Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dunga resgata trinta anos sem vitórias do Brasil

06 de junho de 2009 12

Andre Penner, AP
Se alguém disser que o Brasil só goleou o Uruguai porque o adversário era inferior, merecerá esta resposta: nos últimos 33 anos, em que o Brasil não conseguiu derrotar os uruguaios no Estádio Centenário, o time brasileiro sempre foi superior. Mesmo assim, atravessou três décadas sem vencer em Montevidéu. A goleada aplicada na tarde gelada deste sábado foi, portanto, uma proeza histórica do futebol brasileiro, cumprida sob o comando de Dunga e suas ideias.

O Uruguai não marcou, ou não encontrou, o Brasil em campo? Não faz diferença. Antes do jogo, Dunga profetizou para os seus jogadores:

— Se tivermos a mesma garra deles, ganhamos o jogo.

Em campo, viu-se uma Seleção Brasileira combativa, atendendo a recomendação do seu líder. Empatando com os uruguaios no quesito garra, a qualidade desequilibrou em favor do Brasil. O primeiro gol saiu cedo, 11 minutos da etapa inicial. Esta circunstância obrigou o Uruguai a se desproteger na defesa para investir no ataque. Poderia ter acontecido o gol de empate mas Daniel Alves, que marcara o gol brasileiro, salvou duas vezes o gol de Julio Cesar. Estava escrito que seria uma jornada brasileira. Os gols foram se sucedendo, com naturalidade. Os uruguaios, como historicamente fazem não desistiram nunca. Mas, encontraram a oposição do maior goleiro do mundo: Julio Cesar. Ele fez tantas defesas incríveis que, apesar da goleada, deixou o gramado na condição de melhor jogador em campo. Esta circunstância, de alguma forma, recomenda o esforço do Uruguai. Além de Julio Cesar, Lúcio e Juan tiveram atuações irrepreensíveis. Daniel Alves mostrou que é mais versátil do que Maicon.

Se alguma restrição pudesse ser feita, esta seria com relação a titularidade de Robinho. Não dá para aceitar que Nilmar e Alexandre Pato fiquem fora do time para que Robinho esteja nele. Luiz Fabiano marcou um gol e foi expulso. Não joga contra o Paraguai.

Quem Dunga escalará, Pato ou Nilmar? Se o jogo de Montevidéu for indicativo, jogará Nilmar, que ficou na reserva enquanto Pato sobrou.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (12)

  • márcio minuzzi diz: 7 de junho de 2009

    parabéns ao Dunga pela vitória, mas não dá para aguentar ver o Nilmar, um dos maiores velocistas da América do Sul, ficar no banco vendo o time perder e perder contra-ataques. Imaginem ele e Kaká juntos no segundo tempo.

  • Andrei Johann diz: 7 de junho de 2009

    Gremistada, deem uma olhada na entrevista concedida pelo jogador Carlos Eduardo, no blog do Cosme Rimoli: http://blogdocosmerimoli.blog.uol.com.br/arch2009-05-31_2009-06-06.html#2009_06-05_19_53_17-135376829-0
    Entre outras coisas, ele fala que quando o Mano trouxe ele dos juniores para jogar com os profissionais, os jogadores mais velho, principalmente o TCHECO, xingavam ele de todo o jeito e que não deixavam ele desenvolver seu futebol.Não estará ocorrendo o mesmo com o DOUGLAS COSTA ? Wianey?

  • jU diz: 7 de junho de 2009

    Qualquer um que entrar vai tá bom. São crias do Inter mesmo. CHORA BI SEGUNDINO!

  • Rodrigo R. diz: 7 de junho de 2009

    Ao Alexandre de Santa Maria e ao Ju de Porto Alegre: A resposta é qualquer um – são ambos reservas de carteirinha de Luis Fabiano e pioram o ataque do mesmo jeito.

  • Thanos diz: 7 de junho de 2009

    Nossa parabéns ao Inter dois jogadores atacantes revelados disputando para ser titular da seleção… Acho q a copa das confederações não vale nada, contudo ela serve para dar entrosamento ao grupo para a Copa! Acho q o Nilmar não deve ficar no Inter acho q sera vendido… Um recadinho para o Sobis volta para o Inter q vc volta a seleção!!! Na minha opinião o Rafael Sobis é o melhor de todos… porque ele é o menino de Erechim, tem cara de gaúcho, pinta de gaúcho, roupa de gaúcho…

  • Alexandre diz: 7 de junho de 2009

    Wianey, faça uma enquete pra gremistada: Pato ou Nilmar, qual deve ser titular da Seleção? ahahaha, tem gaiato que vai querer o Alex Mineiro…

  • Adelson lapolli diz: 8 de junho de 2009

    Wianey e Amigos, Há tempo que gostaria de te fazer um pergunta, sei que gosta da maioria dos esportes e principalmente de futebol e suas nuances táticas. A pergunta é a seguinte: É comum nos esportes coletivos observarmos que a recuperação da bola é importantissima, para que os jogadores façam as jogadas ensaiadas e termine com ponto ou até mesmo em gol. O que falta para os treinadores ensaiar as jogadas e com um gesto de mão fazer com que a jogada resulte em pelo menos em chute a gol?

  • Roger diz: 7 de junho de 2009

    Wianey, gostaria que comentasse sobre a real importancia que tem o nilmar para seleção. Sou colorado e acho q o nilmar faz muito mais falta pro inter do q pra seleção. Pra não ser tendencioso comente tb sobre a falta q o vitor faz para o gremio, afinal é terceiro goleiro na seleção e depois da atuação de julio cesar contra o uruguai é praticamente impossivel q ele entre. Sinceramente, na minha opinião os jogadores da dupla não fazem falta pra seleção.

  • Saci diz: 7 de junho de 2009

    Caro Wianey e demais leitores do blog:
    Alguém aí sentiu falta do Ronaldinho Gaúcho na seleção? Não precisam responder.
    O Ronaldinho era o maior entrave ao nosso ataque. Como a bola tinha que necessáriamente passar por ele, ser carimbada e reenviada aos demais atacantes perdiamos uma eternidade de tempo em avançar em direção ao gol.
    Sem ele a seleção parece que saiu de uma kombi e entrou numa ferrari.
    Que Dunga incorpore esse novo futebol de velocidade com técnica apurada.

  • julio diz: 7 de junho de 2009

    O Robinho faz lembrar da época fatídica do quarteto-quinteto de ouro de 2006. Todo o pessoal jogando no nome e outras cositas mais. Mas como o Dunga já não convocou o enfastiado Ronaldinho ainda há esperança de que escale quem realmente tem pegada.

  • Patthy diz: 8 de junho de 2009

    Já tava na hora de Dunga mostrar a q veio. E como de seu costume, ele não deixa de ser burro nem nessas horas. Bem disse em seu comentário meu “adversário” colorado Roger (o primeiro comentário do post) q Nilmar fará mais falta ao Inter assim como André Santos ao Corinthians. Dunga conseguiu tirar a nossa chance de ver 2 times fortes numa final de Copa do Brasil, mesmo q ambos joguem o jogo do Beira Rio, o estrago foi feito. Q cara sem noção esse Dunga pô. Bjs

  • Flavio M Pinto diz: 7 de junho de 2009

    Wianey- sabias que os ingressos para brasileiros, por sinal reservados justamente os mais caros, só podiam ser vendidos através do Mastercard? é que não tem preço faturar a Celeste e seus botinudos no Centenário.

Envie seu Comentário