Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Estatuto pelo torcedor e contra a baderna

28 de julho de 2010 9

O Presidente da República sancionou mudanças no Estatuto do Torcedor que pretendem tornar mais dura a vida dos baderneiros que perturbam o futebol. Agora, quem for flagrado brigando nas proximidades dos estádios pode levar multa, ser banido do local ou pegar dois anos de prisão. A punição atinge o torcedor que praticar atos de violência e vandalismo a uma distância de até cinco quilômetros dos estádios. Também sofrerá punição quem que entoar cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos.

Tudo muito bonito, mas será mais um conjunto de leis inúteis se não houver rigor na sua aplicação. Ainda não caiu no esquecimento a absolvição dos 10 incendiários que atearam fogo nos banheiros químicos do Beira-Rio. A Justiça decretou que faltaram provas contundentes apesar das fotos e filmes que rechearam o processo. Criar leis é fácil. Aplicá-las é que, às vezes, parece impossível, fato que estimula a impunidade e a violência.

Bookmark and Share

Comentários (9)

  • elio miguel diz: 28 de julho de 2010

    Wianey, poderias ser mais simpático não colocando o nome do Presidente, pois , na verdade, na elaboração de uma Lei, o importante é o nome do seu idealizador. O Presidente só assina. Às vezes veta, todavia, como é o Lula……. . Concordo contigo que os números de leis exorbitantes não servem pra nada se não houver fiscalização. Encher o país de Leis e não aplicá-las, é cair no campo da impunidade, estimulando os marginais.

  • Gustavo M. diz: 28 de julho de 2010

    A lei foi criada. O legislativo e o executivo fizeram sua parte. Esse tipo de discurso, presente nessa postagem do blog, tem o intuito de “jogar pra torcida”. A absolvição dos 10 incendiários, mais do que comprovadamente envolvidos naquele trágico episódio, é culpa do judiciário e da forma como os magistrados responsáveis encararam o fato.
    A bem da verdade, quem sabe uma forma mais adequada fosse especializar um cartório judicial em crimes esportivos, ou crimes que se enquadrem na nova legislação. Aí, sim, teríamos a certeza de que seriam julgados por dois ou três magistrados engajados em punir esse tipo de criminoso.
    Soluções, sim, esse tipo de discurso oportunista, não. Tu és um cara experiente e com boa reputação, não precisa mais desse tipo de degrau.
    Saudações coloradas.

  • EDUARDO GRÊMIO IMORTAL diz: 28 de julho de 2010

    mais uma vez voces da imprensa vermelha colocam casos ligado a torcida do gremio por que nao colocar casos ligado a torcida mediucre do inter que nao canta e que abandona o time ,sem provas nao a argumentos ganham dinheiro por fora para botar isso domingo vamos derrubar o xiqueiro mafia do gremio

  • guilherme diz: 28 de julho de 2010

    Correta a ação, mas eu ainda acho que esta energia deveria ser gasta primeiro nas fronteiras, contra as drogas, ou o governo não sabe onde estão os traficantes? ou por onde entra as armas, drogas no pais? Porque não usam esta energia toda para isso? Se bem que é mais facil prende uma pessoa que entra dentro do campo. Pode ser que ela carrega uma bomba, ehehehe

  • ALEX JUNG diz: 28 de julho de 2010

    POXA!!! ASSIM O GRÊMIO VAI FICAR SEM TORCIDA….hehehehe

  • JC – Tricolor diz: 28 de julho de 2010

    Sr.Wianey Carlet, colocar banheiros químicos apenas para a torcida do grêmio, algo que nunca se viu em nenhum outro estádio do mundo, também nos parece uma atitude um tanto discriminatório, não acha?

  • Otharyo diz: 28 de julho de 2010

    Tchê, essa Lei é boa, era uma necessidade antiga, com certeza. Na Europa o problema da violência nos estádios foi minimizado com leis parecidas. O legal é que a torcida Colorada não vai ser afetada em nada – os Colorados costumam ser educados e gentis, torcida fina de primeira linha! Já os torcedores do cemitério da Azenha… A encrenca é feia e essa nova lei cabe para os tricolinos como uma luva! Quem destrói sanitários num estádio merece ficar preso uns 40 anos, trabalhando para o próprio sustento e construindo ferrovias debaixo de sol e chuva, como acontece nos EUA.

  • Carlos Alberto de Oliveira diz: 29 de julho de 2010

    Quer dizer que violência e vandalismo podem ser praticados, por exemplo, a cinco kilometros e um metro dos estádios? Por que cinco kilometros? Violência e vandalismo devem ser considerados crimes em qualquer lugar. É simples para os baderneiros. Basta medir a distância e praticar vandalismo sem medo. Cada lei que aparece…
    Quanto a colocar banheiros quimicos para a torcida do Grêmio, acho que não foi nada discriminatório. Foi uma atitude tomada com vistas a proteger o patrimônio, uma vez que no Gre-Nal anterior a “torcida” do Gremio quebrou os banheiros que lhe foram disponibilizados. Torcida entre aspas quer dizer, a banda podre que se diz torcedor, assim como também tem a “torcida” do Inter. Os bons gremistas pagaram pelos maus gremistas, naquela oportunidade.

  • eduardo mafia do gremio diz: 29 de julho de 2010

    a torcida do inter e bem fina mesmo franguinho e realmente a nossa do imortal e encrenca mesmo e sabe qual vai ser o resultado ,voces vao ser esmagados a 5 quilometros do beira lixo ,amargos domingo vamos derrubar o xiqueiro e banheiro quimico e so na tua casa nos lutamos por um ideal e nao aceitamos que nos mandem somos fortes por nos mesmos

Envie seu Comentário