Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de junho 2010

Tudo em paz entre Silas e Mário Fernandes

30 de junho de 2010 18

Silas conversou com Mário Fernandes e garante que tudo ficou esclarecido. Não se tem a versão do jogador, apenas a do treinador. Mesmo assim, o assunto deve ser superado. Só não cabe Luiz Onofre Meira “tapar o sol com peneira” garantindo ue Mário Fernandes só perdeu a titularidade porque se lesionou.

A discussão nunca foi esta, mas sim o fato de Silas decidir que o garoto não jogará mais de zagueiro e que disputará posição com Edilson. Mário queixou-se de ter tomado conhecimento da decisão através da imprensa. Em momento algum reclamou de não ser titular.

Bookmark and Share

Arbitragem não terá apoio tecnológico

30 de junho de 2010 29

A FIFA admite que discutirá a adoção de apoios tecnológicos para minimizar certos erros de arbitragem. Ora, este assunto só poderá ser tratado pela International Board, sem a interferência da FIFA. Não creio que a idéia prospere.

Qualquer tecnologia teria que ser aplicada em TODOS os jogos de futebol, no mundo. Não pode haver regra apenas para determinadas competições. Não sou contrário a proposta, não mesmo, mas à sua aplicação. Imaginem um jogo pela Gauchão no interior do Interior do RS. Como se aplicaria o apoio tecnológico?

Bookmark and Share

Elano é perda sem compensação

30 de junho de 2010 7

Confesso que Elano ganhou minha admiração com as suas atuações nos primeiros jogos do Brasil. Antes disso, não me entusiasmava a escolha de Dunga. Os desempenhos inteligentes de Elano, sua intensa participação nos jogos e os gols que marcou acabaram me convencendo de que Dunga estava certo e eu errado, reconsideração que já fiz, dias atrás, chegando a declarar que não havia entre os convocados, ninguém com a qualidade e as características deste jogador.

O seu afastamento da Copa motivado por lesão é uma perda que, talvez, a Seleção Brasileira não possa compensar, ainda que Daniel Alves venha tendo performances satisfatórias.

Bookmark and Share

Baixou o nível no Conselho do Inter

30 de junho de 2010 41

A reunião do Conselho Deliberativo do Inter, segunda-feira, tinha por objetivo e apreciação e votação do Balanço/2009. Após detalhada exposição por parte da direção do clube, a maioria dos conselheiros aprovou o demonstrativo, sem restrições. Nada poderia ser mais importante. Os dirigentes do Inter demonstraram não haver irregularidade algum e todos poderiam ter ido para casa em paz. Foi quando o conselheiro Claudio Bier, da Oposição, pediu a palavra e, fiel ao seu estilo agressivo, despejou a sua inconformidade com o resultado da reunião. Roberto Siegmann, Situação, irritou-se com as palavras de Bier e partiu para o contra-ataque. Daquele momento em diante, o barraco ruiu. Foram trocas de ofensas, convite para brigar, conselheiros tentando apaziguar os ânimos, enfim, uma sessão de baixarias que em nada engrandeceu o órgão deliberativo do Inter.

Bookmark and Share

Brasil não encanta, mas ganha

29 de junho de 2010 10

É verdade que o Brasil ainda não enfrentou uma seleção poderosa, candidata ao título. A Holanda será o primeiro adversário de boas credenciais. Até aqui, o time de Dunga não encantou, mas foi eficiente o suficiente para chegar às quartas-de-final.

O Brasil é candidato porque é muito difícil marcar gol em Júlio César. O seu sistema defensivo é o melhor desta Copa e, como o restante da equipe brasileira é bem organizado, disciplinado e o ataque tem jogadores de boa definição, a turma de Dunga vai em frente, com chance de erguer o caneco.

Bookmark and Share

Descendência portuguesa derrota o Grêmio

29 de junho de 2010 17

Minha primeira reação, e de muitas pessoas também, foi estranhar que Éder Luís tenha preferido jogar no Vasco da Gama e não no Grêmio. Só existe uma explicação: o Benfica é um clube português e o Vasco é uma entidade descendente de portugueses. Está esclarecido, ora pois.

Bookmark and Share

Gaúchos bagunçam hotel do Chile

29 de junho de 2010 8

Preocupa Dunga que, doravante, a Seleção Brasileira terá que se hospedar em hotéis designados pela FIFA e sem exclusividade. A delegação terá que conviver com hóspedes, indiscriminadamente. Dunga tem razão.

Ouvidos pelo repórter Luciano Périco, torcedores gaúchos gabavam-se que, hospedados no hotel da Seleção do Chile, tinham feito barulho a noite inteira, véspera do jogo contra o Brasil. Devem estar pensando que colaboraram com a vitória brasileira.

Bookmark and Share

Sobis, comprado ou emprestado, tanto faz

29 de junho de 2010 13

O Internacional queria adquirir o “passe” de Rafael Sobis. Estava disposto a gastar cinco milhões de euros, parcelados. Era desejo do clube fazer um contrato longo com o atacante. Como os árabes não aceitaram a proposta colorada, preferindo emprestá-lo por um ano, o Inter teve que aceitar.

Para os colorados, não fará muita diferença que Sobis venha por empréstimo de um ano ou para cumprir um contrato de cinco anos. Ele jogaria no Beira-Rio durante um ano ou, no máximo, dois anos, e seria revendido. É claro que o Inter perde a expectativa de ter algum lucro, mas o torcedor nunca se sensibilizou por negócios. Os colorados torcem por um time e não por um entreposto comercial.

Bookmark and Share

Silas ofende e revela prepotência

28 de junho de 2010 64

Silas esteve irreconhecível, após o jogo em Rivera. Mário Fernandes, na saída de campo, reclamou do seu treinador dizendo que “ele sempre fala primeiro para a imprensa e depois para mim. Fico chateado”. Quando a reportagemquis saber a opinião de Silas sobre a manifestação do jogador, a primeira reação foi surpreendente:

- Me admira que você, me conhecendo, venha me fazer uma pergunta destas, nesta hora…, esbravejou Silas.

Depois de confirmar que nada dissera a Mario Fernandes, que ele é quem manda, que não avisa quando escala e também não vai avisar quando tira do time, revelando arrogância e prepotência desconhecidas, Silas voltou a atacar o repórter quando este questionou o treinador sobre os defeitos que estava tirando Mario Fernandes da zaga e levando-o a disputar posição com Edílson, na lateral-direita. Irritado, Silas insinuou:

- Pela insistência acho que você tem interesse no passe do Mário.

Poucas semanas atrás, aborrecido com observações nascidas das suas freqüentes indicações de jogadores do Avaí; Silas desabafou:

- Não sou e nunca tive relações com empresários. Vivo do que ganho como treinador e nada mais.

O repórter também. Silas fez a outros o que não gosta que façam a ele.

Bookmark and Share

Árbitros auxiliares estão estragando a Copa

28 de junho de 2010 6

Os árbitros estão apanhando muito em função dos erros decisivos que se repetem na Copa do Mundo. Porém, os verdadeiros responsáveis pelas trapalhadas têm sido os auxiliares. O terceiro gol da Argentina contra a Coréia do Sul foi marcado em impedimento. Lance para o auxiliar.

No gol de Luiz Fabiano, o árbitro estava encoberto pelo corpo do atacante, mas o auxiliar, com visão lateral, poderia ter marcado os toques manuais. No gol marcado pela Inglaterra e desconsiderado pela arbitragem, a bola entrou 32 cm. Novamente, lance para ser esclarecido pelo auxiliar. E no gol de Tevez, em impedimento escandaloso, novamente a omissão do árbitro-auxiliar. Os “bandeirinhas” têm sido “amigos da onça” dos árbitros. 

Bookmark and Share

Grêmio enfrenta Nacional e sua penúria

25 de junho de 2010 5

Grêmio e Nacional de Montevidéu se enfrentam, domingo, no estádio Atílio Paiva, em Rivera. Jogo amistoso, para movimentar os times neste período de Copas do Mundo.

Se a Seleção Uruguaia vai bem na África do Sul, no Uruguai a penúria financeira dos clubes é desoladora. Três jogadores do Nacional acabam de deixar o clube, protestando pelo atraso no pagamento de salários.

Para se ter uma ideia clara sobre os problemas financeiros do clube, os dirigentes estão propondo que os jogadores presenteiem as categorias de base com os seus dois últimos salários. E mais, estão propondo que, a partir de agosto,os salários sejam pagos, parceladamente.

Os profissionais, obviamente, não querem nem ouvir falar destas propostas. E assim vai agonizando o futebol uruguaio. 

Bookmark and Share

O Inter de Roth tem três volantes

25 de junho de 2010 5

O primeiro treinamento coletivo do Inter sob o comando de Celso Roth começou a revelar as ideias do novo treinador. O time teve três volantes (Glaydson, Guiñazu e Sandro), dois meias (D´Alessandro e Giuliano) e um atacante (Alecsandro). Na defesa, sai Sorondo e entra Fabiano Eller. Glaydson estaria guardando lugar para Tinga.

Minha opinião: sem reforços, qualquer esquema tático não servirá. Se a proposta de Roth for mesmo esta, talvez seja apenas para enfrentar o São Paulo no Morumbi. Tentar não levar gols e, se possível, dar uma escapadinha e fazer um. Tudo pode ser. Ainda é muito cedo para fazer avaliações.

Bookmark and Share

Contratação de Sobis em passos de tango

25 de junho de 2010 2

O Internauta que sabe dançar tango entendeu o título deste post. Quem sabe, aí vai uma liçãozinha básica: dois passos para cá, um passo para lá. Não é só isso, claro,mas é o começo. A contratação de Rafael está assim: um passo de confirmação, dois passos para a negação.

Hoje, entretanto, o assunto deverá ser resolvido. Ontem, Giovanni Luigi deixou a reunião com os dirigentes do Al Jazira, convencido de que os árabes não aceitariam o parcelamento solicitado pelo Inter. Horas mais tarde, foi chamado pelos cartolas do clube para uma nova reunião. Luigi reanimou-se. O negócio poder sair a qualquer momento. Ou não. Passo prá cá, dois prá lá, uma hora a dança terá que acabar.

Bookmark and Share

A perfídia se esconde na Internet

25 de junho de 2010 3

Faço uma singela confissão: eu não saberia mais viver sem a Internet. Para ser mais específico: sem o doutor Google. Entre todas as invenções da humanidade, a Internet coloca-se como, possivelmente, a mais espetacular. Nela encontro fontes de pesquisa, informação, canais de comunicação que, antes, tomavam-me horas e, às vezes, dias de busca. Hoje, em poucos segundos, capturo o mundo. Viva a Internet!

Porém, o ser humano e a sua inesgotável propriedade de “Midas do avesso” está transformando esta maravilhosa ferramenta em uma arma mortífera. O anonimato garantido está fomentando a falta de escrúpulos e a covardia. Atrás de um apelido, ou nem isso, ofende-se e destroem-se reputações sem qualquer risco. A Internet já se tornou uma arma mortífera, escudo dos pérfidos e inocentes úteis.

Quem quiser joga na rede de computadores uma história escabrosa que ela, rapidamente, será reproduzida por milhões de internautas sem a menor preocupação de conferir se a notícia tem fonte, procedência etc. E como as pessoas ouvem, lêem e acreditam no que querem acreditar, a maledicência transforma-se em verdade.

Circulou pela Internet, sem autoria, que Fátima Bernardes, apresentadora da Globo, comparecera à concentração da Seleção Brasileira para realizar uma reportagem exclusiva. No texto constam diálogos, bom artifício para tornar a história verossímil. Na terça-feira, Reinaldo Salomão, ex-preparador físico do Inter e grande amigo de Dunga, telefonou-me para dizer que reenviara para Dunga o texto e este respondera que o fato jamais acontecera. No dia seguinte, David Coimbra procurou Fátima Bernardes, na África, para conferir a história. Mesma resposta. As pretensas vítima e vilão negaram, peremptoriamente, o que já se transformou em fato.

Quando me equivoco em alguma informação ou opinião, os leitores identificam a autoria do erro, pois este blog leva assinatura. Porém, quando um mau caráter joga na rede uma história escabrosa, sua falha moral se reproduz em cada internauta que repassa a informação. Este goza a mais absoluta impunidade, protegido pelo anonimato.

Não me move qualquer interesse em defender Fátima Bernardes ou qualquer profissional da Globo. Não trabalho nesta emissora, não tenho qualquer vínculo que pudesse me constranger a uma posição. Meu salário é pago pela RBS. Jamais, em quase 25 anos de atividade nesta empresa, foi-me sugerido, sequer, que defendesse ponto de vista que não fosse o meu. Não precisam acreditar mas, por favor, antes de dar crédito a uma informação apócrifa, tenham o cuidado de conferir autoria, fonte e procedência. Não sejam cúmplices da maledicência.

Bookmark and Share

Rivalidade Gre-nal: mortes e longa data

24 de junho de 2010 6

Michel de Azevedo Marcelino (Taquara), 25 anos, foi condenado a 28 anos de prisão por tentativa de homicídio contra dois torcedores colorados. Ainda será julgado pelo assassinato destes dois jovens, o que deverá elevar, ainda mais, a sua pena. Dois mortos e uma vida destruída. Michel, antes de ser gremista, é um psicopata. Matou em nome da rivalidade Gre-Nal mas mataria por qualquer outro motivo. Um triste exemplo.

Bookmark and Share