Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Não foi o árbitro quem mandou jogar na água

28 de setembro de 2009 49

Jefferson Botega

Certos acidentes decorrem da fatalidade, outros poderiam ser evitados. Se alguém está caminhando, passa por um edifício e cai-lhe sobre a cabeça um vaso, isto é fatalidade. Tinha que acontecer naquele momento e sobre aquela pessoa. Não existe explicação racional. Porém, se alguém vai nadar em águas perigosas e se afoga, este é o tipo de acidente que poderia ser evitado.

Inter e Flamengo jogaram em um gramado transformado em piscina. Impossível jogar futebol. Por que o árbitro aprovou as condições do campo?

Tempos atrás, quando jogos eram transferidos por qualquer motivo, invejávamos os europeus que, muitas vezes, disputavam partidas sob gramados cobertos de neve. Ainda acontece. Um dia chegaríamos a um patamar de seriedade e responsabilidade como o europeu, era o que dizíamos. Pois, chegamos lá. Hoje, no Brasil, joga-se com qualquer tempo e circunstâncias.

Alguém lembrará, oportunamente, que jogos são transferidos por efeito de interesses dos clubes. O Inter, por exemplo, modificou a data de dois para que pudesse disputar a Recopa, no Japão. Não poderia ter acontecido neste jogo com o Flamengo?

Uma diferença definitiva marca os dois casos. No primeiro, o Inter solicitou mudança de datas com larga antecipação, possibilitando que a CBF reordenasse a tabela e a televisão organizasse a sua grade de programação. No domingo, entretanto, a TV não teria o que mostrar, principalmente para o público do Rio de Janeiro, se o jogo do Flamengo fosse cancelado. E a televisão, senhoras e senhoras, paga uma fortuna para os clubes. Acho que ninguém dirá que Inter e Flamengo jogaram na água para atender o superior interesse da TV. Mas, é razoável refletir e concluir que este foi o motivo. Quem paga caro, tem o direito de receber o produto que comprou. Por isto, europeus jogam na neve e brasileiros, eventualmente, em terreno alagado. O árbitro poderia ter cancelado o jogo? Poderia, sim, desde que tivesse interesse em se “queimar” com a CBF. Não basta repetir a velha norma de que “jogo marcado é jogo jogado”. É preciso buscar a justificativa para este mandamento. Os árbitros, simplesmente, cumprem ordens.

Postado por Wianey

Bookmark and Share

Comentários (49)

  • JOSIAS diz: 28 de setembro de 2009

    FICA TITE

  • Flavio PAZ diz: 28 de setembro de 2009

    Após essa Rodada, TITE está confirmando o que venho repetindo: O INTER estará fora da Libertadores de 2010. Não conquistará a vaga. Venho INSISTINDO: fiará FORA! O INTER de TITE & CARVALHO só ganhou o
    Gauchão; perdeu a do Brasil; a Recopa; perderá a Sulamerica e jamais chegará no G-4 Bem feito para nós COLORADOS INGÊNUOS, enganados pelo queridinho da Imprensa desportiva gaúcha: FC. Aliás esses FC deixam marcas negativas. Na Presidência do País e agora na “direção colorada”. É FLÓRIDA MEU!!!

  • Jorge diz: 28 de setembro de 2009

    Eu gostaria de entender pq os jornalistas protegem tanto o incompetenTITE? O cara afundou o melhor plantel do Brasil! Agora já estão a arrumar as desculpas dos jogadores vendidos, sendo q mesmo com as vendas o plantel do Inter ainda é SUPERIOR ao Palmeiras e ao Goiás. Os mesmos ñ se mostravam compreenssíveis com o Abel e o Muricy. Pq? Espero q um dia esse mistério seja desvendado…

  • Jonathan Colorado diz: 28 de setembro de 2009

    “O Inter, por exemplo, modificou a data de dois para que pudesse disputar a Recopa, no Japão.” Wianey, a recopa não foi no japão… definitivamente…no japão foi a copa toyota e a suruga !! duas copas do mesmo nipe… uma apenas, reconhecida pela fifa, que é a suruga…

  • Eduardo Echeverria diz: 28 de setembro de 2009

    Portanto, essa tese reforça a ideia de que os arbitros realizam o trabalho conforme a CBF + Televisão (Globo) desejam, e forçam vitórias aos times paulistas, que aumentam a audiência e retornam mais dinheiro para as transmissoras… Com neve a bola rola, com água não, ou seja, não existe futebol sem bola rolando!

  • pacato diz: 28 de setembro de 2009

    Não há dúvidas sobre isso. Sinceramente? A Rede Globo se mostr que é um mau não só ao futebol…

  • Paulo Fernandes diz: 28 de setembro de 2009

    Wianey e o sistema de drenagem? Não é o estadio mais moderno do Rio Grande. Nos meses da Copa Chove bastante, e ai como vai ser.

  • Altair Silva diz: 28 de setembro de 2009

    Caro Wianey,
    Discordo. A Globo não PAGA CARO, pelo contrário paga muito pouco em relação aos padrões europeus. Em relação a grade, no mundo tecnológico atual, a grade de jogos pode ser alterada muito facilmente.
    O que falta nesses momentos para o Inter é “FORÇA POLITICA”.
    O Inter foi prejudicado na final da Copa do Brasil, e o que aconteceu com o arbitro??
    No caso do Cruzeiro contra o Palmeiras o juiz foi para a “geladeira”.
    Gostaria de ler suas considerações.
    Um abraço,

  • MARCELO diz: 28 de setembro de 2009

    nao força seu wianey, varios jogos jah foram feitos no brasil nessas condiçoes, nao força, daqui a pouco tu vai dizer que choveu porque a cbf mandou chover?!?!?!
    isso eh sindrome do coitadismo colorado.. tao sempre roubando deles coitados… agora vao fazer mais um dvd!!! o juiz ainda esperou os caras tirarem agua do campo…

  • João Corrêa diz: 28 de setembro de 2009

    Completamente incoerente este teu comentário Wianey. Eu tenho PPV, paguei pelo jogo de ontem, mas não recebi o produto. Comprei um jogo de futebol e não polo aquático. Ontem cheguei a mudar de canal pois vi que não havia condições nem de ver o jogo, horrível, não havia como trocar passes. Então digo, se eu comprei futebol tenho o direito de receber futebol praticado em condições normais, mesmo sendo em outro dia. Me senti lesado como consumidor ontem. Sempre a GLOBO!!!

  • André diz: 28 de setembro de 2009

    Wianey, concordo contigo… com certeza a TV manda em tudo… e com base nessa tua afirmação digo mais, aposto que tu não quer considerar isto que vou dizer mas é claro que era tambem do interesse da TV GLOBO que o colorado não tivesse resultado positivo principalmente jogando no beira-rio, para óbvio permitir que o palmeiras se distanciasse efetivamente de 1 dos certos candidatos ao título do brasileiro que não é do estado do RJ nem de SP. Loucura?? aposto que não. tudo indica palmeiras campeão

  • Paulo Roberto – Centenário SALTO ALTO diz: 28 de setembro de 2009

    WIANEY, O time colorado não esta conseguindo ganhar também em campo em perfeitas condições,o time do inter está devagar,não tem gana de virar resultados ao seu favor,certamente o time é o espelho do TREINADOR E DA DIREÇÃO….TITE SEM ENERGIA e uma DIREÇÃO ENGANADORA! Isto que virou o time do Inter, sem energia de vencer e enganadora.

  • Jefferson Coronel diz: 28 de setembro de 2009

    Raciocínio rápido. Clubes ganham dinheiro das tvs, que ganham dos patrocinadores, que ganham do público. Público é enganado e vê jogo ruim na água e fica indignado. TVs, patrocinadores e clubes perdem.
    Aliás, Inter x Flamengo, teria baita audiência até as três da madrugada.

  • fabio colorado diz: 28 de setembro de 2009

    ai eu me pergunto e se fosse o Palmeiras ou São Paulo jogando em casa nessa situação?

  • Heloísa Pires diz: 28 de setembro de 2009

    OTÁVIO!!!… O 5º LUGAR NÃO DÁ REPESCAGEM.O 4º LUGAR É QUE GARANTE A PRÉ-LIBERTADORES. E SÓ UMA LEMBRANCINHA: O ANO PASSADO(2008), O INTER SÓ GANHOU DUAS PARTIDAS FORA E CHEGOU EM 6ºLUGAR;EM 2007, EU NÃO ME LEMBRO; EM 2006, FOI VICE-CAMPEÃO E EM 2005, QUANDO VOCÊS ESTAVAM NA 2ª DIVISÃO, NÓS TAMBÉM TERMINAMOS NA VICE LIDERANÇA. EM 2004 E 2003, SEMPRE ESTIVEMOS NA FRENTE DE VOCÊS. QUE “HISTÓRICO” OITAVO E NONO LUGAR É ESSE?!…CONFUNDISSES AS CORES, MEU!!!…

  • Flávio diz: 28 de setembro de 2009

    Tu também não quer te queimar com o patrão! Esse tipo de comentário parcial e dissimulado acaba com a credibilidade de qualquer um.

  • Gilmar Viriato diz: 28 de setembro de 2009

    É Wianey, isso só irá acabar quando quebrarem o monopólio da Rede Globo e nós, pobres telespectadores, termos o direito de escolher a emissora que quisermos assistir. O Clube dos Treze(na verdade são 20)subestima o poder que tem. Poderiam leiloar as competições e, com isso, até arrecadar mais se o fizessem com mais tv`s abertas. Certamente, existe um poderoso esquema por trás disso, envolvendo a CBF, a Rede Globo e alguns dirigentes de Clubes.

  • O FUTEBOL DO BRASIL É CORRUPTO diz: 28 de setembro de 2009

    É tudo uma armação. O que manda é o IBOPE das emissoras. Isso significa que a CBF é pau-mandado dos interesses mercantilistas das TVs. Isso, também, significa que o campeonato é uma farsa e que as coisas vão se ajeitando para manter os times que dão mais audiência, com maior torcida, na ponta da tabela. Aos juízes cabe ajeitar os resultados. Já esqueceram 2005? A safadeza continua a mesma: OS TIMES DE SÃO PAULO tem que continuar ganhando. As nossas entidades do futebol são corruptas, tem donos.

  • tulio cezar muller diz: 28 de setembro de 2009

    Wianey……acho que o meu colorado levou vantagem nesta rodada pois não perdeu, Certamente perderia se o tempo estivesse normal (seco).Se esta direção tiver vergonha na cara e cumprir com o ´prometido, tite só até dezembro quando terminar o campeonato em oitavo ou nono.
    Gostaria imensamente que a torcida colorada acordasse e parasse de pagar mensalidades e de ir ao estádio, acho que a única maneira eficaz de protestar.

  • douglas diz: 28 de setembro de 2009

    Faltou malandragem para a direção, fecha a drenagem e não passa aquele rodo e deixa ver o que acontece

  • ezequiel diz: 28 de setembro de 2009

    wianey, essa historia de a tv nao teria oq passar pro rio é balela. aqui em porto alegre o jogo q estava passando era corinthians e sao paulo. se nós podemos ver jogo que nao faz sentido algum passar pra cá, qual o problema de passar pro RJ?
    outra, acho q o arbitro acertou em realizar a partida, hj o gramado vai estar pior. e nao há datas para refazer jogos.

  • Thiago diz: 28 de setembro de 2009

    Deve ter no contrato os casos fortuitos ou de força maior que impeçam a relaização dos jogos ou da entrega do produto. O interesse da TV não pode ser superior a integridade física dos jogadores e ao espetáculo que interessa aos torcedores, que no caso do Inter pagam mais em mensalidades do que as cotas de TV. Acho medíocre esse negócio de dizer amém à TV. Se chovesse granizo, o arbitro imbecil iria autorizar o jogo? Claro que também havia o intersse do Palmeiras ou FPF para que o jogo saísse.

  • Giovani diz: 28 de setembro de 2009

    O campo era impraticável, mas o que importa é que o Inter sepultou as chances de título, é mais fácil o Flu se salvar da degola que o Colorado sagrar-se campeão, isso não é eu que estou falando, é o matemático Tristão…

  • Diego diz: 28 de setembro de 2009

    No ano passado o Gremio jogou contra palmeiras que era jogo de seis pontos,e chovia muito o dia todo,o jogo foi 1×1 gol do pico pra o gremio,e nao ouve toda essa gritaria e xororo,a e tinha uns30 mil no estadio,sera que a drenagem do olimpico é melhor!? se eu nao me engano teve gremio e botafogo,com muita agua tmb,sei que o gremio ganhou só nao lembro por quanto,eu e meu irmao de 11 anos saimos de anibus de guaiba para ir ao estadio,e nao reclamamos nada,pelo contrario,vimos mais uma vitoria d

  • Paulo diz: 28 de setembro de 2009

    WC quem manda é a emissora mãe, ela que determina que jogo jogo marcado é jogo jogado!
    Abs

  • Alfredo Bessow diz: 28 de setembro de 2009

    Bom dia! Está mais do que óbvio que foi a Globo quem mandou jogar. Agora, te pergunto: e se a Globo mandar um juiz ajudar este ou aquele time, ele terá coragem de negar o pedido…?

  • ROGERIO diz: 28 de setembro de 2009

    essa história de não ter o que transmitir é papo furado. Numa excepcionalidade dessas, que transmitam Corinthians x São Paulo para o Rio, por exemplo.
    Se for campeão, será mais bonito ainda, pois o Inter disputou um jogo a menos que todos os outros clubes, pois esse não existiu…

  • Alexandre Luz diz: 28 de setembro de 2009

    Se eu fosse o capitão do inter, teria falado com o capitão do flamengo e decidido não jogar e pronto. Faltou hombridade aos jogadores em campo. Deveriam ter feito prevalecer o bom senso e não jogar a partida.

  • Claudio Duarte diz: 28 de setembro de 2009

    O jogo aconteceu por uma soma de interesses, indecisão e incompetência. Ha claros (e justificáveis até ora bolas) interesses comerciais. Quem mandou os funcionários do Inter ajudarem a drenagem passando o rodo na água? Eu faria o contrário, mandaria maneirar na drenagem. E o banana do árbitro? Aposto como o otário vai ganhar uma suspensão, com o apoio da imprensa e dos times.

  • Otavio diz: 28 de setembro de 2009

    Como havia previsto este domingo as coisas se definiriam. E se definiram. A dupla está fora do título. O Inter caminha para ocupar seu histórico lugar lá pelo oitavo ou nono. O Grêmio vai ter que jogar a cada partida uma nova “batalha dos Aflitos” para chegar a uma vaguinha no G4 ou repescagem em 5º. É a realidade dos números, que reflete com exatidão cirúrgica o q andam fazendo os da Azenha e do Beira-Rio. Até 2010!!!

  • diego diz: 28 de setembro de 2009

    esse caso era bem simples de resolver: ERA SÓ TRANCAR A DRENAGEM DO CAMPO. ETA DIREÇÃO FROCHA. NÃO TENHO DIVIDAS DE QUE FICAREMOS FORA LA2010 E FORA DA SULAMERICANA 2009.

  • Mauricio diz: 28 de setembro de 2009

    Segundo li em alguns sites esportivos, a Globo se manifestou dizendo que já estava com a transmissão de outro jogo preparada, caso o jogo do Inter fosse cancelado. Ou seja, não foi por causa da TV, mas por decisão exclusiva do árbitro.

  • Sérgio Barbosa diz: 28 de setembro de 2009

    Quero registrar uma estatística que fiz que revela a importância do Souza e Tcheco para o Grêmio: o primeiro, quando joga bem o Grêmio perde e ele faz golo; já o segundo, quando joga, bem o Grêmio ganha e até goleia.

  • Julio Cesar diz: 28 de setembro de 2009

    O Inter não tem de melhorar o sistema de drenagem pros jogos da copa??apesar de ter sido muita chuva mas não é de agora que qualquer chuva inviabiliza jogos no beira-rio..e a copa será no inverno…

  • Maurino diz: 28 de setembro de 2009

    Estava no estádio,campo sem a mínima condição.Mas vejamos,o Palmeiras ganhou sábado porque treina(e muito bolas paradas).Ontem tivemos enes chances de bola parada e nem um aproveitamento.

  • Maurino diz: 28 de setembro de 2009

    Estava no estádio,campo sem a mínima condição.Mas vejamos,o Palmeiras ganhou sábado porque treina(e muito bolas paradas).Ontem tivemos enes chances de bola parada e nem um aproveitamento.

  • João diz: 28 de setembro de 2009

    Está na hora de se pensar em elevar o gramado em um metro.

  • Guima diz: 28 de setembro de 2009

    A bola rola na neve, mas nao rola na agua.

  • Paulo (NO SEGUNDA) diz: 28 de setembro de 2009

    Também concordo. Tinhamos que desligar as maquinas que sugam a agua do campo. Faltou mais uma vez competencia na direção. O jogo seria remarcadom para uma outra data,

  • O FUTEBOL É UM CIRCO, O TORCEDOR O PALHAÇO diz: 28 de setembro de 2009

    E eu, o palhaço aqui, ainda torço, ainda tenho paixão por futebol, ainda vibro e quero ver meu time. O que tu ta dizendo mostra o descaso com o torcedor, mostra que o que manda é o dinheiro, e a gente é o palhaço neste circo, que tem a imprensa, a CBF, os juízes, e os clubes como donos. Em 2005 ficou provada a falta de seriedade no futebol, este ano está a mesma coisa: os juízes ajeitando os resultados pros times da poderosa São Paulo. A CBF, além de corrupta, é cara-de-pau.

  • Filipe diz: 28 de setembro de 2009

    Wianey, não esqueece que tu faz parte dessa televisão que paga milhões. Vocês são filiados à rede globo. Aí te pergunto outro ponto: e se o beira rio tivesse um sistema de drenagem mais eficiente? ano passado no grêmio e palmeiras, choveu tanto quanto (ou mais) que ontem e não tinha uma poça dágua. acho que pra um estádio que quer ser sede da copa, o remendão da beirada do estuário ainda tá devendo muita coisa.

  • Jefferson Coronel diz: 28 de setembro de 2009

    Brilhante seu comentário, como sempre.

  • Altair Silva diz: 28 de setembro de 2009

    Pela importância do jogo para o Inter, a direção do Inter deveria postular junto a FGF ou alguem da direção da CBF, a tranferência do jogo de data. Poderíamos ter o jogo no dia de hoje ou mesmo na seqüencia do campeonato. Datas com certeza não faltariam. A meu ver houve omissão ou falta de vontade da Diretoria para exigir esta alteração. Não se pode deixar uma partida que envolva tanta importância para o clube ser decidida por um simples arbitro, existem instâncias superiores para tal decisão.

  • homero felipe diz: 28 de setembro de 2009

    temos q ler e ouvir todo o tipo de asneira,até política um tal da flavio paz,misturou com o fitebol,o q tem p governo,com a direção do inter,e se este acéfalo preconceituoso,entendesse de política,não diria a asneira q disse.
    agora falando do q interessa aqui,o inter esta totalmente perdido,por seus dirigentes,arrogantes e prepotentes,e por seu técnico,q érra sempre,não estou falando pelo jogo de ontém,q não da pra cobrar muito,mas do conjinto da obra,mesmo ontém poderia ter errado menos

  • marcio diz: 28 de setembro de 2009

    Sim! O superior interesse da televisão é o que importa. E o árbitro é funcionário do mesmo esquema. Esquema esse que emgloba afiliadas da globo e seus funcionários, sempre muito contidos nos comentários em relação á CBF ou o PSDB.

  • Márcio C.M. diz: 28 de setembro de 2009

    Piscina? Parecia era o banhado do Taim. Só faltou as capivaras.

  • VALDECIR DE VARGAS diz: 28 de setembro de 2009

    Definitivamente o Inter de adeus a mais uma oportunidade de reconquistar o título nACIONAL. Mas isso vem acontecendo desde a metade do 1º turno. Perdeu pontos certos para Grêmio(1pt), Botafogo(1pt),Atlético PR(1pt),São Paulo(2pts),Cruzeiro(3pt),Corinthians(3pt),Vitória (no mínimo 2pts se ao menos empatasse as duas); Sem contar outros confrontos em que derrotas podem ser consideradas normais. Só aí são 13 pontos, que acrescentados aos 44 atuais….?O JOGO DE ONTEM,PALHAÇADA

  • Carlos Gossling diz: 29 de setembro de 2009

    Prezados. Estão criticando o siStema de drenagem do Beira Rio. Vamos estudar um pouco. Só na manhã de domingo choveu em torno de 100 milímetros em POA. NÃO TEM DRENAGEM QUE CHEGUE A TEMPO para esta quantidade de água em tão pouco tempo. SE A TUBULAÇÃO DE RUA QUE é INFINITAMENTE MAIOR NÃO DA ESCOAMENTO, QUE DIRÁ DE UM CAMPO DE FUTEBOL. ANTES DE CRITICARMOS VAMOS LER, ESTUDAR.

  • Anônimo diz: 28 de setembro de 2009

    Wianey, peço humildemente que divulgue esse comentário.
    Vamos fazer gato de tv a cabo, comprar antena pirata no Paraguai ou simplesmente ouvir no rádio !!
    Palhaçada não transmitirem pra POA (não sei do resto do RS) um jogo em Goiás que interessa a quase metade dos torcedores do Rio Grande.
    Pago uma banana por mês de SKY (só não tenho os PPV) para ver VT (não é nem corintians e sao paulo ao vivo) no lugar de certos jogos das 18:30 do SPORTV!!
    EXPLICAÇÕES ????????????????????????

Envie seu Comentário