Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 6 outubro 2010

Gre-nal em Rivera: Boa e perigosa ideia

06 de outubro de 2010 8

O presidente da FGF bateu martelo e anunciou: no dia 30 de janeiro de 2011 haverá Gre-Nal, em Livramento/Rivera, pelo Gauchão.

Do ponto de vista promocional, a iniciativa de Francisco Noveletto é plena de méritos. Será um evento para marcar a história da fronteira. Não tenho dúvida alguma de que o estádio Atílio Paiva vai lotar, assim como hotéis e restaurantes. O free shop de Rivera venderá como pão d`água em cancha reta.

É aí que mora o perigo.

É de se imaginar gremistas e colorados disputando espaço e produtos nas lojas da rua Sarandi, bem como bebendos e confraternizando em bares comuns. Não são as torcidas locais e da região que preocupam. São os vândalos que chegarão de lugares mais distantes, como a Grande Porto Alegre. As polícias brasileira e uruguaia terão que se desdobrar para garantir segurança a todos.

A FGF e a imprensa deverão, igualmente, esclarecer a cota máxima permitida para compras no free shop e, principalmente, o que não pode ser trazido para o lado brasileiro, como produtos alimentícios.

Tem que haver uma preparação do povão.

Bookmark and Share

Marquinhos é o substituto ideal de Taison

06 de outubro de 2010 42

Com a saída de Taison, emperrou o 4-2-3-1 de Celso Roth. O esquema tático que dava robustez ao meio-campo e contava com a velocidade de Taison para contra-ataques mortíferos, minguou pela falta de um jogador com características semelhantes. Por esta função passou Giuliano e, ultimamente, tenta se afirmar Edu, sem qualquer perspectiva de que seja uma solução.

Esta noite, Celso Roth escalará Marquinhos, forçado pelas circunstâncias e não por convicção. Entretanto, é possível que a necessidade esteja oferecendo ao treinador colorado a melhor alternativa para o preenchimento da vaga deixada por Taison. Marquinhos é veloz, tem ímpeto de atacante e capacidade física para ser, ao mesmo tempo, um meio-campista.

Só existe um problema: Marquinhos terá que ter uma atuação excepcional para permanecer no time. Diferente de Edu e outros, o garoto terá esta solitária chance. E, mesmo que tenha bom desempenho, não está garantido que fique no time. Roth parece determinado a recuperar Edu, um veterano de escassos horizontes.

Bookmark and Share

Como criar a quarta vaga para a Libertadores

06 de outubro de 2010 69

O presidente Duda Kroeff age nos bastidores na tentativa de levar a Conmebol a devolver a quarta vaga do Brasileiro para a Libertadores. Despontam muitas sugestões, todas elas propondo que algum país perca uma vaga em favor do Brasil.

Ora, propostas desta natureza não terão chance alguma no Comitê Executivo da Conmebol, que é formado pelas confederações nacionais da América do Sul.

Que país concordaria em perder o que já conquistou? E como seria necessária uma decisão por unanimidade, propor perda é, totalmente, inócuo. Este blogueiro acredita que a única possibilidade de o Brasileiro recuperar a quarta vaga seria com a criação de mais duas vagas, aumentando de 32 para 34 clubes participantes.

Pode-se criar um critério justo para destinar estas duas vagas. Poderia, por exemplo, premiar o país campeão da Libertadores e o país campeão da Copa Sul-Americana. Assim, o Brasil não seria punido por ter sido campeão e a outra vaga continuaria aberta, já que ainda não se conhece o campeão da Sul-Americana.

Fora desta possibilidade, criação de mais duas vagas, não se percebe outra possibilidade para uma quarta vaga brasileira.

Bookmark and Share