Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Bilhões para estádios e hospitais sem leitos

25 de setembro de 2009 46

Enquanto Lula se dispõe a gastar bilhões de reais para o Brasil sediar o Mundial de 2014, na sua ânsia em ser admitido como uma liderança mundial, doentes agonizam nas salas dos hospitais espera de atendimento. Acompanhem o que escreveu um internauta:

Dias atrás, escrevi que se o BNDES estava disposto a emprestar dinheiro para que governos estaduais e municipais construíssem e reformassem estádios, também deveria fazê-lo aos clubes que cederão seus estádios para a Copa/14. Esta é a minha posição pontual.

“O meu cunhado deu entrada na emrgência do hospital da PUC ontem, terça-feira, às 10 horas da manhã. está lá, neste momento, sentado numa cadeira de rodas, necessitando de internação pois está com infecção após uma cirurgia feita 30 dias atrás. ele e mais dezenas de infelizes estão lá sem perspectiva de internação!

Quem pode ajudar? a fifa? o lula? a Copa do Mundo?

Espero que o caderno de encargos da fifa peça um Brasil novo!

Não é humano fazer copa do mundo sem hospitais, sem dignidade, sem piedade!

Apelo para o amigo a quem escuto a tantos anos e considero de bom coração, para que repercuta esse lamento de tristeza pelos milhares de brasileiros que sofrem sem ninguém por eles. quem duvidar vá lá na PUC e confirme o quadro dantesco que é a saúde no país da Copa do Mundo.

Desculpe

Sérgio Bernardo”.

Entretanto, tenho uma opinião anterior, firmada em dezenas de manifestações, que o Brasil não deveria se meter de pato a ganso, realizando copas e jogos olímpicos, desviando para estes eventos fartos recursos que faltam em outras áreas essenciais, como a saúde, por exemplo. Sou um profissional do esporte mas, mesmo assim, não altero minha posição. Sediar uma copa do mundo, no Brasil, significa apostar que o circo é mais importante que o pão.

Não se trata de uma opinião demagógica, ideológica ou oportunista. É apenas uma reflexão realista. Lula não dirá que “nunca, antes, este país fez uma copa” porque já aconteceu em 1950. Mas, deveria estar empenhado em anunciar que “nunca, antes, neste país, o povo teve a sua saúde tão bem cuidada”.

Este devaneio, entretanto, nem o nosso carismático presidente se atreve a fazer. Ele até pode ousar dizer que ignorava as tramas do mensalão que aconteciam na sala ao lado do seu gabinete, mas garantir que a saúde vai bem, aí seria demais, até para ele.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (46)

  • Fábio diz: 25 de setembro de 2009

    Meus prezados Wianey e leitor Sérgio Bernardo:
    Concordo em número, gênero e grau com o texto postado neste Blog. A Copa/2014 e as Olimpíadas no Brasil, é uma demagogia barata, onde políticos, CBF e Federações Estaduais vão faturar enquanto nossa gente não tem saúde, escolas e segurança. Depois que ouvi que o Nobre e Ilustre Sr. Francisco Noveletto, Presidente da FGF quer realizar um Congresso de futebol no exterior, não duvido de mais nada. Que País é este ???

  • Buaiz……apoiai(Z) diz: 25 de setembro de 2009

    sem comentar a segurança pública né Wianey…falta presidios, policiais, treinamento, aparelhamento.

  • Antonio diz: 25 de setembro de 2009

    Ta certo que temos que respeitar opiniões mas não querer a copa sabendo tudo que vai ficar nas cidades sedes após a copa é demais.

  • edu colorado diz: 28 de setembro de 2009

    Foram os tucanos num pacto com os demos que retiraram 40 bi da saúde, não foi o Lula. Então, quem está se lixando para a saúde do povo são os partidos de oposição e grande parte da imprensa que apoiou o fim da CPMF.

  • Marcio Rovis diz: 27 de setembro de 2009

    Tendo o senhor presidente lula no poder ja diz tudo…sem falar em outros fanfarrões,povo alienado,povo doente e feliz com tudo que diz respeito ao emaranhado futebol e suas mazelas.

  • Claudiopoa diz: 26 de setembro de 2009

    O BNDES não dá dinheiro, mas empresta a qualquer projeto de gere desenvolvimento (+ empregos, + renda, + impostos, + novos investimentos privados) cobrando JUROS. Esse dinheiro não vem do orçamento público, mas é captado no mercado ou vem de fontes a juros baixos. Quando um país INVESTE numa Copa ou em qualquer evento internacional dessa magnitude, o faz para gerar riquezas depois com TURISMO (a segunda fonte de renda do mundo). Sem contar que a infraestrutura fica para proveito de todos.

  • Carlos Alberto Viegas diz: 27 de setembro de 2009

    Muito bem Wianey, apoiado. É que já tem muita gente contando o dinheiro que vai ganhar com as obras. Em Natal vão demolir um excelente estádio para construir outro. Mas os “leandros” da vida são incontáveis. E o povão que vá de madrugada para as filas dos hospitais.

  • paulo diz: 25 de setembro de 2009

    Parabens por ter tocado neste assunto, condordo, é um grande absurdo fazer uma copa do mundo no Brasil, gastar com estádios para usá-los durante um mês ou somente em um ou dois jogos, nós estamos precisando é de saúde, segurança, educação, saneamento, moradia.
    Gostaria de saber porque os meios de comunicação não debateram este assunto, não contestaram?

  • gerson jeremias lanz diz: 25 de setembro de 2009

    Puxa se muitos pensarem que nem voce, o Brasil volta pras cavernas.Não quer a Copa,Olimpíadas,nada, talvez um torneio de truco no máximo.O problema de voces é que a direita nunca conseguiu colocar o Brasil no cenário mundial e teve que vir um operário semi analfabeto,mas com intuição e coração pra fazer isto. Paciencia meu amigo de Tres Passos, mas vão ter que engolir e talvez por um bom tempo ainda.

  • marcio diz: 25 de setembro de 2009

    Esse problema na saúde é culpa da governadora e do prefeito da capital, por não investirem a porcentagem recomendada para o social. O governo Federal repassa e a governadora e o prefeito desviam para seus bolsos, simples assim. PS. Sou contra a realização da copa ou olimpiadas por aki, pelos mesmos motivos alegados pele blogueiro, mas a corrupção no estado tem que ser enfrentada, ou nada vai mudar.

  • Robert Albuquerque diz: 25 de setembro de 2009

    O povo brasileiro nao tem jeito… Se nao se credencia para participar de uma Copa ou de uma Olimpiada tem critica. Agora essa de por a culpa em tudo no Homem tambem e de mais. Ele queiram ou nao ta se saido bem,nunca teve o meu voto, mas na proxima tera com certeza, Que tal cobrarmos um pouco dos municipios e estados e tantas outras entidades que existem. Esse debate e esportivo a saude e educacao tem outros foruns.

  • joacir teixeira diz: 25 de setembro de 2009

    Wianey, tais sendo oportunista sim, vc. não perde a oportunidade de atacar o Lula, chega até ser chato. Bom, pelo menos esses bilhoes que diz, vão ser gastos no Brasil todo em infra-estruturas(coisa que o FHC não fez) e os trabalhadores desse país vão ver uma parte dessa grana. Pq. vc. não fala dos 30 bilhões de dolares que foi desviado na época do FHC do BANESTADO, garanto que vc se calou, assim como a grande mídia(GLOBO), eu só via o Bóris Casoy na época comentar todos os dias.

  • Pedro Breier diz: 25 de setembro de 2009

    Concordo em gênero, número e grau Wianey. Parabéns por ser um dos únicos jornalistas do RS a mostrar o quão absurda é a realização de uma Copa do Mundo no Brasil. Fico na torcida para que esta opinião contagie mais jornalistas e que mesmo as reportagem informativas sobre a Copa contenham este de tipo de enfoque com relação à gastança de dinheiro público sem controle.

  • Lucas Colferai diz: 25 de setembro de 2009

    Wianey, respeito sua opinião e a situação da família do Sr. Sérgio Bernardo. Meus votos sinceros de melhoras.

    Só não posso concordar que sediar uma Copa e uma Olimpíada seja secundário. Ora, existem muitas áreas que necessitam de investimento, como a infra-estrutura de transportes. Só pra citar um benefício indireto que a Copa vai trazer.

  • Mateus Reus colorado diz: 25 de setembro de 2009

    Bem ,
    Sou brasileiro e moro nos Eua a 6 anos .O que esta acontecendo no brasil em termos de economia e algo jamais visto no proprio.Mas e verdae falta ainda muito pra estarmos alem do que se ve.
    Eu vejo daqui muita vontade de descobrir petroleo, e muito se fala tambem em etanol.
    O brasil esta crescendo e muito , mesmo a distancia acompanho tudo sobre minha gente ,ainda falta muito e verdade .
    A questao da saude e uma vergonha .
    A questao Lula?Todos tem que admitir ,e uma grande gestao.

  • Luiz Gustavo Tonello diz: 25 de setembro de 2009

    Esse é o grande Brasil!
    Pena que mais de 80% da população acha este atual governo excelente. Por muito menos o Collor caiu, nem a terça parte do que foi feito nestes últimos 2 mandatos.
    E Marcio (que comentou aqui, de Santa Rosa), me desculpe, mas não é só no RS que a saúde está mal, e não.. o governo federal não repassa quase nada à saúde, pois a Copa é mais importante!
    lamentável.

  • Marcio Spindola diz: 27 de setembro de 2009

    Caro Wianey, sei que a situação da saúde publica no Brasil é de estado de calamidade. Estou morando em Sydney – AUS mas morei mais de 29 anos da minha vida no Basil. Aqui em Sydnei se fala em Antes e Pos olimpiadas, Sydney mudou completamente depois das olimpiadas e a infra-estrutura herdada com os invetimentos em grande escala nao podem ser subestimados dessa forma. Quem sabe o senhor não fala dos recursos deviados do Detran ou coisas maioes que ocorrem em Brasilia

    Abraço

  • ANDRE MACHADO diz: 26 de setembro de 2009

    o que se esperar de um governo de tantas falcatruas, e o collor foi cansado por tão pouco, não se compara as do lula&cia.

  • marco antonio diz: 25 de setembro de 2009

    essa copa do mundo será a maior…a maior vergonha…a maior roubalheira…a maior injustiça,com quem espera mais para a saúde,a segurança,o aposentado.esse presidente vai sair do governo com a maior conta bancária que um cidadão desse pobre país tropical possa imaginar ter.e mais uma vez como diz o Boris-ISSO É UMA VERGONHA.VERGONHA AHAH VERGONHA AHAH GOVERNO SEM VERGONHA

  • joao diz: 26 de setembro de 2009

    Enquanto tudo isso ocorre por aqui, o Lulinha anda passeando pelo mundo, tentando dar golpe em Honduras, onde aquele jaguara descumpriu cláusula pétrea da constituição. E ainda comprou mais dois jatos para passear pelo mundo. Irá atré Portugal no aéreolula e depois pegará um novo jato para passear pela Europa, como se o Brasil fosse o país mais rico do mundo, sem falar na aberração que será a gastança para realizar a copa do mundo. Como diz o Bóris Isto é uma vergonha. VOTARAM NELE, GUENTEM.

  • joãobenhur diz: 25 de setembro de 2009

    Wianei! Socorro Aqui em Mato Grosso não tem estradas, para escoar a produção, a capital não dispões de rede hoteleira, etc. e uma vergonha, sem considerar que o futebol não existe aqui neste estado.

  • Ana Aaria diz: 25 de setembro de 2009

    EU até concordo com a copa todo mundo precisa de um pouco de marketinng, tera dinheiro do governo (nosso), mas será distribuido por varios estados e no pais que vive futebol sera bom assim teremos estadios modernos, não vejo tanta gravidade nisso. Agora pensamos uma olimpiada no Rio de Janeiro todo pais vai ajudar pagar a conta a estrutura ficara ao DEUS dara como esta a do Pam-Americano jogada sem ninguem pra administrar com competencia isso sim é um absurdo, vamos refletir sobre isso….

  • edu colorado diz: 28 de setembro de 2009

    Pelo que eu sei, para a RBS toda a falcatrua do governo Yeda é “suposta” mas o mensalão, porque é do Lula, não é suposto, já foi comprovado. Eu não acredito nessa cascata de mensalão como também não acredito numa imprensa que usa de dois pesos e duas medidas. Aliás, o Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve.

  • Luiz A diz: 25 de setembro de 2009

    Desculpem Senhores!!!
    O Lula sò està là porque o POVINHO BRASILEIRO elegeu e re-elegeu e vai continuar apostando no PT. Viva a Copa o POVO que se F…. E assim que o Lula quer, é assim que o povo gosta!!!! Continuem votando no PT….

  • Marcelo diz: 25 de setembro de 2009

    Só peço transparência e fiscalização!!
    Porque o que vai ter de neguinho tirando um por fora com esses financiamentos eu vou te contar….
    Lembram da fábula de Itaipú?? Dizem as más línguas que com o que foi gasto dava pra construir duas ou três…
    Viva o desperdício do dinheiro público que “não é de ninguém” !!!

  • Marcio diz: 25 de setembro de 2009

    Nossa, quanta raiva do Lula!!! Usar o futebol para criticar de forma superficial e demagógica o presidente é muita cara de pau!! Tu podia usar o futebol também para dar um jeito de criticar a roubalheira no DETRAN, quem sabe!! Ah não, isso é impossível, tu é muito amiguinho da nossa magnífica governadora!!!

  • PAULO CHAVARRIA diz: 25 de setembro de 2009

    BILHÕES P/A COPA DO MUNDO,EMPRESTAR DINHEIRO P/O FMI.SEM DUVIDA NUNCA ANTES NESSE PAÍS, TIVEMOS UM PRESIDENTE TÃO FANFARRÃO.E O PIOR É QUE OS PROBLEMAS COMO TODOS SABEM,NÃO SÃO SÓ MA SAÚDE,MAS TB NA EDUCAÇÃO NA SEGURANÇA NA INFRAESTRUTURA DAS CIDADES ETC.

  • pacato diz: 25 de setembro de 2009

    PERFEITO! Tuas opiniões sobre futebol são, muitas vezes, alienadas. Mas esse teu posicionamente sobre a política é perfeito! Parabéns! Que o Lula, Ricardo Teixeira e todos que pensam que irão faturar com os bilhões desviados leiam e reflitam

  • na lata diz: 26 de setembro de 2009

    quanta bobagem blogueiro…futebol agora virou “ópio do povo”?? saúde e copa do mundo ou olimpiadas(e o dinheiro para sua ralizaçao/concretização) não sao excludentes, cada povo tem o jornalismo que merece!!! Deve doer na alma (de poucos, endinheirados mas poucos) uma aprovação de 81% do presidente lula…publica ai blogueiro (pelo menos pq poupei de criticas teu empregador ou já viraste sócio-cotista?)

  • Edson de Medeiros diz: 25 de setembro de 2009

    Quantos votos dá uma assistência médica decente ?
    Quantos votos dá fazer da nossa cidade um lugar seguro para viver ?
    Quantos votos dá um cano de esgoto que ninguém vê ?
    Quantos votos dá um ensino exemplar e mais crianças na escola ? Quase nada.
    Então, viva o Circo ! Hoje tem espetáculo, tem bolsa-esmola,tem dinheiro na cueca, hoje tem mensalão, hoje tem Sarney, hoje tem Renan,hoje tem Collor, tem safadeza e corrupção ! Que mais este povo quer ?

  • GaúchoColorado diz: 25 de setembro de 2009

    Esperam demais do sr. Lula! Um baita corintiano, omisso nas falcatruas do Estado e do Esporte. Se falar p/ o Lula `Saúde`, ele responde `Obrigado`; não tem noção de tempo e espaço. Só quer vencer a `briguinha` de `quem é bambambam` da América Latina contra o `seu amiguinho` H. Chavez. Com essa política de distribuição de `esmolas`, deixa de fazer coisas realmente fundamentais nas áreas de Saúde, Educação e Segurança. FORA LULA!

  • Rodrigo diz: 25 de setembro de 2009

    Parabéns pela colocação do texto, concordo inteiramente com todo o conteúdo, mas infelizmente nosso presidente preocupa-se mais em fazer campanha política e enaltecer seu nome para suas pesquisas, ao invés de se preocupar com o ser humano.
    Bolsa não resolve problemas, mas sim é uma forma de suborno ao mais pobres.
    É mais fácil do que dar educação e saúde.

  • Eliseu Rocha diz: 25 de setembro de 2009

    Concordo totalmente com a manifestação da coluna, atualmente o Brasil vive do marcketing de um presidente demagogo e um governo corrupto. Mensalão, cartões coorporativos, propinas jamais vistos na história do País. As estradas esburacadas, a saúde um caos, o MST e a UNE levando bilhões através das ONGs, injetando dinheiro e assistindo pacíficamente as republiquetas vizinhas a nos dar calote. O presidente e a candidata oficial mentindo descaradamente todos os dias.Será que a democracia é isso aí?

  • Aldo Renato Soares diz: 25 de setembro de 2009

    Corretíssimo Wianey. Se fosse só a área de saúde… Mas a carência é enorme nas área de educação ( estamos formando analfabetos funcionais, jovens de 17, 18 anos que não sabem interpretar um texto em PORTUGUÊS…), na área de transportes, portos, enfim….

  • murilo diz: 25 de setembro de 2009

    bah wianey tu é chato ein, se não tivesse investindo nos estadios aposto que tu ia reclama que não estavam investindo…ahahah

  • Adelson Lapolli diz: 26 de setembro de 2009

    Wianey e Amigos,embora seja um blog democrático, não é possivel que pessoas pensem iguais ao Sr. Leandro de Osório, eu já tinha denunciado isso nest blog e tenho a certeza absoluta de que fosse a mãe, o pai ou qualquer pessoa mais querida ele não pensaria assim.só por que ouve erros em governos passados o próximo não pode consertar? valha me Deus.

  • PAULO ROBERTO PIRES diz: 27 de setembro de 2009

    PARA OS DESAVISADOS. O MOLUSCO E O SEU PARTIDO SÃO MUITO BONS DE PROPAGANDA, ENGANOSA, A BEM DA VERDADE. NADA MAIS QUE ISSO. NO DIA EM QUE UNS INSTUTO DE PESQUISAS, FIZER UM LEVANTAMENTO SÉRIO E IMPARCIAL, O BRASIL CHEGARÁ A CONCLUSÃO DE QUE HÁ QUASE OITO ANOS É VITIMA DE GENTE INESCRUPULOSA, POUCO SÉRIA E QUE ATACA OS COFRES PÚBLICOS COM UMA GANÂNCIA JAMAIS VISTA. DO TIPO: “NUNCA ANTES NESTE PAÍS”.MAS É COMO DIZ O VELHO DITADO, TODO O ESPERTINHO ACABA SE ATRAPALHANDO. 2010 VEM AÍ. HEHE…

  • LINDOMAR MASCARELLO VALMORBIDA diz: 25 de setembro de 2009

    Concordo plenamente com amigo, Copa do mundo para os mesmos sairem fartos, jogadores de futebol dos grandes clubes, ganhando somas astrônomicas, e os clubes que tem estádio pedindo dinheiro para o governo em busca de melhorias em seu patrimônio, enqunato mais uma vez os mesmos pagam a conta. A FIFA e a CBF entram com o circo e os lucros deste evento sem impostos com normas e leis criadas para encher suas burras de dinheiro, do terceiro mundo. E dizem que fútebol é um esporte popular.
    Tenha dó.

  • Marcelo diz: 25 de setembro de 2009

    Muito bom comentário Wianey. Falta dinheiro pra estradas, pra segurança, pra saúde, pra educação, pra fomentar as empresas, mas tem pra construir estádios pra copa, pras olimpíadas, pro pan, etc. Sobra circo falta pão.

  • LEANDRO diz: 25 de setembro de 2009

    A ANALISE DO WIANEY EH DA PROFUNDIDADE DE UMA PO4CA D`AGUA. UM JORNALISTA TEM QUE TER MAIS RESPONSABILIDADE PELA OPINIAO QUE EMITE. A QUESTAO DA SAUDE EH HERDADA POR DECADAS DE DESCASO. TEM UM CUSTO ASTRONOMICO.OS EEUU QUE SAO DESENVOLVIDOS, NAO TEM A SAUDE PUBLICA QUE NOS TEMOS. POR FAVOR SR. CARLET, INFORME-SE MELHOR AO INVES DE DIZER BESTEIRA.

  • Tibério diz: 26 de setembro de 2009

    Por favor Wianey, que oportunismo! Se o país não conseguisse a indicação para sediar a Copa, estarias agora dizendo que “é um absurdo o `país do futebol` não sediar uma Copa há tantos anos”, ou ainda que “falta investimento no esporte, em infra-estrutura”…
    Além disto, será que por ocasião da Copa de 1950 tínhamos uma situação melhor na saúde pública?
    Limite-se a comentar apenas algo que (supostamente) entende!

  • GERSON diz: 25 de setembro de 2009

    WIANEY!PELA PRIMEIRA VEZ CONCORDO COM UMA OPINIÃO TUA!MAS INFELIZMENTE NÃO É SOBRE FUTEBOL!FAZER UMA COPA DO MUNDO NO BRASIL!PRA QUE?PRA DIVULGAR O PAÍS?DO JEITO QUE ESTÁ?SE TEM DINHEIRO PRA INVESTIR SE ACONTECER A COPA DO MUNDO PORQUE NÃO SEM ELA?INVESTIMENTO EM TRANSPORTE, SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO NÃO PODE SER PONTUAL E DEVER CONSTANTE DO GOVERNANTE!

  • Rodrigo Krug diz: 25 de setembro de 2009

    Há uma diferença entre os bilhões dos estádios e os bilhões dos hospitais: os bilhões dos estádios são para financiamentos, ou seja, um dinheiro que volta, rendendo mais ainda, enquanto o dinheiro dos hospitais vão e ficam, ou seja, é mais caro para o governo.
    Acha que nosso governo é bobo? Enquanto dinheiro gerar dinheiro, tudo certo pra eles. Quando isto não acontece, é mal negócio.

  • Ricardo diz: 28 de setembro de 2009

    “Os EEUU que é um país desenvolvido não tem a saúde pública que nós temos” (leandro/Osório). Acrescento: Não sou lulista, lamentável seu partido ter se arvorado como o paladino da ética e ocorrer o que ocorreu depois. Agora, uma coisa: Se o Serra tivesse sido eleito, faria diferente em relação à copa?O caos da saúde é responsabbilidade exclusiva do Lula? Aqueles políticos de tua preferência, que fizeram para acabar com tal caos? Mais equanimidade nas críticas peço ao “justo” jornalista!

  • Ricardo diz: 28 de setembro de 2009

    E Wianey. Uma boa parcela de leitores deste blog e de outras publicações não são ingênuos: política se norteia na busca pelo poder. Tirando Jayme Lerner a frente da prefeitura de Coritiba ou Miguel Arraes em Pernambuco (ambos em idos tempos e com muitas ressalvas, é claro)a demagogia, a busca pela perpetuação no poder, os embustes, as maracutaias são questões comuns a todos. Eu disse, A TODOS. Não é porque o PT se arvorava o paladino da ética outrora que mereça o monópolio das tuas críticas.

  • silvia diz: 27 de setembro de 2009

    Estranha tua colocação ou esqueces que o dinheiro para a saúde pública está caíndo no RS aos borbotões, vindos do governo Lula mas a tua governadora e da RBS está aplicando, PASMEM, apenas 2% desde que assumiu o cargo, quando deveria, pela constituição aplicar 12%. Portanto, onde está indo o dinheiro enviado? Essa pergunta deveria SIM ser dirigida à governadora por vocês jornalistas, mas em troca da grande verba de publicidade despejada na RBS vocês calam. Quanta hipocresia Sr. Wianey…

Envie seu Comentário