Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dunga mereceu chegar onde está

30 de junho de 2009 10

Dunga chegou na segunda-feira a Porto Alegre depois de conquistar a Copa das Confederações/Emílio Pedroso
Eu vi Dunga nascer para o futebol. Ele era juvenil e eu repórter.

Dunga falava pouco, mas a sua forma econômica de expressão nunca prescindiu de maturidade e sabedoria quando dissertava sobre os seus objetivos profissionais.

Um dia, Dunga desafiou o mundo declarando que ainda o veriam vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Uma grande gargalhada de desdém ecoou pelo país a fora. Quem era aquele rústico volante para pretender tamanhas alturas? Pois bem, Dunga não só chegou onde queria como entrou para a história como o Capitão do Tetra.

Fez mais, foi o grande líder daquela campanha e o único integrante da delegação brasileira que era respeitado e acatado pelo grande Romário. Daquele Mundial nos Estados Unidos, ainda lembro de uma tarde ensolarada, no estádio da universidade, em que a Seleção treinava e centenas de jornalistas assistiam, acomodados nas arquibancadas. O assunto predileto dos profissionais brasileiros era Dunga. As opiniões não variavam. Eram, todas, desfavoráveis ao capitão do time brasileiro. Como eu permanecia em silêncio, um colega carioca me provocou:

— E aí, gaúcho, o Dunga não é um brucutu?

Como eu já estava de saco cheio com aquela conversa, aproveitei a oportunidade e lasquei:

– Brucutu para vocês, cegos pelo preconceito. O Dunga é o jogador mais completo desta Seleção. Ele marca, desarma, passa, lança e até chega no ataque para finalizar. Não é o melhor do time, mas é o mais completo.

Nem preciso dizer que a gozação se abateu com força sobre mim. No final da Copa, Dunga erguia o troféu e era titular na Seleção da FIFA. Tiveram que engolir o Capitão do Tetra.

Aquelas gargalhadas de desprezo que acompanharam o nosso treinador em grande parte da vida profissional ainda devem ecoar nos seus ouvidos. Hoje, estão transformadas em aleivosias impertinentes no discurso dos inconformados.

Dunga venceu. Ainda não conheci quem o superasse em determinação e firmeza de conceitos. E, quando derramo elogios sobre Dunga, impõe-me dever de consciência estender reconhecimentos a Ricardo Teixeira, que afrontou incredulidades e segue indiferente a inconformidades ideológicas, nada mais do que isso, e mantém Dunga no cargo.

Eu detesto ver Robinho como titular da Seleção, mas admito que Dunga tem crédito para escalar o seu time. Pergunto-me: com a exceção única de Robinho, quem deveria estar jogando e não está?

Dunga merece silêncio como resposta. O Brasil inteiro sabe que os melhores estão convocados e jogando. Se o Brasil não for campeão, terá sido porque faltou qualidade ao time e nunca por escolhas erradas do treinador.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (10)

  • jeferson diz: 30 de junho de 2009

    Até que enfim uma opinião coerente do trabalho do Dunga, odiei a convocação dos colorados nesta fase, mas tem admitir fazia tempo q não via uma seleção com cara de time, falta qualidade técnica em algumas posições, mas dedicação e entrega não, dá pra ver q estão todos comprometidos, só tem um jeito de dar errado convocando os Ronaldos, sem compromissos com grupo, só com eles mesmos.

  • JPereira diz: 30 de junho de 2009

    VOU RESPONDER: PARAFRASEANDO O IBSEN, A “PARTÍCULA EXPLETIVA” CHAMADA RAMIREZ, QUE JOGA NA ZONA MORTA, NÃO ATACA E NÃO DEFENDE, SÓ ENCOSTA BOLA, NÃO FAZ O ÚLTIMO LANCE E NEM CHUTA. ESSE NÃO DEVERIA ESTAR EM UMA SELEÇÃO QUE PRETENDE LEVANTAR UM MUNDIAL, PQ QUANDO ENGROSSAR SERÁ COMO CONTRA OS EUA, O SUBSTITUEM POR OUTRO COM FUTEBOL MAIS CONSISTENTE. É UMA INVENÇÃO DO DUNGA QUE NÃO DEU CERTO E NÃO VAI DAR. NEM IMPOSIÇÃO FÍSICA TEM. PRÁ ENCOSTAR BOLA TEM VÁRIOS, ATÉ DEMAIS.

  • homero felipe diz: 30 de junho de 2009

    1°,gilberto silva,não tem condições físicas e técnicas,para jogar na seleção brasileira.
    2°,ele demora demais nas alterações,robinho é o pior em campo,e não sai,acho q isto depoe muito contra o treinador,ganhou é verdade,de uma seleçao q é do terceiro mundo do futebol,com as calças na mão

  • Acimar Menegon Junior diz: 30 de junho de 2009

    Wianey,não são poucas as lembranças da infância em Ijuí quando Dunga ainda jogava no amador (aliás o amador de Ijuí sempre foi forte e reconhecido no RS) e dizia com convicção de que iria ser jogador profissional. Realmente dávamos risadas dele, pois ele era muito rústico e até meio ruim.Pois bem, ele foi para o inter e aprimorou seu talento que estava escondido e tornou-se num herói para nós Ijuienses.Quem apostou nele foi o Perondi.Podemos até contar outras histórias deste rapaz.Dunga é heroi.

  • Emerson diz: 30 de junho de 2009

    Também gosto muito do Dunga e de sua trajetória, mas alguma vezes ele erra e, se o Brasil não vencer, pode também ser por escolhas erradas dele. Mas no geral, ele está acertando. O Robinho nem sempre joga bem, mas o Pato (seu reserva) também não engrena na seleção. Talvez ainda dá pra mexer em 1 ou 2 posições no meio-campo (ainda falta o companheiro ideal para o Kaká, que para mim é Anderson), mas no geral o time é esse mesmo.

  • Jefferson diz: 30 de junho de 2009

    Bonito é ver os Calazans, Kfouris e Trajanos da vida engolindo o futebolzinho arte e firulento que eles tanto adoram e que hoje não serviria nem pra ganhar torneio contra o Iemen, a Arábia e o Sudão. O Dunga é uma bela resposta a essa gente preconceituosa que se contenta com lençol e caneta e não entende nada de futebol.

  • Rafael Neves diz: 30 de junho de 2009

    Ronaldinho é óbvio. Não consigo acreditar que Elano, Josué, Julio Baptista, Ramires, G.Silva, e até Pato que também é reserva e vem mal no Milan dariam melhor contribuição. Tem gente que adora se enganar com correria, esforço, vai pra lá, pra cá, pedala, e não sai nada, até Kaká tem sido assim corre, corre e perde a bola o tempo todo. Ronaldinho mesmo fora de forma, com um lance, uma jogada, 1 unico drible faz gol ou coloca os colegas na cara do gol várias vezes no jogo, então só falta este.

  • João Marcelo diz: 30 de junho de 2009

    Ah não né Wianey, o Dunga não tem escolhas erradas? E o Gilberto Silva, tu concordas com ele no meio campo? Tu acha uma decisão acertada? E seu reserva o Josué? Até mesmo o Robinho, você acha que são escolhas corretas, esse é o problema de uma conquista, apaga os erros como em um passe de mágicas.

  • Juliano diz: 30 de junho de 2009

    Foi um jogador medíocre, mas pelo menos achei que tinha uma personalidade diferenciada. É esse galo que admitiu a convocação do ex-jogador Ronaldinho pelo Ricardo Teixeira. É esse cidadão que convoca Doni, Josué, Elano, que insiste com o Robinho. É essa figura que ralou com o Inter e com outros times que disputam títulos preciosos para que ele pudesse contar com os atletas – no banco ou fora dele – na GRANDE Copa das Confederações, em cega obediência à CBF e etc. Bota xirú macanudo nisso!!!!

  • Gilberto rs/rj diz: 30 de junho de 2009

    Gomes, Kleber, Luisão, Josué, G. Silva, F. Mello, Elano, Julio Batista, Robinho. O Ramires é bom jogador, Pato merece mais chances, assim como Nilmar.

Envie seu Comentário