Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Crise entre Dunga e a imprensa precisa acabar

22 de junho de 2010 63

Nunca escondi e reitero a minha admiração por Dunga. Por conhecer toda a sua trajetória profissional, reconheço o seu esforço e firmeza de propósitos, virtudes presentes na sua história. Porém, Dunga não percebe que começa a comprometer a sua imagem por se deixar envolver pelo ressentimento. Sou o primeiro a proclamar as injustiças e excessos que contra ele foram cometidos. Neste momento, em que se repete nova vitória pessoal, e são muitas, Dunga se colocaria acima dos seus eventuais detratores se conseguisse assumir comportamento de grandeza, devolvendo eventuais ataques com a mão estendida. Ao assumir um comportamento retaliatório, o treinador brasileiro desaba para uma situação de inferioridade que só lhe será negativa.

Dunga tem assumido uma postura de pitbull vingativo em todas as oportunidades. E não se trata de uma questão limitada aos profissionais da rede Globo. Este é um subproduto que desponta por conta de outros interesses. Dunga já encrencou com jornalistas e fotógrafos de vários veículos de imprensa. É seu inalienável direito responder às críticas que julgar impróprias. Mas, desde que seja através de termos recomendáveis. O que fez na última entrevista coletiva não derrubou um fio de cabelo do jornalista atacado. Mas, comprometeu o próprio Dunga, a CBF e o país que representa. 

Tem valor relativo a solidariedade que muitos torcedores estão oferecendo para Dunga. A maioria deles, recentemente, queria extirpar o fígado e outros órgãos vitais do treinador por ocasião da convocação dos jogadores para o Mundial da África do Sul. Neste momento, reagem de acordo com os resultados. Se a Seleção tropeçar, tomara que não aconteça, voltará a mesma raiva de semanas atrás.

Dunga, recentemente, citou o exemplo admirável de Nelson Mandela. Túlio Millmann, em seu comentário matinal na rádio Gaúcha, lembrou que Mandela, após ser libertado de injustos 24 anos na prisão, estendeu a mão para os seus algozes e propôs a conciliação da África do Sul. Se Dunga se comove com a lição de Mandela, não basta citá-lo, deveria seguir o seu exemplo.

Não quero, corporativamente, ignorar que existem muitos jornalistas brasileiros que exageram nas críticas a Dunga. Carimbar o fracasso da Copa de 1990 como sendo a “era Dunga” foi cruel, injusto e pouco corajoso. Continuar atacando-o pelas mesmas motivações é uma atitude reprovável e nada profissional. Acho que ainda existe tempo para uma reconciliação geral. Todas as partes, Dunga e os seus perseguidores, que existem, devem se submeter a uma profunda reflexão e assumir recomendáveis reconsiderações. Manter as posições atuais prejudica as partes conflitadas, a Seleção e o próprio país. 

Bookmark and Share

Comentários (63)

  • Ricardo diz: 22 de junho de 2010

    “Porém, Dunga não percebe que começa a comprometer a sua imagem por se deixar envolver pelo ressentimento.”

    se ele compromete a imagem dele com alguém, é com a imprensa e não com o público em geral, que, pelo que se percebe na internet e no comentário das pessoas nas ruas, em grande maioria, apoiam a política dele de não ser submisso a vontades de jornalistas que na primeira oportunidade que tiverem vão descer a lenha nele.

  • luiz carlos knopp diz: 22 de junho de 2010

    Wianey, como iria derrubar fios de cabelo do Alex “debochado” Escobar, se ele não os tem?

  • sergio dias diz: 22 de junho de 2010

    Esta nota era esperada. O Dunga exagerou nos palavrões. Agora a Imprensa não está acima da critica. Hoje foi o Kaká que respondeu ao Kfouri. Está virando moda responder a Imprensa. Será que ela não tem um pouco, pelo menos, de culpa.

  • Mauro diz: 22 de junho de 2010

    Para quem tiver interesse em mais informações sobre esta briga leiam este texto escrito pelo colunista carioca João Ignácio Muller:
    http://botafogoemdebate.forumeiros.com/coluna-do-jim-f1/dunga-mesmo-se-perder-de-goleada-j-e-um-vencedor-t1395.htm

  • Beto diz: 22 de junho de 2010

    Como voces, grande maioria dos jornalistas esportivos, sao chatos!

    Ironicamente, treinadores nao duram mais que alguns meses no Brasil, sao derrubados pelos mesmos jornalistas esportivos (se nao responsaveis diretos, com grande ajuda) que demandam qualidade coletiva aos nossos times.

  • elio miguel diz: 22 de junho de 2010

    Wianey, a tua crônica está abordando, muito bem, todos os aspectos da crise Dunga X Imprensa. Permita-me, porém, um reparo. Eu não estava lá para saber o que o Alex Escobar fazia. Mas todos nós conhecemos que o Alex é brincalhão é demonstra cinismo quando brinca. O Dunga é apenas uma pessoa contra centenas e centenas de jornalistas e milhares de torcedores dando pitaco na escalação. Claro que, no fim, quem tem a última palavra acaba por cima. A maioria dos treinadores sempre tiveram atritos com a imprensa. Zagalo (caso com Juca Kfouri e Juarez Soares), Parreira (no desabafo em 94), Quem não conhece o desentendimento entre Felipão e Galvão Bueno que foi acertado intramuros. Sou de opinião que deve haver um novo sistema para as entrevistas coletivas, a fim de não expor um ser humano às feras. Noto também que aqueles que já trabalharam nos bastidores, Falcão, Júnior, entre outros, respeitam o Dunga.

  • oscar diz: 22 de junho de 2010

    Wianey,

    Muito bom teu post. De Meus parabens a quem o escreveu.

    sds

  • Ed Canto diz: 22 de junho de 2010

    Wianey

    O Dunga foi taxado de responsável pelo insucesso da copa de 90. Passou 4 anos (não o profissional apenas, mas também o pai de família) sendo difamado pela imprensa, principalmente pela Globo. A copa passada foi uma vergonha, uma festa praticamente promovida pela emissora. O Dunga tem que continuar blindando seu grupo contra a farra e barrar a Globo é o primeiríssimo passo.

    O Dunga poderia não ter feito o que fez? Claro que poderia e na verdade deveria. Mas a própria Globo RE-começou sua ofensiva contra o treinador, em plena Copa do Mundo. O interesse principal da emissora é seu orgulho próprio e, claro, os milhões que estão entrando com a Copa. Em último plano fica o sucesso da seleção. A maior vergonha foi a própria Globo tentar fazer com que a FIFA puna o capitão do tetra, vergonha total!

    Dunga exagerou, mas está certo. A Globo, em seus editoriais, está exagerando ainda mais. Aquele jornalistazinho de meia-pataca não merece tanto destaque.

    E agora, a frase que vem circulando na internet como algo incontestável: “Quando a imprensa difama, é liberdade de imprensa; quando é atacada, é ditadura.”

    Está na hora de sermos mais diretos, de sairmos de cima do muro. Enquanto não tomarmos atitude alguma por medo de um gigante, o gigante Brasil continuará à míngua de interesses de poucos.

    Abraço

    Ed

  • maustar diz: 22 de junho de 2010

    essa parte do “O que fez na última entrevista coletiva não derrubou um fio de cabelo do jornalista atacado” foi cruel..

  • Marcio diz: 22 de junho de 2010

    Olá sou solidário ao Dunga independente dos resultados que obtiver, acho até que Ronaldinho, Ganso e Vitor deveriam estar na lista, mas a coragem dele, em bater de frente com a imprensa que se acha no direito de fazer e dizer o que bem entende, é uma coisa que admiro muito, cortou regalias da Globo e responde a todos olhando nos olhos, isso ai ninguem tira dele, seja campeão ou não, sou colorado, e admiro Dunga desde que doou aquele dinheiro da rescisão com o inter pra uma entidade carente, dale Dunga, taura gaucho, peleador e corajoso em desafiar a poderosa Rede Globo!

  • Fernando diz: 22 de junho de 2010

    Wianey, concordo com quase tudo o que você disse, só que acho que agora é a hora da imprensa reagir. Não falo em ser mal educado como ele, não. Creio que a imprensa deveria simplesmente ignorá-lo. Já fizeram isto com o Muricy aqui mesmo no Rio Grande. Talvez com isto ele reflita e veja as bobagens que andou falando. Educação é bom e eu gosto. Inclusive escrevi sobre isto (www.mafiadoapito.com.br/ConteudoVisualizar.aspx?id=70).

    Abraço,

    Fernando – Mafia do Apito
    http://www.mafiadoapito.com.br/Blog.aspx

  • Roberto Monteiro diz: 22 de junho de 2010

    Boa tarde, Sr. Wianey!

    Concordo com o Sr., quando propõe uma atitude reconciliatória, porém fica uma dúvida: por que essa atitude não partiu primeiro dos que o acusaram e abusaram de má vontade contra ele (Dunga)? Poucos jornalistas têm essa grandeza (recordo de um ou dois) e, convenhamos, o caso de Mandela envolvia questões políticas e ele tinha pretensões bem maiores. Mandela foi muito inteligente ao colocar uma pá de cal e se lançar presidente da África do Sul.
    Quem tem o poder de fazer a cabeça de milhões de brasileiros, deveria ter mais cuidado ao cunhar expressões demeritórias como a depreciativa “Era Dunga”. Isso marca muito e o Dunga é por natureza rancoroso e vingativo, infelizmente.

  • Jorge Passos diz: 22 de junho de 2010

    A Globo que pare de infernizar o Dunga!

  • Oldair diz: 22 de junho de 2010

    Olá Wianey!

    Talvez esteja na hora da imprensa contrária a Dunga dar o braço a torcer e analisar mais o trabalho e não a pessoa Admiro muito o trabalho do Dunga e torço por ele. Principalmente por ser Gaúcho, mas, ele também não pode agir como se fosse absoluto.

    Abraço

  • Poliana Lídice diz: 22 de junho de 2010

    Tá bem!! Vc falou, tá falado!!! Puxa, eu me divirto muuuuuuuuito!!!!!!

  • álvaro diz: 22 de junho de 2010

    Depois de Felipão, o Dunga foi o treinador que mais obteve apoio da imprensa e, principalmente, da torcida. Não há como negar isto. Ele está fazendo como fez em 94, quer mostrar aos seus pretensos (e são pretensos, mesmos) detratores que ele é bom. Não precisava disto. Já mostrou seu valor como jogador, em 94 e agora como técnico está se afirmando. Mas, talvez o verdadeiro Dunga seja o que não se importa com os outros e faça propaganda de cerveja, para incentivar os jovens à beberem. Este Dunga, sem escrúpulo, seja o real. Por isso, o ódio, o autoritarismo e a forma beligerante de ser. Talvez, só talvez, espero não acreditar nisso.

  • Nathan Kühn diz: 22 de junho de 2010

    Caro Wianey

    Sou um admirador confesso dos teus espaços, tanto na rádio gaúcha como na Zero Hora e aqui no clic RBS, o que não pode ser feito é essa condenação pública do Dunga. Ele foi extremamente mal-educado e disso ninguém (que seja sensato) discorda. O que eu discordo é a maneira como a Rede Globo (e só posso falar dela até pelo espaço em que estou escrevendo) está conduzindo o caso. Parece que o único culpado é o Dunga e que a imprensa não tem culpa nenhuma, acho que a posição da imprensa também deveria ser revista.

    Abraço,

    Nathan Kühn

  • Luis Ipar diz: 22 de junho de 2010

    Sobre a briga de Dunga, temos que considerar que ma educacao de muitos reporters e insoportavel, ademas de se creer que con un carteiraço tem todos os dereitos que quer e vier.
    vc como um grande critico que e, deve considerar estas observacoes que sao de vosso conhecimento diario
    sds

  • Thiago diz: 22 de junho de 2010

    Bah Wianey, deixa o homem trabalhar. Não insista tanto nessas polêmicas. Não tente mudar, a força, o jeito de ser do Dunga. O Dunga não é nem nunca vai ser um “vaselina” como o Luxemburgo. O Dunga é o Dunga, graças a Deus! Não esquenta com essa carrinho que ele deu na Globo. Não puxe o saco dos patrões, você não precisa disso.

  • Rogério Vieira diz: 22 de junho de 2010

    Caro Wianey;

    Sou assíduo leitor de sua coluna há muitos anos, entretanto me´permito discordar de ti. A Rede Globo quer, a todo custo, manter seu imperialismo sobre as informações da copa e da seleção a serem transmitidas para o Brasil. O Dunga está apenas blindando seus jogadores a fim de manter o grupo focado.

    Se alguns jornalistas da Rede Globo acham que podem ter privilégios para entrevistas e acesso a exclusivo à determinadas informações, estão equivocados, creio que as condições e o acesso para os elementos ligados à imprensa devem ser as mesmas, sem privilégios para a empresa “X” ou “Y”.

    Parabéns ao Dunga pelo posicionamento. E quanto aos supostos palavrões, tem muita gente neste país, em posição de muito mais responsbilidade, que comete atos que não são dignos sequer de comentário e a repercussão dada é mínima.

    Um abraço;

    Rogério Vieira
    Florianópolis – SC

  • Imortal diz: 22 de junho de 2010

    É lamentável que tanta gente defenda um elemento nitidamente DESPREPARADO para o posto de treinador da Seleção como o Dunga (depois não gostam quando PERDEDORES do naipe do Socrates chamam os gaúchos de reacionários). As ofensas foram de forma totalmente gratuita revelando tipico caso de gente que não sabe ganhar (que dirá saber perder). Dunga nunca me foi exemplo de jogador (Dinho quando estava calmo como cordeiro era mais guerreiro do que o Dunga em furia) e MUITO menos como treinador. Só não torço contra pq se trata da SELEÇÃO BRASILEIRA apesar do asno que se encontra no comando. Dunga conseguiu trazer contra si algo que lhe era extremamente favoravel. FELIPÃO para sempre o grande mestre da Seleção. Dunga nem se treinar 1000 anos vai conseguir engraxar os sapatos dele.

  • Paolo C. Brehm diz: 22 de junho de 2010

    Embora esta crônica atinja o objetivo de expor que não somente o técnico é feroz, mas também a imprensa, ela ainda cai na mesma vala comum de basear-se na postura do treinador em relação à midia, quando, na verdade, suprime o fato de que se alguém reage, é porque antes houvera uma ação contrária. Sendo assim, segue então a imprensa esportiva apresentando sua incapacidade de auto crítica e humildade, não admitindo ser a primeira a atacar. A postura da imprensa em geral é que deveria estar em questão, e não a do técnico que reage.

  • colorado diz: 22 de junho de 2010

    Elementar meu caro Wianey.
    Basta os teus colegar estancarem as provocaçoes contra o Dunga. Falta respeito por parte da maioria. Se eles se acham no direito de perguntar o que bem entendem, DEVEM estar preparados para as possiveis respostas. E nao é só, este Tadeu da globo é um BOBÃO.
    Alguns, por terem a midia na mao, pensa ser donos da verdade. Nao tem limites.
    Nao te mixa Dunga.

  • Paulo R Carbonera diz: 22 de junho de 2010

    Caro Wianey,

    Gostaria de comentar a sua frase, na que diz: “…Dunga se colocaria acima dos seus eventuais detratores se conseguisse assumir comportamento de grandeza, devolvendo eventuais ataques com a mão estendida.”… Dunga não é Jesus Cristo e nem tem sangue de barata! Para vocês, da imprensa, é muito cômodo poder atacar e destruir a imagem de uma pessoa (seja político, esportista ou etc.) e esperar de volta uma atitude de “grandeza”.
    Dou o maior apoio para o Dunga. Acho ótimo que alguém tenha a coragem de se levantar contra o que eu classifico de ditadura de informação. O poder da imprensa é muito grande e não tem controle. A sociedade tem que confiar no bom senso dos profissionais de imprensa para que os mesmos não cometam “abusos de poder”.
    Você mesmo é responsável indireto pela queda de vários técnicos de Internacional (a última vítima foi Fossati). É sempre a mesma coisa: primeiro criticam de todas as formas, detonam o profissional e, depois que ele cai, fazem comentários para amenizar e etc.
    Parabéns ao Dunga! Ganhando ou perdendo a COPA vai sair da seleção mesmo! Não tem nada a perder! Espero que ele continue agindo pela sua própria conciência. E se ele está podendo se defender da imprensa em função do seu cargo atual, que bom!! É ótimo que alguém consiga faze-lo! FORÇA DUNGA!!!

  • Flávio diz: 22 de junho de 2010

    Dá-lhe, Dunga! Cala boca Globo!

  • A imprensa deve desculpas diz: 22 de junho de 2010

    É, e um pedido de desculpas de ambas partes resoveria. O Dunga tem, com razão, a imprensa atravessada na goela. Ele não esquece a falta de respeito de 1990. Seria bom que os que atacaram Dunga e o culparam pela derrota duma seleção que tinha Lazzaroni de treinador e Alemão de armador contra uma Argentina de Maradona, descessem do alto das suas arrogâncias e se desculpassem.

  • Flávio diz: 22 de junho de 2010

    Perder é do jogo. Ser capacho dos interesses da imprensa e de empresários é inadmissível. Dá-lhe, Dunga!

  • Glenio diz: 22 de junho de 2010

    Não delira, Wianey… Talvez lá pelo centro do país a idéia do politicamente correto que tu propagas possa vingar. Aqui, todo mundo foi criado pra não levar desaforo pra casa. Além disso, o que tem a ver querer o fígado do Dunga por achar que ele convocou ou escalou mal, com aguentar desaforo de gente que acha que porque tem uma bolinha na jaqueta pode fazer o que quiser? Abraço.

  • Gilvan diz: 22 de junho de 2010

    A imprensa passou 20 anos criticando Dunga e não suporte ser criticado poucas vezes…ahahaha… escondam-se atras da liberdade de impresa!!! Apoio a Dunga é relativo??? Por que se é quase uma unaminidade, só não é maior por que a própria imprensa esconde.
    É isso aí Dunga… “não podemo se entrega pra Globo, mas de jeito nenhum, amigo e companheiro”….

  • Diego Linhares Tavares diz: 22 de junho de 2010

    Wianey, por que escrever 5 parágrafos apenas para justificar a tua opinião. Não concordo que qualquer profissional fale de forma desrespeitosa. Não concordo com a atitude do Dunga e nem com a da Rede Globo. Por que a Globo tem que ter exclusividade? E as outras emissoras? E por que a imprensa, em geral praticamente, da prioridade para ressaltar a sua conduta, em detrimento de informações da Seleção? Por que falam tão bem do Maradona, sendo que a Argentina não ganhou nada com ele, não ganha título desde 1991, em contrapartida ao caso de Dunga no comando do Brasil? Quero a tua resposta a essas perguntas e outras dos nossos amigos internautas. Um abraço.

  • Valair Ferreira diz: 22 de junho de 2010

    Dá pra perceber nitidamente, que o Dunga QUER confronto com a imprensa.
    Ele faz questão de bater. Especialmente quando a seleção ganha.
    Isso faz parte da estratégia dele.
    Na verdade, eu acho que ele deve gostar de xingar os repórteres.
    Faz parte.
    Ele foi “demitido” da Seleção umas 3 vezes já, nesses 4 anos.
    Após as Olimpíadas fracassadas, era certo que o Luxa assumiria o seu lugar.
    E na “era Dunga” ele foi massacrado.
    Em 94, quando ganharam o título, bateram muito no coitado.
    Agora ele se vinga. Doce sabor da vingança.
    Não pode a imprensa passar 20 anos batendo, e quando leva umas bordoadas, vem com esse papo de conciliação.
    Isso deixa pro Mandela, que precisava presidir um Pais inteiro, e não conseguiria sem conciliação.
    O Dunga, que siga xingando e se divertindo.
    O futebol “politicamente correto” as vezes cansa.
    Precisa de um pouco de polêmica e confusão, pra não entediar.
    O Maradona é um bom exemplo disso. O Dunga Idem.
    Só lamento a Seleção do Maradona seja tão melhor de assistir que a do Dunga…

  • André diz: 22 de junho de 2010

    Até que enfim uma reportagem sensata. Reconhecer as falhas é fácil, difícil é ajustá-las e torná-las um sucesso.
    Que as 2 partes (técnico e imprensa) se esforcem para se reconciliar e assim trazer o sucesso para todos nós Brasileiros!!
    Vamos pensar e trabalhar “verdadeiramente” pra frente !!

    Saudações !!

  • barcelos diz: 22 de junho de 2010

    Deu no UOL:

    GLOBO NEGOCIOU ENTREVISTAS DIRETAMENTE COM RICARDO TEIXEIRA, MAS DUNGA VETOU

    Mauricio Stycer
    Em Durban (África do Sul)

    Por trás do incidente entre Dunga e o jornalista Alex Escobar, da Rede Globo, durante a entrevista coletiva no Soccer City, logo depois da vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim, esconde-se uma história que revela o alcance do poder do técnico da seleção brasileira.

    O UOL Esporte apurou que a Globo negociou diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entrevistas exclusivas com três jogadores da seleção, entre os quais Luis Fabiano. As entrevistas iriam ser exibidas durante o programa “Fantástico”, no domingo, horas depois da partida contra Costa do Marfim, vencida pelo Brasil por 3 a 1. Dunga vetou o acerto.

    O incidente entre Dunga e Alex Escobar ocorreu quando o jornalista conversava ao telefone com o apresentador Tadeu Schmidt exatamente sobre este assunto. O técnico percebeu o que ocorria e perguntou: “Algum problema?” Escobar respondeu: “Nem estou olhando para você, Dunga”. O técnico replicou em voz baixa, o suficiente para ser captado pelo microfone à sua frente: “Besta, burro, cagão!”

    Diversos jornalistas na sala de entrevistas ouviram Escobar desabafar: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”.

    Muitos também notaram que Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, fez o gesto de quem soca a parede a certa altura da entrevista coletiva. Paiva tem tentado se equilibrar entre o atendimento à imprensa e o respeito às exigências de Dunga. NoD cargo há nove anos, gentil com todos os jornalistas, o assessor dá sinais cada vez mais evidentes de reprovação à política de clausura imposta pelo técnico.

    Horas depois do incidente, durante o “Fantástico”, Schmidt falou: “O técnico Dunga não apresenta nas entrevistas comportamento compatível de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência, usa frases grosseiras e irônicas”. O jornalista da Globo não mencionou, no entanto, o motivo do atrito, ou seja, a recusa do técnico em aceitar um acordo feito entre o presidente da CBF e a emissora.

  • Sérgio diz: 22 de junho de 2010

    Como é fácil pedir sempre que o OUTRO dê a outra face. Nós, nunca.

  • Pedro Lapinscki Jr diz: 22 de junho de 2010

    nice post…

  • Victor diz: 22 de junho de 2010

    Wianey, não sei se notaste, mas o Escobar foi o uncio que não falou nada sobre o assunto??? No seu blog no outro dia ele não disse nada, nada mesmo…todos nós erramos, graças a Deus, mas voces mudam muito de opinião, tu no sala de redação de segunda sentou o pau no Dunga, eu ouvi, ninguem me disse, sério mesmo, por que voces não dizem da postura do Escobar no momento da entrevista??? Por que???

  • ana diz: 22 de junho de 2010

    to com o dunga e não aabro…chega de ser o pacato cidadão e baixar a caabeça em nome de uma educação que so e exigida de uns…e o cara no celular é o que?????….dissso tu não fala…corporativismo….
    daa-alhe dunga
    sexta…um dia sem a globo….

  • Arthur diz: 22 de junho de 2010

    Também seria recomendável que quando alguém da imprensa faz um comentário ou um julgamento pessoal em rede nacional seja concedido o mesmo tempo para que a parte acusada possa se defender. Caso contrário, não há liberdade, apenas para quem acusa. A Rede Globo faria tanto espalhafato do caso se os jogadores estivessem gandaiando com entrevistas exclusivas, casseta e planeta na concentração, café da manhã ao vivo com a Ana Maria Braga?

  • Antonio sadi Ribas diz: 22 de junho de 2010

    Eu acho que o DUNGA tem toda razão,pelo menos meu apoio ele tem !!!!!!!

  • JCBaldi diz: 22 de junho de 2010

    Essa crise não termina nem com o caneco, pois ninguém vai dar o braço a torcer. O Dunga, ganhando, vai dizer o que a imprensa precisa ouvir. E aí mesmo é que vão odiá-lo de vez.

    Se bobear, do jeito que a imprensa massacra, é capaz de, mesmo perdendo, o cara ter aprovação popular na volta.

  • LUIZ CARLOS SOARES diz: 22 de junho de 2010

    O DUNGA ESTA CERTO TEM QUE METER ESTA IMPRENSA NO SEU DEVIDO LUGAR PERGUNTA EM FORMA DE COICE A RESPOSTA DEVE SER DOIS COICES FALOU DUNGA TEM MUITA GENTE AQUI NO TEU PROPRIO ESTADO TORCENDO CONTRA, MAS SE GANHARES O CANECO COM CERTEZA ESTARAO DE BANDEIRINHAS NO AEROPORTO PARA DAR AQUELE VELHO ABRAÇO DE URSO, MAZZA NAO MUDE

  • Marcelo diz: 22 de junho de 2010

    CALA A BOCA GALVÃO, E CASAGRANDE, E REDE GLOBO! PERDERAM…

  • Locolorado diz: 22 de junho de 2010

    Dunga tinha é q fazer igual ao Maradona… pegar a arma de pressão e te chamar no tiro de chumbinho.

  • almir dall alba diz: 22 de junho de 2010

    Wianey, o fato é que Dunga foi grosseiro, me diga qual técnico não foi questionado na seleção brasileira? pelo esquema, pelo estado que representa etc etc, Dunga muito antes de ser técnico deveria ter a noção do que viria, li pelo blogs do Brasil afora questões que vão muito alem da arena esportiva, guerra com a Globo, quebra do “monopólio ” nas entrevistas e outras bobajadas, o fato é que a copa está a 30 dias do seu fim, claro que a projeção de Dunga aumenta, independente do êxito, porem o comportamento o inviabiliza na maioria dos clubes, isso no campo profissional. Dunga poderá ser campeão, mas não tenhamos dúvidas a copa perde muito do entusiasmo, faltam as noticias, entrevistas, esta é uma seleção antipática

  • Missioneiro (na Bahia) diz: 22 de junho de 2010

    Tem leitores q demostram raiva da Globo e falam como se todas as criticas ao Dunga viessem dessa rede. Muito pelo contrário, Globo e RBS fazem criticas pontuais ao contrário de M Neves (p ex) que faz criticas sistemáticas, esse cidadão critica ate a roupa q Dunga usa.

  • Luzmar diz: 22 de junho de 2010

    Quando por ocasião da derrota de 90 para a Argentina, foi extinguida em 94, quando Dunga foi lider daquela seleção em que teve o controle até sobre Romário e conquistaram o Tetra, quando jogou pelo Inter em 2002, livrou o Inter de um rebaixamento, tem em sua trajetória muitas conquistas e memoráveis vitórias, mas muito resentimentos também, deu a volta por cima em um copa e em fim de carreira diziam ter sido humilhado por Ronaldinho Gaúcho, não deve nada a ninguém e se não pode ser vingado pessoalmente de Ronaldinho o Inter o fez em um mundial e ponto final, se ele não quer dar a cara para bater, não tivesse assumido o cargo que assumiu, jogou várias copas e sabe da pressão, portanto treine a seleção com a dignidade de sempre, quanto as criticas! ah, ele ainda não ouviu, ou ele ganha essa copa ou ai ele vai ver o que é inferno, e ai não vai ter outra copa, e ou outra opurtunidade para dar a volta por cima, como dizia Chico Anisio( Nazareno, CALADA)

  • Mas……… diz: 22 de junho de 2010

    Tá certo o Dunga. Vive levando, agora se defendeu. Foi falta? E daí? A Globo tá injuriada com a pouca exposição da seleção. Quer fazer show e vender seu peixe. Chega de soberba. Dá-lhe Dunga. PS: só virei fã do Dunga depois deste episódio.

  • Vilso diz: 22 de junho de 2010

    Acho que esta briga não é só com o Dunga e também não é de agora, Felipão também sofre este tipo de preconceito por ter a mesma personalidade de Dunga, quando enfrentou toda a grande imprensa por não ter convocado Romário, lembram? Lembro muito bem que após a classificação, houve muita pressão para Parreira assumir, pois falava a linguagem da grande imprensa, era intelectual etc. Felipão ficou até o fim e fomos Penta. Em 2006, levaram o tal técnico intelectual e deu no que deu. Para quem trabalha na imprensa Parreira é o técnico ideal, acessível, calmo, comunicativo, para a torcida Felipão, Muricy, Mano e Dunga, seriam e são os técnicos desejados.

  • Marcelo da Rosa diz: 22 de junho de 2010

    Dunga, Fossati, Muricy, Celso Roth, entre outros, sempre são os culpados, sempre. A imprensa não teria culpa alguma nesses casos?
    Entrevista coletiva por exemplo, é lugar de perguntas ou de conversas?, a postura do repórter Alex Escobar, foi citada?, Sérgio Couto, dias atrás fez uma pergunta a Fossati, pergunta com dado, sem informação e ao ser questionado sobre o assunto saiu com um “NÃO SEI”. Dunga não está certo mas como seria bom, ler, ouvir e principalmente ver os dois lados.

  • Guilherme diz: 22 de junho de 2010

    E tu deverias seguir o exemplo dos que possuem carater

  • José Mattos diz: 22 de junho de 2010

    Chê, me admiro tu não defender o Dunga. O que fizeram com este homem não tem precedente no futebol brasileiro, ou melhor, tem o caso do goleiro da copa de 50. A grande maioria dos jornalistas só metem o pau nele. Os resultados dele já o consagram como um vencedor. A Globo sempre teve privilégios dentro da CBF e isto tinha que acabar. Não estamos numa democracia? Então direitos iguais p/ todos. O jornalista da Globo foi atender o telefone em plena coletiva do técnico, falando como se estivesse num galpão. Tamanha falta de educação. Tinha que levar chumbo de matar pato.
    O homem está ganhado e o que interessa são os resultados.
    Força Dunga.

  • Flávio diz: 22 de junho de 2010

    Muito interessante,
    quem ofende e agride, quer continuar a faze-lo, quem é vítima da ação, deve estender a mão em nome de uma convivência civilizada, e perdoar. (mas continuar apanhando sem reclamar).

    Tenho algumas dúvidas se mesmo Cristo, conseguiu seguir este teu conselho.

  • Anderson T. diz: 22 de junho de 2010

    Muitos da imprensa estao sendo corporativos ao expor suas opnioes. Momentos antes do jogo, a Rede Globo, através de seus repórteres insistiam em fazer uma entrevista exclusiva com o técnico e alguns jogadores, coisa que o Dunga vetou e conforme ele, somente entrevistas coletivas com a mesma informaçao para todos. Sua postura foi lamentável, mas houve muitos fatos nos “bastidores”. Ele determinou uma maneira de comandar, de expor a seleçao e isto é responsabilidade dele, e na véspera do jogo, tentaram passar sobre sua liderança, coisa que tambem ele nao engoliu. Reforço, na coletiva foi totalmente infeliz como lider e exemplo de pessoa, poderia contornar a situaçao mesmo com razão. Por outro lado, muitos jornalistas principalmente do grupo estao sendo corporativistas.

  • Marcos Engler diz: 22 de junho de 2010

    Caro Wyanei, o DUNGA apenas tem ALMA GAÚCHA e isso já suficiente para que muitos tenham medo e respeito pelo vivente, pois é um cara obstinado e não hipócrita como tantos que usam das palavras para denegrir sua índole e o povo gaúcho, pois o bairrismo e recalque dos que moram acima do rio Uruguai é bem maior do que a vontade e patriotismo em torcer pela seleção, DUNGA este sim, já é vencedor, pois ganhou tudo o que disputou com a seleção, claro, falta o “Gran Finale” e este momento acredito não estar distante, e caso aconteça! Não faltarão oportunistas que dizem que o amam, mas, na verdade, entre linhas o crucifiquem, estes, sim, se aproveitarão do momento para engrandecê-lo e gritarem aos 4 ventos “Eu disse…”, Wyanei, só mesmo um Gaúcho para saber e entender o que o DUNGA pretende com está briga com a Globo e imprensa em geral, “ELE QUER DIZER QUE NA SELEÇÃO QUEM MANDA É ELE E NINGUÉM DE VOCES VAI MUDAR” E sobre este assunto, até o Ricardo Teixeira calou; E quem cala consente! Então o recado é que ele não precisa puxar saco e nem que puxem o saco dele, destas coisas este Gaúcho de Ijui não precisa, pois é grande o suficiente e competente, apenas, por ser Gaúcho!

  • José Renato Rodrigues Silveira diz: 22 de junho de 2010

    Caro Wianey: Sou gaúcho radicado no Nordeste (Maceió) há 23 anos e dói muito quando vemos os paulistas, cariocas e mineiros falarem mal de algum gaúcho honesto, como é Dunga, como é Pedro Simon, como foi Leonel Brizola. Aqui no Nordeste eles só repercutem o que a imprensa dos citados estados anteriormente, publica. Portanto, esperamos que pelo menos os gaúchos, a imprensa gaúcha, mesmo que sejam afilhados da Rede Globo, trate com todo o respeito que merece Dunga, um ótimo treinador que não permite que seus convocados participem de “festinhas” com jornalistas como houve na Copa anterior.

  • Roberto Monteiro diz: 23 de junho de 2010

    Bom dia!
    Retorno a escrever para comentar uma matéria que o Clic publicou com a opinião de especialistas, tentando justificar as atitudes do Dunga. Fico feliz, pois não sou da área (psicanalista), mas acredito que parte do que escrevi anteriormente corrobora com o que os especialistas escreveram. É um pouco elucidativo o texto dos profissionais. Recomendo a todos lerem: torcedores, imprensa…

  • Tiago Lowell diz: 23 de junho de 2010

    Impressionante, tenho lido todos os comentarios que consigo a respeito desse tema e vejo que pessoas que teciam criticas ferozes ao Dunga, sao totalmente favoraveis a ele agora, torcedores gremistas, santistas, etc…
    O Brasil esta cansado do corporativismo, seja da imprensa, dos advogados, dos politicos, enfim de todos que desjam colocar interesses particulares ou classistas acima dos coletivos.

  • Rogério Vieira diz: 23 de junho de 2010

    Caro Wianey;

    Sou assíduo leitor de sua coluna há muitos anos, entretanto me permito discordar de ti. A Rede Globo quer, a todo custo, manter seu imperialismo sobre as informações da copa e da seleção a serem transmitidas para o Brasil. O Dunga está apenas blindando seus jogadores a fim de manter o grupo focado.

    Se alguns jornalistas da Rede Globo acham que podem ter privilégios para entrevistas e acesso a exclusivo à determinadas informações, estão equivocados, creio que as condições e o acesso para os elementos ligados à imprensa devem ser as mesmas, sem privilégios para a empresa “X” ou “Y”.

    Parabéns ao Dunga pelo posicionamento. E quanto aos supostos palavrões, tem muita gente neste país, em posição de muito mais responsbilidade, que comete atos que não são dignos sequer de comentário e a repercussão dada pela mídia é mínima.

    Um abraço;

    Rogério Vieira
    Florianópolis – SC

  • e. fernando diz: 23 de junho de 2010

    Chê! não gosto do dunga, e sou sincero tava torcendo p ele se ferrar, principalmente por causa da lista de convocados, achei q foi alguns perna de pau que não mereciam estar lá e por outra também ele não convocou outros que deveria ter convocado,..bueno mas ja ta feito, e eu como gaucho tava bem renegado, mas depois desse episódio, dessa rusga da globo, chê por incrivel que pareça, fiquei do lado do dunga, e agora espero que a seleção (com o que tem de jogadores) pelo menos mostre um bom futebol, mostre garra e vontade, que dá p chegar lá , mesmo pq vendo as outras seleções ,…tá feia a coisa, ninguém ta jogando é nada, e tem que terminar com esse negocio de a globo querer mandar em tudo, se achar no direito de comandar, inclusive seus reporteres qdo querem fazer entrevistas, praticamente expulsam os de outra emissora de perto p só eles tomarem conta das “celebridades” pelo tempo que querem, como se eles fossem “os reporteres oficiais” em todos os eventos.

  • Andréia diz: 23 de junho de 2010

    Pessoal,
    Acho que a Rede Globo tem uma importância muito grande perante a sociedade para tentar, erroneamente, colocar as pessoas contra o tecnico da Seleção. Não esqueçam que somos BRASILEIROS e não GLOBAIS.
    O estilo dele é o melhor: “forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude acaba por ser escravo.”.
    Acho que como pessoa pública, ele não pode se descontrolar e descer do posto importante que possui. No entanto, aceitar que um grupo de pessoas, com interesse comerciais sim (e não preocupados em trazer a melhor notícia para nós, como disseram…) que por estar com o microfone se torna a maioria, insultá-lo e exigir um espaço privilegiado nas notícias, é o fim né?!?
    Admiro um monte o senso de humor do Tadeu Schmit, mas o semblante de ódio que ele encenou ao dar a notícia sobre o Dunga, foi muito ruim, para a imagem dele, inclusive. Acho que está na hora da Globo se dar conta que os brasileiros estão mais safos e inteligentes, não aceitam mais qualquer coisa como informação verdadeira.

    E viva a internet e a TV a cabo ao alcance de todos!
    É com o acesso a informação VERDADEIRA que nos tornaremos uma nação melhor.

    Abraços, e que venha o HEXA! Para o desespero de alguns…
    Andréia

  • Bill Constante diz: 23 de junho de 2010

    Caro Wianey, fico admirado da tua postura! Quando da convocação vc teceu loas ao Dunga por sua postura firme! Concordei contigo porque penso que precisamos de pessoas de firmeza, postura e integridade, no entanto, fiquei surpreso agora! É a hora de firmar posicionamento, calçar o pé (como se diz por aí!)!!! Você não vai aderir a legião de brasileiros que assim como Dunga pensam que a seleção brasileira deve ser de todos e não de alguns privilegiados?! Vai concordar que o capital econômico mande na seleção?! Esse não é o Wianey que conheço desde quase criança! Grande abraço!

  • Rodrigo diz: 24 de junho de 2010

    A reacao do Dunga e’ compreensivel e aceitavel diante da analise a sua personalidade e nao a sua capacidade ao longo de anos por parte da imprensa de forma geral.

    O Dunga e os seus atletas ganhar a Copa das Confederacoes, Copa America, primeiro nas Eliminatorias, meteu 3 na Argentina la’ em Rosario (com Messi), 4 no Uruguai em Montevideo (com Forlan), 6 em Portugal (com Ronaldo) e venceu Inglaterra e Italia na Europa.

    E ai, a imprensa pega ou nao no pe’ do Dunga? A cisma e’ pessoal ou profissional?

    Bem, aguardemos as analises acerca do casaco do Dunga na sexta.

  • Cristiano diz: 24 de junho de 2010

    Mais de 80 comentários na coluna “ABI reprova Dunga” com mais de 98% contra as patacoadas do grosso da imprensa esportiva, te fizeram mudar de critico a puxa-saco?

Envie seu Comentário