Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Jonas é o mestre e o Grêmio simples aluno

24 de janeiro de 2011 25

Não adianta a atual direção gremista repassar a responsabilidade pela perda de Jonas para os dirigentes anteriores. Não adianta culpar o Assis pela não contratação de Ronaldinho. Não adianta apontar o dedo para os procuradores de Jonas. O Grêmio precisa aprender a gerir com inteligência e profissionalismo o seu departamento de futebol. Jonas é, apenas, a sua última perda. Existe um histórico recheado de exemplos, em que o Grêmio se coloca como marido traído. Esta imagem é desabonadora, não condiz com a grandeza do clube.

Ânderson Polga, zagueiro da Seleção Brasileira, voltou do Mundial e pouco tempo depois se mandou do Olímpico sem deixar um centavo nos cofres do clube. Tinga, formado no Grêmio, jogador valorizado, seguiu os passos de Polga. Saiu e nada ficou. Quando o ex-presidente Alberto Guerreiro fixou na entrada do Olímpico uma faixa dizendo “Aqui não se vendem craques”, ensejou a piada: “se vende, doa-se”. Tempos depois, Ronaldinho se mudava para a França deixando para o Grêmio meia dúzia de tostões. Adriano era um zagueiro promissor. O Grêmio não depositou o Fundo de Garantia e o rapaz se mandou para a Itália. De graça, claro. Grafite foi outro jogador que o Grêmio perdeu nas mesmas condições. E, quem não lembra de Roger, aquele da Débora Seco? Recuperou-se no Grêmio e quando voltou a se destacar no mercado, deixou poucos trocados no Olímpico e foi embora. Agora é Jonas quem sai, por mísero valor. Está na hora de o Grêmio parar de culpar terceiros por suas perdas históricas.

Fixa-se multa rescisória por comum acordo entre jogador e clube. Se o jogador exige que o valor seja baixo, ameaçando não renovar seu contrato se não for atendido, o clube obriga-se a ceder ou perder o jogador, imediatamente. Jonas não é o primeiro caso de coerção e nem será o último. Os clubes tornaram-se reféns dos jogadores.

Bookmark and Share

Comentários (25)

  • Adriano diz: 24 de janeiro de 2011

    se os clubes tornaram-se refens, pq isso nao acontece no internacional?

  • Rosangela Schoenardie diz: 24 de janeiro de 2011

    Quando é que o Grêmio vai ter um departamento jurídico compatível com sua grandeza em???

  • carlos eduardo diz: 24 de janeiro de 2011

    Até qdo gremio??? Será que não aprendem vendo o modelo dos rubros??? Enquanto fazem fortuna com Pato, Giuliano, Sobis, Nilmar, Daniel Carvalho e tantos outros os azuis contam migalhas!!! P A T É T I C O

  • Marcos Dahmer diz: 24 de janeiro de 2011

    É isso que acontece quando um clube quebrado não consegue fazer contratos adequados! Não têm dinheiro para dar ao jogador na hora da renovação, se obrigando a aceitar essas multas ridículas. Vê se esse tipo de coisa acontece no Inter! Jogador que não quer renovar vai para a “geladeira” até renovar o contrato na qual o clube seja recompensado em eventual venda. Mas como o Grêmio vai mal financeiramente, e não é de hoje, também não poderia botar o Jonas na “geladeira” no ano passado, e sabe porque…porque não poderia se dar ao luxo de ficar sem o goleador…uma vez que estava quase caindo para a SEGUNDONA mais uma vez!!! Que vida ingrata essa!!!

  • Davi diz: 24 de janeiro de 2011

    Presidência do Grêmio é uma escola de amadores.

  • Davi diz: 24 de janeiro de 2011

    Já o Jonas fez uma coisa tão legal. Mandou a turma do amendoim, que tanto o vaiou pra longe, e foi ganhar a vida, não deu tempo nem do retruque.

  • Juan diz: 24 de janeiro de 2011

    VIANEY DISSE TUDO! A DIREÇÃO É INCOMPETENTE , ODONE É POLÍTICO E FOI O MAIOR ERRO ESTE CIDADÃO VOLTAR! CANCELEI MINHA CARTEIRA HJ E MAIS 9 PESSOAS QUE CONHEÇO TB! ENQUANTO NÃO ODONE NAO PEDIR PARA SAIR , NÃO VOLTO AO ESTÁDIO!

  • Guto diz: 24 de janeiro de 2011

    Não. Não se tornaram, não. Colocam-se nessa situação por incompetência. Qualquer negociação parte do pressuposto de que ambos os lados têm alguma coisa que o outro quer. Jonas tinha gols? O Grêmio tinha a ferramenta para que Jonas os fizesse.

    Quem era Jonas quando prorrogou o contrato? "O pior atacante do mundo", que "talvez" tivesse sido o goleador do Brasileiro, não tivesse lesionado. Jonas era um potencial. Naquele momento, O Grêmio queria os gols de Jonas, que queria fazer parte do time DO GRÊMIO. Pois o Grêmio, como se nâo tivesse moeda de troca, aumentou-lhe o salário para 300 mil e aceitou a ridícula multa que hoje foi paga.

    Quando Jonas bateu pé que só renovava por se a multa fosse essa, o Grêmio deveria ter cedido o jogador por empréstimo para o ASA de Arapiraca ou, melhor!, ter mandado que fosse treinar em separado em Eldorado! E liberado o empresário para procurar negócio. Queria ver "O pior atacante do mundo" conseguir 300 continhos como conseguiu.

    Nessa negociação, o Grêmio colocou o valor da multa ao alcance de Jonas e, pior!, deu-lhe o dinheiro para pagá-la. Se fossem meus empregados, nem carta de recomendação recebiam, semelhantes nulidades!

    Os últimos a deixarem alguma coisa foram Andershow e Lucas. E, desconfio fortemente, mais por sua hombridade que por qualquer outra coisa. Quisessem ser safados e teriam ido embora de graça, também.

    Em um mundo em que não se fala de 150 mil como se fosse dinheiro, fazer negócios com tal amadorismo é que torna o clube refém de jogador. É uma pena. Porque não administram suas carreiras da forma como administram o clube. Duda Kroeff, que deixou o Grêmio sem técnico por dois meses, certamente não deixa suas fazendas sem agrônomo ou veterinário por dois dias. Odone, que atirou-se nessa aventura insana de Ronalducho, nunca tentou ser Senador. Na vida pessoal e profissional, muito pé no chão. Para o Grêmio, restam as sandices.

    Mas vou esperar o que de homens que tentaram usar o Grêmio para a ressurreição de Antônio Britto? Se isso não mostra bem o descalabro que tornou-se o Grêmio de 1997 para cá, nada mais mostra...

  • cleber santana diz: 24 de janeiro de 2011

    Agora ficou fácil colocar tudo num saco e responsabilizar os dirigentes gremistas. Inclusive nos dois desfechos do caso ronaldinho. Era o que bastava para debitar à má gestão, gerência, adminstração ou sei lá o nome que tu quiseres dar. Vamos começar com Anderson polga. O Grêmio no ínicio de 2010, ainda devia para o Anderson polga. Quase oito anos. O Tinga saiu também porque o grêmio lhe devia. Adriano entra no mesmo rol. Portanto, esses jogadores citados não tem relação alguma com o caso Jonas. O Grêmio não deve nada para o Jonas. Não é por esse motivo que ele está saindo do olímpico. O Ronaldinho foi numa transição de leis. O jogador estava muito bem orientado pelo advogado Sérgio Neves e a idéia era a mesma de agora. Não deixar ou deixar pouco nos cofres gremistas. O Roger era jogador do Corinthians, o grêmio não tinha domínio sobre ele. Mal conseguia pagar metade do salário do jogador. A outra era paga pelo Corinthians que queria se livrar logo daquele abacaxi. O grafite o Grêmio não o quis mais. Foi uma avaliação equivocada quanto ao futebol daquele rapaz.
    Não entendi o último parágrafo. Quer dizer que no frigir dos ovos depois de toda esta cantilena tu concordas que se o atleta quiser ir embora não há nada que o faça mudar de idéia.
    É só pegar o caso do atacante walter do SCI. Incomodou tanto que a direção colorada não teve outra saida senão vendê-lo por uma bagatela.

  • Darlan diz: 24 de janeiro de 2011

    Pois é a direção do Grêmio fala em chegar a não sei quantos mil sócios. Como, dando exemplos de incompetência como no caso do Ronaldinho e agora no caso Jonas? Olha comecei o ano esperançoso com o Grêmio, achando que íamos ter um ano de glórias, mas pelo que estou vendo vai ser apenas mais um ano que vamos apenas participar dos campeonatos, sem nenhuma pretensão, tomara que esteja enganado.

  • João Mario diz: 24 de janeiro de 2011

    INFELIZMENTE ESTAMOS NÓS GREMISTAS EM MÃOS DE POLITIQUEIROS QUE USAM O CLUBE PARA MOSTRAR A TODOS QUEM É O PIOR DIRIGENTE, NÃO TEMOS LIDERES DESDE kOFF, SÃO CEGOS BRIGANDO COM CEGOS INTERNAMENTE,E QUEM SOFRE É A TORCIDA...

  • Valair Ferreira diz: 24 de janeiro de 2011

    Claro. É isso mesmo.

    Pra colocar jogar na bela "vitrine" tem que fazer um contrato direitinho.

    Olha o co-irmão por exemplo, escondeu o Pato, até fazer um contrato com multa de 20 milhões. Aí colocou pra jogar.

    O departamento de futebol tem que pegar todos esses guris da base e dizer: Vcs só treinam aqui, e jogam no time principal, se tiverem um contrato direitinho. Simples. Assinou joga, não assinou fica no banco.

    O Jonas, em março do ano passado, tinha contrato até dezembro de 2010. Em julho poderia assinar um pré-contrato e sair de graça agora. Pois bem, coloca no banco até renovar. Convence que o Grêmio seria uma boa vitrine, como foi, ele assinaria. Não, aí o idiota do Meira e Duda, triplicaram o salário dele, estendendo o contrato por mais um ano apenas, mas com multa rescisória mínima, o que é a mesma coisa que não ter contrato, já que poderia ir embora a hora que quisesse.

    Acho que esses contratos deveriam passar pelo crivo de um conselho deliberativo. Isso que o Duda fez, foi depredar patrimônio do clube. Assim como todos esses casos que vc citou.

    O Inter comete as falhas dele (tipo Bustos, 60 jogadores no elenco), mas em compensação sabe fazer dinheiro. Basta ver quanta grana fizeram com Nilmar, Alex, Tison, Sandro e agora Giuliano. O Grêmio só conseguiu vender o Douglas Costa, que está arrebentando na Ulcrânia, por 7 milhões de Euros, e nada mais. Não há como não quebrar dessa forma... MALDITA LEI PELÉ, FEITA PARA EUROPEUS.

  • Carlos Yomuri diz: 24 de janeiro de 2011

    Turma tricolor
    A coisa ta tao feia, deixo como sugestao..., que tal tentar recuperar o proscrito Leandro?
    Depois do que o Renato fez com o Douglas nao deve ser uma tarefa tao dificil.
    Acho que, se ele jogar bola, resolve boa parte dos nossos problemas.

  • carlos diz: 24 de janeiro de 2011

    Wianey, perfeito. Voce lembra que no caso Ronaldinho a unica voz distoante, de dentro do Gremio, foi alguem que era do departamento juridico, da epoca? Esta na hora de profissionalizar, o que, alias, foi promessa de Odone. No entanto, gostaria de ajudar um pouco esta grande massa azul, preto e branco. Permita-me fazer o comentaria abaixo:
    GREMIO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

    Lembro da final do brasileiro de 1996. Primeiro jogo 2x0 para a Portuguesa. No jogo de volta o Gremio precisava fazer 2x0, no minimo, para reverter a vantagem perdida no primeiro jogo. Entre certezas e duvidas, certo era que o Gremio estava so contra o Brasil. A imprensa do centro do pais, que nunca viu com bons olhos a ascensao tricolor e a serie de titulos conquistados na era Felipao armou, sutilmente, a “guerra” do “pequeno contra o grande”, “Davi contra Golias”, do “mais simpatico contra o nefasto”. A midia do restante do pais, como sempre, se deixou levar pela influencia do eixo. Assim foi. Todos nervosos, reclamacoes contra o arbitro escalado, tecnicos fazendo “jogo de cena”, botando pressao. So havia uma certeza: a torcida tinha que comparecer e apoiar, do inicio ao fim, independente do resultado. O time entra em campo. Inicia a partida. A torcida cantando. Pressao tricolor. Logo no inicio 1x0 para o Gremio. O jogo se arrasta ate perto do final e a Portuguesa entre nervosismos e contra ataques ia resistindo, bravamente. E a torcida vibrando. Felipao faz substituicoes. E a torcida aplaudindo. A seis minutos do final da partida eis que um chute certeiro, indefensavel, daquele que foi vaiado durante todo o campeonato (mas não nesta partida) vence o goleiro Clemer. Ailton expressa toda sua magoa com aquela frase: “Eu sou f...” . Gremio 2x0. Entre choros, tensao e alegria a torcida permanece apoiando ate o fim. O tricolor vence. Gremio campeao.
    Meus amigos tricolores, não estamos numa final de campeonato, mas sim, no inicio de mais um. O breve relato acima exposto chama cada um a refletir sobre o que nos torcedores podemos fazer nas horas de decisao, pois estamos, hoje, numa encruzilhada. Gostaria de falar de cada uma das coisas que tem acontecido nestas ultimas semanas, mas com toda a certeza não conseguiria me separar da paixao (que me levaria a interpretacoes erroneas) e nem poderia me separar de uma dose de razoabilidade que poderia ferir alguns. Portanto, chegou a hora de dizer quem eu sou. Chegou a hora de dizer que eu tambem decido campeonatos, chegou a hora de mostrar o que eu quero, o que farei e como farei para alcancar o objetivo. Se eu não for, se nada fizer, se abandonar quem sempre amei, pode ser que não fara diferenca, mas se eu disser “PRESENTE” talvez seja eu a peca fundamental que o time esteja precisando para ser campeao. Se assim for, já não serei mais “EU”, mas sim, “NOS” caminhando juntos contra todas as adversidades, ate a final. Pense nisso!
    Abracos.

  • Vinicius diz: 24 de janeiro de 2011

    Poxa Wianey, coloca ai na tua coluna que agora a ultima esperanca do Gremio este ano de gastar pouco e conseguir ter alguma chance na Libertadores é apostar no Marcelinho Paraiba.
    o cara tá com 35 anos, mas ta magro e correndo bastante. Aguenta certo ate os 25~30 do segundo tempo. Ai da para entrar o Clementino que so joga bem entrando no final mesmo. Eh uma aposta, mas eh melhor do que apostar em Lins, Loco Abreu, Viçosa e com certeza daria um retorno em campo maior que ate o proprio Ronaldinho Gaucho (O Marcelinho já veio em 2001 para substituir o Ronaldinho e ganhou a nossa ultima Copa do Brasil enquanto o Ronaldinho ganhou so 1 gauchao). O Paraiba pode jogar junto do Andre Lima (já que o canela de vidro do Borges tah sempre machucado) e quando o Douglas estiver suspenso (a cada 3 jogos) ele pode fazer a funcao de armação. Abre o olho dessa direção boca aberta.

  • Gilmar diz: 24 de janeiro de 2011

    Para quem não entende o slogan "imortal tricolor", está aí a prova: os dirigentes do Grêmio fazem de tudo para destruir o clube e não conseguem!
    Doam os melhores jogadores, mantêm nulidades a peso de ouro (Leandro), penhoram o Olímpico, entregam a marca Grêmio à ISL e, mesmo assim, o clube segue.

  • jorge diz: 25 de janeiro de 2011

    Antes da proxima, por favor renunciem!

  • LUIZ CARLOS diz: 25 de janeiro de 2011

    Não é só ingenuidade, também há muita arrogância, petulância, prepotência nas pessoas que dirigem o GRÊMIO.

    Mas sabem qual foi a minha maior decepção com o pessoal que dirige o GRÊMIO? Não foi o amadorismo com os contratos de jogadores, foi a demissão do ROTH em 2009, em plena disputa da Libertadores.

    Quanto mais o tempo passa, mais me convenço que se o ROTH não tivesse sido demitido, o GRÊMIO teria ganha a libertadores/2009 e talvez o Campeonato Mundial de Clubes.

    Lembram porque o ROTH foi demitido? Porque este, corretamente, não queria escalar os titulares para jogar contra o Inter, todavia, a diretoria GREMISTA o obrigou e depois o demitiu.

    Eis o resultado: o GRÊMIO Perdeu o jogo para o Inter, perdeu o Gaúchão/2009, perdeu a Libertadores/2009 e assistiu o Mundial de Clubes pela televisão.

    Lamentavelmente, com uma diretoria dessa, não há necessidade de adversários para ser derrotado.

  • Riardo Zardo diz: 25 de janeiro de 2011

    Tem coisa que valem mais que dinheiro, como ter a companhia de pessoas com caráter. Cita casos completamente diferentes entre si só para fechar uma tese. Acho que isso pode ter sido um marco para nós, arrisco a dizer que podemos ter ganho a Libertadores hoje.

  • adao paim diz: 25 de janeiro de 2011

    Meu caro, veja o histórico do Vicente Martins no clube. Analise sua trajetória desde sempre!!! Ele é um para-raio!
    Wianey, ajude o clube a enxergar que nosso diretor é bem-intencionado mas não pode estar ali.
    Nada pessoal contra ele. São coisas que as pessoas tem na sua natureza.
    Obrigado.

  • Cristiano diz: 25 de janeiro de 2011

    Para o 'Cleber Santana' só uma informação a "bagatela" que vc diz que foi vendido o Walter do Inter foi maior que o valor do Jonas, só pra vc ter uma ideia... Abraço.

  • Maurício diz: 25 de janeiro de 2011

    Eu, como colorado to dando risada dessa nova história de comédia do Grêmio. Mas acho que nem Grêmio, nem Inter tem condições reais de serem campeões gaúchos. O Colorado tá investindo na Libertadores, Gauchão ficou pro time B. O Grêmio tá tentando a Libertadores, mas tá meio cabreiro com o Gauchão. Sem o "Mestre" Jonas, o Grêmio tá muito detonado. O time B do clube da azenha é mais fraco que o Juventude, que tá numa crise proporcional ao do Santa Cruz, de Recife. Por isso, acho que o Campeão Gaúcho de 2011 será o CAXIAS! O único time em condições de desbancar Inter e Grêmio.

  • Marcos Dahmer diz: 25 de janeiro de 2011

    Enquanto a torcida seguir cantando o hino nas derrotas e rebaixamentos...enquanto a torcida seguir cantando o hino e se utilizando de eufemismos para "dourar a pílula" de "imortal tricolor"...sim, pois eis aí um dos motivos para o Grêmio estar sempre na mesma situação "delicada". A direção adora convocar a torcida, exaltar a "alma tricolor" e a "garra" para esconder os verdadeiros motivos de sua crise! A torcida, embalada pela sua paixao, sem se dar conta, alimenta esse comportamento lacivo de "toda a direção" gremista.
    Acham que sem dinheiro vão fazer time bom e competitivo? Sem dinheiro, não se faz nada! Aliás se faz sim, comete-se desatinos desesperados na tentativa de uma solução mágica para os problemas! Desde a "batalha dos aflitos" a direção gremista vem acreditando em Papai Noel e Coelhinho da páscoa! E para piorar, têm vendido essas idéias para a torcida, que, "romanticamente" compram. É triste se valer da paixão sem limites de uma torcida!

  • Negrito diz: 25 de janeiro de 2011

    O Gremio só tem a agradecer ao Jonas e o Jonas MUITO MAIS A AGRADECER AO GREMIO. O que Jonas fez pelo Gremio é obrigação de atleta nada mais e por isso era pago e MUITO BEM PAGO. Em outro time Jonas não teria recebido as oportunidades que recebeu no Gremio e das quais se destacou. E o gremio e a Torcida teve paciencia com Jonas e o apoiou. Então tudo certo. Certo ? não ! Jonas ABANDONOU o Gremio na hora que o Gremio mais precisava dele. Traiu o Gremio. Poderia ter jogado esses dois jogos da pre-libertadores e se despediria depois com uma linda festa e deixaria acertado o ambiente para um dia retornar ao Sul, mas não, saiu pelo RALO, as pressas, as escondidas, como pessoas erradas fazem.Lembre-se: se retornares ao Brasil irás parar na segundona, como jogador reserva, como voce merece.O Gremio já decidiu jogos com sete jogadores e venceu.Com o nosso plantel, venceremos.Parabens ao Luxemburgo e ao Galvão Bueno no Bem Amigos, foram os unicos que reconheceram que o Gremio entra para valer em todas as competiçoes e é candidato ao título na Libertadores.Jonas já deve estar arrependido !!!!!

  • ELTON diz: 26 de janeiro de 2011

    Acho que o Inter sabia da multa rescisória e, por respeito, não quis depositá-la.

    A propósito, Wianey: Tu falaste, no Sala, de que muitos ex-dirigentes

    contribuiram para "quebrar o Grêmio". Afinal, a coisa tá feia assim ???

Envie seu Comentário