Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pesquisa indica empate entre torcidas da Dupla

27 de abril de 2010 43

Fotos: Jefferson Botega e Valdir Friolin

Segundo a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, em número de torcedores, Inter e Grêmio estão empatados: cada clube detém 3% da torcida brasileira. Trata-se de uma novidade. Nos últimos anos, talvez duas décadas, o Grêmio liderava em todas as pesquisas. Os grandes títulos que o Inter conquistou nestes primeiros anos do novo século equilibraram a balança. Mas, não se deve ter estas pesquisas na conta de infalíveis. O próprio Datafolha admite uma margem de erro de 2% para cima ou para baixo. Esta pesquisa, conforme divulgou a Folha de São Paulo, hoje, foi feita entre os dias 15 e 16 de abril. Foram ouvidos 2600 torcedores com mais de 16 anos, em 144 cidades.

Um detalhe evidencia que esta e qualquer outra pesquisa sobre tamanho de torcidas pode significar, apenas, uma tendência. O Flamengo, que em dezembro de 2009 tinha 19% da torcida brasileira, quatro meses depois caiu para 17%. Ora, será que 2% dos torcedores ouvidos em dezembro deixaram de ser flamenguistas? Ou, pior, uma epidemia teria matado 2% dos rubro-negros brasileiros? Impossível, sabemos que torcedor(a) muda até de esposa/marido mas não troca de time. 

Só haveria uma pesquisa 100% confiável: a que fosse feita pelo IBGE. Este instituto entrevista TODOS os brasileiros, quando realiza o censo nacional. Todas estas pesquisas têm valor relativo. Elas hierarquizam as torcidas mas os números não podem ser vistos como definitivos.

Bookmark and Share

Comentários (43)

  • Gremista de Canguçu diz: 27 de abril de 2010

    Dae Wianey, gostaria de uma opinião tua, quem será melhor, taison ou messi???? o que me diz?

  • Henrique diz: 27 de abril de 2010

    Grêmio sempre enche mais estádio e vende mais TV (comparando situações parecidas com o Inter, não adianta comparar o ano de rebaixamento do Grêmio com o ano do mundial do Inter).
    Grêmio sempre vende mais artigo esportivo.
    Todos locais que convivi (escolas, locais de trabalho, edificios, familia e familias de amigos) a imensa maioria era gremista.

    Pra mim não preciso de pesquisa com 2% de margem de erro (ou seja, é possivel que o Grêmio tenha 4% da torcida e o Inter apenas 1%… ainda assim a pesquisa estaria “certa”, afinal a margem é de 2%)… Ou seja, mesmo o Grêmio tendo 4x mais torcida, uma pesquisa com 2% de margem de erro como essa pode apontar empate técnico… Bacana não?

    Outro fato é eles não apontarem a casa decimal… Ou seja, se o Grêmio estiver com 2,4% = 2%. Se o Inter tiver com 1,6% = 2%.

    2,4% x 1,6% = diferença muito absurda.

  • Missioneiro (na Bahia) diz: 27 de abril de 2010

    Boa ideia, Wianey. Vamos sugerir ao IBGE para no próximo censo perguntar pra que time torcem os recenceados.

  • Henrique diz: 27 de abril de 2010

    Vamos fazer uma hipotese:
    5,4% dos torcedores do Brasil são gremistas.
    0,6% dos torcedores do Brasil são colorados.

    A própria pesquisa indica que existe uma margem de erro de 2%.
    Sendo assim, a pesquisa poderia indicar que:
    Apenas 3,4% dos torcedores são gremistas.
    Total de 2,6% dos torcedores são colorados.

    Como a pesquisa é divulgada sem vírgulas, o resultado divulgado seria:
    Grêmio: 3%
    Inter: 3%

  • Henrique diz: 27 de abril de 2010

    Em um café da manhã, nesta terça-feira, no Hotel Plaza São Rafael, foram divulgados os resultados da pesquisa Top of Mind RS 2010. O Grêmio, pela 15ª vez consecutiva, foi a marca mais lembrada de clube de futebol, com 53,3%, contra 37,9% do segundo colocado.

    O Top of Mind RS da Revista Amanhã está completando 20 anos. Neste ano de 2010, o Grêmio teve um crescimento em relação ao ano passado. O clube foi lembrado por 53,3% dos entrevistados, contra 49,5% do ano passado, enquanto o segundo colocado teve uma queda de 42,9% para 37,9%.

  • André M. diz: 27 de abril de 2010

    Pesquisa, pesquisa, pra quê serve uma pesquisa mesmo? O que conta mesmo é título no armário e sócios em dia, o resto é conversa para boi dormir.

  • Pedro Guino Tricolor diz: 27 de abril de 2010

    Se fosse assim, então todos os leitores já teriam dado alguma entrevista ao IBGE…
    E falando séio, alguém aí já concedeu uma entrevista?

    O IBGE não entrevista TODOS os brasileiros. Eles pegam uma rua, contam o número de casa e entrevistam uma porcentagem da quantidade. Me corrijam se eu estiver errado….

    E outra, todos sabemos que nós gremistas somos em maior número.
    Qualquer promoção feita pela internet, TV ou radio, timemania, PPV, só da Grêmio, inclusive o público na cacnha.

    O número de sócios é ruim de discutir, pois a fonte vem de um só lado, mas o PPV e a timemania são imparciais (pelo menos eu acho !!) …

  • Eduardo diz: 27 de abril de 2010

    Se tem uma coisa que pouco me importa é o número de torcedores de um time. O Santos da época do Pelé tinha, como hoje, poucos torcedores, mas ganhava de todo mundo, isto é o que importa é a felicidade que o time da a sua torcida, seja ela grande ou pequena. Atualmente o Santos está dando de relho nos outros times do Brasil, a sua torcida certamente esta feliz, as grandes torcidas de Flamengo e Corinthians como estão?
    O INTER tem 100.000 sócios e o que isto importa se o time tem centroavante molóide como o Alecsandro? o que importa se o GREMIO tem a maior torcida do Rio Grande se não ganha um campeonato relevante a muitos anos? Meus amigos, torcida grande não quer dizer torcida feliz.

  • Paulo Jomar Torres de Freitas diz: 27 de abril de 2010

    Wianey, existe pesquisa feita no ano passado e pelo tempo decorrido, não tem efeito nenhum títulos como foi falado. Vamos esperar aquela pesquisa de final de ano, feita por solicitação da CBF. Não tem como mudar tanto assim em menos de um ano. E o Flamengo, campeão brasileiro, caiu em vez de subir. Estranho.

  • luiz diz: 27 de abril de 2010

    Como assim empate? 160 mil pessoas não representam nada? Se o Inter se vangloria de achar que tem 100 mil sócios e isto é dito com orgulho pela sua direção falcatrua, porque agora, nesta comparação 160 mil não são levados em conta? Sabemos que é número estimado, mas se há margem de erro, também pode haver que os colorados que os 2% de margem de erro poderíam ser todos gremistas. Logo, sua análise de empate é balela. Sua tese de que o Inter ganhou títulos e cresceu no número de torce3dores pode até ser verdade, mas então, aquela faixa pintada no Beira-Rio é totalmente mentirosa, pois os títulos do Inter foram nesta década (segundo sua análise). Podemos então chegar à conclusão de que, assim como a faixa é mentirosa, o nímero de sócios do Inter também é mentiroso. Logo, o Inter é uma mentira. Time, direção, colorados, imprensa vermelha e etc. Ganharam um campeonato único na sua vida e existência (por causa do salto alto do Barça) e se acham os campeões de tudo (outra mentira). Tchau seus mentirosos. rsrsrsrsrs

  • poletto diz: 27 de abril de 2010

    teve pesquisa do ibge sobre torcidas em 2007. deu 4% pro gremio e 3% pro inter. é so fazer a pesquisa.

  • Cicerus diz: 27 de abril de 2010

    A ultima pesquisa do IBGE dentro do Rio grande do sul, mostra outro resultado, bem diferente. Não creio em pesquisas nacionais, que ressaltam sempre flamengo e corinthians. Muitos torcedores do nordeste/norte assistiam jogos do flamengo antigamente pela tv aberta. Tenho conhecimento também ( apesar de uma margem minha e restrita) que muitos torcedores do norte/oeste de santa-catarina, torcem para times de Sp e do Rio, Muitos torcedores de Mato grosso, Espirito santo, etc. fazem o mesmo. Acho isto uma vergonha. Mas a ultima pesquisa do Ibge, mostra algo bem diferente com uma maioria esmagadora de torcedores Gremistas

  • L diz: 27 de abril de 2010

    Já esperava encontrar este dado aqui, tinha-o visto em outro lugar. Como um tipo de “atestado de que há equilíbrio.” Mas não há equilíbrio, no Brasil eu não sei, mas no RS é fato documentado (IBGE e nome mais lembrado do Top of Mind) que não, além da percepção de quem conhece o estado.

    Concordo com o último comentário. No RS a maioria é gremista (com uns 20% de vantagem ou mais), ao menos no interior. Conheço bem o interior gaúcho, e tanto em minha cidade (70% de gremistas mais ou menos, sem exagero, pela colonização alemã) quanto nas que conheci posso atestar que há mais ou menos uns 65-70% de gremistas, mais ou menos o que a pesquisa do IBGE mostrou no interior, é isso aí.

    A torcida do Inter cresceu nos últimos 5 anos devido aos títulos, enquanto que a gremista estagnou. Mas vemos adiante um renascimento tricolor, com as novas medidas para sócios, Arena, e novos títulos em vista, revitalizando a marca Grêmio (Grêmio Empreendimentos), que é uma das que mais crescem (dado oficial).

  • Walmir diz: 27 de abril de 2010

    Será que na contagem do Inter foram considerados cachorros, pirilampos, sapos do brejo e duendes??? ou seja, uma parcela de “seres” que contam número como associados.

  • Lucano diz: 27 de abril de 2010

    Agora vão dizer q as pesquisas estão certas… huhauhuaha. Lembro de um colorado falando da Timemania que disse que todos na sua casa eram colorados e que nunca compravam a timemania, por isso era mais vendida a do Gremio… hehehe.

  • Conrado diz: 27 de abril de 2010

    Para o Cicerus: desde quando o IBGE faz pesquisa a respeito de torcida? Mostra o resultado que eu quero ver!!! Tu deve ter lido alguma bobegem na internet, ou ter confundido o IBGE com o Ibope, que são coisas bem diferentes!!!!
    E Wianey, NUNCA fui entrevistado por alguém do IBGE. Eles alegam que visitam todos os domicílios, e não todos os brasileiros, até por que uma pesquisa dessas é inviável… Mesmo a de domicílios duvido que seja na totalidade… Eu sou colorado, e acho que a torcida do rival tem sim maior número, principalmente no interior, devido à influência da colonização europeia, que historicamente tem fortes laços racistas… Essa é a triste realidade…

  • Anderson diz: 27 de abril de 2010

    ao contrário do que dizem os colegas acima, o IBGE nunca perguntou qual o meu time… e o cara dizer que o greminho tem 65-70% da torcida no RS, é uma piada, sem graça ainda…

  • J Lupo diz: 27 de abril de 2010

    Essas pesquisas não valem nada. Tem muita gente que diz que torce para um time, mas nunca gastou um centavo em ingressos ou produtos daquele time. Torcedor de verdade é o que participa do clube indo a jogos comprando produtos do clube ou sendo sócio. Falar que torce por falar não muda nada.

  • Sergio Acosta diz: 27 de abril de 2010

    Custou pra entenderem que a torcida do Inter é maior que a da zenha, quem disse que o povão é menor que a elite? Só se for na china, porque aqui sempre será maior…Da-lhe colorado!!! Vejam os números 120mil sócios!! Chorem gremistas!! Não ganham nada há anos e depois vem me dizer que são maiores? Estava na cara que isso ia acontecer!!

  • Guilherme Schmid de Jesus diz: 27 de abril de 2010

    Wianey, acho que tu dar este destaque a uma pesquisa em nível nacional é um erro. No texto tu mesmo aponta que nestas pesquisas são ouvidos um número muito pequeno de torcedores, que o diga no universo nacional.

    Não há dúvidas de que uma pesquisa regional pode ilustrar de forma muito mais precisa a real situação, e estas sim mereceriam um destaque no teu blog.

    Nestas, é clara a superioridade numérica da torcida do Grêmio, nos últimos anos e inclusive desde o longinquo 2006.

    Não entendo por que destacar uma pesquisa nacional, com um pequeno número de participantes, para avaliar uma grandeza regional.

    Ah não ser que os resultados locais não sejam do teu agrado.

    Um abraço.

  • Guilherme Schmid de Jesus diz: 27 de abril de 2010

    Sergio Acosta,

    A tua leitura sobre os dados demonstra que realmente, o povão é colorado!

  • Mariano Silveira diz: 27 de abril de 2010

    Acho que não Wianey. A TOP OF MIND deste ANO já ESTÁ DESMENTINDO este EMPATE.

  • Roberto diz: 27 de abril de 2010

    Não olhei a pesquisa detalhada, mas em uma anterior, na parte te específica do estado RS, dizia que o Grêmio tinha 43 ou 46%, digamos que siga mais ou menos assim, o Grêmio teria então no estado, aproximadamente 5 milhões de torcedores. Pois o resultado geral diz que o Grêmio tem 3,60 milhões de torcedores. Esta pesquisa que me referi era do datafolha também, então não dá para confiar nestes resultados gerais que eles dão, a pesquisa mesmo se contradiz.

  • Alexandre Fleck diz: 27 de abril de 2010

    O colorado buscou no balcão de negocios a libertadores em 2006. Porque isto influenciaria nos nascentes de 2006 para cá que mal começaram a caminhar.

    Essa pesquisa DEVE ter sido encomendada pelo Fernando Carvalho, pois até agora quem esta levando estes malas é o DOURADO..

    E AQUELA FAIXA NA TORCIDINHA MIXA ” AQUI É O INFERNO” É COISA DE TIME DE BEIRA DE RIO MESMO.

  • Pedrão diz: 27 de abril de 2010

    Olha a torcida do Orkut!!!!!!!ahahahahahahahahahhaahhahahahahahaah…o Gremio é quarto e o Inter é Setimo..ahahahahhahahahahhahah

  • Thiago diz: 28 de abril de 2010

    Wainey,
    Essa pesquisa é só para promover o jogo da “favela” (Flamengo x Corinthians), não dá para levar a sério essa de o Flamengo perder 2% em pouco tempo. Só se na tragédia das chuvas lá no Rio matou só flamanguista.

  • GAÚCHO GREMISTA diz: 28 de abril de 2010

    Conheço o Brasil inteiro. Sei que o inter só é forte no RS.

    É comum encontrar pessoas com a camisa do GRÊMIO em qualquer região do país. É muito raro encontrar alguém com camisa do inter no norte/nordeste do país, em contrapartida, é natural encontrar torcedores com a camisa do GRÊMIO.

    Não preciso de pesquisa para saber que o GRÊMIO, em termos de país, tem mais torcedores. Essa dúvida sobre qual é a maior torcida só é válida no RS, fora deste, o GRÊMIO é superior, aliás, muito superior.

    Terei que dar uma de torcedor colorado, que desdenha qualquer pesquisa, mas esta, com certeza, está equivocada.

  • Gustavo diz: 28 de abril de 2010

    Vianey, essa pesquisa não demonstra a realidade, hoje, no estado, pois foram ouvidas somente pessoas com mais de 16 anos.
    É notável que o público abaixo dessa idade é em grande maioria colorado, devido as últimas grandes conquistas do Inter e vários anos sem o time da azenha ganhar nada.
    Acho que com 10 ou 12 anos uma criança já pode constar na lista de torcedor de um time… pois vemos até crianças de 6 anos que andam uniformizadas, cantam hino, cânticos e vão ao estádio com os pais. Logo, se com mais de 16 anos já há praticamente um empate, isso demonstra a maioria da torcida colorada no nosso rincão.
    Abraço

  • Ricardo diz: 28 de abril de 2010

    Pesquisa Furada! Não falo em relação a diferença entre Grêmio e Inter, pq isto ñ importa, mas duvido q o Grêmio tenha só 3,6 milhões de torcedores no Pais. Quem fêz esta pesquisa não sabe q aqui é diferente dos outros estados q o pessoal torce para os clubes de Rio e SP.

  • ander diz: 28 de abril de 2010

    QUE PIADA EIM
    Qualquer lugar que vc vá tem no mínimo 3 por 1.
    O QUE VALE É O RANKING DE QUALIDADE, MUNDIAL !!!
    http://www.iffhs.de/?bd4d443d0b803e8b40384c00345fdcdc3bfcdc0aec28d6edbe1d

    GRÊMIO – 28º
    inter – 83º

  • Rafael diz: 28 de abril de 2010

    “Pesquisa, pesquisa, pra quê serve uma pesquisa mesmo? O que conta mesmo é título no armário e sócios em dia, o resto é conversa para boi dormir.”
    Concordo com vc André.
    2 Libertadores + 4 Copa do Brasil > 1 Libertadores + 1 Copa do Brasil
    54 mil sócios em dia > 100mil socios inadimplentes com direito a cachorro e tudo

    Gremio: Mais torcida, mais titulos, mais socios em dia e muito mais tradição.
    Maior do Sul.

  • ELTON diz: 28 de abril de 2010

    Se a margem de erro é de 2%, o Inter pode ter mais torcedores que o Grêmio, EM TODO O BRASIL.

  • Vitor Hugo Leao de Mello diz: 28 de abril de 2010

    Em quem a gente pode acreditar? Faz 15 anos que na Revista Amanha da Grêmio, em todas as outras pesquisas ja realizadas dao Grêmio, e na primeira oportunidade que os colorados tem de tentar burlar a informaçao se dão mal.
    Não tem como comparar as torcidas, é covardia!

  • Colorado diz: 28 de abril de 2010

    Wianey, a conta é muito simples:

    Esses 2% que o Flamengo tinha em Dezembro/2009 foram originados do Curintias (1%) e do GfbPA (1%), inclusive se viam os torcedores dessas equipes no Maracanã.

    Encerrado o Brasileiro, com o Flamengo de Regatas campeão com a mãozinha ‘amiga’, os ENTREGADORES voltaram a torcer para seus respectivos times de origem.

    Por isso, o Flamengo voltou aos 17%.

    Outra coisa: o Grêmio é mais conhecido; eu mesmo encontrei uma camisa do Grêmio no Afeganistão e me disseram que mostravam ao pessoal de lá para ensinar que há coisas piores no mundo do que a guerra e o Talibã.

    kkk

  • Paulo Anton diz: 28 de abril de 2010

    Wianey: Vemos novamente a GRANDE SOBERBA E ARROGÂNCIA da torcida azul, muito comum nas décadas de 80 e 90…

    Basta levantar uma “caneca” (nem título é ainda…) depois de 1000 dias sem levantar mais nada, que vemos novamente todos esses comentários desdenhosos e arrogantes!

    Pois bem: é fato verídico que a torcida colorada cresceu muito na década de 2000 (quer os gremistas gostem ou não, é fato!) devido a GRANDES E NUMEROSOS TÍTULOS A NÍVEL LOCAL, NACIONAL E INTERNACIONAL aliado a fracassos gritantes gremistas na última década. Por isso, já está encostando em “qualquer pesquisa de opinião”, o que por si só deixa qualquer gremista “rebelde”.

    Não adianta fazer “chacota” com sócio do Inter (que não tem absolutamente nada a ver com isso) e fazer cálculos de “a x b” pra explicar não sei o que pra não sei quem. É conversa pra boi dormir…

    Espero Wianey, que tu também tenhas um pouco de consideração pela opinião divergente da tua, e publique este comentário.

  • marcio costa diz: 28 de abril de 2010

    Sou da fronteira, natural de Santana do Livramento, e o que vejo – pois ja viajei por quase toda a região- é que, quanto mais perto da fronteira, maior o número de tricolores, por que, eu não sei ao certo, pode ser pelo fato de o Grêmio historicamente ter seu futebol associado às escolas argentina e uruguaia.

  • Alexandre diz: 28 de abril de 2010

    Eu sou gremista e ninguém veio perguntar pra mim pra que time eu torço.
    Alguém aí de cima recebeu o pessoal do IBGE por acaso???
    Quem mais é gremista e não recebeu visita alguma para perguntar pra que time nós gremistas torcemos??
    O que vale é a prática, mais apostas na timemania, 1º lugar no top of mide, mais produtos comercializados, ou seja, a proporção aqui no RS continua 55% gremistas, 40% colorados e 5% outros times.
    Esta é a realidade.

  • carem diz: 28 de abril de 2010

    PesquisaTtop Of Mind quentinha, de ontem: GRÊMIO ,PELO 15″ ANO O 1′(PRIMEIRO) DO SUL EM TORCIDA!!!! A TOP É A PESQUISA ++++++ COMPLETA E GENUÍNA DOR. G. DO SUL!!!! E TODO O MUNDO JÁ TÁ CANSADO DE SABER: GRÊMIO IMORTAL TRICOLOR É A PREFERÊNCIA DO SUL, CORINTIANS,S. PAULO E FLAM. DO RIO!!!!

  • Alexandre diz: 29 de abril de 2010

    Por que é tão difícil para os gremistas aceitarem que o Inter hoje é um clube mais vencedor, com o DOBRO de associados (5º do mundo), e que por isso sua torcida vem crescendo mais? Porque não entendem que um clube rebaixado espanta torcedores, que ninguém gosta de passar por esta humilhação? A pesquisa é real, é um fato, deve ser analisada, não questionada. E até 2014 deve haver uma inversão, pois só o Beira Rio será Sede da Copa do Mundo, o que deve aumentar ainda mais seu quadro social e seus torcedores. Sinto muito, é fato, se quiser chorem, esperneiem, mas nada poderá impedir, pois o Inter hoje tem muito melhor infra-estrutura e patrimônio. Como já era há 30 anos, superioridade incontestável.

  • carlos bueno diz: 2 de maio de 2010

    Sou colorado, amo muito meu clube, mas tenho de admitir e acreditar que o grêmio possui maior número de torcedores no mundo todo, na minha opinião deve estar entre inter 48% x 52% grêmio, uma diferença que deve girar em torno de 4% a favor do gêmio se não for maior!!!
    Pelo menos estes 48% de torcedores nunca precisaram assistir partida alguma do inter na série B. Vamo vamo inter!!!

  • Adriano Frota diz: 2 de maio de 2010

    Sou Piauiense de Teresina e torço pro Grêmio desde 1978. Aqui em Teresina só conheci uma pessoa torcedora dos vermelhos durante toda a minha vida…e tenho 38 anos!!! Em compensação, conheci mais de 30 teresinenses gremistas.

  • leandro disse diz: 2 de maio de 2010

    a torcida do grêmio é arrogante!. tem pouca vantagem sobre o internacional em número de torcidas pelo fato de o inter ter passado duas décadas sem título! o inter tem 100.000 sócios e os imortais da azenha não conseguem passar de 53.000. como pode ser imortal se já esteve na segunda divisão por duas vezes!.
    imortal é aquele clube que nunca caiu para a segunda divisão e nunca envergonhou o seu estado!
    todo gremista tem dois sonhos: ter mais vitórias em grenais e ver o inter na segunda divisão. vai sonhando gremista, vai sonhando!!

  • Ivana diz: 3 de setembro de 2011

    Bom tenho pena de quem diz que é uma vergonha termos estado na segunda divisão. Todos tem seus autos e baixos e isso mostra o quanto a torcida ama seu time, não só porque ele nunca ter estado na segunda divisão. Tá comparando tipo de amor que quando o marido é rico vai bem, quando o marido tá por baixo nao merece, no gremio a torcida tá por amor, só lamento quando um colorado fala isso. É o tipo do colorado que na primeira derrocada vai migrar de time!

Envie seu Comentário