Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A Copa pode livrar o Brasil de gastança futura

17 de junho de 2009 11

As previsões orçamentárias para o Pan-Americano foram superadas várias vezes/Esteban Cobo, EFE
Jogos Pan-Americanos (2007), Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016): será que convém ao Brasil sediar tantos eventos esportivos internacionais, considerando os gigantescos recursos financeiros, necessários para a organização e, principalmente, obras?

A primeira experiência já foi realizada e o resultado foi trágico. As previsões orçamentárias para o Pan-Americano foram superadas várias vezes. Obras foram erguidas sem licitação e ainda restaram centenas de denúncias dando conta de indevidas vantagens econômicas obtidas por gente envolvida com a organização dos jogos. E tudo isto aconteceu em um evento realizado em uma única cidade. Imaginem o que acontecerá com a Copa de 2014, quando vários estádios serão construídos e outros reformados, tudo com o rico dinheirinho público, leia-se, do brasileiro.

Alex Giladi, influente membro do Comitê Olímpico Internacional, acredita que a Copa poderá atrapalhar os planos brasileiros de organizar a Olimpíada de 2016. Embora não tenha esclarecido as causas, cogita-se que a realização de um outro grande evento esportivo na América do Sul poderá atrapalhar a negociação do COI com patrocinadores e com as TVs dos países ricos da Ásia e da Oceania, em função do fuso horário desfavorável.

Nada é mais relevante na organização de eventos com a magnitude de mundiais de futebol e jogos olímpicos do que o patrocínio. É possível que daí saia o entrave que inviabilizará a vinda da Olimpíada para o Rio de Janeiro. Bem, se o prejuízo do Pan já aconteceu e o da Copa já é inevitável, que o Gilady nos livre, pelo menos, da gastança com a Olimpíada. A turma da esperteza, com certeza, sobreviverá a queda dos seus projetados ganhos com a Olimpíada, no Rio de Janeiro.

Postado por Wianey Carlet

Bookmark and Share

Comentários (11)

  • L F BASSO diz: 17 de junho de 2009

    pior é que o Maracana nos ultimos anos já teve quinhentas reformas e nunca esta bom, nos padrões da fifa. Agora para a copa vão gastar mais uma fortuna com ele, para beneficio somente dos insoluveis, impagaveis e endividados times cariocas

  • Marcelo diz: 17 de junho de 2009

    “Diogo Mainardi dos Pampas”, te abstém de falar de política!! Volta para os volantes…

  • amaury cruz diz: 17 de junho de 2009

    A exemplo do Pan vai ser uma festa para os corruptos de plantão, e isto a nível nacional. País pobre sem infraestrutura devia ser proibido de patrocinar esses tipos de eventos, pois como sempre vai sair do bolso do já estropiado povo brasileiro. Aqui em Manaus, estão dizendo que para demolir e reconstruir o Vivaldão vai ser de R$ 600 milhões inicial. Isto para 04 jogos de seleções de segunda linha, e depois o estádio ficará às moscas, pois não temos futebol e a presença de público é pífia.

  • roque wilhelm diz: 17 de junho de 2009

    Num país cheio de problemas como o nosso não deveria ter Pan, Copa do Mundo e muito menos Olimpíada.
    Alguns políticos e empreiteiros vão enriqquecer as nossas custas de novo…..

  • anderson diz: 17 de junho de 2009

    sou a favor da copa pois beneficia todo o pais: nao somente as cidades sedes, mas tb subsedes e ao redores: isso em 12 estados. sou contra a olimpiadas pq beneficia somente uam cidade: o rio, e uma ou outra na região sudeste.

  • guilherme diz: 17 de junho de 2009

    ate que enfim algum jornalista levantou essa questão, é verdade, não tem fundamento o país inteiro pagar uma fortuna por algo que não dará vantagem nehuma ao país, exeto ao Rio, porque se pararem para pensar, constantemente os políticos são forçados a investirem no rio por pressão da rede globo, pela simples lógica, ” que virar noticia, invista no rio” ou você acham que o flamengo tem a maior torcida do nada? o que falta para rio grande do sul é uma imprenssa com destaque nacional, só isso.

  • Lorenzo Mud diz: 17 de junho de 2009

    tudo com dinheiro publico, wianey?

    que falta de informacao…

  • Lobuno diz: 18 de junho de 2009

    Ainda bem que temos jornalistas responsáveis como Wianey Carlet preocupados com a ética!
    Um abraço

  • Roberto diz: 18 de junho de 2009

    O problema é a corrupção, não a realização de eventos de porte mundial!

  • jader martins diz: 17 de junho de 2009

    wianey. sempre fui contra estes eventos no minimo por uns 20 anos aqui noBrasil…pois necessitamos de muitas outras coisas…e todos os investimentos efetuados nestas competições com certeza ira enriquecer muita gente ORDINARIA…e tens ai mesmo na RBS muitos colegas q foram e são contra estes CAMPEONATOS DE TUDO…é q alguns gostam de bajulação e outros gostam de aparecer…entao nao dão opinião…opinam somente após estar decido se será ou nao aqui…

  • Diogo Costa diz: 17 de junho de 2009

    Mas é muito subdesenvolvimento mental mesmo… Perguntem aos povos do Japão, E.U.A., Alemanha, Austrália, Grécia, Coréia do Sul, México e demais países, que organizam Olimpíadas a mais de 100 anos, se vale a pena ou não realizar o evento. Vejam Barcelona antes e depois de 1992! É evidente que o Brasil deve sim sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas!! Alguns enveredam por questões de corrupção, de prioridades, etc… Aí é um outro debate. Em 88 a Coréia do Sul era mais pobre do que o Brasil…

Envie seu Comentário