Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 4 agosto 2009

Virou rotina no Inter contratar antes de vender

04 de agosto de 2009 26

Valdir Friolin, Banco de Dados - 28/05/2009

Tem sido assim, quase sempre. Quando sente que um jogador deixará o elenco, o Internacional se antecipa e busca o seu provável substituto. Alecsandro foi contratado com este objetivo. Como foi possível segurar Nilmar mais um semestre, o centroavante esperou a sua vez. E está sendo agora, com Cleber Santana. Diante da iminente saída de Magrão, Fernando Carvalho tratou de antecipar a contratação de um substituto.

Acho que o clube teria solução no próprio grupo de jogadores, sem custo financeiro. Mas, quem conhece a situação do cofre, são os dirigentes colorados. Se existe capacidade financeira para contratar Cleber Santana, a previdente providência deve ser elogiada.

Fala-se que Sandro também estaria na mira de clubes estrangeiros. É possível, já que se trata de um grande jogador. Duvido, entretanto, que o Inter pretenda negociá-lo na janela de agosto. Um bom desempenho do volante no Brasileirão, quase inevitável, resultará em valorização do seu "passe".

Penso que o Inter acabará vendendo Sandro, mas somente em dezembro ou agosto de 2010. Antes, acho que não.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Por que Autuori não "fecha" o time, fora de casa?

04 de agosto de 2009 18

Daniel Marenco, Banco de Dados - 21/07/2009

Virou neurose. Grêmio vai jogar fora de casa e lá vem a pergunta: será que o Grêmio vencerá o desafio de ganhar a primeira partida, longe do Olímpico? Vai se repetir na quinta-feira, quando o time gremista enfrenta o Palmeiras, em São Paulo. Mas por que o Grêmio tem sido um mero time caseiro, até aqui, no Brasileirão?

Como nos acidentes aviatórios, a explicação pode não ser apenas uma. Pode-se debitar esta performance negativa à falta de personalidade do conjunto, que se abate longe da sua torcida. É possível, também, justificar pelas limitações técnicas da equipe, circunstância que se manifesta mais claramente quando as adversidades se avolumam; responsabilizar a fragilidade do ataque pela falta de vitórias, fora de casa, também pode ou, ainda, apontar o dedo para a orientação tática de Paulo Autuori. Finalmente, quem quiser diminuir a possibilidade de erro na avaliação, também cabe indicar todas estas causas como explicação para o fenômeno.

Este blogueiro não se atreveria a eleger um motivo, mas talvez fosse conveniente analisar a orientação tática do treinador. Paulo Autuori tem repetido que o Grêmio deve jogar fora de casa como joga no Olímpico. Esta pode não ser causa única das derrotas mas, certamente, o treinador está equivocado na sua orientação. Só podem ser iguais, em casa e fora, equipes fortes, afirmadas e muito entrosadas. Times que conseguem se impor aos adversários, em qualquer terreno. Ora, este não é o caso do Grêmio.

Portanto, não seria má idéia se Autuori revogasse a sua determinação inicial e decidisse "fechar" o Grêmio quando o jogo é longe da torcida gremista. Chamar o adversário para o próprio campo e ameaçá-lo com contra-ataques. Uma retranquinha amiga, para ser mais claro. Sei que o Grêmio não conta com jogadores velozes para bem executar esta estratégia. Mas, sempre é possível ganhar quando se diminuem as possibilidades de perder.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Pressa desvia Fernandão do Beira-Rio

04 de agosto de 2009 114

Fernandão comandou a vitória do Mundial em 2006/Ricardo Duarte, Banco de Dados - 17/12/2006

Antes de embarcar para o Brasil, Fernandão postou no seu blog a seguinte mensagem:

"Goiás Esporte Clube, com muito ORGULHO!!!!! TENHO DUAS CASAS, TODOS SABEM. UMA ME ESCANCAROU AS PORTAS, A OUTRA ME FECHOU!!!!! Não era, e não esta sendo por dinheiro. Estou no aeroporto do Qatar. Amanhã escrevo meus motivos. Abraços a todos e MUITO OBRIGADO!!!!".

Aguardam-se para hoje, as razões que justificam a indisfarçável mágoa de Fernandão. Mas, será que o Inter fechou, mesmo, suas portas para o grande capitão da Libertadores e do Mundial?

Fernando Carvalho está no Japão, com o time colorado. A delegação deixou Porto Alegre sob o mau tempo de críticas e episódios indisciplinares que agitaram o vestiário. Uma viagem de 40 horas exauriu as energias dos viajantes. Na chegada, todos foram dormir. Enquanto isso, Fernandão se desvinculava do seu clube e preparava as malas para a viagem de regresso.

Fernandão sempre se manteve bem informado sobre os acontecimentos do Beira-Rio. Sabia de tudo o que estava acontecendo. Mesmo assim, decidiu acertar com o clube onde jogará, antes mesmo de viajar para o Brasil. Não poderia, sabendo que Fernando Carvalho está no Japão, esperar pela volta da delegação colorada para, então, definir o seu destino? Não seria difícil que entendesse a situação do seu amigo, no outro lado do mundo, lidando com um elenco em crise, tratando de contratações e exausto por uma viagem longa. E tendo um jogo no meio do caminho. Sinceramente, acho que Fernandão foi apressado demais e ele mesmo acabou se desviando do Beira-Rio.

Creio, também, que o Internacional não tinha interesse em repatriar Fernandão. As razões, já alinhei anteriormente. Mas, sempre haveria uma possibilidade de negociação, quando Carvalho voltasse. Paulo Roberto, procurador de Fernandão, informou que o jogador pretende jogar mais uns 3 ou 4 anos. Sendo assim, por que não optou por um clube de ponta, tipo São Paulo e Cruzeiro, interessados na sua contratação e sempre candidatos ao título nacional? Fernandão escolheu o Goiás, onde as exigências são muito menores, afinal, ninguém elege o time goiano como candidato a vencer o Brasileirão. Aliás, proeza que nunca cometeu.

Postado por Wianey

Bookmark and Share