOS!

  • Lucas diz: 29 de maio de 2009

    Voce é brilhante wianey… realmente é uma pena ser um escritor tao genial e incompreendido como voce

  • pedro diz: 29 de maio de 2009

    Não tem como comparar Messi com Taison.

    Taison é craque, é show de bola!

    Messi é um bom jogador, que tem futuro!

    VAMO COLORADO!

  • Gabriel Vieira diz: 29 de maio de 2009

    Vocês colorados sofrem de uma doença chamada MEGALOMANIA!
    Não é, não poderia ser, nem nunca será nem engraxate do Messi. Pode anotar!
    Aterrisem!!

  • Felipe diz: 29 de maio de 2009

    Aprecio muito seu trabalho e sou fa do blog. Mas nessa tu fostes infeliz amigo, e com esta retracao, mostrou falta de humildade. Se tu quis dizer uma coisa diferente do que aquilo que todos entendemos no primeiro post, nao foi no segundo que tu acertou. Insitiu no erro, celso roth! Sera q todo mundo esta errado e so vc certo? Tu nao conseguiu te expressar. Comparar Messi com Taison é no minimo irracional e oportunista. Nem os colorados engoliram essa meu caro. Aquele abraço!

  • gabriel g bandeira diz: 29 de maio de 2009

    o Taison é craque, além do mais tem cacuete de craque, fala dele em terceira pessoa como o pelé falava do edson e do pelé entende, além de jogar bem o craque tem carisma e geralmente tem uma mania estranha mas engrassada o que faz ele ser querido por outras torcidas, “todo mundo sabe disso”

  • camila diz: 29 de maio de 2009

    Bah, a melhor parte foi o Wianey explicando o que é analfabeto funcional, sim até isso tem q explicar, pq o tamanho da burrice do povo é algo. Wianey vc poderia começar a desenhar talvez seja mais facil entender algumas analogias feitas.

  • Pereira diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, excelente a tua observação. Não é de agora que faço comentários neste espaço e em outros. Sempre faço críticas que o grande problema do povo, é a interpretação de texto, interpretação de uma notícia. Os absurdos que escrevem, minha nossa!!! São analfabetos mesmo, leem e não sabem o que estão lendo, e o que é pior, tecem comentários a respeito do assunto.

  • carlos diz: 29 de maio de 2009

    vc foi muito feliz no que escreveu vianey, é exatamente isso, com relação a taisson e os genios onbservadores de plantão, por isso eu sempre digo ” o Brasil vai longe com a sua gente”!!!

  • jomado diz: 29 de maio de 2009

    ….é claro que o taisom é melhor que o messi ,é só pegar por base a quantia de gols que cada um fez na temporada…

  • CANANI diz: 29 de maio de 2009

    APESAR DE BOA A TUA RESPOSTA ACHO QUE TU NÃO PRECISARIA TER TE EXPLICADO….CERTAS COISAS AS PESSOAS ENTENDEM OU NÃO.É O VELHO DITADO….QUEM NASCEU PRA SER PORTALUPI JAMAIS CHEGARÁ A FERNANDÃO.

    PARABENS PELOS DOIS TEXTOS.

  • Regis Ordovas diz: 29 de maio de 2009

    hahahaha, ta de brincadeira né, Taison, que tu é coloradinho já se sabe mas ta pegando pesado, hahaha, Taison, hahahaha…

  • gander diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, aqui em Curitiba, tenho acompanhado seus comentários.Seu comentário é fato.
    vejamos neste ano, quantas vezes ouso nas jornadas esportivas (pela internet) a eleição deste menino, que muitos(normalmente nossos oponentes) chamam de jogador de ruralito.
    Quantas vezes acabou com o jogo.
    Aquele passe que fez para o Alecsandro no segundo gol.
    Além de tudo tem humildade de reconhecer quando passa dos limites(como foi o caso do jogo em que saiu bravo pela substituição)a familia tb ajuda.abraç

  • Valério paim de Avellar diz: 29 de maio de 2009

    Prezado Wianey, não sou fanático por futebol, mas como bom brasileiro gosto de dar meus palpites, acredito que falar das qualidades do Taison e fazer uma comparação com o Messi, não é nenhum absurdo, como alguns postaram, haja visto o quanto este guri melhorou da temporada passada para agora; Ele tem faro e velocidade como nenhum outro na atualidade, e o melhor, tem muito tempo para aprender ainda mais, acho que não vão comparar Taison só com Messi daqui a dez anos.

  • Joelson Santos diz: 1 de junho de 2009

    Ou seja, é melhor que o Pelé…

  • Tef diz: 29 de maio de 2009

    Caro Wianey, permita-me discordar de muitos pontos e, também em um “arremedo de futurologia” fazer minhas previsões (não obstante torça por meu conterrâneo pelotense e por seu sucesso): Taison, justamente por ser um velocista e não um jogador de habilidade pura, será um como um relâmpago no mundo do futebol; sua carreira será fulminante, porém curta, devido ao ataque dos defensores truculentos e da queda de rendimento físico, o q lhe garante a velocidade. Fora isso ele tem pouco a oferecer.Pena.

  • Wylson Corneteiro diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, não te preocupa. Muito torcedor da Azenha tem certeza que o Inter NÃO foi Campeão do Mundo, que o Barcelona QUIS PERDER, que o Tcheco é MELHOR que o Fernandão, que o coelhinho da Páscoa EXISTE (…aquele anúncio…!) e que o Inter hora dessas cai! Ah, e que NENHUM Colorado dá gargalhada das notícias do time deles!!!

  • moacir diz: 29 de maio de 2009

    Caro Wianey! Acho que a alegria do Taison de jogar lembra o Robinho na época do Santos. Acredito que é algo semelhante. Coisa de guri!!

  • Thiago Sebben de Souza diz: 29 de maio de 2009

    Boa previsão. É do mesmo tipo daquelas que diziam que o Alexandre Pato sera em breve o melhor do mundo.

  • jonathas cassiano diz: 29 de maio de 2009

    melhor ler isso do que ser cego….quem será que foi melhor D´Alessandro ou Maradona…vai ser a próxima enquete!!!!!hahahahahaha….to louco então

  • Niqui Lang diz: 2 de junho de 2009

    Wianey, meu caro, fique tranqüilo. Tua lucidez, competência e faro serão sempre reconhecidos e respeitados por aqueles que não se deixam cegar pela paixão.

  • RILDO PERES diz: 31 de maio de 2009

    É sempre assim. Essa tática lembra muito um partido politico que tu adoras criticar muitas vezes indiretamente. Desqualificar as pessoas para tornar sua critica menos verdadeira é coisa da política. Agora querer generalizar que os leitores leem mas não compreendem e só achando uma gracinha os piadistas é no minimo uma colocação desagradável para alguém da mídia.SE hj o messi é superior ao taison em TODOS os fundamentos imagina então daqui ha 10 ano. favor não depreciar minha capacidadade

  • Lucas Winckler diz: 1 de junho de 2009

    “Anderson Pico será o novo Roberto Carlos” (se por acaso bla bla bla bla mil explicações) Wianey Carlet, o profeta do acontecido.

  • Luiz Schn eider diz: 1 de junho de 2009

    Mesmo sendo gremista e vivendo longe do meu querido Rio Grande, não acho absurda a projeção que fizeste Vianey. O que acho absurdo é que se dê tanta importância ao assunto!Curioso é que num país com tantas necessidades de revelar novos talentos em tantas áreas mais importantes que o futebol nos percamos discutindo e até com gente muito mal educada sobre estes semianalfabetos que gaham um caminhão de dinheiro por mês e que na verdade acrescentam menos à sociedade do que o barbeiro da esquina!!!

  • Flavio Leite Ribeiro diz: 30 de maio de 2009

    Concordo e também TORÇO pelo Homem Taison.
    Talvez seja este um diferencial da dupla
    GRE-NAL. No meu GREMIO jogam os filhos de
    conselheiros, ex e dirigentes, afilhados do Dr. Fulano, etc. Estes GRUPELHOS assumem o comando do VESTIÁRIO e… só joga quem é da PANELINHA (outro PEREBA fdp)Resultado é a FALTA de jogadores de BASE! Ficam só estes ALMOFADINHAS, no clube, por anos a fio. TUDO ISTO, porem, é FRUTO do AMADORISMO e MÁSCARA da DIREÇÃO!REsultado é este TIME de mercenários, HERANÇA de Roth!

  • tiago diz: 1 de junho de 2009

    aison não é taõ guri assim, ja tem 21 anos o pato tem só 19 ainda e joga no milan contra os grandes europeus, o taison contra o corinthians mas o marcador é m tal de chião que virou “CRAQUE” aos 30 anos…calma lá, taison é muito bom mas pato é fora de serie…..taison não

  • Benedito diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, deverias citar também o Ronaldinho Gaúcho, que era fransino e foi alimentado e robustecido pelo Grêmio. Depois, abandonou o clube que o projetou e foi levar o lucro ao PSG da França. O Taison deve seguir um caminho parecido, porém ele já tem dono: Delcir Sonda, que já é meio sócio do Internacional. Desejo sorte ao Taison, mas o meu clube, o Imortal Tricolor, vai ser novamente campeão da América mesmo sem ter jogadores tão bons.

  • TEO ALEXANDRE diz: 29 de maio de 2009

    Se falam por ai que Obina é melhor do que Eto`o,por que não Taisom é melhor que Messi.Afinal 2006 Gabiru foi melhor que Ronaldinho.

  • Roberto diz: 29 de maio de 2009

    Não precisa ter um ataque desses, como se o mundo estivesse conspirando contra o senhor. A maioria do pessoal entendeu, e sim, tem muito acéfalo lendo e levando tudo ao pé da letra. É uma questão de opinião sua, respeitável, apenas a assuma novamente e pronto. Não precisa ficar se explicando. É um bom jogador, com certeza, e o futuro dirá, com uma boa sequência de jogos, se ele será merecedor de sua comparação, pois o Messi já apresenta um futebol de altíssimo nível por um bom tempo. Vamos ver

  • Delcio diz: 29 de maio de 2009

    Surtou ou o que? Nem pode por no mesmo post Messi e Taison, que até o nome é falso.
    Messi é vinho, Taison é água e do lago que cerca. A fase termina logo.

  • Tiago diz: 29 de maio de 2009

    O Taison é um bom jogador, porém acho que ainda falta o mostrar futebol contra adversários com marcação forte e de qualidade. Não vejo como projetar um craque por se destacar num Gauchão onde a maioria dos times são ridiculos ou numa copa do Brasil em que fora Inter e Corinthians os outros candidatos não são nenhuma coisa de encher os olhos.
    No mais, quem gosta de futebol é o povão mesmo, os “analfabetos funcionais” que são os apaixonados, uma pena que vc escreva somente para intelectuais.

  • andre diz: 29 de maio de 2009

    é isso ai Wianey! Acompanho diversos locais de discussão na internet (sobre varios assuntos) e os tais analfabetos funcionais estão por toda parte. Continue assim, pq tu és dos poucos cronistas esportivos que vale a pena ler…

  • Maurício Dias diz: 1 de junho de 2009

    O pessoal da Azenha, por pura doença futebolística, feriu a integridade humana de um excelente profissional que sempre busca lucidez e imparcialidade nos seus posts. Muita calma nesta hora, gente! O Wianey não merece esses comentários depreciativos postados. Apesar de coloradíssimo, ainda acho que o Tayson está bem aquém do Leonel. Pode ser que daqui dez anos seja diferente. Abraço, Wianey.

  • André diz: 29 de maio de 2009

    Esses colorados são engraçados, dizem que os gremistas não reconhecem o valor dos jogadores adversários, mas não li nenhum gremista dizer que o Taison é ruim, apenas discordar da comparação com o Messi, que entendo ser, realmente descabida para jogadores de mesma idade praticamente, e um oceano de diferença no futebol, o Taison é bom, mas não é o melhor nem dentro do Inter, o Nílmar é mais jogador. Os colorados estão sofrendo de megalomania aguda, mas vai passar…

  • Alex diz: 29 de maio de 2009

    O que eu entendi foi que tu acha que o Taison daqui uns anos será premiado como melhro do mundo, assim como provavelmente o Messi será esse ano. E daqui 10 anos discutiremos quem foi melhor.
    BABAQUICE…….. Baita bobagem que tu falou, EU ANDO PELADO NA REDENÇÃO se algum dia o Taison “se criar” na Europa…
    Será mais um robinho, outro Denilson, outro Nilmar… Na europa vai “tomá laço”… vai voltar chorando feito um bebezão pra cá.

  • alexandre fleck diz: 31 de maio de 2009

    Tayson é jogador que sempre imaginei ser todos que jogam no meio de campo. Existe no meio dos boleiros que se deve jogar com calma, bota a bola pra direita, pra esquerda,aquela idéia, vamos tocando. O Tayson quebra isso, ele joga em direção ao gol e faz todos ir pra frente. Isso é jogar bola. Simples mas eficiente. O grande diferencial, bate bem na bola e faz gol. É uma pena não ser Gremista.

  • Bobs diz: 29 de maio de 2009

    Fala sério! Piada do ano! Mas a especulação é livre né? Daqui a pouco vai ter propaganda da coca-cola perguntando: “Quem foi melhor, Taison ou Biro-Biro” hahaha

  • Pedro diz: 29 de maio de 2009

    Eh isso ai meu caro Wianey. Muito bem dito e explicado. Mas acho que o problema, da maioria dos leitores, nao eh a falta de entendimento e sim a cegueira do fanatismo tricolor. A mesma que faz eles acreditarem que ter ganhado do Nautico nos aflitos foi algo epico. A mesma que faz eles desdenharem do todo e qualquer titulo conquistado pelo arquirival colorado. A mesma que faz acharem que o que importa eh vencer de qualquer jeito, de qualquer forma.Enfim eh o DNA gremista recheado de arrogancia.

  • Sergio Vettorazi diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, os piadistas de plantão, sabemos quem são, eles não suportam a superioridade de outros. Me lembra muito um partido politico, radical, prepotente, que acham que só existem eles na face da terra, sendo o centro do universo. O mundo muda, pessoas mudam, mas estes doentes não mudam, e quando mudam, é pra pior. Cachorro que come ovelha, só tem um jeito. Então deixemos o tempo se encarregar das coisas. Eles se merecem!!!

  • Pedro diz: 29 de maio de 2009

    continuando. Infelizmente a cegueira irracional que faz achar que somente o que eh deles eh bom e vale. Algo que domina nao soh a torcida mas tambem o clube. Vide as constantes declaracoes de seus dirigentes. Gracas aos ceus, o Fernado Carvalho , alem de estruturar um time, consegui estruturar um perfil de diretor no inter. O proprio Pifero que era o maior “corneteiro” , padrao azenha, parece que se enquadrou. Hoje temos dirigentes modernos e inteligentes, e nao torcedores travestidos de dirigen

  • Tiago RS diz: 29 de maio de 2009

    Perdoe os gremistas, como se não bastasse eles olharem o time deles jogar e depois olharem o Inter, nós conseguimos lapidar mais um craque… e não é um Douglas Costas marrento, que se acha o romário e joga que nem um Nunes da vida.. tipico jogador tipo exportação, não joga nada mas se todos ajudarem o gremio conseguira vender este “craque” para pagar dividas..
    Por isso, perdoe os gremistas.. a coisa ta complicada mesmo

  • Gustavo diz: 1 de junho de 2009

    Wianey, nem li o primeiro post… só queria te lembrar: COMUNICAÇÃO É UMA VIA DE MÃO DUPLA…..

  • Henrique diz: 29 de maio de 2009

    Continuo sendo um analfabeto funcional, graças a Deus! Como se comparará jogadores que tem meses de diferença de idade daqui a dez anos se um neste momento já esta anos luz a frente do outro, em seu histórico futebolístico e qualidade?

  • Andre diz: 29 de maio de 2009

    Enquanto isso, o que sai da azenha??? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • Alexandre diz: 29 de maio de 2009

    Quando iniciou o ano, os secadores diziam que era jogador de gauchão. Ele está calando a boca dos críticos com um futebol de alto nível, e contra times infinitamente superiores aos que o “melhor da América” jogou até então.

  • jose luiz de castro david diz: 29 de maio de 2009

    Parabéns Wianey concordo contigo em genero e número.Aliás Delfin já dizia que o problema do Brasil não eram os analfabetos mas os alfabetizados que não sabem interpretar o que leêm.

  • jk diz: 29 de maio de 2009

    po, se o obina é melhor que o eto`o o que dizer do taison em relação ao messi. hehe

  • ANTONIOSADIRIBAS diz: 29 de maio de 2009

    Wianey,se tem uma coisa que cega as pessoas essa coisa se chama “futebol”.Olha,eu sou torcedor do INTER,e não é por ser torcedor do Inter,mas eu entendi quando li tua coluna o que tu estavas querendo dizer,mas na mesmo hora eu imaginei que tuas palavras iriam,primeiro;irar os gremistas e segundo;preocupar alguns colorados.Ler nas entrelinhas as vezes pra alguns é complicado,mas também muitas vezes é pura falta de vontade, preguiça ou fanatismo.Conhecida também como lei do menos esforço…

  • bruno diz: 29 de maio de 2009

    wianey… tu comparou tyson com o messi… nenhuma explicação ou comentário irá apagar o que tu fez!!! eu salvei aquela página aqui e vou guardar para sempre!!!
    lamentável, lamentável…
    daqui 10 anos messi estará imortalizado no futebol e tyson estará jogando em algum time dos emirados árabes… esta é a diferença!!!

  • Pedro Lapinscki Junior diz: 29 de maio de 2009

    Vixi, quanta arrogência. Eu gosto dos arrogantes, desde q embasem-na com talento. Não parece ser o caso do cronista q prefere embasar sua tese desqualificando os leitores. mas tudo bem, o staff do Wianey não publica várias mensagens q deixo(nenhuma com ofensa pessoal, diga-se de passagem), mas ele pode chamar os leitores de analfabetos funcionais, né? Ele solta uma pérola dessas e quer q o pessoal diga o q? Q concorde com ele? E o Gavião q era completo? Onde está? Perea ia fazer história. Cadê?

  • Eric diz: 29 de maio de 2009

    Como colorado, tomara que eu esteja enganado e você certo. Pois na minha leitura até o momento, não tenho expectativa sobre Taison melhores do que de Pato, nem Nilmar. Não consigo enxergar algumas características que tu vês no Taison, como inteligência acima do normal. Ao contrário do que tu falaste, Taison é firulento, fominha, sim. É um jogador talentoso, mas não diferenciado. Enxergar além disso, só se considerando superior, com capacidade acima do normal de análise.

  • Bruno diz: 1 de junho de 2009

    Wianey, sou um velocista. Faço 100m em 14s. Tenho grande grande vontade e facilidade de aprender as coisas. Sou extrovertido também, consigo fazer as pessoas ao redor rirem.

    Você poderia me dizer, agora, em qual ano irei despontar para o futebol europeu? Quando serei melhor que Messi?

    Grato.

  • ike diz: 29 de maio de 2009

    Taison vai jogar mal, é claro, se nem pelé, maradona, falcão, jogaram bem todas as partidas que disputaram, porque Taison teria que ser perfeito? A torcida colorada está com ele, e vai apoia-lo nos momentos de baixa, o jogador criado no beira-rio historicamente conta com um apoio muito maior do torcedor, com ele não vai ser diferente. Dá-lhe TAISON! Dá-lhe INTER!

  • Lucas Medeiros diz: 29 de maio de 2009

    Wianey Carlet, admiro sua visão futbolistica, mias não seria um exagero comparar Taison com Messi, mesmo que daqui aguns anos, ambos tem a mesma idade 21 anos, um se firmo agora no time titular do inter, outro por outro lado é o melhor jogador do mundo e acaba de conquista a europa e quem sabe o mundo, isso com a mesma idade que Taison, sendo que com 17 anos ja abria o olhos de todo mundo, assim como Alexandre Pato e Ronaldinho Gaucho, e outros. Craque já vem do berço, e Taison e um bom jogador

  • Tiago diz: 29 de maio de 2009

    Meu deus, chamou todo mundo de analfabetos funcionais! Qua arrogância hein, quer dizer que só tu é inteligênte!?
    Se tu estava querendo dizer o que falou agora pq não disse isso ontem!?
    Pq não falou ontem sobre o iníco dos dois como falou agora!? Ontem foi dito que daqui a 10 anos poderemos saber quem foi melhor uma comparação q podemos fazer com qualquer jogador!!!
    Realmente os dois tem características parecidas mas o começo de carreira foi diferente como vc mesmo falou.

  • Gleidson diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, confesso que quando li o título daquele post também fiquei pensando o que tu tinha bebido..eheh. Mas apos a leitura fica clarissimo o que tu quis dizer. Muita gente nem sequer leu e comentou, mas isso é comum na internet. abraço

  • atos véron diz: 29 de maio de 2009

    Wianey ! concordo com vc , tanto Messi, Taison ,Kaká , Nilmar podem ser considerados bons jogadores na atual fase do futebol mundial , na minha opinião, os dois ainda ficam abaixo de Zidane e Riquelme , os ultimos dos moicanos …

  • Ricardo Colorado diz: 29 de maio de 2009

    Parabéns Wianey, eu enquanto professor de Português convivo com esse monstro que é o anlfabetismo funcional. Quanto ao seu comentário concordo contigo. Muito Bem!!!

  • roberto diz: 29 de maio de 2009

    uma coisa é dizer que o nilmar pode ser muito bom outra é o taison. tu ta de brincadeira. o messi já é bicampeão da champions league – é o novo maradona. o taison sumiu contra o flamengo e fez o gol pq o nilmar deu o gol. contra o coritiba é brincadeira. só falta dizer que o taison vai ser melhor do que o ronaldinho, duas vezes disparadamente o melhor do mundo.

  • Paulo diz: 29 de maio de 2009

    Não fiz nenhum comentário sobre seu blog anterior e entendi seu pensamento/sua colocação sobre a comparação TAisn/Messi.

    Eu particularmente acho que o Taison se compara/parece mais com o Cristiano Ronaldo na forma de jogar, daí a vir a ser o melhor do mundo, vamos aguardar…

  • Saci diz: 29 de maio de 2009

    Vc disse certa feita que Anderson Pico seria o novo Roberto Carlos…

  • Seu João diz: 29 de maio de 2009

    Messi não joga nada. Parece o Zico. é baixinho, corre de cabeça baixa com passinhos curtinhos. Enganador igual o Zico. Não gosto deste tipo de jogador.Taison é muito melhor.

    Que vergonha Wianye, falar no sala que torce pra timinho do Rio. Te muda pro Norte ou Nordeste. Lá que é lugar de puxa saco do Rio de Janeiro. Os caras se orgulham de falar que torcem pro Flamengo, Vasco etc.

  • César diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, eu tenho 17 anos e faço a coluna de esportes do jornal da minha escola. Todos dizem que eu sou muito bom, que tenho futuro. A direção permitiu, inclusive, que nós publicássemos matérias sobre os jogos da dupla gre-Nal (até este ano não era permitido falar de competições que não ocorressem dentro do colégio). Meus colegas já se perguntam quem será melhor entre nós dois: César ou Wianey? somente a história dirá…

  • ike diz: 29 de maio de 2009

    FAZ O SEGUINTE, PEGA OS ÚLTIMOS LANCES DO TAISON CONTRA O CORITIBA, COLOCA A CAMISA DO BARCELONA E A GRIFE MESSI NELE E IMAGINA OS COMENTÁRIOS QUE SERIAM FEITOS SOBRE O JOGADOR. ALIÁS, NEM PRECISA IR TÃO LONGE, SE O RONALDO GORDUCHO TIVESSE FEITO OS MESMOS LANCES O MÍNIMO QUE A IMPRENSA CARIOCA/PAULISTA DIRIA É FENÕMENO!, GENIO!, SÓ ELE É CAPAZ…ETC. MELHOR PRA NÓS COLORADOS QUE A REPERCUSSÃO AQUI É MENOR, ASSIM SEGURAMOS O GURI UM POUCO MAIS NO BEIRA RIO!!!!

  • Pablo W diz: 29 de maio de 2009

    “Portanto, não estou dizendo que muitos internautas NÃO SABEM LER, apenas que leem e não compreendem o que está escrito.”

    Alguém precisava falar a verdade. Ninguém quer ler as nóticias. Quer ter certeza? Faça um teste, poste no orkut uma opinião com mais de 7 linhas, um assunto qualquer, coloque um título um pouco diferente do assunto tratado e pronto, abaixo verá comentários imediatos ao título, criticas e tudo mais. Haverá um ou dois comentários sobre as 7 linhas que escreveu, se houver…

  • EVERTON DREBES diz: 29 de maio de 2009

    O!!! Wianey perdeu outra chance d ficar quieto…
    Admita seu incomparavel equivoco. Comparar Taison com Messi seria como fazer uma comparação do Vitor com o Homem Aranha. Hauhauhauahhu

  • Colorado da Serra diz: 29 de maio de 2009

    (cont.) Acham que sempre tem alguém que os persegue. Que quem escreveu é colorado, é ignorante, é tendencioso. Deviam ver o que os outros fazem de certo e tratar de aprender. Ofensas gratuitas não levam a nada. O Inter sofreu durante bastante tempo por falta de gestores competentes. Os que aí estão (e são ótimos), só tem sucesso porque foram buscar nos outros times o que eles tinham de bom. Pergunte pro LUIGI ou pro CARVALHO. abraços e parabéns pelo que postas no teu blog.

  • Ramiro diz: 29 de maio de 2009

    Não achas que estás sendo prepotente?
    Respeite a opinião de quem acha o Tyson um enganador…

  • Nicolas diz: 29 de maio de 2009

    Nem daqui a mil anos tu poderás fazer essa comparação de quem “era” melhor de tão ridícula que ela é. Não viaja Wianey.

  • Thiago Gremista diz: 29 de maio de 2009

    Como Gremista, fanatico que sou, torço para que esse guri seja vendido logo para algum grande clube europeu! Assim ele não poderia causar tantos estragos na defesa tricolor! Sou Gremista sim!! Mas além de Gremista, sou inteligente! E sei que esse guri ta jogando muita bola!! E não nenhum exagero, imaginar daqui a 10 anos, uma comparação desse grande craque chama Lionel Messi e a futura promessa Taison!! Toda sorte do mundo pra esse guri!!

    Saudações Gremistas!!

  • Roberto diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, tua provocação é excelente! Sou gremista e, portanto, minhas opiniões serão absolutamente isentas. Taison é um craque, um ser humamno dotado de inteligência superior, no caso, para jogar futebol. A diferença básica entre ele e Messi é apenas de posição. Enquanto Messi é um meia-armador-atacante, Taison é um atacante puro. Portanto, Messi é mais versátil, mas ambos, em suas respectivas habilidades, são craques. Admiro ambos e gostaria de vê-los no meu Grêmio.

  • Ricardo Tatsch diz: 29 de maio de 2009

    Estou louco, ou o amante dos volantes pernas de pau estar finalmente criando juizo? huehehehe
    E Wianey, uma aulinha de como o cerebro funciona. Nós não “lemos”, nosso cérebro busca padrões e muitos desses que acusa de analfabetos, devem ter olhado o título e prestaram atenção apenas nas palavras “taison” “messi” e “melhor” e no auge da indignação, sairam escrendo. Ou eram só gremistas raivosos hehehehe

  • João Vicente Fiad Padilha diz: 29 de maio de 2009

    Só posso interpretar da seguinte forma: Você é um repórter/comentarista e sobrevive de matérias que gerem acesso/leitura e comentários. Se não atingir este objetivo é demitido pelo seu chefe, perde o emprego. Neste sentido mais vale criar materias do tipo “FALEM BEM, FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM”, do que matérias que ninguém comente e assim eu agrado o meu chefe e justifico o meu salário! E olhe Wianey eu não me enquadro no grupo dos analfabetos funcionais.Sua comparação só pode ter este objetivo

  • Pedro diz: 29 de maio de 2009

    Pra terminar: O taison eh diferenciado, pode ser que chegue a ser o melhor do mundo, assim como foi Ronaldinho, mas se nao chegar, acho que nao vai importar muito pra ele. Quem ve ele em campo pode observar a maturidade e a forca de vontade , bem como o perfil agregador e vibrador dele. caracteristicas ja o tornam um vencendo onde quer que ele esteja, seja qual for sua profissao. Se tens duvida veja a comemoracao do gol dele no jogo do coritiba. Praticamente ele comprimenta todos os jogadores.

  • =) diz: 29 de maio de 2009

    Mimimi…

  • Tiago Cezarino diz: 29 de maio de 2009

    Todos entenderam,só acham uma comparação esdrúxula,mesmo daqui a 10 anos.

  • Saul diz: 29 de maio de 2009

    Então tá!eu sou analfabeto ou tu escreves mal????é coluna de futebol,da academia brasileira de letras ou alguma tese filosofica????comentas hipóteses??? Patético e ainda ofender teus leitores. És alguma inteligencia superior??? dono da verdade???. Use tua retorica de maneira simples, direta e conclusiva, é o mínimo que se exige de um jornalista esportivo. Por favor mais respeito.

  • Jean diz: 29 de maio de 2009

    Parece que estou revendo a mega campanha marketeira produzida para Alexandre Pato. Um ótimo jogador, com certeza, mas longe dos grandes craques como Ronaldinho, Kaká, Ronaldo, Messi, etc. Portanto, ao meu ver, um tremendo exagero. Assim como está acontecendo com o Taisson. Muita calma.

  • amaury cruz diz: 29 de maio de 2009

    Prezado Wianey,
    Vi internet leio todos os dias a ZH e acompanho o futebol do RS, pelas notícias e o que vocês escrevem nos blogs.. Sou gremista, mas aprendi a separar a picuinha, o desprezo pelo adversário, etc. e procurar ser um torcedor racional. Poucas cidades no mundo tem a chance de ter 2 clubes com a grandeza de Inter e Grêmio. O Taison é muito bom e gostaria que aparecesse um atacante semelhante no Grêmio, coisa que as categorias de base há muito tempo não tem.

  • Bassegio diz: 3 de novembro de 2009

    ja é melhor
    brilha muito no aterro

  • Kauê diz: 29 de maio de 2009

    Essa comparação não existe. O Messi não lambe as meias do Taison. Taison é infinitamente melhor. Só dar tempo.

  • Guitto diz: 29 de maio de 2009

    Me prestei a ler comentario por comentario sobre o post que tu citou, Wianey. E Ri muito. Muito MESMO.

    Tanto gremistas, revoltados com a “comparaçao” quanto colorados, rindo, e dizendo que o taison é melhor que o messi(no fim, cometendo os mesmos erros dos companheiros) que devo concordar: Temos analfabetos demais…
    ta faltando leitura e interpretaçao de texto pra essa gurizada.
    resta rir.
    ou fazer um post, e explicar no outro, o que tu realmente quis dizer, Wianey ^^`

  • André Sanco diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, sou leitor assíduo do teu blog e coluna da Zero Hora. Sempre acompanho as tuas avaliações sobre o Inter por ser colorado e acho que és muito convincente no que diz. Apoio tua comparação entre Taison e Messi, dadas as devidas proporções e realidades como tu mesmo disseste. O novo garoto do Internacional tem muito futuro. Saudações coloradas ao Clube do Povo do Rio Grande do Sul.

  • Sergio Vettorazi diz: 29 de maio de 2009

    Pelos coentários, percebo que ainda há muitos leitores com a síndrome do “Peninha”. Pelo que se percebe, nada existe melhor do que aquilo que está detro do “chiqueiro da azenha”. Por favor, deixem de ser fanáticos e cegos. Se o Wianey tivesse feito o mesmo comentário com algum jogador da azenha, o comportamento destes “analfabetos funcionais” seria outro, mas como não tem ninguém pra comparar, ficam minimizando a qualidade dos outros, isto é “síndrome da inveja”. Inveja mata, inveja dói!

  • Jones diz: 29 de maio de 2009

    Caro Wianey, não se estrese com esses piadistas, eles não sabem o que dizem. Tens razão sim em projetar um futuro venturoso para o Taison, pois ele tem além do futebol, um caráter que permite que façamos conjecturas.E aproveitando digo para o Sr. Krieger que os Grêmio teve investidores, mas a pouca ou nenhuma rentabilidade do investimento os afastou. Lembro de dois jogadores do Vila Nova de Goiás, que hoje eu nem lembro o nome, e vieram pagos por um gremista mecenas.Abraço.

  • DJ diz: 29 de maio de 2009

    Pois é, mas o Robinho e o Pato também iriam ser os melhores do mundo.

  • PAULO ROBERTO diz: 29 de maio de 2009

    WIANEY, O FUTURO A DEUS PERTENCE. MAS QUEM SABE UM DIA, NÃO MUITO DISTANTE, MESSI E TAISON NÃO ESTARÃO VESTINDO A MESMA CAMISA?A SAÍDA DE TAISON DO INTER É QUESTÃO DE MESES. SE POR VENTURA ISSO VIER A ACONTECER, TAISON E MESSI JUNTOS NO BARCELONA, SERÁ POSSÍVEL NOS APROXIMARMOS DE UM RESPOSTA DE QUEM É O MELHOR.SÃO JOGADORES DE CARACTERÍSTICAS UM POUCO DIFERENTES, MAS ME ATREVO A DIZER QUE TAISON SERÁ MAIS COMPLETO, GRAÇAS A SUA ESPANTOSA VELOCIDADE.MESSI É MAIS UM ORGANIZADOR.E QUE ORGANIZADOR.

  • Edu – uma coisa é um coisa e outra coisa é outra coisa…e tenho dito… diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, qual o nome que se dá pra quem não sabe escrever, comunicar-se adequadamente, fazer-se entender? Seria um analfabeto funcional também? Se tu diz que não escreveu o que tu escreveu então tu seria o que? Um não escritor de blog ou um escritor de blog que não sabe escrever? Ahhh, pra não esquecer: Comparar Messi com Taison é a piada do milênio!!! Nunca li tamanha asneira em nenhum blog antes.

  • lettiere diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, seja daqui a 10 ou mil anos,continua sendo completamente infundada tua declaraçao.
    JAMAIS o Taison chegará sequer próximo ao Messi… Insanidade total!
    Depois te passo o telefone de um amigo meu que é psiquiatra,mas te liga que este delírio teu pode ser stress…Abraços!

  • gabriel diz: 29 de maio de 2009

    Tanta gente que não “sabe entender”… a falta de humildade não te deixa pensar que talvez tu não tenhas “sabido escrever”???
    talvez te falte a “vontade de aprender” do Taison… ainda dá tempo, pode tentar com as 228 pessoas que comentaram no post anterior…

  • Daniel diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, eu notei isso! Pensei: mas que barbaridade! Esses caras tão fora da casa completamente! E o Taison vai causar bastante estrago sim! Abs.

  • Thiago diz: 29 de maio de 2009

    Falou tudo Wianey! Tem gente q não sabe ler e entender. Eu mesmo ajudava colegas quando se tratava de responder questões referentes a uma redação. Taison joga mto! Isso é indiscutível. Humildade é o q falta para esse povo, ainda mais quando sentem falta de ler algo referente a seu time.

  • Marcos Benvenutti diz: 29 de maio de 2009

    Voce mais uma vez está correto quando fala sobre os analfabetos funcionais. Realmente na nossa sociedade existem muitos. Existem também os que são simplesmente ignorantes, incapazes de admitir o talento de um jogador de um time rival. Aposto que a imensa maioria dos “humoristas revoltados” eram torcedores do gfpa. Tal comportamento é característica deles. Eles são INCAPAZES de reconhecer os méritos de um jogador adversário, e estão magoados por Tchetcheco jamais poder ser alvo de tal comparação.

  • Luciano diz: 29 de maio de 2009

    Boa! Vamos aprender a ler, pessoal!

  • luiz carlos diz: 29 de maio de 2009

    ok Wianey você ás vezes é genial. Esta explicação, ou sería justificação, também não podería ser chamada de recurso de ANALFABETO DA ESCRITA? Sim, poruqe também é sabido que quando se escreve, se escreve com clareza e não é necessário o recurso da explicação, ou da justificação do que foi escrito. Eu entendí a comparação futura, e até entendo que alguns não entenderam, mas (para zoar um pouco com tua tentativa de se explicar)se o que você escreveu fosse claro, não precisaría se explicar.heheheh

  • papa hooligans diz: 29 de maio de 2009

    Como disse o Pelaipe, o novo Messi era o MARCEL. O Pelaipe anda solto. O Marcel não sei por onde anda. Vou ariscar um palpite, inspirado no Pelaipe: LEANDRÃO SERÁ O NOVO MESSI!

  • Le diz: 29 de maio de 2009

    Talvez tu queira se convencer de q disseste isso, mas não foi oq disseste, embora possa não ter sido o que gostaria de ter dito. Enfim, discordo da parte da cabeça. Em parte, pq ele é garoto, vai evoluir (ou não). Concordo com a parte do faro de gol. É um instinto dos craques. Mas na parte da inteligência, substituo-a por boa visão de jogo. Considero D`Alessandro mais inteligente q Taison. Taison tem sua inteligência na rapidez e movimentação. Isso o faz inteligente. Mas é craque.

  • filipe diz: 29 de maio de 2009

    hahahahaha eu vejo esses comentários todos os dias e sempre repete-se a mesma ignorância do que se lê para o que se entende… onde era pra ser entendido “o taison tem um futuro brilhante, na minha opinião”, leram ” o taison é melhor que o messi!”… não culpo as pessoas, pois a educação no brasil é assim mesmo, ao invés de aprenderem a ler e entender, os alunos tem que aprender análise sintática e morfológica da frase, conteúdo este que não serve para nada…. abraço!

  • Breno Mário diz: 29 de maio de 2009

    Aprecio muito a tua coluna, concordo inúmeras vezes com as tuas análises, mas penso que fostes infeliz na maneira de se dirigir aos teus leitores. Entendo que não se justifica essa tua atitude pois, se houve erro da parte dos leitores, bastaria uma nova explicação em respeito aos limites de cada um e ao órgão que representas.-

  • deoclecio diz: 29 de maio de 2009

    Décio bundão. Não seja tão mal-educado e ressentido por causa do teu timinho.
    Que ignorância!!! Aprende a gostar da vida e das suas coisas boas. A Arte do Taison, seu caráter e bom humor são algumas delas.

  • Roberto Branco diz: 29 de maio de 2009

    Wianey, teu texto original não permite dupla interpretação, pois é claro e objetivo. Pior que um analfabeto funcional é alguém que tem a possbilidade e a responsabilidade de se comuncar com milhões de leitores, não saber se expressar e não assumir a eventual falha. Certamente, quando o Taison tiver a idade do Messi será o melhor do mundo!!! Ops, acho que já tem…

  • Nicolau Netto diz: 29 de maio de 2009

    Caro Wianey

    Acompanho a ansiedade do povo colorado em ter um jogador saído do seu Celeiro de Ases ser consagrado como o melhor do mundo. Foi dificil assimilar RONALDINHO GAUCHO como tal… mas é a vida…sonhar não custa nada…nem mesmo abala o teu prestígio…Mas após opinar não vale agredir quem ousa dissentir de ti… ha vida inteligente além dos muros em que tu habitas.

  • jeferson l. schroer diz: 29 de maio de 2009

    wianey , nunca vi tanta inveja num lugar só
    os gremistas falam isso do taison por que ele não é do time do gremio , porque se fosse meu deus não ia dar para aguentar é só compar com o maxi xuxa lopez fez dois gols e ja tão chamando o cara de craque , se tivesse feito a metade dos gols do taison iam dizer que é a versão barbie do PELÉ
    parabens pelo comentario

  • leandro ribas terra diz: 29 de maio de 2009

    Concordo com vc, mas o Taison tem que parar de falar de si em 3ª pessoa ao dar entrevistas.

  • Pudim diz: 29 de maio de 2009

    Ora, Wianey. Analfabetos funcionais coisa nenhuma. Se um texto não foi bem compreendido é pq tu não escreveste ele direito.

    Cara-de-pau escrever uma asneira e xingar os leitores ainda por cima.

  • Luis Mário diz: 29 de maio de 2009

    realmente wianey, estes seus leitores nao sabem ler mesmo… imagina, esse brilhantismo , esse poço de cultura que é o seu blog e as pessoas nao aproveitam…
    eu imagino qual vai ser o próximo tópico genial… quem foi melhor ZINEDINE ZIDANE OU GLAYDSON… MAS NAO DIGAM AGORA… DAQUI A 10 ANOS VOCES ME PERGUNTAM…

    demais !

  • Marcos diz: 29 de maio de 2009

    Quem é mais analfabeto funcional? quem lê ou o “jornalista” que escreve???

  • fernando diz: 2 de julho de 2013

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Thiago diz: 16 de janeiro de 2014

    2014 e até agora…

Envie seu Comentário