Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Falcão e Renato: casos iguais, efeitos diferentes

22 de junho de 2011 23


Quando Falcão declarou que sem reforços o Inter não disputaria o título, desabou um temporal sobre a cabeça do treinador colorado. Os dirigentes vieram a público para contestar Falcão e iniciou um processo de intrigas internas focadas no profissional.

Renato acaba de repetir Falcão, apenas usando outras palavras. Reclamou que já apresentou listas de reforços e intimou os dirigentes a providenciarem as contratações no exíguo prazo de dois dias. A repercussão está sendo mínima. Nenhuma crítica sobre Renato.

Este blogueiro tem para os dois casos a mesma posição. Tanto Falcão como Renato foram sinceros e fizeram uso de um direito inalienável. Se nada dizem e os maus resultados acontecem, eles é que acabarão responsabilizados. Os dois treinadores estão, portanto, certos.

Bookmark and Share

Comentários (23)

  • Rodrigo diz: 22 de junho de 2011

    De fato, quem resolve no final das contas são os jogadores, craques são fundamentais, porém cabe à comissão técnica e dirigentes criar uma ambiente, no mínimo motivador, o que não parece haver no Beira-Rio. É preciso renovação, o time do Inter está virando peça de museu. Quanto ao Falcão, bem, só gostaria de ver evolução no time, o que não está ocorrendo…

  • Edu Tex diz: 22 de junho de 2011

    Existe uma grande diferença ai Wianey: o discurso da direção e torcida dos dois clubes. No Grêmio sabe-se que o elenco é limitado e trabalha-se pra contratar, já no Inter o “entendimento” é que o elenco é bom. Na verdade o que percebe-se é uma enganação por parte da direção do Inter com o consentimento da torcida. Faz MUITO tempo que esse time do Inter não joga nada. Esse ano foram 5 Grenais e o Inter venceu apenas 1 contra um Grêmio praticamente reserva, despedaçado por lesões. O marketing do Inter vem enganando faz tempo, eles são bons nisso. A quem isso interessa Wianey? Lembro que existem jogadores do Sonda (Kleber e DAlessandro, por ex.) nesse elenco que foram comprados a peso de ouro e necessitam ser vendidos pra não dar prejuizo. Quem pagaria uma fortuna por um jogador oriúndo de um elenco considerado ruim? A mentira anda de mãos dadas com o dinheiro caro Wianey.

  • Markoballa diz: 22 de junho de 2011

    Falando em negócios Wianey, vistes o péssimo negócio que esta direção fez trazendo o Marquinhos? é lastimável o conceito e o conhecimento de futebol de certos dirigentes. Marquinhos jogava no NOME aqui no Avaí e não interessava a nenhum outro clube da série A, enquanto Borges tem ótima valorização no país e no exterior. Porque não a troca por outro atacante? ou por um zagueiro? mas pelo marquinhos NUNCA. Mil vezes tentar aproveitar o Maylson e o Mityuê.

  • Adriana diz: 22 de junho de 2011

    Ledo engano sr. Wianey.
    Sua parcialidade me espanta. O Falcão tem um plantel muito mais qualificado do que o do Renato. Isto já foi muito discutido até no Sala com a sua presença. No ataque então nem se fala e é disto que estamos tratando. Tenho-o em alta consideração intelectual e de vivência no futebol. Por favor, reflita um pouco mais antes de expressar tamanha desproporcionalidade. Ou o seu lado vermelho fica mais evidente… Por favor parcialidade!!!

  • felipe diz: 22 de junho de 2011

    com 15 dias de atrazo(antes tarde do q nunca)um cronista faz justiça a falção,escrevi isto em varios blogs,sem q ninguém se manifestase,q bom q alguém q tem espaço na midia reconhece o tratamento desigual q falção recece,ele quase foi linchado por dizer uma coisa,q só os neófitos não enxergam,falta mais qualidade ao inter,claro q falção comete erros,domingo por ex,suas substituições forma terriveis,mas qto aos reforços,ele esta cobeto de razão!,mais ai eu vejo outro problema,os dirigentes acham q o inter é o barcelona brasileiro,e falção será q sabe,onde é q precisa reforçar?

  • Luciano André diz: 22 de junho de 2011

    Repito comentários já feitos por mim de que a nossa soberba (sou colaradíssimo e quero um time cada vez melhor e maior) impede que consigamos permanecer no topo do futebol mundial, disputando e ganhando títulos. É fundamental a renovação. Principalmente, quando se traz gente jovem com “fome” de bola, buscando com títulos o sucesso e a projeção sonhada. No atual elenco, falta ambição. Muitos são os acomodados, aqueles que não dão a menor importância ao sentimento da torcida (“não estão nem aí”) ao final de uma partida onde o seu desempenho e o da equipe ficam muito a desejar.

  • vitor diz: 22 de junho de 2011

    Não, não, Wianey, esse “cachorro” tu não vai passar, a situação é bem diferente para cada treinador, o Renato pegou o grêmio no ano passado quase caindo pra segundona e em pouco tempo fez a equipe ar uma ótima resposta, depois perdeu alguns jogadores, principalmente o Jonas, e o Renato apesar de pedir reforços sempre defendeu o seu grupo, já o Falcão assumiu o Inter na Libertadores , anunciou que tinha um grande grupo nas mãos capaz de disputar qualquer título, isso eu não vou esquecer, depois saiu da libertadores(em casa), ganhou um gauchão nos penaltis(não vale nada mesmo) e esta tomando um laço no brasileirão, veio à público dizer que não tem grupo nem pra disputar vaga na libertadores, até agora não conseguiu dar uma cara ao time,etc…, não Wianey , não mesmo, eu sou colorado , mas compreendo que o Renato e o Falcão vivem siruações bem diferentes e se expressam diante da torcida de forma bem diferente , por isso as cobranças são bem diferentes.

  • CLÁUDIO diz: 22 de junho de 2011

    Caro Wianey.. Seu comentario é pertinente. Só que vocês da imprensa colocam o Inter como um super time e o Grêmio como um time mediano. Portanto quando se cobra reforços, estes lá no Beira Rio não são “necessários” no Grêmio é indispensável…

  • renato diz: 22 de junho de 2011

    MUITO BOM WIANEY, VOCE VEM CRESCENDO NA MINHA ADMIRAÇÃO. E A QUE VOCE ATRIBUI ESTA DIFERENÇA DE TRATAMENTO AO MESMO ASSUNTO???? É QUE A MAIORIA DE SEUS COLEGAS DA IMPRENSA GOSTAM DE TRIPUDIAR QUEM NÃO CONSEGUE RESULTADOS IMEDIATOS??? OU ESTE MESMO ASSUNTO NO GREMIO NÃO TRARIA MAIOR REPERCUSSÃO??

  • Ernesto diz: 22 de junho de 2011

    Caro Wianey,
    Acredito que o Inter tem bom time, com qualificação para brigar pelo Campeonato. Estamos atrás do Atlético-GO do competente PC Gusmão, e temos time imensamente superior. O Inter, com certeza, deveria ter campanha em muito superior a esta do Falcão. Portanto, a culpa é sim o treinador. Além disso, pedido de reforços é para ser feito aos dirigentes internamente, e não à imprensa. Agindo assim, parece-me que o interesse é somente sair livre das críticas.
    Saudações.

  • Carlos Yomuri diz: 22 de junho de 2011

    Pronto Wianey
    Ja fez o dever de casa hoje: Ja defendi o Falcao uma vez !
    Nao satisfeito em tentar apagar incendio no colo do Falcao, quer acender fosforo no colo do Renato.
    Ponto.
    Vamos pra proxima, ate a defesa do Falcao amanha

  • Cezar diz: 22 de junho de 2011

    Wianey, o que constrangedor reclamarem/pedirem reforços DEPOIS que iniciou o brasileiro. Quando sairam da LA e do gauchão, o PLANEJAMENTO já deveria ter acontecido, pois TODOS sabem que esse time com este pseudo treinador não vai a lugar algum. Depois que a agua está acima da boca, está começando o desespero???? Porque agora????? A culpa é toda desta direção omissa que está preocupada com a ARENA.

  • nilton diz: 22 de junho de 2011

    Como voce bem frisou, Wianey: Renato acaba de repetir Falcão e Cesar Cidade, Siegmann! Todos àqueles, da imprensa, que se escandalizaram com as declarações de Falcão têm a obrigação moral de terem o mesmo comportamento em relação ao Renato. Senão, ficará óbvio que no caso do Falcão a questão não era meramente jornalística e sim matéria tendenciosa por razões clubísticas ou mero ranço pessoal contra o treinador do inter. A situação é a mesma o procedimento tem de, obrigatoriamente, ser o mesmo. Um peso, duas medidas?

  • Gabriel diz: 22 de junho de 2011

    Caro Wianey

    Não sei se existe algum símbolo que signifique aplausou, como há para abraços por exemplo.

    Caso existisse, meu comentário seria apenas uma enorme repetição dele.

    Teu post é tão direto quanto um no queixo (ou o chute do Aranha no Belfort).

    A questão da diferença de tratamentos está ficando escancarada.

    Sou colorado, é verdade. Mas minha paixão não apaga minha inteligência (pode ser até que uma coisa explique a outra, enfim…). É nítida a diferença.

    Para ilustrar isto, queria falar sobre um comentário que ouvi em um programa de TV, era mais ou menos assim: “A gente pergunta uma coisa pro Renato e ele não responde, até ridiculariza a pergunta. Mas faz isso com uma maestria que a gente nem dá bola.”

    Heim? Como é que é?

    Garanto que não fui o único a ouvir tal comentário.

    Quanto aos reforços, os dois times estão precisando, urgentemente.

    Para o meu Inter: dois laterais (um esquerdo e um direito, um armador (o D´Ale tá mal), e um atacante (centroavante estamos bem).

    Um abraço.

  • oswaldo diz: 22 de junho de 2011

    Caro Wianey,

    Sou seu leitor e ouvinte do sala, desde o Mato Grosso

    Esta mesma mensagem estou enviando ao CACALO, mas pelo envolvimento
    politico que ele tem no GRÊMIO, ele não comenta e não publica

    Renato Portalupi está sendo a melhor coisa que aconteceu ao GRÊMIO
    nos últimos tempos. Ele está conseguindo sacudir as estruturas arcaicas
    das administrações do nosso clube, do últimos anos.

    Se fosse possível modificar nossos estatutos, minha sugestão para voltar
    a levantar taças eu escalaria a seguinte linha de frente:

    Manager Luiz Felipe Scolari

    Treinador de campo Renato Portalupi

    Diretor Administrativo Verardi

    Diretor Executivo Rodrigo Caetano

    Diretor de Marketing Verardi Filho

    Paulo Odone Voltaria para a assembléia e nos dias de jogos nos camarotes
    como torcedor igualzinho a eu.

    Vicente, Cezar Cidade Dias e demais auxiliares iriam cuidar de seus
    negócios particulares, pagariam suas mensalidades como eu e nos jogos
    nas arquibancadas torcendo para o GRÊMIO como 7% dos torcedores
    brasileiros fazem.

    Essas justificativas de falta de dinheiro e que não se contrata sob pressão
    e a imortalidade já estão superadas a muito tempo. Contratar no segundo
    semestre é aceitar ser coadjuvante.

    Um grande abraço
    Oswaldo Bortolotto

  • Antonio Luiz diz: 22 de junho de 2011

    Isso é verdade.O Inter esta apenas um ponto atras do rival da Azenha,e ninguem(imprensa)fala que o time ta mal,(o Gremio),só batem no Inter.O Renato falou a mesma coisa que o Falcão sobre reforços, e tudo calmo,nada de criticas para o homen.No falcão,lenha nele.Quando ele entrou no campo na primeira partida orientada por ele,tirou o óculos do bolso a imprensa caiu em cima dele.Olha o cara de óculos,ta loco,o homen precisa de óculos, e toda hora o narrador e comentarista voltavam a falar sobre esse acontecimento de grande magnitude:o Falcão precisa de óculos.Agora quando aquela figura que da coice em garrafa d’agua,diz palavrão soca o ar,usa luvinha nas mãos para se “proteger” do frio,piada(nascido e criado em Caxias que faz um frio tremendo)nada comentam,ta tudo bem.Tu esta certo,são dois pesos e duas medidas.Ah!Antes de encerrar,tem um colega seu,famoso,que depois do comentario do Falcão sobre os reforços,falou que o mesmo(Falcão)tinha que ter sido mais politico,isso não era algo que se falasse em publico numa entrevista,tinha que ser internamente,nos bastidores do seu clube.Gostaria de saber que comentario ele vai fazer sobre a declaração do Renato que disse o mesmo que o técnico rival.Até agora nada li.Dois pesos,duas medidas.

  • ana diz: 22 de junho de 2011

    a declaração do renato não repercute como a do falcão porque qualquer um que acompanha futebol sabe que desde o início do ano o grêmio tá precisando de reforços, principalmente no ataque, já que perdeu jonas, andré lima e borges.
    já os colorados, até recentemente, viviam no país das maravilhas, escutando (e acreditando)de todo mundo que tinham o melhor elenco do país.

  • Carlos Alberto diz: 22 de junho de 2011

    Não vejo tanta igualdade assim. Renato está pedindo jogadores para substituir onde tem carência. Já Falcão pediu alguém para substituir o Bolivar? Ou este seria titular não importa quem venha?. Será que o Renato não iria erguer as mãos aos céus se tivesse Oscar em seu time titular? Já Falcão o considera reserva do Glaydson (sob os aplausos da crônica “especializada”).

  • JULIANO diz: 22 de junho de 2011

    Parabéns pela posição.
    Estás cobertíssimo de razão. Nem vamos falar da diferença das críticas quando o Falcão escala mal e quando o Renato faz várias TRAPALHADAS!!!!!!
    Bem, chegam ao ponto de querer COMPARAR Falcão e Renato enquanto jogadores, coisa que não tem o menor cabimento, dada a ABISSAL diferença de nível entre Falcão, CRAQUE que integra a seleção brasileira de todos os tempos e MELHOR jogador da COPA 82, e Renato, um ótimo jogador, de nível nacional, apenas.

  • josé edson rodrigues diz: 22 de junho de 2011

    Wianey, é triste saber que o nosso “VICE-presidente” Antonio V. Martins, criticar o Renato na mídia, a direção acabou com o nosso ataque.
    Concordo que o técnico tem treinar, mas o “Vice” tem trabalhar e no mínimo ser inteligente e buscar dar apoio ao técnico, tem o exemplo do técnico que não critica e ainda dá apoio aos jogadores mais “fraquinhos”.

  • SILVIO diz: 22 de junho de 2011

    Olá Wianey:….Gostei que tocastes neste assunto. Hoje Vicente Martins “enquadrou” o Renato. Pergunto:….Crise a vista no Olimpico?… Será que Renato, assim como Falcão, vai se conformar em ser criticado pela Diretoria?…..Como vai se comportar a midia esportiva com este fato?….E os corneteiros de plantão, tocarão suas trombetas?…
    AGUARDEMOS OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS……

  • Ergio Antonio diz: 23 de junho de 2011

    Lamentável o medo que se tem de relar sequer um dedo num cara só por este ser um ídolo. Cade o velho “e bom” Wianey, “torquemada dos treinadores”???? Resposta: desapareceu, sumiu (e sucumbiu). Agora, que decepção ver estes velhinhos da imprensa curvados, em seus comentários zelosos, por receio de atirar a primeira pedra! Desconheço roteiro tão deprimente, decepcionante, além de hilário. Acho que para nós gremistas fazermos ecoar a nossa vontade de queda ao Renato, só batendo panela nas ruas, pois os nossos admirados caudilhos se entrincheiraram, e desta mata não farão saltar sequer um filhote de coelho! Acorda. oh admirado Wianey!!!!

  • Ergio Antonio diz: 23 de junho de 2011

    Lamentável o medo que se tem de relar sequer um dedo num cara só por este ser um ídolo. Cade o velho “e bom” Wianey, “torquemada dos treinadores”???? Resposta: desapareceu, sumiu (e sucumbiu). Agora, que decepção ver estes velhinhos da imprensa curvados, em seus comentários zelosos, por receio de atirar a primeira pedra! Desconheço roteiro tão deprimente, decepcionante, além de hilário. Acho que para nós gremistas fazermos ecoar a nossa vontade de queda ao Renato, só batendo panela nas ruas, pois os nossos admirados caudilhos se entrincheiraram, e desta mata não farão saltar sequer um filhote de coelho! Acorda. oh admirado Wianey!!!!

Envie seu Comentário