Não poderia ter sido mais satisfatória a estréia de Fernandão, no São Paulo. Não marcou gol mas participou, decisivamente, dos dois gols são-paulinos que detonaram o time de Adilson Batista, em pleno Mineirão. Nas horas seguintes ao jogo, dezenas de e-mails foram enviados ao blogueiro, cobrando posição passada segundo a qual Fernandão não mais serviria ao Inter. Na verdade, as cobranças deveriam ser endereçadas aos dirigentes do Inter, os únicos com prerrogativas para contratar. E não pensem que homens como Fernando Carvalho se deixam influenciar por um simples comentarista. Mesmo assim, não fujo do assunto.
Ainda acho que o retorno de Fernandão ao Beira-Rio seria inconveniente, por várias razões. Dele seria cobrado desempenho salvador (lembram como estava o Inter na época?) e não creio que ele estivesse em condições de oferecer esta contribuição. Recordem que 2007, ano seguinte às conquistas da Libertadores e do Mundial, a temporada colorada foi um fiasco. Mesmo mantendo o elenco, o Inter caiu na primeira fase da Libertadores. E de queda em queda completou o ano. Fernandão, não conseguia mais completar um jogo. Aliás, não suportou a partida toda contra o Barcelona. Foi substituído por Gabiru que acabou sendo o herói da conquista. A verdade é que o grande capitão colorado entrou em decadência e assim permaneceu até pedir para ser liberado para ganhar muito dinheiro no Catar.
É possível que o nível técnico do futebol brasileiro tenha caído tanto que Fernandão, três anos após deixar o Beira-Rio em baixa, ainda seja capaz dar contribuição técnica que a maioria dos jogadores brasileiros não consegue. Isto só poderá ser confirmado nos próximos meses. Um jogo, apenas, é pouco para conclusões definitivas. Ainda acho que o Inter fez bem em não trazer de volta Fernandão. Se, entretanto, o futuro mostrar que a verdade está do outro lado, não terei dificuldade alguma em admitir.





Comentários