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Pesquisas eleitorais do Inter são questionáveis

23 de novembro de 2010 4

A campanha eleitoral, no Inter, acontece com o ardor que convém, por parte das duas chapas. Pedro Affatato está com campanha publicitária na rua e Giovanni Luigi deve tomar o mesmo caminho. Como não existe disputa sem agulhadas recíprocas, os ataques e contra-ataques já começaram. Faz parte do jogo democrático. Assim como as enquetes e pesquisas, cujos resultados são altamente questionáveis.

O Nando Gross, no seu Hoje nos Esportes, abriu espaço para os associados colorados se manifestarem. Affatato, em cerca de 1700 participantes, teve mais de 60% dos votos e Luigi ficou com pouco mais de 30%. Outras enquetes indicam vantagem de Luigi na proporção de 13 por três.

Ora, é impossível apurar tendências em um colégio eleitoral de quase 50 mil sócios-eleitores. Nas enquetes, sejam elas nas rádios, televisões ou internet, nunca se sabe se um eleitor não votou várias vezes. Mas todas estas buscas de tendências tem um mérito indiscutível: elas animam o processo eleitoral.

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Comentários (4)

  • Dudu diz: 23 de novembro de 2010

    pesquisa interativa eh barbada de manipular.

    quem acompanha a internet, orkut, twitter, onde cada um opina mostrando a sua cara, percebe que a maioria vai de CHAPA 3 – LUIGI PRESIDENTE e CHAPA FERNANDO CARVALHO para o conselho.

  • antonio cesar diz: 23 de novembro de 2010

    portque investir tanto $$$ pra ser preseidente do Inter???

    o afatato com essa camopanha perde o meu voto.

  • Carlos Alberto Rathunde diz: 24 de novembro de 2010

    Bem vindo de volta, Wianey. Só uma palhinha sobre a eleição: Alecsandro como titular inquestionável de Fernando Carvalho, vai fazer um baita estrago!!

  • Claudio Duarte diz: 24 de novembro de 2010

    É claro que é possivel, esta tarefa é parte das qualificações de um bom estatístico. O fato de serem 50.000 socio-eleitores torna a atividade mais fácil. Pesquisas onde os participantes se auto escolhem são engana-bobos, para usar uma expressão que voce gosta tanto. Na última eleição a Jovam Pam realizou pesquisas em 15 capitais sobre a eleição para presidente. Os primeiros 30 telefonemas eram contabilizados. Em São Paulo (onde o resultado foi 55% para Serra e 45% para Dilma) os 30 primeiros disseram que iriam votar no candidato que foi derrotado na eleição.

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