Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2011

Barcelona liquida ufanismo brasileiro

18 de dezembro de 2011 287

Nós, brasileiros, somos mesmo imbatíveis na soberba e presunção. Tivemos a petulância de anunciar Santos e Barcelona como sendo o jogo que o mundo esperava para ver. Fizemos pior: colocamos a dúvida: Messi ou Neymar? Antes disso, chegamos a classificar o Santos como uma grande equipe. Recebemos uma lição inesquecível. Nunca, um time sul-americano sofreu goleada igual em uma decisão de Mundial de Clubes.

O Barcelona é o melhor time do mundo e o Santos se destaca no depauperado futebol da América do Sul. Quanto ao Neymar, trata-se de um bom jogador com potencialidades para se tornar craque, que ainda não é. Para ingressar nesta categoria especial de futebolistas, terá que ser testado contra adversários fortes, como aconteceu neste domingo.

O Barcelona liquidou com o ufanismo brasileiro. O time espanhol é muito melhor, começando pelo treinador. Muricy Ramalho está envelhecendo sem aprender que não se deve fragilizar o meio-campo para robustecer, ilusoriamente, a defesa. Começar com três zagueiros foi uma prova de burrice insuperável. Contra o Barcelona, é preciso jogar no 4-6-0 para ter alguma chance de encarar um adversário onde todos jogam no meio e no ataque. Muricy, “espertamente” facilitou o trabalho dos espanhóis no setor central, atraindo-os para o seu campo defensivo.

Resumindo: o Santos não é um grande time e Neymar ainda terá que percorrer longa estrada para se tornar um craque. Simplificando: ainda não está pronto, realidade que ficou provada hoje e, certamente, incomodará muito quem já o julgava super-craque e desdenhava de quem dizia que ele ainda era um craque em construção. A goleada aplicada pelo Barça anima os colorados que proclamam: só o Inter derrota o Barcelona.

Bookmark and Share

Santos vence e espera pelo Barcelona

14 de dezembro de 2011 34

Como era previsível, o Santos derrotou o Kashiwa Reysol e espera, agora, pelo Barcelona, provável vencedor da outra semifinal, amanhã, contra o Al Saad. O time japonês surpreendeu os brasileiros até metade da etapa inicial, período em que teve mais posse de bola e exerceu forte marcação que chegou a neutralizar o Santos.
O esforço japonês começou a se tornar inútil quando aos 19 minutos, Neymar aproveitou bom passe de Paulo Henrique Ganso e abriu o escore com um golaço. A partir deste momento o jogo assumiu a tendência natural de predomínio do Santos. Quatro minutos depois, Borges, novamente aproveitando assistência perfeita de Ganso, ampliou o marcador.
O Kashiwa cedeu espaço, embora continuasse lutando intensamente. No início da etapa final, os japoneses marcaram o seu gol e ainda criaram outras oportunidades. A defesa santista revelou, no segundo tempo, uma preocupante precariedade. Questionado sobre o comportamento dos seus defensores, Muricy Ramalho irritou-se.
O jogo final será no domingo, 8h30m da manhã. O Santos terá a oportunidade de repetir o feito do Internacional que foi campeão mundial, em 2006, vencendo o Barcelona.
Bookmark and Share

Consultivo colorado aprova contrato

13 de dezembro de 2011 19

Giovanni Luigi, presidente do Internacional, está prestes a obter uma vitória final na discussão sobre o contrato com a Andrade Gutierrez, construtora que se habilitou a reformar e ampliar o complexo Beira-Rio. Ontem à noite, o Conselho Consultivo do clube, formado por ex-presidentes, aprovou a minuta do contrato que será avaliada, quinta-feira, pelo Conselho Deliberativo. Cerca de 100 conselheiros, até quinta-feira, terão examinado a minuta, previamente. Estima-se que o documento deverá ser aprovado por cerca de 200 conselheiros contra 90 que a ele se opõe.

Bookmark and Share

Delegada quer banir baderneiros

13 de dezembro de 2011 11

Se depender da delegada de polícia Sílvia Coccaro de Souza, os torcedores que lideraram o confronto entre as torcidas Popular e Guarda Popular, do Inter, serão banidos do futebol. A doutora Sílvia está solicitando ao clube mais imagens da briga que resultou em vários torcedores feridos a facadas. A intenção da autoridade é aplicar o Estatuto do Torcedor, que prevê o afastamento de baderneiros dos jogos. Espera-se que a delegada consiga elaborar uma denúncia clara e consistente para não restar à Justiça outra alternativa que não seja a punição dos violentos torcedores.

Bookmark and Share

Grêmio examina Marcelo Moreno na Bolívia

13 de dezembro de 2011 34

A informação ainda não tem confirmação oficial, mas é forte o rumor de que um médico do Grêmio segue, hoje, para a Bolívia, onde fará exames clínicos em Marcelo Moreno. Ontem à noite, o diretor executivo do Grêmio, Paulo Pelaipe, informou que as tratativas para a contratação do atacante tinham avançado muito nas últimas horas. O Grêmio, segundo Pelaipe, estaria adquirindo os direitos federativos (passe) do jogador. Nas próximas horas, o assunto estará definido. Marcelo Moreno e Kleber é o ataque sonhado pelo Grêmio para 2012.

Bookmark and Share

Inter busca o que tem em casa

12 de dezembro de 2011 59

Fernandão tenta antecipar a apresentação de Dagoberto, Fernandão trata da contratação do lateral-direito Douglas, Fernandão cuida das dispensas, Fernandão, enfim, não pára. Esta tentativa de negociação com o Goiás, buscando a contratação de Douglas, não deveria constar da agenda de trabalho de Fernandão. O Inter possui dois garotos altamente promissores, que deveriam ser promovidos e disputar a lateral-direita com Nei. São eles Diogo e Cláudio Winck.

Não vi Douglas muitas vezes, mas garanto que o garoto do Goiás, 21 anos, não é superior aos dois meninos que já estão no Beira-Rio. Fazendo esta contratação, o Inter estará desperdiçando dinheiro e, pior, freando a evolução de garotos formados no Beira-Rio, pratas da casa, jogadores que nascem identificados com o clube. É difícil entender esta política de futebol.

Bookmark and Share

CPI para os gastos da Copa

12 de dezembro de 2011 19

São fartos e intermináveis os indícios de superfaturamento em todas as obras que estão sendo tocadas para a Copa/2014. Foco no caso dos estádios e, entre eles, um, especialmente: o Itaquerão. E nem priorizo o custo da construção, mas sim, outro aspecto da obra: esta arena custará em torno de R$ 1 bilhão. Não está claro, entretanto, de onde sairá todo este dinheiro. Não se fala em parceria do Corinthians com a construtora e o clube, como qualquer outro, não tem recursos próprios para custear a obra. Segundo as informações disponíveis, é dinheiro público que construirá o Itaquerão.

Não haveria motivos para discussão se o governo estivesse construindo o estádio para uso público. Sabe-se, entretanto, que o Corinthians será o proprietário do estádio. Ora, é inadmissível que os cofres públicos sejam abertos para presentear um clube de futebol com um grande estádio, construído com dinheiro proveniente dos impostos pagos pela população brasileira. Tão inadmissível como não ter se erguido, até agora, a voz de um único parlamentar denunciando o abuso e exigindo a instalação de uma CPI. Se é com dinheiro público que se constrói o Itaquerão, que seja um estádio público, também.

Bookmark and Share

O luxo afrontoso da CBF

12 de dezembro de 2011 26

Ricardo Teixeira, presidente da CBF, decidiu: a Seleção Olímpica do Brasil não se submeterá às modestas acomodações da Vila Olímpica de Londres no ano que vem. Neste local, delegações esportivas do mundo inteiro se alojarão para disputar os Jogos Olímpicos de 2012. Lá estarão recordistas mundiais de todas as modalidades dividindo, olimpicamente, o mesmo espaço com todos os atletas do planeta, dos mais talentosos aos mais humildes. A CBF entendeu que o time brasileiro de futebol está acima de todo este universo de disputantes e deve ficar concentrada em um hotel de alto luxo, nos arredores de Londres. O futebol brasileiro jamais trouxe uma medalha de ouro de Olimpíadas. Este histórico medíocre, porém, não baixa o nariz da CBF. A Seleção Brasileira parece não ser formada por atletas olímpicos, mas sim, por deuses do Olimpo.

Bookmark and Share

A dupla mortífera que o Grêmio quer

09 de dezembro de 2011 57

Kleber já foi contratado e tudo indica que Marcelo Moreno virá, também. A esperança gremista nesta contratação cresceu com a informação de que Jorge Machado, que viabilizou a vinda de Kleber, é também o procurador de Marcelo Moreno. Mais, o empresário repete a sua confiança nesta contratação, tanto quanto expressava antes do acerto com Kleber. Paulo Pelaipe não desiste, por maiores que sejam as dificuldades, em perseguir os seus objetivos. Quer um grande ataque para 2012 e se Moreno vier, estará atingido, plenamente, este objetivo. Trata-se de um centroavante típico, muito combativo, bem no estilo apreciado pelo futebol gaúcho. Kleber e Marcelo Moreno, se tudo der certo, formarão uma dupla mortífera no ataque gremista, em 2012.

Bookmark and Share

Trabalho afasta Fernandão da família

08 de dezembro de 2011 22

Ser diretor executivo de um grande clube de futebol em fim de temporada significa abraçar tantas tarefas que acabam inviabilizando a sua convivência familiar. É o caso de Fernandão, executivo do Inter. Diariamente, ele chega ao Beira-Rio por volta das 09h da manhã e só deixa o estádio quando a noite já desceu, lá pelas 20h.

São 11 horas diárias atendendo ao telefone, segundo diz, “a cada 10 segundos”. São empresários oferecendo jogadores, dispensa de atletas, contratações, providências para a pré-temporada, etc. Fernandão não se queixa, até ri da descomunal carga de trabalho, mas garante que não está encontrando tempo para desfrutar com seus familiares. É quando o futebol entra em recesso que os diretores executivos mais trabalham.

Bookmark and Share

Paulo Pelaipe trabalha em silêncio

08 de dezembro de 2011 22

O diretor executivo do Grêmio desapareceu do noticiário. Paulo Pelaipe contratou Kleber, não participou da festiva apresentação do atacante e saiu de cena. Entrou em férias? Na verdade, está trabalhando mais do que nunca. O telefone esquenta-lhe as orelhas tantos são os contatos que faz, diariamente, buscando reforços para o Grêmio. Nunca a tarefa de contratar esteve tão complicada como nestes dias.

O Flamengo, por exemplo, dispunha-se a contratar grandes nomes para ter, em 2012, uma equipe fortíssima, candidata a todos os títulos. Não está conseguindo encontrar estes jogadores. Como a Europa está em crise, cessaram as exportações e começaram a acontecer transações entre clubes brasileiros. Negócios internos estavam desaparecidos. Pelaipe está em silêncio, é um bom sinal. A qualquer momento, novidades serão anunciadas, no Olímpico.

Bookmark and Share

Odone e Luigi financiam guerrilhas

08 de dezembro de 2011 62


O título deste post pode parecer exagerado, mas não é. Nos dois clubes, Inter e Grêmio, as direções financiam torcidas (des)organizadas e estas, sentindo-se poderosas, tentam se impor a outras através de crescente violência. No Olímpico, Geral do Grêmio (financiada) litiga com Tradição, Garra e Jovem. Os confrontos são cada vez mais violentos. No Beira-Rio, a P7, liderada por Hierro Martins (financiada) tornou-se inimiga de uma corrente dissidente. O sangue tem rolado, como aconteceu no jogo festivo (?) de despedida de Fabiano, nesta terça-feira. Torcedores armados com facas e punhais enfrentaram desafetos e dois resultaram feridos. Sem ter esta intenção, os presidentes Odone e Luigi estão financiando verdadeiras guerrilhas nas arquibancadas. Já passou a hora de os dois presidentes convocarem os belicosos líderes de torcidas. Acabando com este festival de violência. Basta que retirem os subsídios para que se acalmem. Façam isto ou preparem-se para desfechos muito graves, cuja responsabilidade partilharão.

Bookmark and Share

Inter desiste do "espetacular"

07 de dezembro de 2011 35

São incontáveis as vitórias de Fernando Carvalho, sejam elas contabilizadas em títulos, contratações, obras patrimoniais etc. Mas como nem ele é perfeito – Carvalho foi o maior presidente da história colorada –, seu passado registra, também, alguns equívocos históricos. A contratação de Wilson Mathias, que o ex-presidente classificou como “espetacular”, revelou-se um fracasso rotundo. Celso Roth manteve Mathias na equipe, inclusive no fatídico jogo contra o Mazembe, mas com a chegada de Dorival Júnior o volante foi, definitivamente, para o setor dos dispensáveis. É o que o Inter tentará, nos próximos dias: livrar-se de Wilson Mathias. Terá que admitir perdas financeiras e, quem sabe, até pagar parte dos seus salários. Seja em que base acontecer, será lucrativo para o Inter desfazer-se deste jogador.

Bookmark and Share

Reforma do Beira-Rio vai andar

07 de dezembro de 2011 10

Giovanni Luigi, presidente do Inter, acaba de conceder uma entrevista coletiva relatando todos os passos dados pelo clube na elaboração da minuta que, aprovada pelos conselheiros colorados, será transformada em contrato com a Andrade Gutierrez. Este documento já foi examinado pela Comissão de Obras e será apreciado, agora, pelo Conselho Consultivo e o Conselho Deliberativo. Como tem sido o seu comportamento, Luigi foi transparente e não abre mão de contar com a aprovação de todas as instâncias políticas do Inter. No dia 15, a minuta será votada no Conselho Deliberativo. Aprovada, a Andrade Gutierrez tomará as providências para iniciar, em janeiro, os trabalhos de remodelação e ampliação do Beira-Rio. Passando pelo crivo dos conselheiros, a reforma do estádio, finalmente, vai andar.

Bookmark and Share

Alemanha disputa Carlos Eduardo

07 de dezembro de 2011 13

Se já estava difícil convencer o clube russo que detém os direitos econômicos e federativos de Carlos Eduardo a liberar o jogador para o Grêmio, as chances parecem diminuir ainda mais a partir da entrada do Wolfsburg na disputa pelo atacante. O poderoso clube alemão estaria disposto a pagar 15 milhões de euros, soma impensável para o Grêmio ou qualquer outro clube brasileiro. Neste caso, nem a vontade de Carlos Eduardo favorece ao Grêmio. O jogador diz que gostaria de voltar a jogar na Alemanha, pois gostou de morar naquele país e aprendeu, inclusive, a falar alemão. Se a oferta do Wolfsburg for confirmada, o Grêmio terá que esperar por outra oportunidade para repatriar Carlos Eduardo.

Bookmark and Share