Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Mestre Jonas, destaque entre os melhores

30 de abril de 2010 50

Não é preciso esperar pelo reconhecimento de outras praças para dizer que Jonas, atualmente, coloca-se entre os mais qualificados e efetivos atacantes do futebol brasileiro. Um jogador atinge este patamar quando se torna prazeroso, vê-lo jogar. Jonas passa esta sensação agradável. Cada vez que recebe a bola, espera-se que alguma invenção aconteça. E quase sempre a expectativa é atendida. Jonas não teve súbito aprimoramento das suas virtudes, tampouco está em forma física diferenciada, ele sempre foi um disciplinado nos treinamentos. O que, então, está fazendo Jonas ser diferente do que era neste início de temporada?

Penso que a resposta é uma só: confiança. Mestre Jonas está jogando com segurança. Atreve-se a tentar dribles improváveis e, com alta freqüência, consegue realizá-los. Suas finalizações também estão mais corretas. Hoje, Jonas mais acerta no gol do que erra. E, quando está diante da iminência do chute, não se precipita. Adquiriu frieza. Repetiu-se no Maracanã, contra o Fluminense. Quando Borges, em magnífico passe, deixou0o diante do goleiro adversário, Jonas ergueu a cabeça, avançou e colocou a bola com força no lado do goleiro. Gol de técnica e segurança.

Ah, mas o momento de Jonas também pode ter explicação em um fato ocorrido no início do ano: sua renovação de contrato. Ele sentia que a hora era de valorização. Insistiu, brigou e levou, se não tudo o que queria, boa parte do que pretendia. Pena que o seu contrato preveja a possibilidade de que ele se transfira para o exterior na janela de agosto. Se continuar jogando como está, será impossível escondê-lo da cobiça estrangeira.

Bookmark and Share

Comentários (50)

  • laert diz: 30 de abril de 2010

    Que coisa estranha…a mesma imprensa que o classificou como o pior do mundo…hoje se rende a Jonas? Nada como um dia atrás do outro…Jonas nunca deixou de ser um profissional exemplar, mesmo tendo sido avacalhado pelos meios esportivos, em diversas oportunidades…Jonas não mudou nada em sua capacidade…apenas está tendo hoje a oportunidade de mostrar seu talento sem a pressão descabida da imprensa. Só isso. Jogador tranquilo rende mais. Em São Paulo está acontecendo um caso Jonas com o Diego Souza…Só que está fase inicial…estão avacalhando o jogador…

  • AlexTricolor diz: 30 de abril de 2010

    Outra coisa, além dos dribles o cara tem muita raça e não é daqueles jogadores que se jogam ao chão em todo o lance ao mínimo contato de um dedo. É valente e se precisar tá lá na defesa ajudando, dá assistências, enfim, a aposta foi corretíssima.

  • leal diz: 30 de abril de 2010

    E teve gente que achava que tinha que trocar ele e mais alguns pelo Vitor do Goiás.

  • Paulo Soares diz: 30 de abril de 2010

    Nobre Wianey,
    Juntos, Jonas e Borges, já marcaram 30 gols nesta temporada. O mesmo número de gols que o Império do Amor (Adriano e Vágner Love). Mais que os dois, só a dupla Neymar e André, do Santos, que já fez 39 gols. Percebe-se que o custo benefício da dupla tricolor é muito bom.

  • Tuzo Mind diz: 30 de abril de 2010

    Eu começaria a coluna com a frase: “TU ÉS O QUE TU PENSA”.

    Essa frase é o Jonas escrito! Jonas PENSA QUE É CRAQUE… E aí, por pensar que é craque – ele acaba fazendo jogadas de craque!

    “TU ÉS O QUE TU PENSA” = Jonas já pode figurar entre os exemplos dos livros de auto-ajuda.

  • Paulo Pennaforte diz: 30 de abril de 2010

    Quando eu vejo essas situações, lembro sempre do Rômulo e de outros jogadores que, embora não sendo super excepcionais, encontram o seu melhor momento num determinado clube numa certa hora. Infelizmente, os interesses do empresário vão se sobrepor ao do jogador e do clube. Daí, eles vão para a Europa, afundam suas carreiras, e depois viram aqueles nômades do futebol, uma hora estão no Japão, outros seis meses nos Emirados, daqui a pouco na 2ª Divisão da Espanha, depois no Marítimo de Portugal, e por aí vai. Algo parecido vai também ocorrer com o Vitor. Vai ficar na reserva de um time médio, e ninguém nunca mais vai ouvir falar dele. Onde estão Renan e Cassio? Quando citei o Rômulo lá no início, é para relembrar. Nunca deu certo em lugar nenhum, estava num bom momento no Grêmio, acredito que pudesse ter sido um destaque da Libertadores 2007, mas aí cresceu o olho. Alguém tem notícias dele hoje?

  • Marco diz: 30 de abril de 2010

    Wianey,

    Respeitosamente, vou discordar. Acho que para ser considerado um jogador de nível de seleção brasileira (ou para que atinja um patamar que o permita jogar no Barcelona, por exemplo) Jonas precisa melhorar seu aproveitamento nas conclusões. Ele não tem, por exemplo, um aproveitamento parecido com o que tinha Romário ou Ronaldo Nazário (claro, me refiro ao Ronaldo dos tempos de Cruzeiro, futebol holandês ou Barcelona).

    Mas, para “nível” de Grêmio, claro que tá ótimo.

  • josé antonio m. soares(farroupilha) diz: 30 de abril de 2010

    COLORADO FRUSTRADO e DESILUDIDO com aDIREÇÃO DO INTER, em manter no elenco jogadores que não justificam estar no plantel e nem porque vieram com altos salários e idade avançada. Enquanto ex-jogadores ainda em atividade e com idade inferior e identificados com clube e com títulos significativos na bagagem são procurados por nossos futuros adversários nas próximas disputas no corrente ano. Vamos mudar novas cabeças para 2011. A direção atual já está desfazendo com os pés, o que construiu com as mãos, é muito lamentavel….

  • josé antonio m. soares(farroupilha) diz: 30 de abril de 2010

    Serve de exemplo para ser admirado como aplicação em objetivos profissionais.

  • Antonio Carlos diz: 30 de abril de 2010

    Eu sabia que a Diretoria do Grêmio iria fazer alguma besteira! Esta clausula do contrato de Jonas não foi divulgada quando da explicitação do mesmo à torcida. Só disseram que o contrato estava renovado. Só espero que haja uma boa multa rescisória e que o Jonas não saia de graça como tantos outros. Pergunta: Qual atacante brasileiro hoje esta melhor do que ele? Talvez Neymar do Santos, se não estiverem no mesmo nível.

  • Cesar C. Neto diz: 30 de abril de 2010

    Duas observações: 1º) a melhora do Grêmio coicide com a saída das duas feridas principais do time. O péssimo Ferdinando e o ridículo Fábio Santos. 2º) As saídas não ocorreram pela “percepção” do Silas e sim pelas lesões. Portanto credito muito pouco ao técnico. Agora ele está querendo nos impor outra “ferida”. O tal de Ozéias. Observem o deslocamento e posicionamento dele no gol do Fluminense. Completamente sem noção! Espero que mesmo “por linhas tortas” o time se ajeite.

  • elio miguel diz: 30 de abril de 2010

    Wianey, estou ouvindo muita gente salientar, sem tirar o brilho da vitória do Grêmio, que o Flu jogou sem Fred e Conca, e que isso facilitou as coisas para o Grêmio. Claro que é verdade que são grandes desfalques, mas estão se esquecendo de que o Grêmio está jogando sem um dos principais jogadores desde o início do ano que é o Sousa, sem falar no Lúcio. Aliás, quando o Sousa voltar, aí sim, teremos fechado o meio e basta apenas contratar reservas qualificados para o ataque.

  • a gremista/ 1′ BRASIL / 1′ camp do MUNDO/ TETRA COPA DO BRASIL/ 2 LIBERTADORES/ 1′ TORCIDA+++ 64% A MAIOR DO SUL!!!!c diz: 30 de abril de 2010

    JONAS E BORGES ESTÃO DE PARABÉNS!!!!! O GRÊMIO PRECISA AJEITAR A DEFESA AINDA,MAS O ++++++++++++++++IMPORTANTE É QUE ESTÁ DE VOLTA A GARRA,A RAÇA,A IMORTALIDADE GREMISTA, O ESPÍRITO COLETIVO, QUE É A MARCA,O KARMA DO GRÊMIO E MUITOS TENTAM IMITAR,MAS NÃO CONSEGUEM!!! O GRÊMIO TEM TRADIÇÃO,HISTÓRIA!!!!O GRÊMIO É O GRÊMIO, O RESTO É IMITAÇÃO!!!

  • ana diz: 30 de abril de 2010

    Eu sempre disse que ele era melhor do que o Máxi. O Jonas jogou menos jogos no brasileirão do ano passado e mesmo assim fez mais gols que o argentino. E parte da torcida, burra, idolatrava o argentino (que cuspiu no prato em que comeu) e pegava no pé do Mestre Jonas. Ainda bem que o argentino não ficou, senão jamais o Jonas faria dupla com o Borges. QUE SORTE.

  • Valmor diz: 30 de abril de 2010

    Sim, ja estou até imaginado a briga que vai ter entre o Real, Barça, Inter, Manchester, Arsenal pra contratar o Jonas. Acho que deveriamos inclusive iniciar uma campanha pra ver o Jonas na copa.

  • Luiz Meireles diz: 30 de abril de 2010

    Wianey, com toda a tua experiencia na cronica esportiva, nao conseguiste ainda detectar um atleta bem preparado fisicamente. Quando um atleta esta mal preparado, isso nao quer dizer que ele seja desleixado ou indisciplinado. Pode ser incompetencia do preparador. Nao e o que acontece no Gremio atualmente. Temos Paulo Paixao e esta e a principal razao do desempenho do time. Quando a preparacao e otima, todos os atletas, mesmo os mais limitados tecnicamente, se mostram uteis. Quando a preparacao e deficiente, mesmo os craques sofrem contestacoes. E a preparacao fisica que determina o desempenho de uma equipe, especialmente numa epoca em que o atleta diferenciado e uma raridade.

  • Raul diz: 30 de abril de 2010

    É o que falei desde o inicio da negociação: Renova, paga o justo pelo que ja fez no Gremio, expõe ele na vitrine e vende em agosto ou Janeiro mto valorizado.
    É o minimo que se espera da direção.
    Mas pelo amor de deus, comecem a procurar logo na base para repor, sem essa de trazer jogador caro, se tivessemos Maxi Lopes ainda, custaria um caminhão de grana e Jonas seria reserva.
    Obedeçam a Lei da Natureza, Plantar, adubar, tratar, transformar em objeto de cobiça de quem tem mais grana e vendam.
    Aí ganha o atleta, o Gremio e o torcedor, vendo a cada ano uma safra boa de atletas que conquistem titulos.
    Correta a ação da diretoria, Parabéns.

  • Luciano diz: 30 de abril de 2010

    Só me faltava essa… “Mestre Jonas”. Wianey, tú és um fanfarrão.

  • Rafael diz: 30 de abril de 2010

    O Jonas nunca foi valorizado!
    desde 2007/08 ninguém acreditava nele!
    Jogou muito ano passado na Portuguesa e mesmo assim voltou pra cá sem moral!
    E daí quem tem moral é Leandro!
    Jamais vou entender esse mundo do futebol !

  • Gilberto J. Rossa diz: 30 de abril de 2010

    O Gremio deveria ter valorizado mais o Jonas sim. Agora ele ta aí sobrando em campo! Mas ao menos a diretoria reconheceu o erro e renovou com bom aumento. Acredito q vai ter muito assédio em agosto, mas gostaria que ele ficasse..Se nao der pra segurar, espero que o Silas invista no mythiue que tem caracteristicas parecidas, e não ponha o pereba do Willian no lugar, aí estaremos ferrados pro brasileirão.

    E em resposta a alguns [...], é mestre Jonas SIM! o cara ta marcando muito gol, e quando não marca, da assessorias maravilhosas como o carnaval que fez ontem na área do Flu! Pra quem discorda, então comparem o que vem fazendo o Adriano Doente (Imperador) e o Ronalducho fora de forma (Fenomeno). Comparem com o MESTRE Jonas e verão que eu tenho razão… o gremista ta dando um banho nesses medalhões aí..

  • Luiz Augusto Costa diz: 30 de abril de 2010

    Poxa Wianey, Mestre Jonas é forte demais, não achas? O grande problema de vcs, cronistas esportivos, se iludem com tão pouco, para chegar a ser mestre, ou craque ainda falta muito, acho que isso é pq, nos últimos tempos nós torcedores gaúchos, não vimos surgir muitos craque como no passado da Dupla grenal.
    Aí somos obrigados a nos contentar com tão pouco.
    um abraço.

  • azza diz: 30 de abril de 2010

    Esqueceu de citar o fato de ele ter melhorado bastante depois daquela brincadeira de ” o pior atacante do mundo”por causa dos gols perdidos na libertadores do ano passado…
    Isso pode ter dado mais vontade de melhorar, se dedicar mais. Comigo seria assim se chegasse a tal ponto. Porque nào com ele?

  • jorge rocha diz: 30 de abril de 2010

    a dupla de ataque do Gremio………………..( J/B) (jonas / borges)

  • Marcelo diz: 30 de abril de 2010

    E aee pessoal, aguém com saudades do Autuori ou do Maxi Lopes ??
    Silas, estamos com dois jogos encaminhados…. Dá nem que seja uns 20 minutos no segundo tempo pro Mithyuê, Fernando, Maylson..

  • João diz: 30 de abril de 2010

    Esta jogando muito mesmo, tambem não vejo ninguem jogando tanto que nem ele, talvez só o Borges e os dois são do Gremio que inveja devem estar os colorados que tem que aguentar atacantes de pessimas qualidades que não metem medo em ninguem.

  • Mario diz: 30 de abril de 2010

    E não só o jonas que esta jogando muito, todo time esta afirmado esta muito confiante e para ganhar do gremio vão ter que correr muito.

  • gremista diz: 30 de abril de 2010

    Adorei essa:MESTRE JONAS,muito bom esse título,gostei mesmo,o JONAS é sim nosso mestre,continue assim JONAS.

  • Tomaz diz: 30 de abril de 2010

    Luiz Meireles, se a preparação do paixão é tão boa, como explicar a série de lesões que vinha assolando o grupo no último mês? quantos tínhamos no dpto. médico até 2 semanas atrás? Dálhe Grêmio!!!

  • rogerio gomes diz: 30 de abril de 2010

    obrigado pelo reconhecimento,independente de qualquer coisa,o jonas sempre jogou bola,e agora esta nessa fase encantadora, a proposito ate o keny braga tem que admitir,doi muito nele,mas è assim que tem que ser

  • Negãotricolor diz: 30 de abril de 2010

    sabe Tomaz….qdo da primeira vez que o Paixão preparou o Grêmio em 95, houvera muitas lesões e o mesmo fora questionado, no monocopa em 2006, também, pergunte a qq colorado sobre lesões…acontece que o ritmo de preparação do MESTRE Paixão é muito forte, e a formação muscular dos nossos jogadores tupiniquins não “guenta”….

  • Cris diz: 30 de abril de 2010

    por favor gente. tenho visto mtos aguardarem a volta do Souza como se isso fosse grande coisa. Por favor: Souza nunca mais. o time melhorou mto desde que ele saiu. agora temos cobradores de falta que acertam o gol ou o cruzamento. agora temos mais toque de bola e não aquela fome toda de querer resolver tudo sozinho e não acertar nada.
    Souza nunca mais. já vai tarde e não volta por favor.

  • Diego diz: 30 de abril de 2010

    Concordo contigo, nobre Wianey.

    Entre as respostas postadas, vi inclusive algumas pessoas tentando comparar Jonas com Romário ou Ronaldo Nazário. Convoco-os a rever seus conceitos, pois Jonas não é o “Camisa 9″. Ele não é o homem de referência. Ele não tem a “Profissão: Centro-Avante!”.

    Jonas é ATACANTE. Tem como maiores características a movimentação, criação de jogadas e assistências. Gols? Sim, ele os faz, e tem os feito com GRANDE quantidade se comparado com todos os “CENTRO-AVANTES” do Brasil (nem vou compará-lo com atacantes). Ou seja. É um atacante, mas que está aprimorando a maior característica dos “Camisa 9″: Fazer gols… ser matador.

    Seleção Brasileira? Nem quero que ele vá pra lá. Quanto menos visibilidade, mais tempo ele fica no Olímpico. Mais tempo teremos um ataque de onde sempre podemos esperar o “inesperado”. Sempre que o jogo estiver “encardido”, podemos contar com Jonas, para que a dribles entre na área, e ou conclua em gol, ou deixe um companheiro em condições de fazê-lo.

    O resto é choro.
    Grande abraço.

  • dorico diz: 30 de abril de 2010

    Sempre critiquei jonas, nao espera que pudesse jogar o que esta fazaendo nos ultimosw jogos espero que continue para o bem dele e poruqe sou gremiista. mas wianey pra mestre, falta as obrar, sera que elas vierao^?

  • Cris diz: 30 de abril de 2010

    ah, Tomaz, as lesões que aconteceram não são de responsabilidade da preparação física. Só pra lembrar algumas: Mário Fernandes- ombro, em virtude de uma queda em jogo. Fábio Santos – “acidente doméstico” (seja lá o q isso for). Souza – ruptura de ligamentos. dá uma força aí pessoal q não lembro de todos.

  • Roberto diz: 30 de abril de 2010

    Jonas, Borges e Douglas. Tenho certeza que os colorados sofrem só de pensar que vão enfrentar os três domingo.

  • Diogo Bueno diz: 30 de abril de 2010

    Cuidado com as vírgulas.

  • Marcelo diz: 1 de maio de 2010

    Alem do baita time que montou para este ano tem um grupo qualificado tambem, me chamou a atenção o banco do Gremio no jogo de ontem tinha jogadores consagrados como: Rochembac, Ugo, Rafa Marques, poderia ter o Mailson ainda, e tem o Souza ainda para entrar no time (imagina Souza e Douglas ai no meio armando para o Jonas e Borges ) e o lucio para disputar a posição.

  • Felipe diz: 1 de maio de 2010

    quando foi a ultima vez que o gremio perdeu por mais de um gol no olimpico?

    faz muito tempo e os proximos jogos passam por esse resultado

    abraço

  • Gerson Adriano diz: 1 de maio de 2010

    Tcheco e Jonas não jogaram nada no Rio-SP, mas no Grêmio…

    Tinga não jogou nada no Rio e na Seleção, mas na dupla Gre-Nal…

    Rodrigo, Scheidt e Réver não jogaram nada no Rio-SP, mas no Grêmio pedem (pediram) até Seleção.

    Victor não jogou nada em SP, mas no Grêmio pedem Seleção.

    Eduardo Costa era chamado de melhor volante do Brasil por um conselheiro do Grêmio, mas em SP não jogou nada.

    Rafael Carioca jogava um bolão no Grêmio e pediram até SELEÇÃO, MAS NO VASCO NÃO JOGA NADA.

    E o Dunga, que não enxergava isso, já convocou Pato, Lucas, Ronaldinho, Rafael Sóbis, Daniel Carvalhais (xi), Anderson Feio… mas é só mandar eles jogarem lá no Rio-SP que não vão jogar nada, por isso não podem jogar na Seleção. Quase todos estes estavam no vexame olímpico. Agora o Dunga aprendeu e só um gaúcho faz parte da Seleção: Maicon. Pobre Nesto Denardim e Cisco Garcia.

    OBS: Na Copa de 2002 Felipão convocou Anderson Pooooooooooolga, Poooooooooooooolga! Pelo amor dos meus… Publique isso, cara. Já deletou dois recadões, que só serviram pra perda de tempo. Quero que publique isso para mim copiar amanhã e mandar para outros “alunos” aí da RBS.

    OBS2: Dizes que a defesa do Santos é precária, imagine o Grêmio sem laterais e defesa tb levando gols todos os dias. Levar 4 do Avaí…, então do Santos leva o dobro. Mas na final, após o Mundial, o Santos pode não ter Neymar nem Robinho. Seria sorte do outro finalista, assim como o Grêmio teve sorte agora nas quartas sem Fred, Alan e Conca. ABS!

  • Fernando diz: 1 de maio de 2010

    Jonas está mesmo arrebentando, dribles desconcertantes, passes precisos e frieza na hora de finalizar, é um dos melhores do país com certeza!!!

  • Fabio Zen diz: 1 de maio de 2010

    Um dos maiores mistérios do futebol.Quando chegou aqui,nem acertar o pé na bola ele conseguia…Seria um clone que anda por ai?

  • Antonio diz: 1 de maio de 2010

    Química Wianey. A química explica as fusões entre entre elemetos minerais fazendo materias sólidos duráveis e eficientes como o aço. Paulo Nunes viveu sua melhor fase ao lado de Jardel. Coloque Jonas ou Borges ao lado de um trombador e verás que eles renderão menos. Taison sumiu com a saída de Nilmar. Enfim, tudo uma questão de dar liga ou não.

  • Benedito diz: 1 de maio de 2010

    Wianey, vai deevagar em suas previsões. Deixa o Jonas jogar seu futebol e ajudar o Grêmio em nossas conquistas. Daqui a pouco você estará o comparando a MESSI. Por favor não faça isso, dá azar.

  • André diz: 1 de maio de 2010

    Jonas maior que quem? oque dirá o futuro?

    Báh Wianey, tu esta pagando mico até hoje por causa do Taison, né?

    uhahuahuahuahuuhahuahuahuahuau

    dale Grêmio

  • Telmo-Bahia diz: 1 de maio de 2010

    Chegou a esta condição após qtos ANOS de oportunidades e sem titulos???? Alguem consegue imaginar um GURI DA BASE tendo todos esses anos de chance??? Certamente não. Já teria sido execrado PELA IMPRENSA e TBM PELA TORCIDA. Para os MEDALÕES tudo, pra GURIZADA(Gremista!!!!) pau no lombo. Acorda Gremio. Abraço

  • diogo diz: 1 de maio de 2010

    O Grêmio vai sem 5 titulares Souza, Lucio, Willian, Ferdinando e Fabio Santos. Estou desconfiado que Deus é nosso treinador. Obrigado Pai!

  • GAÚCHO GREMISTA diz: 2 de maio de 2010

    Alguém pode explicar qual é a ilusão de ótica que existe nesse prédio?

    Não consigo entender o que está acontecendo. O JONAS está numa sacada, com o toráx aparecendo, mas onde está o restante do corpo, pois logo abaixo há outro andar, com outra sacada, portanto, não haveria espaço.

    Alguém aí de POA que conhece o prédio ou seja lá o que for, poderia esclarecer qual é a ilusão de ótica?

  • Fábio diz: 2 de maio de 2010

    É craque! Jonas é craque. Melhor due Adriano, Ronaldo, Neymar, Fred, Drogba, Rooney, etc… Não há dúvida que é craque. Acho que deveria estara na seleção. Ah! O Borges também, quem sabe o Douglas e o Mário Fernandes. Esqueci do Hugo, craque. E também o W Magrão. Esse é melhor que todos q estão na seleção. hehehe… Quero ver a posição do colunista daqui a 30 ou 40 dias… hehehehe… Mestre Jonas, acho que vou vomitar.

  • Alex diz: 3 de maio de 2010

    Eu tenho o prazer de dizer q NUNCA fui corneteiro do Jonas. Sempre ví nele alguma qualidade…nada espetacular, mas nunca foi ruim como se falava. Precisou ele virar artilheiro do brasileirão (até se lesionar) para alguns se darem conta disso. Quem observava com mais RACIONALIDADE, sabe faz tempo q ele é bom jogador. Não é craque, mas é bom jogador e titular fácil. Se fosse argentino, já era ídolo faz 2 anos.

  • Luiz Carlos diz: 3 de maio de 2010

    Concordo; o Jonas é o melhor do Brasil. Ninguém sabe fingir tão bem como ele. O que tem cavado de faltas próximas à area adversária simulando ter sido atingido, não é brincadeira! E o pior é que os juízes caem na armação dele. Basta olhar os jogos pela televisão e constatar isso. Quando ele sente a chegada de um adversário, se atira rolando com uma “dor imensa”, de dar pena a violência da falta e aí, vem a televisão e mostra que o adversário nem tocou nele. E quantos gols e vitórias redundaram dessa armação! Assim, merecido reconhecer nele o melhor entre os melhores.

Envie seu Comentário