Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Grêmio: três caminhos para a Libertadores

29 de abril de 2010 35

Foto: Fernando Gomes

Luiz Onofre Meira, Diretor de Futebol do Grêmio, classificava a Copa Sul-Americana como “prêmio de consolação”. Desde ontem, mudou o discurso. Dois anos atrás, a Conmebol tentou dar ao campeão da AS uma vaga para a Libertadores. Na época, ergueu-se tamanha onda de protestos, até por clubes que não disputavam esta competição, que o assunto foi engavetado, temporariamente. Nesta terça-feira, a entidade sul-americana, finalmente, conseguiu aprovar o seu projeto. O campeão deste ano terá vaga na Libertadores de 2011. O Grêmio, por conseqüência, terá três oportunidades para chegar a máxima competição do continente: pela Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Este leque de possibilidades mexe com o imaginário da torcida gremista, como expressa o torcenauta Alex Georgiadis:

Wianey.

Há poucas horas atrás a Conmebol anunciou que o campeão da Sul-Americana de 2010 estará garantido na Libertadores de 2011.

Sem dúvida é uma excelente notícia, pois valoriza ainda mais a competição. Mas, fiquei com uma dúvida que o senhor talvez possa me ajudar, que é a seguinte: por exemplo, o Grêmio ganha a Copa do Brasil e depois com a graça do Deus Pai todo poderoso também arremata a Sul-Americana! Com quem ficaria a vaga em aberto? Com o time vice da Sul-Americana ou com o time vice da Copa do Brasil? E se uma graça divina caísse dos céus no Bairro Azenha e o Grêmio ainda ganhasse o Brasileirão? Como ficaria?

Como sei que tu tira de letra essas questões, fico aguardando uma resposta tua. 

Um grande abraço.

Alex Georgiadis”. 

Simples, Alex, a Conmebol destina vagas para os países e as confederações nacionais as distribuem. A CBF decidirá como premiará os clubes brasileiros com as suas vagas. Logo, logo a entidade nacional dirá para quem ficam as vagas caso acontece o que imaginas possível de acontecer. Imagino que os primeiros classificados do Brasileirão serão os beneficiados, mas é a CBF quem decidirá.

Bookmark and Share

Comentários (35)

  • Marco diz: 29 de abril de 2010

    Não vejo nenhuma contradição no fato de os dirigentes gremistas terem estrilado em 2008 visto que a reclamação era sobre o fato de que a mudança proposta naquela época contemplaria o campeão daquele ano também, o que seria casuísmo. Agora, se as regras valessem para 2009 (a temporada seguinte) em diante, não há nada de errado nisso.

  • ezequiel diz: 29 de abril de 2010

    wianey,
    2 anos atrás a conmebol quis fazer isso NO MEIO da competição…
    no meio da competição é mudare regulamento, é sacanagem.

    antes nao vejo problema. e mesmo assim, ainda acho q o Grêmio deve jogar com time misto e focar no Brasileirao…

  • Eduardo diz: 29 de abril de 2010

    É claro que o Meira mudou o discurso, assim como eu e todo mundo deveria fazer, já que desde ontem a Sul Americana deixou de ser um “prêmio de consolação” e passou a ser uma competição de acesso a Libertadores. E lembrando sempre que é totalmente aceitável definir o regulamento antes da competição, o que é inaceitável é alterá-lo com a competição ocorrendo, como queriam fazer em 2008.

  • Gustavo diz: 29 de abril de 2010

    A reclamação era pela mudança durante a competição, porque sem dúvida, a vaga na Libertadores valoriza a competição e era necessária.

  • Colorado.MS diz: 29 de abril de 2010

    Ao Alex G aí do comentário:Tú tem certeza que não estás doentes? Mediu a temperatura hoje cedo? Não sofres de desritimia cerebral? O Grêmio ganhar as tres competições? Tú só pode estar delirando. Nem campeão gaúcho vão ser!!

  • 23 ANOS ANTES DELES diz: 29 de abril de 2010

    Dois anos atrás, a Conmebol queria mudar a regra no meio da competição, este ano vai ser antes dela começar. Caso semelhante ao ano de 1993, quando a CBF mudou o regulamento da 2ª divisão do brasileiro “antes dele começar” diferente do que apregoam os colorados. PERGUNTA: Se o regulamento é alterado antes da competição iniciar, qual time vai sair beneficiado, A, B, C ? SE ALGUÉM SOUBER, ME RESPONDA.

  • Marcos Paulo diz: 29 de abril de 2010

    E a mudança no meio da competição do CB de 1991, que permitiu a 12 times voltarem para a primeira divisão, não merecia também uma reclamação por parte dos Srs. Gustavo, Ezequiel e Eduardo?

  • eduardo freire diz: 29 de abril de 2010

    Não precisa se preocupar, pois, o Grêmio ganhará apenas o Gauchão, graças a soberba de Fernando Carvalho, de resto o Tricolor não tem chance alguma com esta equipe enganadora que foi massacrada pelo Avaí.

  • Fabio diz: 29 de abril de 2010

    Sr Wianey. Penso que é melhor ganhar primeiro, o campeonato gaucho e não entrar de salto alto, como entrou como o Pelotas, e dai, pensar nestas competições….

  • Fábio diz: 29 de abril de 2010

    De fato, mudanças antes da competição não acarretam problema. Complicado é mudar no meio dela – coisa que queriam fazer naquele ano, depois de o Grêmio e outros times terem jogado com equipes mistas. Seria uma palhaçada sem tamanho.
    Agora o cenário mudou. Óbvio que o discurso iria mudar – a competição ganhou algum valor, coisa que não tinha antes, sendo objeto de desejo apenas de times menores do futebol sul-americano.

  • Paulo sergio diz: 29 de abril de 2010

    O Grêmio só será campeão Gauchão, porque pegou um time mal condicionada fisicamente ou seja cansado já em inicio de temporada, acreditam ainda em ser campeão da libertadores. é piada.

  • elvis alex diz: 29 de abril de 2010

    so a vaga importa esse titulo da sulamericana lixo nao vale nada ta certo

  • JOSIAS diz: 29 de abril de 2010

    FICA FOSSATI.

  • AMüller diz: 29 de abril de 2010

    Seria uma injustiça não creditar, apesar das suas colocações acima estarem corretas, a derrota ao Sr Jorge Fossati. Um técnico de futebol que tem uma zaga instável como a nossa, não poderia jamais brincar de realizar a linha de impedimento. O Cleber, discordando da sua avaliação, foi no mínimo ingênuo, não tirando o pé para não atingir o adversário.
    A direção Colorada montou um elenco com jogadores com certa kilometragem, então os erros, inclusive este do Cleber, do Pato tentando o drible, são indeculpáveis.
    O árbrito errou, mas os erros individuais ajudar bastante a derrota Colorada.

    Um abraço

  • Luiz Fernando diz: 29 de abril de 2010

    Quantos amargos, o Alex apenas fez uma suposição, precisam de uma aula de interpretação… Tinham que ser colorados.

  • Lucas Lightspeed diz: 29 de abril de 2010

    Mesmo que beneficie meu Grêmio, sou contra essa vaga à Libertadores ao campeão da Sul-Americana. O problema está nos critérios usados para a seleção destes times. Só como exemplo, o inter foi campeão em 2008 por ter ficado em 11º no campeonato do ano anterior. Por ser o melhor entre os que não foram à Libertadores e não caíram, teria vaga na mais importante competição Sul-Americana? Então acho que os times não devem mais se empenhar em vencer o Brasileirão. Tu só escapa do rebaixamento e já está na Sul-Americana. Equipa bem o time para enfrentar os times que não são os melhores da Bolívia e Venezuela e vai para a Libertadores, mesmo lugar que o Campeão Brasileiro daquele ano.

  • Daniel diz: 29 de abril de 2010

    Se o GRÊMIO aceitar a volta de Ronaldinho, passarei a torcer pelo INTER.

  • Thara diz: 29 de abril de 2010

    Começará a haver alguma chance(disse,começará…)se todas as partidas forem no olímpinico.

  • JUSSANDRA MORAES diz: 29 de abril de 2010

    o Wianey… tu tambem só vai falar no Grêmio hoje??

    a lógica não era dar enfase a monumental vitória do Campeão de Tudo ontem?? o que houve ? Capaz…não vá me dizer que perderam?

    Aposto que se perdermos para o Fluminense hoje amanhão será o assunto da imprensa vermelha…

    Saudações Tricolores…

  • 100 anos na primeira diz: 29 de abril de 2010

    Hahahahah os segundinos não chegam mais, é gauchão e olhe lá heimmm. Foi canetaço sim seu acéfalo.

  • julio diz: 29 de abril de 2010

    deu a entender q vc nao gostou da vaga…. a 2 anos atras eles mudariam o regulamento no meio da competicao….. agora fizeram antes de comecar… estah correta a comebol e estah equivocado seu texto…..

  • PRIMEIRO CAMPEÃO DO MUNDO DOS PAMPAS diz: 29 de abril de 2010

    Ao Colorado.MS:
    Te liga amigo. O colega GREMISTA apenas lançou hipóteses sobre a situação. Já percebi q tu não entendes muito de Hipótese e nem de português. Então, vou te ajudar. Olha só a definição do dicionário – “hipótese s. f. 1. Suposição do que é possível (para do facto se tirar uma conclusão). 2. Teoria não demonstrada mas provável; suposição.” Simples, não? Espero ter auxiliado no seu esclarecimento.
    Além disso, milagres acontecem. Em 2006 teu time ganhou a LA, prosseguinto no certame mesmo depois de ter “carneado” o Nacional do Uruguai em plena beira do lago (DOIS GOLS LEGÍTIMOS ANULADOS, LEMBRA-SE?)
    Não quero polemizar. O fato é que torcedor é muito passional e isso não pode virar disputa em tudo.
    Então….
    Que bom que hoje, com a Estatuto do Torcedor, não há mais viradas de mesa. Se não houvesse a lei e a decisão ainda estivesse sobre a mesa dos cartolas, muitos grandes que já caíram teriam sido guindados pelo tapetão novamente.
    O que aconteceu na Sulamericana em que o inter foi campeão, foi absolutamente saudável para a lisura do esporte. Não previa vaga na LA antes, não pode dar depois.
    Vida longa aos nossos clubes e que a paz, finalmente, possa reinar nos estádios, a ponto de não precisarmos mais dividir torcidas.

  • cléo antunes diz: 29 de abril de 2010

    Ao amigo que assina como colorado quem vai ganhar o gauchão enttão so tem 2 na disputa se voce dizer que o inter , tem de ser internado urgente esta tendo delirios

  • Marlon Tolksdorf diz: 29 de abril de 2010

    Imparcialidade… Até parece que o autor não sabe que em 2009 após o Grêmio ser eliminado (sem derrotas) por utilizar exclusivamente um time totalmente reserva é que decidiram colocar em pauta uma alteração no regulamento. E é óbvio que agora o discurso muda, pois o campeonato ganha um certo valor, ainda que não muito grande.

  • LUIZ CARLOS SILVEIRA BITTENCOURT diz: 29 de abril de 2010

    SR.WIANEY, NADA UM DIA APÓS O OUTRO, ANTES Á SULAMERICANA NÃO VALIA NADA, AGORA VAI SER O MAIOR CAMPEONATO DO MUNDO.

  • Roberson diz: 29 de abril de 2010

    Vice da Sulamericana!

  • Fábio diz: 29 de abril de 2010

    Os gremistas não estão tendo a visão completa e justa da situação. Primeiramente, quero diquer que sou a favor desta idéia de o campeão da Sul-Americana ter uma vaga na Libertadores, valoriza a competição, estimula os clubes a jogar o torneio, impede que se escale times B, etc… Mas, não seria o mesmo caso de 2008? Ou seja, os clubes não sabiam antecipadamente que uma vaga na Sul-Americana poderia levar à Libertadores, o que certamente motivaria os concorrentes a uma das vagas. O ideal seria que a regra valesse apenas a partir de 2011, para ser justo com todos. Lembro que a choradeira (dos gremistas) foi descomunal em 2008, quando a Conmebol ameaçou dar uma vaga para o Campeão da SA daquele ano (o Inter era um forte candidato). De forma correta, a Conmebol voltou atrás, mas agora incorre no mesmo equívoco, mudar a regra agora, para este ano, é a mesma injustiça que se estava cometendo em 2008.

  • Colorado.MS diz: 29 de abril de 2010

    Ao amigo que se intitula 1.º campeão do mundo dos pampas ( o que quer dizer Taça Toyotta 83), existem hipóteses e hipóteses. A do seu amigo é uma das que se mantém longe da realidade. Só isso. Quanto aos erros de arbitragem, parece que sua memória é mais fraca ainda:Relembre comigo: Grêmio x Ceará em Fortaleza, 1994, copa do brasil, decisão,arbitrgem José Roberto Godói: Penalti claro para o Ceará não dado: Grêmio campeão da Copa do Brasil. Lembrou? Pergunte porque o Godói nunca mais foi a Fortaleza? Ele diz que não errou e sim, se enganou. È diferente?

  • LUCIO diz: 29 de abril de 2010

    Ao colega Fábio, não faz diferença se é para 2010 ou 2011 pois a sulameticana não é o objetivo dos clubes, pelo contrário é premio de consolação. O gremio não jogará o brasileiro de 2010 objetivando a sulamericana então não é benefício nenhum para o gremio e outros em seu caso. Em 2008 a injustiça consistiria em permitir ao vencedor (talvez o inter) jogar a libertaores depois de ter passado por times reservas e mistos, como Grêmio e Boca. Se já oferecesse a vaga em 2008, talvez Boca e Gremio entrassem com seus titulares e o inter não fosse campeão. Será que agora os colorados conseguem entender????

  • Gremista diz: 29 de abril de 2010

    Ao Sr. Colorado.MS,

    Se tu tem boa memória como esta dizendo, tu deve lembrar de 1992 quando ganharam a sua única Copa do Brasil, do pênalti que não existiu! Lembra? Lembrou né?
    Quanto a “Taça Toyota” fica quieto que tu tem uma lá no aterro e ta querendo outra!! Mas tá difícil né?
    Abraços…

  • Paulo A diz: 29 de abril de 2010

    Pô que legal,assim como a gremistada se revoltou em 2008,também quero meus direitos.Este ano o Inter não está na Sul americana,assim como flamengo,Curintia,SPaulo,assim não vale!Exijo meus direitos!Em 2008 o presidente azul chegou a viajar para o Paraguai,se não me engano,para melar o negócio!Pois que o Pífero faça a mesma coisa agora e peça para que esta mudança na Sulamericana ocorra somente a partir de 2011!Direitos iguais,se uma turma pode chiar em 2008,agora a outra também pode!

  • Imortal diz: 29 de abril de 2010

    Os colorados que estão chiando e sem razão nenhuma algumas lembranças:

    1 ) Estava sendo articulada uma virada de mesa em 2008 para colocar o campeão da Sul-Americana SIM na Libertadores 2009 e pq ? Muito simples a Sul-Americana daquele ano JÁ ESTAVA em andamento e os colorados querendo se aproveitar da instabilidade que vivia o futebol peruano daquele ano FEZ UM LOBBY que visava INCLUIR o campeão da SUL-AMERICANA na LIBERTADORES 2009.

    2 ) Em 1992, ANTES DE COMEÇAR A SÉRIE B, já havia sido determinado pela CBF que 12 times subiriam pra primeira divisão. Se eles fizeram esse regulamento pra beneficiar o Grêmio é outra história é como os não-rebaixamentos sob suspeita colorados em 1999 e 2002. Só mesmo colorado doente pra acreditar que não teve mutreta nesses anos.

    Por fim aprendam uma coisa, virada de mesa é quando o regulamento é mudado com o campeonato em andamento. Exs: Não rebaixamento do Fluminense em 1996, subida no canetaço do mesmo Fluminense em 2000, Inter campeão gaúcho em 2002 graças a um canetaço do Perondi (conselheiro do Inter).

  • alexandre marin diz: 29 de abril de 2010

    QUE CHORADEIRA DESSES GREMISTAS VAMO VAMO INTER

  • Davi Zell diz: 29 de abril de 2010

    Boa noite,

    Já tinha antes do jogo de hoje um certo receio do que poderia vir a ocorrer com o Grêmio nas competições elaboradas pela CBF.

    Durante o jogo contra o Fluminense, tenho a convicção de que não será pelas competições da CBF que o Grêmio conquistará a tão sonhada vaga na Libertadores.

    Fábio Koff está atravessado na garganta do presidente da CBF.

  • Daniel Gremistão, Domingão, Massacrão, cervejão… diz: 30 de abril de 2010

    Atenção meus amigos GREMISTAS. parem de responder aos mortos! os morangos já se foram, é passado. Fica Fossatti! dá-lhe,dá-lhe,dá-lhe,dá-lhe,DA-LHE TRICOLOR

Envie seu Comentário