O tenente-coronel Newton Ramlow, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento do Estádio da Ressacada, local do jogo entre Avaí e Grêmio, alertou:
- A Mancha Azul (torcida organizada do Avaí) é muito perigosa. Estamos em alerta total.
Não é uma palavra gremista, mas do oficial que comandará a segurança aos torcedores no jogo de amanhã à noite. Ele é da aldeia, conhece a indiada. É neste ponto que se destaca a irresponsabilidade do presidente do Avaí, com as suas declarações belicosas e ameaçadoras, contra Silas e o próprio Grêmio. Um dirigente é, sempre, um líder da sua comunidade de torcedores. O que ele fala é lei para a parcela mais radical da torcida.
Enquanto estiver atuando na imprensa esportiva, combaterei, sempre, os línguas de trapo, que em vez de incentivarem a paz nas arquibancadas, estimulam a guerra entre as torcidas. Abaixo os incendiários, estejam aonde estiverem. A Justiça Desportiva deveria punir, severamente, quem usa microfones para incrementar a violência. Infelizmente, os procuradores dos tribunais se omitem, não denunciam os predadores dos bons costumes. Se eu fosse procurador do TJD ou STJD, enquadraria todos que contribuem para perturbar o futebol, dentro e fora do campo. Todo o rigor da lei para quem estimula a violência.
Comentários