Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de outubro 2010

Acreditem: Inter Grande vetou Piffero e Fernando Carvalho

26 de outubro de 2010 26


Quando se trata de política, o Internacional pode se transformar em uma massaroca indigesta e incompreensível. Sábado à noite, foi uma destas ocasiões. A reunião que quase resultou na candidatura de Vitório Piffero foi implodida horas depois pelas lideranças do Movimento Inter Grande, ao qual pertencem, acreditem, o atual presidente e o vice de futebol.

Foi assim: os parlamentares que promoveram o encontro, propuseram que Piffero fosse candidato a mais uma reeleição. Este apresentou duas condições: que Giovanni Luigi e Pedro Afatato concordassem em retirar as suas candidaturas e que Fernando Carvalho aceitasse continuar dirigindo o futebol colorado. Imediatamente, o deputado Beto Albuquerque telefonou para Luigi e obteve deste plena concordância. Ibsen Pinheiro encarregou-se de falar com Afatato, obtendo idêntico resultado. Superada esta condição, faltava  Fernando Carvalho aceitar sua permanência no futebol, exigência atendida na hora.

Tudo acertado, Piffero anunciaria sua candidatura quando voltasse da Suíça. E gastaram mais algum tempo fazendo planos para a nova gestão. Na manhã seguinte, uma comissão de integrantes do Inter Grande compareceu à residência de Vitório Piffero, fazendo-o recuar da decisão tomada horas antes. Indiretamente, a própria corrente política de Piffero e Carvalho estava vetando a continuidade dos dois dirigentes mais vitoriosos da historia do Inter. Podem acreditar porque é verdade, por mais absurdo que pareça.

Bookmark and Share

Justiça: o árbitro não vibrou

26 de outubro de 2010 44

Seria desnecessário este post, tantos foram os esclarecimentos oferecidos ao público no final da segunda-feira. Entretanto, como este blog errou ao classificar o gesto de Alexandre Kleiniche como sendo uma manifestação de regozijo, é justo que neste mesmo espaço seja confortada a verdade.

Uma nova e aberta imagem do episódio mostra, definitivamente, que o árbitro-auxiliar estava, apenas, sinalizando a infração. Este blogueiro lamenta ter estimulado, inadvertidamente, a paranoia local. Carlos Simon e os seus auxiliares tiveram excelente desempenho no Gre-Nal e nenhum deles vibrou, em momento algum.


Bookmark and Share

Odone quer Renato, mas sem sacrifícios

26 de outubro de 2010 19

Foram dados os primeiros passos para a permanência de Renato no Grêmio. Paulo Odone disse ao treinador que deseja a sua permanência e as duas partes chegaram a falar sobre projetos. Não mencionaram aspirações financeiras, este é um assunto que não terá o envolvimento de Renato, apenas do seu procurador. O treinador já declarou que deseja ser valorizado, mas não disse quanto.

Paulo Odone admite a valorização de Renato, mas disse esperar que não seja necessário nenhum sacrifício financeiro. Atualmente, a comissão técnica custa ao Grêmio R$ 310 mil mensais. O Grêmio estaria disposto a chegar aos R$ 500 mil por mês? E Renato concordaria com este reajuste? Tudo indica que a renovação de Renato renderá muitas reuniões.

Bookmark and Share

Árbitro vibra no pênalti de Rochemback

25 de outubro de 2010 24

A imagem, postada no You Tube, é definitiva: na hora em que Fábio Rochemback comete o pênalti, atrás da goleira o árbitro-auxiliar do Gre-Nal faz um inequívoco gesto de vibração. Me ocorrem três possíveis justificativas, mas pode haver outras. O próprio Alexandre Keiniche deveria esclarecer se:

1 – A vibração era pelo acerto de Carlos Simon, na marcação da infração;

2 – Keiniche vibrou pela intervenção inusitada de Rochemback;

3- Comemorou a possibilidade de o Inter empatar o Gre-Nal.

Seja qual for o motivo da celebração, foi indevido, impróprio para um árbitro.

Bookmark and Share

Douglas é bom mas D'Alessandro é craque

25 de outubro de 2010 21


Durante a semana, discutiu-se quem seria melhor: Douglas ou D´Alessandro. O meia gremista é muito bom jogador mas D´Ale é craque. A comparação é indevida e danosa para Douglas. Impossível comparar as atuações de ambos, no Gre-Nal.

Enquanto Douglas desperdiçou duas chances claras para marcar gol, D´Alessandro teve uma e guardou a bola no pé da trave direita, impossível para Victor. As diferenças, porém, não se esgotam nas finalizações.

O argentino assumiu, sempre, o jogo. Liderou o seu time, lutou o tempo inteiro e reafirmou as suas virtudes de grande meia-armador.

Repito: Douglas é bom mas D´Alessandro é craque.

Bookmark and Share

Inter suou sangue para arrancar empate

25 de outubro de 2010 53

Foi um dos clássicos mais surpreendentes dos últimos anos. As alternâncias do escore emprestaram emoção em tempo integral. A expulsão de Rochemback, aos 20 minutos da etapa final, derrubou o Grêmio, embora Fábio Santos tenha marcado o segundo gol do seu time quatro minutos depois. O Inter, ferido nos seus brios, reagiu com todas as suas energias e conseguiu chegar ao empate com um gol espetacular de D´Alessandro. Impossível não ter gostado do Gre-Nal.

Fábio Santos foi o grande jogador do Grêmio e do clássico. Devolveu com eficiência e gol as costumeiras vaias que recebe. Pelo Inter, D´Alessandro confirmou que é um jogador especial em clássicos. Tecnicamente, ninguém jogou mais do que ele. É diferenciado.

Na volta do intervalo, Celso Roth substituiu Glaydson por Rafael Sobis. Ficou com Wilson Mathias, a ineficiência imposta pelo carteiraço. Em quatro minutos, o Grêmio teve três oportunidades para liquidar o jogo. Desperdiçou todas. Sorte de Roth, que com a sua desastrada mudança poderia ter entregado o jogo.

O resultado de igualdade não foi injusto para nenhuma das equipes. Mas, é preciso dizer que o Inter precisou suar sangue para conseguir o empate. Embora tenha jogado, durante quase 30 minutos, com um jogador a mais do que o Grêmio.

Bookmark and Share

Venda de ingressos engana torcedor

22 de outubro de 2010 10

Eu não sei quando terminará a desorganização na venda de ingressos para grandes jogos, como será o Gre-Nal de domingo. Os alentados quadros sociais da Dupla criam inevitáveis e compreensíveis dificuldades. Entretanto, o descumprimento de normas estabelecidas e anunciadas para a aquisição dos bilhetes acrescenta mais um elemento de dificuldade para o associado. A seguir, um bom exemplo:

“Prezado Wianey

Acredito não ser o único, mas me sinto seriamente lesado em relação a venda dos ingressos para o Gre-Nal do dia 24/10/2010 – 18:30 hrs. Ocorre que conforme o próprio site do clube divulga, onde sou sócio há muitos anos, é informado que o sócio-torcedor tem preferência pela compra de ingressos até 72hs antes do espetáculo, benefício este que pesou e muito, na hora de apertar o meu orçamento e guardar uma graninha para mensalmente pagar em dia o meu título.

Então pergunto, por que ontem, dia 21/10/2010, às 12:00, mais de 72 hs antes de jogo, hora em que tentei comprar o meu ingresso, diga-se de passagem ao qual tenho direito, não encontro-o mais disponível no portal da web? Priorizaram a venda nas bilheterias que beneficiam os cambistas?

Se puderes divulgar, eu agradeço, porque, como de costume, a ouvidoria nunca responde!
Obrigado.
Lucas Kniest – matrícula número 88316”.

Está divulgado, parceiro.

Bookmark and Share

Domingo, o Gre-nal será Pink

22 de outubro de 2010 1


Aviso aos navegantes, quer dizer, aos torcenautas da Dupla: o Gre-Nal de domingo terá acrescentada uma cor, além do vermelho, branco, azul e preto: será o rosa pink.  Motivo, saibam a seguir:

“Wianey, aqui vai um pedido de ordem pessoal, como sabes, teremos o Gre-Nal Pink no Estádio Olímpico, domingo. Além de ser um grande show para gremistas e colorados, tem para nós um significado maior, pois os jogadores entrarão em campo com uma braçadeira rosa, alusivo ao outubro rosa.

Gostaríamos de cumprimentar os jogadores antes de entrarem em campo e agradecer-lhes, pois somente  passando por um processo de um câncer de mama para poder entender… Como me sinto grata e mais feliz por este grande ato. Todos sabem de minha luta desde aquele 18 de julho de 2002 quando descobri ser portadora de um câncer de mama.

Nossa luta iniciou neste dia. Conseguimos transformá-la em lei estadual (Dia de Luta contra o Câncer de Mama). Este GRENAL tem que ficar em nossas memórias, para que amanhã não tenhamos mais o Rio Grande do Sul, nosso maravilhoso Estado e do qual tanto nos orgulhamos pelos seus combates, suas lutas, como campeão em mortalidade pelo câncer de mama. Este mal, por falta de um toque, deixa órfãos e familias destruidas, tudo por falta de um toque… Nilza Costa Godoy – Vice Prefeita de Imbé”.

Eu desconhecia que os jogadores da Dupla entrarão em campo com braçadeira rosa. Bonita iniciativa da Nilza e elogiável atitude de Grêmio e Inter. Muito bacana, mesmo.

Bookmark and Share

Nem todos os gremistas rejeitam Simon

22 de outubro de 2010 7

Já respondi vários e-mails enviados por torcenautas gremistas que, irritados com a indicação de Carlos Simon, indagavam, desafiadoramente, quantos Gre-Nais o Grêmio vencera com Simon no apito. Respondi todos, sem opinar, apenas informando os números: em 19 clássicos, o Grêmio venceu nove, perdeu cinco e cinco terminaram empatados. Alguns tiveram a gentileza de responder agradecendo e admitindo que os seus argumentos tinham caído por terra. Alguns, apenas. Mas, já começam a chegar correspondências de gremistas que não se alinham ao fervor punitivo contra Simon. Como este:

“Monumental Wianey: mais uma vez foste brilhante em tua coluna. Madrugador incorrigível, desde cedo estava ‘te lendo’ e simplesmente me alegra fazê-lo, pois te acho verdadeiramente integrante do top de linha na área. Permita-me: o Simon é um sujeito muito valente e inteligente, se dispondo ontem a aparecer de todas as formas possíveis em video e rádio para enaltecer seus predicados, fato que não envolveu vaidade, mas sim realidade. São verdadeiros os seus feitos, não são irreais suas colocações e um futuro promissor a ele destinado, não é para qualquer ‘guaipeca’. Sou gremista de 10 costados e há que se considerar que o Guerra é um dirigente novo, pujante, mas que não oportunizou observação que interesse ao gremio no tal ‘veto’. Abraços LEONARDO LEIRIA DA ROCHA”.

Bookmark and Share

Para D´Alessandro, Abu Dhabi vale mais

22 de outubro de 2010 12

Falando no mesmo tom de Celso Roth, D´Alessandro declarou, com toda a clareza, que “o Gre-Nal é importante mas o Mundial Interclubes é mais importante”. Se o craque argentino quis, apenas, destacar uma obvia superioridade do mundial, falece qualquer discussão.

Porém, se por trás da sua frase se escuda a intenção de se poupar para os jogos de Abu Dhabi, o Inter diminui um pouco mais a sua possibilidade de vencer o clássico. E se não for o pensamento, somente, de D´Alessandro e representar o que se passa na cabeça de cada jogador colorado, então a chance de o Inter sair do Olímpico com uma vitória fica ainda menor.

O fato é que Roth desmobilizou, por conta própria, o seu time. D´Ale deve estar, apenas, repetindo o que vem dizendo o seu treinador.

Bookmark and Share

Odone já inclui Renato nos planos para 2011

22 de outubro de 2010 6

Paulo Odone assumirá o comando do Grêmio cinco dias após o último jogo da temporada. Nada que o impeça, entretanto, de antecipar o início do seu projeto. Ontem à noite, no Show dos Esportes, programa apresentado pelo narrador Pedro Ernesto Denardin, Odone reafirmou suas ambições para o próximo biênio – o título mundial é a maior delas – mas, pela primeira vez, inclui Renato nas suas projeções para o Departamento de Futebol.

Até então, Odone vinha protelando qualquer tendência mas nesta entrevista afirmou seu entusiasmo pelo trabalho de Renato e quando falou na próxima temporada, inclui o atual treinador. É possível que o presidente eleito do Grêmio, estrategicamente, prefira não demonstrar interesse na recontratação de Renato pois, acima dos vínculos profundos existentes entre o profissional e o clube, existirá uma negociação financeira. Renato ganha em torno de R$ 270 mil mensais e pessoas próximas a ele garantem que ele deseja um aumento substancial nos seus ganhos.

Bookmark and Share

Colorado não quer Inter “flamenguisado”

21 de outubro de 2010 5

“Dirigente dirige e torcedor torce”, a frase do presidente colorado, Vitório Piffero tem a força de sentença final. Não fosse assim, o clube informaria, com clareza, os seus mais de 100 mil sócios, sobre as alternativas, significados e conseqüências das opções para a revitalização do Beira-Rio. Uma consulta bem dirigida apontaria o caminho preferido dos “donos” verdadeiros do clube e evitaria angústias como a do torcenauta Miguel Carvalho, comum a uma infinidade de e-mails que têm chegado para o blog manifestando idênticas preocupações. O que diz o Miguel:

“Carlet

Votação : endividar o clube, comprometer suas receitas e seu  futuro  será rematada estupidez, voto contra.

O Inter cresceu em cima do legado de muitas gerações, agora mesmo lança mão dos Eucaliptos, tem patrimônio e não divida.

Receita de  patrimônio desmobilizado tem que ser usada na formação de outro patrimônio que produza renda, investimentos e não pode ser usada para enriquecer empresários e agentes de jogadores, mesmo os Sonda da vida , ou para enriquecer  jogadores medíocres como os que o Inter tem contratado a peso de ouro.

Sociedade com  Construtora ( s ) para desenvolver o potencial imobiliário da área que cerca o Beira Rio é a única alternativa palatável, afinal  ter  digamos 50% do que está planejado será muito mais do que ter 100% de nada como atualmente. Ter sócios não é mau negocio, creio que é inevitável. O futuro do Inter está no aproveitamento deste potencial e para isto precisa sócios na empreitada.

Mas, cuidado com Andrade Gutierrez, esta empreiteira faz parte das BIG FIVE que dominam a economia brasileira, estradas, aeroportos, base de submarinos, petróleo, siderurgia, barragens e geração de eletricidade, tudo é com eles mesmo e sempre com  financiamentos do BNDES. Certamente esta jogada é orquestrada.

A Diretoria do Internacional tem uma grande responsabilidade pela frente, um escorregão sufocará o crescimento do clube e poderá determinar de forma irreversível a sua “flamenguisação”.

M.Carvalho”.

Bookmark and Share

Colorado prevê goleada espetacular do Grêmio

21 de outubro de 2010 92

O Grêmio está fazendo a melhor campanha do returno entre os 20 participantes do Brasileiro. Mesmo assim, os merecidos elogios que vem recebendo não são bem digeridos por torcedores, como o Gil Oliveira, Santa Maria, que enviou este e-mail para o blog:

“Estou me preparando para domingo, por volta de 20:30 hs, suportar a dor de uma goleada ESPETACULAR que o Inter sofrerá no Grenal. Desde 1990 que o Grêmio não aplica uma goleada no Inter mas desta vez acho que não tem volta. ESPETACULAR é a palavra mais usada na programação esportiva da RBS, quando o Sr e seus colegas referem-se ao Grêmio do momento. Renato lidera o 2º Turno e isto é ESPETACULAR.

Gabriel tem 29 votos entre 30 jornalistas porque é um lateral ESPETACULAR. Vilson que era reserva no Vitória é ESPETACULAR, tanto de volante como de zagueiro. André Lima, reserva em todos os times que jogou, no Grêmio é ESPETACULAR. Gilson é dono e propicia ao Grêmio, quando entra em campo, uma velocidade ESPETACULAR. Mário Fernandes está esquecido porque Paulão é ESPETACULAR. Viçosa lembra Nilmar e isto é ESPETACULAR. Clementino lembra Tarciso e por isso é ESPETACULAR. Jonas é o novo Tcheco, nunca ganhou coisa alguma, mas é ESPETACULAR. Alberto Guerra é ESPETACULAR. Renato nâo vai fechar os treinamentos porque disso aquilo que todo mundo costuma dizer: o Grenal é um jogo igual a qualquer outro e por isso ele é ESPETACULAR. Felipão, Mano Menezes, Enio Andrade são coitadinhos perto do super laureado e ESPETACULAR estrategista que é Renato Portallupi.

O Inter tem bons jogadores mas não tem time. Esta frase é ESPETACULAR. Coitado do meu time, só tem o Wilson Mathias que é ESPETACULAR  e mesmo assim tomou 25×5 do Vilson na votação comparativa dos jogadores feita por ZH. Fico imaginando a euforia e a vibração do Silvio Benfica levando para o Papo no Bar, após a goleada ESPETACULAR de domingo, no Balanço Final, o Santana e o Cacalo que emocionados encantarão a todos com frases ESPETACULARES. Sugiro que o Sr e o Guerrinha também peçam para participar desse cafezinho, pois ninguém lhes tira o troféu de críticos mais ESPETACULARES do Inter na imprensa gaúcha. Que Deus me de força para suportar este momento e que os dirigentes, jogadores, a torcida  do Inter e o coitado do Celso Roth tenham tenacidade, persistência e moral para recuperar a auto estima após esta ESPETACULAR decisão do 2° Turno em que serão impiedosamente goleados, pois logo adiante estaremos disputando um campeonatinho insignificante. Um abraço. Gil Oliveira – Santa Maria-RS”.

A correspondência do torcenauta é engraçadíssima pelo exagero, inexatidão, ironia e, por que não, pelo tom bem humorado. De minha parte, posso dizer que não tenho usado a adjetivação atribuída pelo Gil. Mas, deixa assim. O futebol também é ótimo pela existência de torcedores ESPETACULARES como o Gil Oliveira. Que dor-de-cotovelo ESPETACULAR, hein, amigão?

Bookmark and Share

Globo perde preferência pelo brasileirão

21 de outubro de 2010 11

Desde ontem, a rede Globo de Televisão não tem mais preferência para renovar o contrato com o Clube dos 13 pelo televisionamento do Brasileiro. Até então, a Globo tinha preferência para apresentar nova proposta sempre que a sua fosse superada.

Ano que vem, quando Fábio Koff abrir licitação para venda dos direitos de imagem, qualquer emissora poderá dar o seu lance. Significa que a Globo perderá, irremediavelmente a exclusividade das transmissões? Não sei, mas não é provável que aconteça. Os clubes têm o pleno direito de exigir o mesmo padrão de qualidade que a Globo tem oferecido: boas condições técnicas para transmitir de todas as cidades brasileiras onde houver jogos, equipes esportivas qualificadas, etc.

Além disso, o Clube dos 13 poderá adotar o sistema de leilão: reúne os interessados em comprar os direitos de transmissão e quem der o lance maior, ganha a disputa. Para os clubes, seria excelente. Os ganhos financeiros atingiriam as nuvens.

Bookmark and Share

Palmas para Carlos Simon que ele merece

21 de outubro de 2010 39

É isso mesmo: palmas para o Carlos Simon que ele merece. Em vez de fomentar uma polêmica extemporânea, a hora é de superar ranços a reconhecer a importância deste árbitro para o futebol gaúcho e brasileiro. Será a despedida de Simon em Gre-Nais. Depois de domingo, ele só será visto apitando clássicos de veteranos, aspirantes, etc.

Será que não dá para controlar a língua e, até, de homenagear Simon? Sinceramente, antes do Gre-Nal ele deveria ser celebrado por Inter, Grêmio, Aceg e FGF. Puxa, o cara apitou em três copas do mundo, detém reconhecimento nacional e mundial, não seria possível um tiquinho de grandeza e dizer: parabéns, Simon. E muito obrigado por tudo o que você representou e ainda representará, até dezembro, para o futebol brasileiro. Será tão difícil aplaudir um desportista com a biografia de Simon?

Domingo, Simon apitará o seu 19º Gre-Nal. Até agora, dos 18 clássicos por ele dirigidos, o Grêmio venceu oito,o Inter foi o vitorioso em cinco e outros cinco terminaram empatados. Será que dá para perceber o recado dos números?

Bookmark and Share