Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Passaram a mão na cabeça do Diabo

31 de agosto de 2011 22

Felizmente, o silêncio dos inocentes é, muitas vezes, quebrado pela indignação. Torcenauta escreve manifestando suas inconformidades com relação aos episódios de vandalismo e violência ocorridos no último Gre-Nal:

“Wianey,
Muito obrigado por não ficar omisso em mais um capítulo sobre os marginais infiltrados na Geral.
Entristece ver que és o único a manifestar opinião lúcida sobre o assunto, estabelecendo as devidas relações com acontecimentos que precederam o de domingo e compõem o triste currículo desses vândalos. O silêncio e a inoperância da Justiça, clubes e da mídia deveria preocupar muito mais.
E ser motivo de alarme, pois pelo jeito só resta esperar a contagem regressiva para mais agressões e mortes.
De novo passaram a mão na cabeça do Diabo.
abraço – Paulo Câmera”.

A imprensa, Paulo, fez referência destacada aos fatos. Fico com os veículos da RBS que contemplaram espaços compatíveis com os acontecimentos. A Zero Hora, inclusive, titula a matéria sobre a punição imposta, classificando-a de branda. Trata-se, sempre, de um assunto árido, que não motiva as pessoas a destacá-lo em seus espaços. Pessoalmente, preocupa-se, especialmente, a esmagadora maioria de bons torcedores que sofrem constrangimentos e, até, suportam riscos de vida impostos por algumas centenas – não se tratam de meia dúzia, como se costuma dizer – de bandidos travestidos de torcedores. Saiba, Paulo, que não foram poucas às vezes em que esta gente ameaçou profissionais da imprensa que se atreverem a reprová-los. Normalmente, recebo e-mails de leitores e internautas que relatam fatos escabrosos, mas pedem para que sejam omitidos seus nomes e endereços por medo de represálias. Nestas ocasiões, sempre penso: e os jornalistas? Alguém pensa que andam armados e/ou protegidos por seguranças? Mesmo assim, cumprimos o nosso dever. Custe o que custar.

Bookmark and Share

Comentários (22)

  • Matias Schuler Guenter diz: 31 de agosto de 2011

    Wianey,

    Sei que vais dizer que sou tricolor apaixonado, e por isso não deve se levar em consideração o que digo, mas e a torcedora colorada que invadiu o campo algumas rodadas atras, nenhuma linha? E os banheiros que a torcida colorada depredou no olimpico no último grenal, nenhuma linha?

  • Carlos Ferminio diz: 31 de agosto de 2011

    Wianey,

    Ouvi voce ontem no sala de Redação defendendo fervorosamente à punição ao Clube. Aí voce quer demais, nem o clube e nem os outros torcedores podem ser bunidos por causa de algumas dezenas de maus torcedores. O que tem que fazer é punir com veemencia os torcedores baderneiros que foram identificados e presos. Isso sim.

  • Eduardo Germano diz: 31 de agosto de 2011

    Prezado Wianey,

    Sou gaucho e moro em florianópolis, acompanho tudo sobre o futebol gaucho atravez do clicrbs e fico revoltado com situações que se repetem ano a ano sempre com as mesmas pessoas, por exemplo o que aconteceu com o aquela turma que incendiou os banheiros no Beira Rio onde entre eles estava o filho do ex presidente do Gremio Cacalo, que foi abafado e acharam um testa de ferro para assumir a culpa, todo mundo sabe que existem filhos de diretores, presidentes, ex presidentes, ex diretores..etc.. que fazem o que querem pq tem a conivencia de seus pais que no fundo gostam que seus filhos façam isso para demonstrar amor ao clube… mas que amor é este que só prejudica uma instituição….e aposto que dentre estes envolvidos na confusão deste grenal tem muitos que estam sempre envolvidos nas mesmas situações … e a diretoria do clube o que faz… acha meia duzia de bode expiatório que compra com promessas futuras…. para satisfazer um ministerio publica que sai dizendo que vai fechar a geral e dois dias depois vem com a noticia completamente diferente….o que aconteceu nesta reunião que mudaram tudo….muito estranho …. para nós pobres torcedores fica a tristeza de deixar de ir ao estadio pq temos receio que um bando de margunais apoiados (e sempre foram) pela diretoria do clube mandam e desmandam no estadio como se fosse uma cadeia onde facções matam e fazem o que querem… deveriamos propor a direção do clube que no estadio novo se fizesse um trecho com se fosse uma jaula para separar os leões dos pobres mortais…agora a duvida é será que a direção tricolor colocaria quem na jaula os pobres mortais ou os bandidos apoiados por eles……??????

  • Ernani diz: 31 de agosto de 2011

    Matias Schuler Guenter

    Quanto à torcedora, como o inter a identificou e imeditamente a entregou às autoridades policiais (o que inclusive foi relatado na súmula da partida), o clube não irá sofrer nunhuma sanção maior, além de uma multa. É ingenuidade, para não dizer outra coisa, querer comparar uma invasão de campo com a invasão ao JECRIM, um orgão do judiciário, visando libertar pessoas detidas. É a mesma coisa que invadir uma delegacia ou presídio tentando a liberação de um comparsa.

    Já quanto aos banheiros, realmente, ninguem falou nada. Mas cabe ao Gremio reclamar, assim como já fez o inter em outras ocasiões.

  • alan diz: 31 de agosto de 2011

    Elogiável também, Wianey, tu ter chamado o Odone na responsabilidade. Eu, igualmente, acho que é culpa dele esses marginais estarem denegrindo a imagem do Grêmio. Ele, como presidente, tem OBRIGAÇÃO de identificar e expulsar esses marginais, mesmo que sejam “filhinhos de papai” e “filhinhos de conselheiros”. Já não bastava o fato dos banheiros químicos do beira-rio?

  • Yuri diz: 31 de agosto de 2011

    Ta certo que os torcedores tem que ser punidos e que tem que ser publicado mesmo, mas não consigo entender porque na maioria das vezes os atos colorados passam impunes e os atos gremistas por sua vez são publicados.

  • Thiago Rodrigues diz: 31 de agosto de 2011

    Wianey,

    sabemos dos acontecimentos de domingo porem não podemos punir todos os torcedores da GERAL DO GRÊMIO – em vista que a torcida é composta de milhares de torcedores….e na sua enorme maioria pessoas de bem…. e como em qualquer lugar e torcida existem pessoas que realmente não deviam fazer parte da sociedade, e a melhor forma é punir severamente cada individuo mas não a torcida em si pois assim estarão punindo na sua grande maioria pessoas que estão ali com um só intuito que é torcer para o GRÊMIO!!!

  • silvio jaime fernandes diz: 31 de agosto de 2011

    Olá Wianey:…..E os patéticos internautas acima, ainda justificam tua postagem comparando com outros atos (menores ou maiores)de vandalisno. Aqui em São Paulo, mataram mais um torcedor,só porque vestia a camisa do adversário e ainda jogaram o corpo no Rio Tietê.
    O que existe na realidade, chama-se IMPUNIDADE, coisa que assola este País.
    Virou moda que bandidos travestidos de torcedores se infiltrem no meio das “torcidas organizdas”, com a conivencia das Diretorias dos Clubes, apenas para descarregar suas psicopatias degeneradas.

  • Felipe diz: 31 de agosto de 2011

    Se vai falar seja justo, tu nunca fala mal da torcida do inter, onde existem as mesmas rixas entre torcidas, as mesmas brigas documentadas pela tv, etc.

  • Diego diz: 31 de agosto de 2011

    Digo algo que serve tanto para gremistas, como colorados. Se a justiça ou policia, em quanto houver tempo, não evitar que estas ditas ”barras bravas” traçem o mesmo caminho que as argentinas vem traçando, as arquibancadas serao o abrigo de monstros que nao se tera mais o controle. Na argentina, no clausura, tivemos um exemplo, Newell’s e San lorenzo iriam jogar num sábado ao final da tarde. A barra do Newell’s esta dividida, uma das ”facções” disse que nesta partida voltaria as tribunas para retomar o seu lugar, sabendo disto, iria ser feita um escolta a esta parcela da barra até o coloso del parque. No entanto, momentos antes de sair em direçao ao estadio, um carro ou uma moto, nao recordo agora, passaram e disparam contra os ”hinchas” do newell’s. Um comissario que compunha a escolta foi baleado. Nao li mais sobre o caso, sei que seu ferimento nao foi superficial. Enfim, digo, para que lado estao se encaminhando as barras de inter e gremio? Para festas e apoio ao time, ou para se transformar em uma mafia?
    As autoridades e diretorias dos clubes devem nos dizer.

  • LUCIANO – SL diz: 31 de agosto de 2011

    IMPUNIDADE.
    APENAS ISSO.
    IMPUNIDADE EM TODAS AS ESFERAS.
    ANOTEM AÍ: AINDA VEREMOS COISAS MUITO PIORES DO QUE ISSO.
    LAMENTÁVEL!

  • Marcio diz: 31 de agosto de 2011

    Não adianta os torcedores de um clube vir dizer que também deve ser citado o outro e, assim, trilha-se o caminho da rivalidade e perde-se o foco. Não interessa se é torcida organizada de Grêmio, Inter ou de qualquer outro clube. O que importa é que tem que haver punição, seja quem for, doa a quem doer. É por vivermos no inferno da impunidade que os fatos sempre se repetem.

  • diego diz: 31 de agosto de 2011

    Enquanto a direção gremista tiver MEDO da torcida isso vai continuar. pelo visto só acontecerá ponição de verdade quando algum parente de algum dirigente INFLUENTE do gremio for MORTO.

  • Luiza Maria Araujo da Silva diz: 31 de agosto de 2011

    Ñ sei o que é pior, a briga de torcida organizada ou patrocinio de boxeador, luta de vale tudo.Onde os caras se batem até sangrar, e clubes de futebol organiza entrevistas em sua
    sala de imprensa !!!!!??????

  • Rafael diz: 31 de agosto de 2011

    Se não punirem severamente os individuos, não acontecerá nada.
    A GERAL PODE MUDAR DE LUGAR NO ESTÁDIO, DE NOME, mas nao desaparecerá, o embrião dela já foi fecundado. Há quantos anos as organizadas pintam e bordam e nada acontece?

  • jojoborges diz: 31 de agosto de 2011

    Pois é impunidade no futebol é comum !!!! Depois falam de políticos………olha este bando criado por Fernando Carvalho, com BOBOLÍVAR, Mathias etc etc….e sem inversão de valores pois o Inter é maior que estes caras !!!!!!

  • nadia diz: 31 de agosto de 2011

    JUSTIÇA SEMPRE ,os culpados devem ser IDENTIFICADOS , PUNIDOS E BARRADOS, não marginalizemos a todos. A geral também é formada as vezes por mim, sócia, profissional liberal, com + de 50 anos, pelo meu filho e seus amigos de 16 a 19 anos e por um grande numero de gremistas que vão compor aquele espetaculo bonito atrás da goleira, simplesmente com o objetivo de “ALENTAR” o seu time do coraçao. Os excessos são cometidos por ALGUNS e devem ser COIBIDOS SEMPRE e em todos os setores dos estádio e grupamentos, até mesmo na polícia (Gremiox Cruzeiro decisão da libertadores).

  • MARLON – Azenha diz: 31 de agosto de 2011

    Eu fico chocado com os comentários de algumas pessoas aqui… sou gremista, mas isso é uma situação que independende clube. Tanto Grêmio quanto Inter tem em suas torcidas marginais e muitos outros que acompanham a confusão no calor do momento. Sou radicalmente contra as torcidas organizadas e sobretudo contra a Geral do Grêmio, que agem como uma torcida organizada, mas diz não ser uma para fugir de qualquer controle e punição. São organizações criminosas, financiadas por dirigentes, nada mais do que isso.

    Isso não irá se resolver tão cedo. A raiz é profunda, fruto da omissão do Grêmio, de parte da imprensa e Justiça. Olhando a lista atenta de defensores da Geral, muitos integrantes que não aceitam se cadastrar, percebemos jovens universitários e recém-formados, como advogados. Alguns da elite, com alguns até conselheiros ou filho desses. São pessoas que deveriam se esclarecidas, mas agem na apropriação mais vil da cidadania, berram seu direito de ser livre a qualquer custo, por cima dos demais cidadãos. Quando processados, acham que o dinheiro e a solidariedade dos pares resolvem qualquer problema. Não são filhos da classe operária europeia, sem trabalho que encontraram no futebol a saída para as frustrações. Aqui no RS são os bem criados.

    Sempre achei que as pessoas deveriam se colocar no lugar das outras para entender determinadas situações. Você gostaria de torcedores bêbados na frente de seu edifício (moro na Azenha) promovendo arruaças? As meninas que integram a torcida, e que tanto gritam em sua defesa, gostariam de ser “elogiadas” de vadias ao chegar do trabalho? Ou quando entrarem no seu carro, no pátio da Facul, gostariam de um bando “brincando” de sacudir e chutar a lataria? A resposta dos “cidadãos” que integram essas hordas é… “que se mude”, “é coisa de colorado”, “não fazemos isso”. Cidadania bem à brasileira…

    Isso é o que me revolta, pois sempre vi futebol sem ter que encher a cara e ser levado de arrasto para o estádio. Não consigo entender motivos racionais para essa horda – o irracional começa ao poucos triunfar e quando vemos, teremos um câncer difícil de estirpar dos estádios… “Não nos matarão” é a frase do irracionalismo, no qual o poder do Estado não consegue se impor. Uma torcida que tem como um de seus valores imperiosos a palavra “trago”, como algo que se pode equiparar a “liberdade”, “justiça”. Vergonhoso nisso é ver um deputado estadual que incentivou essa quadrilha, alguém investido pelo povo para defender os interesses públicos, mas se ocupa na proteção de poucos.

    Isso vale para todos, gremistas ou colorados. Só se resolverá a questão atuando em duas frentes, conscientização e repressão. A imprensa deveria fazer um histórico dos conflito, postar-se abertamente contra essas organizações criminosas e não dar espaços, como volta e meia acontece, para esses bandos. A Justiça deveria punir com maior rigor, não só impedir de ir aos jogos, mas propor penas alternativas, como varrer ruas sujas depois dos jogos. Os clubes, cortar subsídios e expulsar esses animais quando sócios.

    Não é possível que bandos se intitulem como mais torcedores que os demais. Não é aceitável que o amor pelo time esteja medido pela capacidade de um grupo manipular os demais. Eu, que tive a honra de ver o Grêmio ser campeão brasileiro em 1981, mas também de penar nos piores jogos e menores públicos da história tricolor, só posso me envergonhar da torcida do meu time. Vergonha daqueles que atacam e se matam durante os jogos, vergonha de ingênuos e mau-caráteres que se sentem injustiçados quando a Justiça/Imprensa/Clubes esboçam qualquer sanção contra eles.

    Quando começarem a agredir os jogadores, jornalistas, promotores, policiais e até o deputado estadual… talvez a coisa mude. Mas daí vai ser tarde demais.

  • ILDO FINGER LIMA diz: 31 de agosto de 2011

    QUEM É O PRESIDENTE ATUAL DO TIME DA AZENHA? AQUELE MESMO QUE DEU APOIO A TURMA QUE QUEIMOU BANHEIROS NO BEIRA RIO.
    ATÉ QUE ESTÁ ACONTECENDO POUCO. CERTAMENTE VIRÁ ALGO BEM PIOR.
    SE AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELO CLUBE, EM RAZÃO DE INTERESSE POLÍTICO, DÃO FORÇA AOS MARGINAIS, ESTÁ TUDO LIBERADO.

  • Ricardo NH diz: 31 de agosto de 2011

    Vão ESTUDAR e parar de ver tanto BBB!
    Vocês querem o quê? Que o Juiz proiba todos os torcedores de entrarem no Estádio?
    Os responsáveis pelo vandalismo FORAM IDENTIFICADOS e já estão proibidos, POR TEMPO INDETERMINADO, de frequentarem os jogos. LEIAM AS NOTÍCIAS!
    O que não pode é querer que o Magistrado (QUE REPRESENTA O ESTADO), extrapole os limites do seu poder, NUM ATO DE ILEGALIDADE!
    O que eu ou o Grêmio temos a ver com um ato de terceiro?!
    Se a pena é branda, A CULPA É DE QUEM VOCÊS ELEGEM PRA CRIAR AS LEIS, E NÃO DO JUDICIÁRIO!

  • luiz diz: 2 de setembro de 2011

    Olha, o certo mesmo nisto tudo é a inegável inveja e raiva que a Geral do grêmio causa nos colorados. Concordo que devem ser coibidos os excessos. Mas a mídia colorada, a muito tempo fica exagerando e tentando acabar com a maior e mais vibrante torcida do Brasil. Os símios do Beira-rio, nunca haviam cantado no estádio antes da torcida do Gremio criar a verdadeira festa que faz a cada jogo. Gera muita mágoa e raiva. Hoje, temos duas classes de pessoas os que criticam a torcida do Gremio (colorados, claro) e os que apoiam. Já ví diversos jogadores testemunharem a força da torcida do Grêmio e o apoio que dá ao time. O Robinho já declarou isto. Há perseguição dos órgãos e da mídia contra a torcida gremista sim. Os colorados da Popular são bem parecidos, mas ninguém relata nem fala nada. Inclusive, há entre as autoridades, colorados que são mesquinhos sim.

  • ANDRE diz: 7 de setembro de 2011

    A CAUSA DA BRIGA JÁ É CONHECIDA DE TODOS MAS NINGUEM FAZ NADA, SÃO A TORCIDA VELHA ESCOLA CONTRA A GERAL DO GREMIO……….BRIGAM POR PODER, INGRESSOS, ONIBUS, INCENTIVOS DO CLUBE………AGORA AS EXTINTAS SUPER RAÇA E MAFIA SE UNIRAM COM A VELHA ESCOLA PARA COMO DIZEM ELES, IREM A GUERRA CONTRA A GERAL………….LAMENTAVEL

Envie seu Comentário